[Fechar]

sábado, 15 de julho de 2017

Adeus, calor: frio chega e Paraná terá temperaturas abaixo de zero

As regiões mais ao Sul do estado devem ser as mais castigadas pelas baixas temperaturas. Cidades como Palmas e General Carneiro devem chegar aos -3° C já no início da próxima semana.



Aproveite o calor dos próximos dias, pois eles devem ser os últimos da temporada. Depois de um inverno de dias quentes, o frio volta ao Paraná na próxima semana e irá ocasionar temperaturas negativas em várias regiões. No interior, inclusive, a previsão do Instituto Simepar é de geada para várias cidades. E, embora remota, a possibilidade de neve ainda não pode ser descartada.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a queda nas temperaturas fará com que os termômetros cheguem às menores marcações deste inverno. O ápice dessa mudança deve acontecer na terça-feira (18). As regiões mais ao Sul do estado devem ser as mais castigadas pelas baixas temperaturas. Cidades como Palmas e General Carneiro devem chegar aos -3° C já no início da próxima semana. “A última onda de frio que tivemos foi no início de junho, ainda durante o outono. Então essa será a primeira vez na estação que vemos ver temperaturas tão baixas”, explica.

Ao longo das últimas semanas, tivemos várias manhãs frias, com mínimas bem baixas”, relembra o especialista. “Só que o tempo mais aberto trazia sol e calor na sequência. E isso muda a partir de agora”. Curitiba deve ter mínima de 2º C e máxima de 9º C.

Essa virada acontece graças à chegada de uma frente fria já a partir da noite deste domingo (16). Isso fará com que a semana comece com maior possibilidade de chuva em todo o estado, além de uma elevação na umidade. “Com o ar mais úmido e chance de ventos, a sensação térmica tende a ser ainda menor”, aponta Braun. E, na sequência dessa instabilidade, o frio chega de vez ao Paraná.

Quando neva?

Braun destaca ainda que essa frente fria faz com que haja grandes chances de formação de neve nas serras catarinense e gaúcha. Mas e no Paraná? Por aqui, essa possibilidade é bem mais remota. “As condições para nevar são bem específicas. Não depende apenas de baixas temperaturas, mas também de umidade”, explica. “E isso é complicado de prever. A cada nova atualização da previsão, isso pode mudar”.

Segundo ele, ainda é muito cedo para dizer que vai realmente nevar em Curitiba nos próximos dias, já que as indicações de umidade não indicam as condições necessárias. Mas, ao mesmo tempo, ele não descarta a possibilidade. “Pode ser que, na próxima verificação, já vejamos uma condição mais favorável”.



A bola vai rolar neste domingo pela 4ª rodada da 1ª Copa Lojão do Braz de Futebol Sociey em Turvo


Neste domingo, 15 de julho, na Vila Jaime em Turvo, no Campo Vila Soccer, acontece a 4ª rodada da 1ª Copa Lojão do Braz de Futebol Sociey.

Jogos da rodada:

9h. Unidos da Vila x Junto e Misturado

10h. Construa x FarmaTotal/Eurich Peças e Serviços

13h. Vila Soccer x Cesta Basica

14h. Juventus x Jardim Vitoria

15h. MK Malharia x Clatur


Novo portal de notícias do Governo do Paraná entra no ar na segunda-feira


A Agência de Notícias do Paraná (AEN) lança na próxima segunda-feira (17) o seu novo site, que foi reformulado para se tornar um portal de notícias voltado a toda população paranaense. Com design responsivo, que se adapta a diferentes dispositivos, o portal tem um layout mais atrativo para o público. As notícias são segmentadas por região e o usuário também tem acesso a conteúdos de vídeo, rádio e imagens, que passam a ter mais destaque na nova página.

A agência publica notícias das ações do Governo do Estado com informações das 17 Secretarias de Estado, autarquias, universidades e empresas públicas do Paraná. Neste ano, a página teve uma média de 11,9 mil acessos diários. “Com uma arquitetura mais amigável, que facilita a navegação, o novo site da Agência de Notícias do Paraná vem dentro de uma linha de ação que o Estado tem desenvolvido nos últimos anos para facilitar a prestação de serviços e o acesso à informação”, afirma o secretário de Estado da Comunicação Social, Deonilson Roldo. “A modernização constante é uma exigência do meio digital. O governo está sintonizado com a expectativa das pessoas que buscam informações nos canais governamentais”, ressaltou.

Com o novo formato, as notícias ficarão mais focadas e objetivas, dentro do perfil de quem acessa a internet. Além disso, as campanhas publicitárias do Governo do Estado irão direcionar o público para a página, para ampliar o acesso do público. O portal da agência funcionará como um espelho para os demais sites do governo, que também serão reformulados.

