[Fechar]

sexta-feira, 6 de março de 2020

Redução no estoque de sangue preocupa a Secretaria da Saúde


A Secretaria da Saúde do Paraná alerta para a redução nos estoques de sangue para doação. Desde o mês passado o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, vem registrando queda no número de doadores e a consequente redução do estoque de sangue e hemocomponentes. Segundo a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, no período de férias e de pós-férias é normal haver esta queda, mas neste ano vem sendo acentuada.

“Estamos com muitas demandas, inclusive envolvendo pacientes com dengue, que desenvolvem processos hemorrágicos e que estão necessitando do uso concentrado de plaquetas”, disse Liana de Souza.

VACINA - A Secretaria da Saúde também orienta o público jovem e adulto para que faça sua doação de sangue antes de buscar a unidade de saúde para a imunização contra o sarampo e a febre amarela.

É que depois de receber as doses das vacinas é preciso cumprir um intervalo de 30 dias sem doar sangue. “Registramos uma queda nas doações junto ao Hemepar e por isso ressaltamos esta informação”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto. “Os dois atos, o de se vacinar e o da doação, são fundamentais para a saúde e para a vida, daí a necessidade de o doador ajustar as duas importantes ações. É imprescindível estar imunizado e a doação é uma das maiores demonstrações de amor ao próximo”, afirma ele.

ESTOQUE – Como exemplo na queda do estoque de sangue, a diretora Liana de Souza destaca que nesta semana o Hemepar está com apenas cinco bolsas de plaquetas, enquanto que o normal é ter em estoque cerca de 19.

São necessárias 10 doações para uma bolsa/dose de plaqueta por aférese, processo que retira uma única célula do sangue total, usada em pacientes com sangramento devido à doenças como leucemia e anemia”, explica.

Outro exemplo: normalmente são recebidos em média 120 doadores/dia, nesta semana a média foi em torno de 70. “Ainda não temos falta de sangue, mas estamos preocupados com a situação. Nosso apelo é para que o doador compareça, que um dos nossos 22 pontos de coleta no estado”, complementou Liana de Souza.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade