[Fechar]

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Defesa Civil estadual monitora áreas atingidas por temporais



A semana começou com temporais e chuvas fortes em todas as regiões do Paraná. De acordo com o Simepar, o volume de chuvas acumulado desde a tarde do domingo (29) é extremamente elevado, principalmente no Oeste do Estado. Os maiores volumes de precipitação ocorreram em Toledo (152 mm), Cascavel (213,4 mm) e Santa Helena (260,2 mm). Em Cascavel, uma adolescente morreu afogada em um rio próximo ao centro da cidade.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil faz o monitoramento da situação em todos os municípios parananenses através do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), instalado no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O chefe Operacional do órgão, capitão Romero Nunes da Silva Filho, afirmou que a atenção é maior no momento porque ainda há previsão de chuvas para os próximos dias.

“A gente vem de um período de chuvas, principalmente neste fim de semana. O que desperta a atenção é o acumulado de chuvas no Estado, em especial no Oeste”, disse. “Nossa atenção agora é acompanhar a possibilidade de outros eventos, como alagamentos e deslizamentos. Começamos um monitoramento mais pontual, principalmente nas regiões já mapeadas como áreas de deslizamento”, explicou o capitão Romero.

De acordo com o boletim atualizado às 17h30 desta segunda-feira (30) pela Defesa Civil, subiu para 4.007 o número de pessoas afetadas (danos nos imóveis ou falta de luz, por exemplo) pelos temporais em 21 municípios. Em Cambará, no Norte Pioneiro, 160 casas foram danificadas e uma destruída, afetando 553 pessoas; 25 pessoas do município permanecem desabrigadas. Em todo o Estado, 32 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, tiveram que sair de suas casas e ainda não foram para abrigos ou casas de outras pessoas.

Porém, a previsão é que o número de afetados aumente, já que a Defesa Civil continua acompanhando os municípios. “Ainda não houve pedidos de ajuda humanitária, mas a situação tende a evoluir”, afirmou o capitão Romero. “Estamos em contato com os municípios e pedimos aos coordenadores municipais de Defesa Civil fazerem o monitoramento das regiões mais críticas e das encostas. Caso haja risco de deslizamentos ou de outros eventos, vamos emitir um alerta à população”, explicou.

ALERTA – A instalação do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres auxilia a Defesa Civil na tomada de decisões em situações como a que ocorre agora. O resultado prático é o aumento da emissão de alertas à população. Desde meados de outubro, os alertas de eventos meteorológicos severos são disparados a todo Paraná por SMS. Para se cadastrar, é só enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência ou de outros lugares de interesse.

SEGUE INSTÁVEL – O tempo segue instável nesta segunda-feira (30) em todo o Paraná. De acordo com o Simepar, há previsão de chuvas nas diversas regiões do Estado a qualquer hora do dia, com a possibilidade de precipitações fortes, acompanhadas de raios e de rajadas de ventos fortes. Os temporais mais severos acontecem nas regiões Oeste e Norte do Estado. A instabilidade ocorre devido ao sistema de baixa pressão sobre o Paraguai aliado ao avanço de uma frente fria pelo Oceano, no Sul do País.

A instabilidade no Paraná ocorre devido ao fluxo de umidade e de calor vindo da Região Amazônica para o Sul do Brasil, Paraguai e Argentina, associado à intensificação de uma área de baixa pressão entre o Norte da Argentina e o Paraguai. Essas condições favoreceram a formação de tempestades no Paraná, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e em toda a faixa Norte do Estado.

Fonte: AEN

Autor de homicídio que vitimou ex-vereador em Santa Maria do Oeste se apresentou à polícia


O crime ocorreu na última sexta (27), no Distrito de São José – Santa Maria do Oeste – PR, onde o ex-vereador Elizeu Leal foi morto com vários disparos de arma de fogo.

Segundo informações, nessa segunda (30), o autor do homicídio prestou depoimento e foi liberado, pois ele não estava em situação de flagrante.

Elizeu era irmão do ex-prefeito Claudio Leal, de Santa Maria do Oeste.

Cinco pessoas são presas suspeitas de assaltar dois ônibus de turismo que seguiam ao Paraguai


Cinco pessoas foram presas em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, suspeitas de assaltar dois ônibus de turismo que iam ao Paraguai, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A prisão da quadrilha foi efetuada na manhã de domingo (29), no km 148 da BR-116.

Os dois assaltos aconteceram, conforme a Polícia Civil, na noite de sexta-feira (27) – em Rio Azul, na região central do estado; e em Mallet, nos Campos Gerais.

Segundo a Polícia Civil, os assaltantes trancaram os passageiros nos porta-malas dos ônibus. Depois dos roubos, fugiram e acabaram cruzando com a Polícia Militar (PM), com quem trocaram tiros. Dois carros foram abandonados durante a fuga.

No sábado (28), ainda de acordo com a Polícia Civil, os criminosos seguiram viagem. O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) recebeu uma denúncia de que os suspeitos seguiram viagem em um terceiro automóvel, um Corsa, sentido Curitiba.

