[Fechar]

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Ciclistas de Turvo participam do Dia do Desafio


A 25ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas aconteceu em 29 de Maio. 

O #DiaDoDesafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. 

Em 2018, apresentamos o Desafio Trienal – 2018 a 2020. Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada, foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços. 

As atividades do #DiaDoDesafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade. 


A Bicicletaria Pedal de Ouro em uma iniciativa inédita incentivou a participação dos ciclistas de Turvo em 24 horas de pedal. Das 00:00h até as 23:59 do dia 29 de maio de 2019. 

Foram mais de 90 participantes de todas as idades, nem a chuva e o frio da madrugada impediram a realização deste feito. 

Aconteceu da seguinte maneira; a bicicletaria foi o ponto de partida e de chegada dos ciclistas, com direito a lanche e certificação. Cada um escolheu seu percurso: uns individualmente, outros em dupla ou em grupos. O objetivo era pedalar pelo menos uma hora. Na hora seguinte outra equipe fez a mesma coisa, isso no decorrer das 24 horas. Teve participante, por exemplo, que saiu de Guarapuava, outro de Boa Ventura até o Turvo, todos os participantes deixaram de lado o sedentarismo tirando um tempo para se exercitar e aproveitar benefícios desse esporte que vai muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o exercício também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração, entre outros. No texto a seguir, você vai conferir os benefícios do ciclismo para o corpo e a mente. Acompanhe! 

1. Fortalece a musculatura 

Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. Praticando o ciclismo, você movimenta as pernas, glúteos e coxas, tonificando toda essa região e evitando, assim, lesões em outras atividades físicas. 

O pedal também é indicado, pelo mesmo motivo, para quem pratica corrida, pois as pernas ganham resistência para aumentar o desempenho e evitar lesões durante a prática do esporte. 

2. Auxilia na saúde do coração 

Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes. Além disso, o exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, o que pode reduzir em quantidades significativas as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral. 

3. Reduz o estresse 

O ciclismo é um esporte muito democrático e que incentiva o convívio social. Pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e deixar o estresse para trás. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar.
4. Melhora na respiração 

Ao ganhar condicionamento físico, você consegue ter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo todo. Dessa forma, o fluxo sanguíneo fica regulado e os problemas de circulação ficam bem longe.
5. Ajuda no equilíbrio 

Com o ciclismo, você exercita o equilíbrio sobre duas rodas e consegue transportar esse aprendizado para outros exercícios e para a mente, que acompanha o corpo ao manter a forma e balancear as emoções. 

6. Contempla as belezas naturais do nosso município. 

A cidade de Turvo está competindo com a Cidade de Guasca, localizada no estado de Cundinamarca na Colômbia. 






Fontes: 

Edilson Bejarano 

Mari Marcia Moraes Halma 

Roberto Fiuza Matias 

https://www.diadodesafio.org.br/sobre-o-dia-do-desafio/ 



Faleceu em Turvo, Joel Noimann, morador da Saudade Santa Anita


Faleceu por volta das 14h00 dessa quarta-feira (29), o senhor Joel Noiman, com 67 anos. Seu corpo está sendo velado no salão da Igreja da comunidade de Saudade Santa Anita. 

O sepultamento será nesta quinta-feira, ás 16h00 no cemitério da Saudade. 

Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Agendado teste com Azuriz em Turvo, clube do lateral Marcelo do Real Madrid e da Seleção Brasileira


A avaliação de futebol da Azuriz, do lateral Marcelo da Seleção Brasileira e do Real Madrid, será em Turvo, no dia 08 de junho, no campo municipal. 

Categoria Sub/12

Categoria Sub/14

Categoria Sub/16 

O Centro de Treinamento do Marcelo fica instalado na cidade de Marmeleiro – PR, onde o turvense Kaio Seiffertt já treina, defende as cores da Azuriz em competições e está sendo monitorada pelo clube. 

Só poderão fazer avaliação quem se inscrever antecipado até dia 06/06 no link abaixo: 


Deslizamento de terra interdita rua que dá acesso à BR-277, em Irati



Um trecho da Rua Ladislau Grczinski, que dá acesso à BR-277 em Irati, na região central do Paraná, está bloqueado desde a tarde de terça-feira (28) por causa de um deslizamento de terra.

Segundo a Prefeitura de Irati, às 12h desta quarta-feira (29) o trecho ainda estava bloqueado para limpeza do local, sem previsão de liberação da pista.

Por causa das fortes chuvas na região, houve um deslizamento do barraco que fica às margens da pista.

Equipes da concessionária que administra a BR-277 naquela região e da Guarda Municipal orientam os motoristas sobre o desvio do trânsito.

Para chegar à rodovia, os motoristas precisam usar outro acesso, pelo bairro Vila Nova.

Fonte: G1 - PR

NOVIDADE - 2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD



A 2ª Licenciatura em Pedagogia da UniFil tem por objetivo viabilizar, em um ano, uma outra Graduação para aqueles que já concluíram um curso de Licenciatura.

Para isto, o candidato precisa possuir diploma e histórico de Licenciatura, em qualquer área de formação.

DURAÇÃO: 1 ano - Licenciatura.

Qualidade UniFil com Nota Máxima no MEC!

Faça j@ sua inscrição
www.unifilead.com.br

Polo Pitanga
Rua Conselheiro Zacarias,331
📱 (42) 9 99113525



Ex invade casa e mata mulher no dia em que ela pediria medida protetiva


Uma mulher, de 50 anos, foi assassinada pelo ex-namorado na manhã desta quarta-feira (29), no bairro Fazenda Velha, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu no dia em que Miriam Sidineia Olech pediria uma medida protetiva, já que aumentaram as ameaças que sofria pelo ex. Ontem, ela inclusive teria sido sequestrada pelo assassino.

O crime

Uma amiga de Miriam estava dentro da residência quando tudo aconteceu. “Eu estava com ela, porque hoje íamos fazer uma medida protetiva. Ela foi no quarto se pintar e quando eu vi ele estava lá dentro. Ele arrastou ela do quarto para a cozinha. Pulou o muro para entrar e foi direto na Miriam”, descreveu à Banda B.

Segundo a amiga, após perceber que o assassino foi embora, ela entrou na residência. “Quando entrei, a Miriam não respondeu mais. Minha melhor amiga e eu não pude ajudar ela”, disse, muito emocionada. “Os dois se conheciam há dois anos e ele morava em Contenda. Se separaram e agora a Miriam estava com outro. Ele não aceitava a separação e dizia: ‘Ou eu ou ninguém'”, descreveu a amiga.

No dia anterior

Miriam deixa quatro filhas. No dia anterior, o suspeito havia sequestrado Miriam. “Ele pegou ela na casa e a obrigou a ir a um motel, onde tirou fotos e disse que enviaria para o atual namorado dela”, explicou outra amiga da vítima.

A Delegacia de Araucária investiga o caso.

Fonte: Banda B

Bombeiros encontram corpos de crianças que estavam em carro que caiu em rio em Faxinal



O Corpo de Bombeiros confirmou às 09h23 desta manhã (29) que as crianças que estavam desaparecidas dentro de um carro que caiu em um rio foram encontradas mortas. 

Em nota os Bombeiros informaram: Na manhã desta quarta-feira (29) foram reiniciadas as buscas aos três irmãos que desaparecerem na tarde de ontem, após o carro em que estavam ter sido arrastado pela correnteza numa afluente do Rio Pereira, na região rural de Faxinal. 

Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Londrina e Bombeiros Comunitários de Faxinal realizaram buscas terrestres e aquáticas e após indicação de pessoas que afirmaram terem localizado o veículo, deslocaram ao local indicado, encontrando o carro submerso com as crianças ainda em seu interior. 

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros fizeram a retirada dos corpos das vítimas de dentro do veículo e na sequência a retirada do carro da água. 
A Polícia Militar, o IML de Apucarana e a Polícia Civil de Faxinal estiveram no local, bem como demais órgãos de apoio. 


O acidente aconteceu por volta das 14h desta terça-feira (28). Os pais que conseguiram sair do carro seguem hospitalizados em estado de choque.

O Corpo de Bombeiros recebeu a informação de que, em virtude de uma cabeça d'agua, um carro que passava por uma ponte, no distrito João Vieira, entre as cidades de Cruzmaltina e Faxinal, caiu no rio e foi arrastado. 

Segundo informações iniciais, no veículo estavam 2 adultos e três crianças. Os adultos teriam conseguido sair, mas não conseguiram retirar as crianças do veículo.

Fonte: TN online

Faleceu em Turvo, José Brugg


Faleceu na noite dessa terça-feira (28) o senhor José Brugg, com 63 anos. Seu corpo está sendo velado na capela mortuária.

O sepultamento será hoje ás 15h00 no cemitério do Passo Grande.

O senhor José é pai do Felipe do Despachante Brugg

Informou Funerária SerLuto de Turvo.


Publicidade