[Fechar]

sábado, 28 de março de 2020

Paraná tem 12 novos casos confirmados da Covid-19



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 12 casos de coronavírus neste sábado (28). Os novos casos são nove homens e três mulheres com idades entre 24 e 69 anos moradores de Curitiba (2), Mariópolis (1), Paranavaí (1), Campo Largo (1), Londrina (2), Cascavel (2), Quatiguá (1) e Foz do Iguaçu (2).

Atualmente o Paraná possui 137 casos confirmados – quatro não residem no Estado –, 2.134 descartados e 968 em investigação.

Os casos confirmados estão localizados em: Curitiba (74), Cianorte (7), Foz do Iguaçu (7), Maringá (7) – destes, 2 óbitos –, Cascavel (7), Londrina (5), Pinhais (3), Ponta Grossa (3), Pato Branco (2), Campo Largo (2), Guaíra (2), Paranavaí (2), Campo Mourão (2), Colombo (1), Telêmaco Borba (1), Faxinal (1), Rio Negro (1), Guarapuava (1), Iretama (1), União da Vitória (1), Umuarama (1), Mariópolis (1) e Quatiguá (1), além de pacientes de São Paulo (3) e Brasília (1).

NOVA METODOLOGIA – O Paraná adotou nesta sexta-feira (27) um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações que foram recolhidas amostras a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado.

Turvo - Boletim Oficial Covid-19


Os casos suspeitos, são aqueles que apresentam sintomas graves e serão feitos exames para confirmação da doença. 
Já os casos monitorados, são os que apresentam síndrome gripal e a evolução do caso e sintomas será acompanhado por 14 dias pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Prefeito morre por coronavírus


O Estado do Piauí registrou nesta sexta-feira, 27, a primeira morte por coronavírus. Trata-se do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT).

A Secretaria de Saúde do Estado informou neste sábado, 28, que a morte do prefeito foi causada pela covid-19. O laboratório público estadual realizou dois exames para confirmar a presença do vírus. "Na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do que testaram positivo para o novo coronavírus", informou o governo.

O prefeito, de 57 anos, chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, mas não resistiu. "Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença", completa o governo do Estado do Piauí.

O Supermercado Suprema estará fechado neste domingo


A direção do Supermercado Suprema de Turvo, comunica seus amigos e clientes que não haverá atendimento neste domingo (29).


Guarapuava: Gaeco investiga mulher suspeita de divulgar fake news sobre a morte de médico por coronavírus


O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) investiga uma mulher suspeita de divulgar fake news sobre a morte de um médico causada pelo novo coronavírus em Guarapuava, na região central do Paraná.

A mulher foi interrogada. Ela assinou um termo circunstanciado por contravenção penal, na sexta-feira (24), e foi liberada.

Post no Facebook

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), ela postou a notícia falsa em um grupo do Facebook, com 260 mil participantes.


Na publicação, feita na terça-feira (24), ela escreveu que um médico de um hospital de Guarapuava morreu da Covid-19.


Uma audiência será realizada no Juizado Especial Criminal da cidade por desrespeito à Lei de Contravenções Penais. Não foi informado quando vai ser a audiência. Ainda não houve aplicação de pena.

Pena prevista

O caso se caracteriza com o artigo 41 da lei: "provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto".

A pena prevista, como informou o MP-PR, é de prisão simples de 15 dias a seis meses de multa.

A mulher, segundo o MP-PR, confessou ter publicado a fake news. Ela disse estar arrependida, conforme o MP-PR.

Outro caso

Em Paranavaí, no noroeste do Paraná, uma mulher foi obrigada a fazer uma postagem se retratando nas redes sociais após divulgar notícias falsas de que pessoas tinham morrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, em decorrência do coronavírus.

Coronavírus no Paraná

O Paraná tem 125 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que foi divulgado na sexta-feira.

Duas mortes causadas pelo novo coronavírus foram registradas no estado – em Maringá, no norte.

Há 1.078 possíveis casos em investigação em todo o estado.

Fonte: G1 - PR

PCPR deflagra diversas ações relacionadas à pandemia da Covid-19


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem deflagrado diversas ações de prevenção ao coronavírus e de combate a crimes relacionados com a pandemia, desde que as medidas restritivas foram anunciadas no Estado, no dia 16 de março. As atividades policiais evitaram eventos com aglomeração de pessoas, resultaram em prisões e apreensões de produtos adulterados.

Na Capital, PCPR e a Guarda Municipal evitaram que um evento público acontecesse no Largo da Ordem. Com o objetivo de “propagar o vírus”, o evento estava sendo convocado pela internet por um jovem de 24 anos. No dia 18 de março ele foi identificado e chamado para prestar esclarecimento. Ele foi autuado por infringir a lei destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

NO AR - A PCPR disponibiliza, desde o dia 19 de março, três helicópteros para atuação em emergências relacionadas ao novo coronavírus. As aeronaves continuam sendo empregadas em operações de polícia judiciária, porém têm prestado auxílio buscando material orgânico de pacientes com suspeita de covid-19 no interior do Estado, trazendo para análise no Laboratório Central do Paraná (Lacen).

TECNOLOGIA - A PCPR lançou uma página em seu portal com informações acerca de sua atuação durante o período de pandemia do novo coronavírus. A página pode ser acessada no endereço www.policiacivil.pr.gov.br/coronavirus. Nessa mesma página é possível acessar diretamente todos os serviços online, como o registro de boletins de ocorrências.

FISCALIZAÇÕES - O trabalho também engloba a fiscalização de estabelecimentos comerciais para averiguar denúncias de sobrepreço e adulteração de produtos na Capital e no interior

Em Maringá, uma mulher foi presa por crimes contra a saúde pública, contra a ordem econômica, tributária e relações de consumo.­ A suspeita foi autuada por manipular álcool em gel e máscaras de forma irregular e posteriormente revendê-los no varejo.

Em Ponta Grossa, na região central do Estado, 77 frascos de álcool em gel foram apreendidos em uma loja de shopping por estarem sendo comercializados de forma irregular. A ação aconteceu no dia 19 de março. De acordo com a investigação, o álcool em gel era retirado de galões de cinco litros e fracionados nos recipientes menores, irregularmente. O proprietário da loja foi autuado por crime contra o consumidor, com agravante pelo cometimento do delito em período de calamidade pública, e por crime contra saúde pública.

Na Capital e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a PCPR prendeu quatro homens e uma mulher, suspeitos de fabricar e vender irregularmente substância que diziam ser álcool em gel, no dia 24 de março. Embalagens contendo o produto traziam informações de terceiros - empresa e responsável técnico - que denunciaram o caso. Cerca de 50 frascos do produto foram apreendidos na ação.

Em Almirante Tamandaré, também na RMC, policiais civis orientaram os proprietários de farmácias e demais estabelecimentos sobre a precificação e revenda de álcool em gel, luvas e máscaras. Os produtos devem ser vendidos a preço justo para que toda população tenha acesso.

Uma mulher de 31 anos, suspeita de adulterar e vender álcool em gel falsificado, foi presa em flagrante em Araucária, na RMC, no dia 24 de março. Cerca de 80 galões da substância adulterada foram apreendidos na ação. A mulher não soube informar a procedência da mercadoria, além disso, confessou não ter autorização para manter a substância inflamável em casa. Ela foi autuada por manter e armazenar substância inflamável em casa sem autorização da Vigilância Sanitária, além de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais.

PREVENÇÃO - Como força de prevenção, a PCPR também vem atuando no alerta a golpes criminosos, que podem ocorrer tanto pela internet quanto pessoalmente. Uma das formas de estelionato ocorre através de um aplicativo fraudulento de celular, que pode resultar em cibercrimes. O nome do aplicativo é Covid-19 Tracker e promete acompanhar a evolução do vírus. Entretanto, após a instalação ele bloqueia o aparelho e exige um resgate de aproximadamente U$ 100 em moeda Bitcoin.

Pessoalmente, os criminosos podem agir passando-se por funcionários da área da saúde em visitas domiciliares. Em caso de perguntas sobre idosos residentes na casa e o levantando dados como de registro geral (RG) e cadastro de pessoa física (CPF), nada deve ser fornecido.

O “golpe do whats”, modalidade de estelionato em que o criminoso obtém o código PIN de segurança da vítima para poder acessar o seu Whatsapp, pode voltar a ocorrer com a pandemia. Como já vem ocorrendo na internet, em que os golpistas se utilizam de marcas de varejo para lançar “ofertas” de produtos e descontos, os criminosos podem telefonar e pedir o código PIN para a vítima na tentativa de “transferir” a oferta para ela. Após o criminoso ter acesso à conta de Whatsapp, geralmente os contatos da vítima passam a ser assediados para que transfiram dinheiro para a conta do criminoso.

Fonte: PCPR

Governo inicia entrega de álcool 70% a entidades de todo o Estado



O Governo do Estado iniciou nesta semana a entrega de álcool líquido 70% que será distribuído a entidades dos 399 municípios do Paraná. Inicialmente, serão atendidas 254 instituições que abrigam idosos para assepsia destes locais. O produto está sendo distribuído pela Defesa Civil aos Cras e Creas das cidades, com apoio dos 22 escritórios regionais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

“Atenderemos primeiramente as instituições que abrigam o grupo considerado de risco ao coronavírus, os idosos. Na sequência, outras instituições também receberão uma remessa da doação”, disse o secretário da Justiça, Ney Leprevost.

Nessa primeira remessa serão entregues 52 mil litros do produto, do total de 250 mil litros que serão distribuídos também para as instituições que atendem crianças e adolescentes, além de hospitais, sistema socioeducativo e outros órgãos.

O álcool 70% foi doado pela Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcoopar) e processado e embalado de forma voluntária pela empresa Refriko.

Publicidade