Segundo a PRF, a suspeita é de que os integrantes tenham cometido – pelo menos – dez assaltos a ônibus de turismo no Paraná. Até a publicação desta reportagem, não havia sido informado em qual período ocorreram esses dez assaltos.

Com os suspeitos, foram apreendidos cerca de R$ 15 mil. Além da quantia em dinheiro foram apreendidos cinco pares de placas balísticas, quatro balaclavas, três pares de luvas, dois canivetes, um fuzil e duas pistolas.

A PRF informou que as três armas tinham munição e estavam prontas para uso, quando a quadrilha foi abordada pela polícia.

Policiais do Cope e da PRF participaram da ação que resultou nas prisões.

Fonte: G1 - PR

A Loja Gaucha Variedades, está vendendo coroas e vasos de flores para o Dia de Finados



Na Loja Gaúcha Variedades em Turvo, além confecções, brinquedos, utilidades domésticas, calçados, papelaria e acessórios, você amigo cliente encontra para o Dia de Finados, coroas, vasos de flores, galho de flores e velas.
A Loja Gaucha fica na Avenida 12 de Maio, em frente à Praça Municipal ao lado do Restaurante Tropical.






Três pessoas são baleadas durante assalto a carro-forte em Ponta Grossa


Três pessoas foram baleadas durante um assalto no Shopping Total, no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, na região Campos Gerais do Paraná, por volta das 11h desta segunda-feira (30). O crime ocorreu enquanto vigilantes de um carro-forte abasteciam caixas eletrônicos.

Segundo a Polícia Militar (PM), quatro bandidos entraram no shopping e roubaram um malote dos funcionários da empresa Proforte, responsável pelo carro-forte.

Ainda conforme a PM, os criminosos estavam armados com revólveres e pistolas e houve troca de tiros. A ação foi rápida e durou em torno de quatro minutos.

Cinco suspeitos fugiram do shopping; a suspeita é de que o 5º integrante da quadrilha estava no local repassando informações para os demais. De acordo com a polícia, o grupo fugiu em um veículo prata sentido PR-151. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, entre os três feridos, estão dois vigilantes do carro-forte, de 30 e 42 anos. Eles tiveram ferimentos médios e foram levados para a Santa Casa de Misericórdia; ambos não correm risco de morte.


A terceira vítima, de 39 anos, é um cliente do shopping; ela teve ferimentos e foi levado ao Pronto-Socorro Municipal (PSM).

Veja a nota enviada pelo shopping:

"O Shopping Total comunica que hoje pela manhã bandidos fortemente armados tentaram assaltar o carro forte que iria abastecer os caixas eletrônicos. Houve troca de tiros entre os criminosos e os integrantes do carro forte e três pessoas ficaram feridas. O Total está prestando toda a assistência aos feridos e auxiliando a polícia na busca pelos integrantes da quadrilha".

Fonte: G1 - PR

Estelionatários são presos pela PM em Guarapuava


Um homem e duas mulheres foram encaminhados à 14º SDP na manhã de sábado após denúncia através do 190.

Segundo o solicitante, duas mulheres (37 e 19) em um HB20 novo, sem placas, estavam comercializando celulares Sony Xperia novos, com preços muito abaixo do valor comercial, o que gerou a suspeita e a denúncia. 

A equipe da PM localizou as suspeitas na Av. Vereador Olinto Rosa Pimentel, cruzamento com a Rua das Videiras, e durante as buscas localizou quatro notas fiscais falsas de uma loja da cidade do produto Smartphone Sony Xperia Z5, quatro celulares Sony Xperia, novos, dentro da caixa e com os respectivos acessórios, duas máquinas de cobrança de cartão, uma folha de cheque em branco, um comprovante de venda a débito no valor de R$ 600,00, um contrato particular de locação de imóvel, um celular marca Samsung J5.

Durante verificação do celular de uma das autoras, foram visualizadas várias conversas via Whatsapp tratando de diversos tipos de golpes, dentre eles golpes em compras de veículos, sendo que o referido HB20 teria sido adquirido em nome de terceiro com o propósito de aplicar golpe na financeira. 

Em continuidade a ocorrência, a equipe tomou conhecimento que um homem estaria hospedado em um hotel às margens da rodovia BR 277, amásio de uma das autoras. No local foram localizados mais seis (6) celulares Sony Xperia, um celular Iphone 6, um celular Samsung J2, um celular Samsung J1, um celular Samsung Galaxy S7, uma máquina de cobrança de cartões, quatro notas fiscais falsas em nome de uma loja do produto Smartphone Sony Xperia Z5 e uma nota fiscal falsa de uma loja do produto roçadeira a gasolina FS-290 Stihl. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos três autores pelo crime de estelionato, sendo conduzidos, juntamente com os produtos apreendidos e o veículo HB20, até a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis.

Fonte: 16º BPM
Publicidade