[Fechar]

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Homem reage a assalto e é baleado em estabelecimento comercial em Boa Ventura de São Roque


No dia 20 de maio de 2019 as 16h45min, a equipe policial militar de serviço foi acionada pelo solicitante, 30 anos, proprietário do estabelecimento comercial, situado as margens da PR-466, em Boa Ventura de São Roque, que informou que havia acabado de ocorrer um roubo no local, onde dois masculinos adentraram portando armas de fogo principio um revolver e uma pistola a qual aparentava ser um simulacro , e deram voz de roubo, um cliente que estava no local, foi baleado na perna esquerda; pois não quis entregar sua carteira, achando que eram simulacros. 

Após o disparo, os autores evadiram-se utilizando o veiculo da vitima que foi baleada, veiculo fiat/ uno Mille Way cor Prata, tomando sentido Boa Ventura de São Roque. 

Foi deslocado ate o local, onde no trajeto foi localizado o veiculo citado abandonado nas margens da rodovia. Que segundo informações havia um veículo VW/Santana quantum cor azul, dando suporte para fuga dos assaltante. 

Realizado patrulhamentos com as equipes PM de Turvo e Pitanga e também com o investigador que passava pelo local, porem nenhum suspeito foi localizado. 

A vítima do disparo foi encaminhada o hospital de Guarapuava e o veiculo entregue na 45ª DRP de Pitanga para as demais providências legais.

Abertas as inscrições para o Encceja 2019


Começaram nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 31 de maio. Durante as inscrições os participantes devem escolher também a instituição para a qual preferem solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

As inscrições devem ser realizadas AQUI.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também faz a correção dos exames. Já a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais da Educação e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que aderiram ao Encceja.

PROVAS - Serão quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas e de 5 pontos na redação. As provas para o certificado do Ensino Fundamental serão Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Já para Ensino Médio serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio o participante deve atingir a nota máxima nas quatro provas objetivas e na redação. Já o participante que conseguir a nota mínima em mais de uma das provas, mas não em todas, terá direito à Declaração Parcial de Proficiência.

EXAME – O exame é destinado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O exame consiste na aplicação de provas com perguntas de múltipla escolha e em uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.

CRONOGRAMA DO ENCCEJA 2019

20 a 31/5 - Inscrições
20 a 31/5 - Solicitação de Atendimento Especializado
3 a 7/6 - Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
7/6 - Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
10 a 14/6 - Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
14/6 - Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
21/6 - Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
17 a 21/6 - Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
26/6 - Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
25/8 - Aplicação do exame.

Fonte: AEN

Vândalos arrancam e quebram placas de sinalização em ruas de Turvo, provocando dano ao patrimônio público


Compareceu no Destacamento da Polícia Militar, um funcionário da Prefeitura Municipal de Turvo e relatou que em data de 19/05/2019, por volta das 23h00, indivíduos arrancaram 9 placas de sinalização de trânsito na Avenida Moacir Julio Silvestre, que isso já ocorrera em data anterior em outras localidades da cidade. O mesmo foi orientado quanto aos procedimentos.

COLISÃO DE CARRO CONTRA ÁRVORE DEIXA FERIDOS NA PR 466, EM PITANGA


No dia de ontem (19), a equipe de policia Rodoviária Estadual - Posto Pitanga e o Corpo de Bombeiros, foram acionados para atender um acidente de trânsito, na PR 466 próximo a entrada do Barro Preto, em Pitanga.

No local, foi constato que se tratava de um acidente do tipo, choque contra árvore, envolvendo o veículo Jetta, com placas de Pitanga, conduzido por uma mulher de aproximadamente 50 anos, de iniciais D.A.B.

Sendo que, deste ocorrido resultou em ferimentos de natureza leve na condutora e em um homem de 65 anos com iniciais N.E.D.N e ferimentos graves em uma mulher de aproximadamente 55 anos, com iniciais C.A.B.D.N, ambos foram encaminhados pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital São Vicente de Paula, para atendimento médico.

A PRE e o Corpo de Bombeiros realizaram todos os procedimentos cabíveis no local.

Foto: PRE

Homem morre carbonizado em Laranjeiras do Sul


Um homem de 43 anos morreu carbonizado em Laranjeiras do Sul, no Centro Sul do Estado, no início da madrugada desta segunda-feira (20). O incêndio foi registrado pelo Corpo de Bombeiros na Rua Sete de Setembro.

Três casas, num mesmo terrenos, pegaram fogo. A vítima estava numa casa de madeira, de cerca de 30m², e não conseguiu sair a tempo. O corpo foi recolhido ao IML de Guarapuava, após trabalho de perícia da Criminalística.

As causas o incêndio serão apuradas.

Fonte: RBJ

Homem é preso por dirigir sobre influência de álcool e sem CNH em Turvo



No dia 19 maio 19 às 20h00min, durante patrulhamento pela Av. 12 de Maio, centro, a equipe policial visualizou o veículo GM/Celta de cor prata, sendo dado ordem de parada, sendo que o veículo empreendeu fuga por algumas quadras, sendo realizado a abordagem deste e verificado que o condutor, 25 anos se encontrava com sinais de embriaguez e não possuía CNH. 

Realizado o teste etilometrico o qual resultou em 0,44 mg/l. Dada voz de prisão e conduzido até a 14ª SDP para as medidas cabíveis.

Ocorrências policiais em Pitanga e Laranjal



PITANGALESÃO CORPORAL- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: No dia 19 de maio de 2019, a equipe foi acionada na Av. Matilde Martins Orane, onde em contato com a vítima a qual passou a relatar que estava em um bar quando seu ex-convivente, e que ele agrediu ela com um soco no rosto e puxões de cabelo. Após isso ele tomou rumo ignorado. A equipe realizou buscas foi ate a residência dele, porém não logrou êxito em localiza-lo. A vítima foi encaminhada ao hospital para atendimento médico já que apresentava lesão na face, e foi orientada.

PITANGA - DANO: A equipe deslocou até o Bairro Maristela onde o solicitante relatou que dormia com sua família em casa quando alguém tentou furtar seu veículo, vindo a jogar o veículo contra o portão da residência chegando a derrubar o portão e um pedaço do muro. Após isso se evadiu sem levar nada. A equipe realizou buscas, porém sem êxito em localizar o autor. O solicitante foi orientado.

LARANJAL - LESÃO CORPORAL - VIOLÊNCIA DOMESTICA: As 19h do dia 19 maio de 2019, a equipe deslocou ate localidade de Vista Alegre, onde segundo a solicitante seu marido havia agredido ela causando lesões corporais em seus braços e pernas e estaria quebrando moveis da sua casa. Chegando ao local o suspeito havia se evadido, porém enquanto a equipe pegava mais informações com a vítima, o suspeito retornou ao local e diante a representação dela foi dada voz prisão a ele e conduzido ate 44ª delegacia policia civil para as devidas providencias.
Publicidade