O coordenador da Agência de Notícias do Paraná, Silvio Lohmann, explica que a reformulação busca aproximar a população das ações do governo e ampliar a transparência das ações do Governo do Estado. “A ideia é que as pessoas tenham acesso facilitado às notícias e às informações que são de interesse público. Junto ao Portal da Transparência, a Agência de Notícias permite que o governo fique ainda mais aberto para a sociedade”, afirma.

O jornalista Francisco José de Assis, idealizador do novo portal, afirma que o diferencial da agência é a publicação, em um só lugar, de matérias de todas as regiões do Estado. “Com apuração bem feita, informação de qualidade e compromisso com a verdade, a Agência de Notícias consegue falar de assuntos que afetam a população de todo o Paraná. Hoje, os veículos locais focam mais em suas regiões”, explica.

GOVERNO DIGITAL – A reformulação do portal da Agência de Notícias faz parte de um projeto maior do Governo do Estado de ampliar a oferta de serviços pela internet. Chamada de Governo Digital, a iniciativa é inédita no País e pretende utilizar a tecnologia para aproximar o cidadão e facilitar a execução dos serviços públicos.

Enquanto a página da agência vai concentrar todas as notícias do governo, o Portal do Cidadão (www.pr.gov.br) funcionará como um portal de serviços. A ideia é que as pessoas se cadastrem e tenham acesso a diferentes serviços públicos. “Vamos facilitar a vida do cidadão para que ele resolva a sua vida no teclado do computador ou na tela de seu smartphone, sem precisar se locomover para buscar os serviços de balcão”, afirma Roldo. “Com isso, queremos ampliar os níveis de transparência do Estado”, salientou.

O diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que o Paraná se preparou ao longo dos anos para melhorar o setor de tecnologia da informação e ampliar os canais tecnológicos do Estado. “Desde o início da atual gestão, estamos planejando essa evolução. Um exemplo é o Portal da Transparência, que é alimentado com base nas informações de busines inteligence e dos demais aplicativos que rodam no Estado”, afirma.

Alguns órgãos, como o Detran-PR, a Polícia Civil e a Junta Comercial, já oferecem uma série de serviços pela internet. O Portal da Transparência do Governo do Estado, que informa todos os gastos do Executivo, incluindo os salários dos servidores, também foi reformulado para ampliar o acesso do público e a transparência das ações de governo.

Morre em Turvo, Valdomiro Cândido Fagundes


Faleceu por volta das 07h00 desse sábado, em sua residência no Bairro Jardim Vitória em Turvo, o senhor Valdomiro Cândido Fagundes, com 89 anos de idade, Seu corpo será velado na Capela Mortuária de Boa Ventura de São Roque. O sepultamento acontece as 08h00 deste domingo no Cemitério Municipal de Boa Ventura.

Informações repassadas pela Funerária SerLuto de Turvo

Á família enlutada as nossas sinceras condolências.

POKER ÓLEO LEVE GUARAPUAVA FUTSAL JOGA PELA LNF PRECISANDO DA VITÓRIA



A Equipe Guarapuavana joga neste sábado(15), no Ginásio Joaquim Prestes, na cidade de Guarapuava contra o Atlântico de Erechim às 20h15, partida válida pela 13ª rodada da Liga Nacional de Futsal.

O time Paranaense ocupa a última colocação no certame e necessita vencer para ter chances de classificação para a segunda fase da competição, mas nada anda fácil para o Cad, apesar de um bom resultado na última rodada fora de casa contra o Foz, após estar perdendo por 2 a 0 conseguiu um empate em 2 a 2, a equipe perdeu 3 atletas por ter tomado o terceiro cartão amarelo.

O comandante da equipe João Carlos Barbosa (Banana), não contará com os fixos: Eder, Farinha e Djaelson (terceiro cartão amarelo) e também o goleiro Deivd que está no departamento médico.

A batalha neste sábado será árdua, pois enfrentaremos uma grande equipe tradicional do salonismo brasileiro e não vamos ter força máxima, mas confio nos garotos que entraram em quadra, que estão preparados para lutar e buscar o resultado positivo para sairmos da última colocação finalizou Banana.

A equipe do Cad está na última colocação da tabela com 7 pontos em 12 jogos, já a equipe Gaúcha ocupa a 13ª posição com 11 pontos em 9 jogos.

O último confronto entre as equipes foi ano passado na cidade de Erechim e o Atlântico venceu por 5 tentos a 0.

O jogo terá a transmissão da RÁDIO CULTURA E RÁDIO DIFUSORA.

ASSESSORIA DO CAD/ FOTO JAPA
Publicidade