[Fechar]

domingo, 26 de março de 2017

PRF apreende 350 mil carteiras de cigarros na BR-277.


Cerca de 350 mil carteiras de cigarros contrabandeados do Paraguai foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã deste domingo (26), na BR-277, em Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná.

Segundo a PRF, o caminhão que transportava a carga foi parado durante uma fiscalização de rotina. O motorista do veículo disse à polícia que os produtos seriam entregues em Joinville, em Santa Catarina.

O homem foi preso e encaminhado para a Polícia Federal (PF) em Guarapuava, também na mesma região. Já a carga foi levada para a delegacia da Receita Federal em Cascavel, no oeste do estado.

Fonte: G1 - PR

Agricultura prevê safra de 19 milhões de toneladas de soja

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento elevou novamente a projeção de produção de soja para a safra 2016/17, que deve ultrapassar as expectativas anteriores. Conforme acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná deverá colher um volume recorde 19 milhões de toneladas de soja, impulsionado pela elevada produtividade que está sendo revelada pelo avanço da colheita.

A reavaliação de safra feita pelo Deral constatou que o clima foi excepcional durante o desenvolvimento da safra 16/17, favorecendo o desempenho das principais culturas cultivadas no período do verão: soja, milho e feijão. A nova projeção para a safra de verão aponta para um volume de 24,2 milhões de toneladas, 19% acima da safra anterior.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as novas estimativas para a safra de verão 2016-2017 confirmam a eficiência dos produtores rurais paranaenses, que ano a ano, buscam acompanhar e aprimorar o desenvolvimento tecnológico como forma de melhorar a produtividade e a rentabilidade das lavouras. “Esse processo constante de capacitação e aprimoramento tecnológico reduz o risco e se traduz em produtividade e qualidade, características presentes em toda cadeia produtiva do setor agropecuário paranaense”, afirmou Ortigara.

De acordo com o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, praticamente todas as culturas foram favorecidas pelo clima, caracterizado pela corrente La Niña, que teve um comportamento mais fraco do que o esperado. Com temperaturas mais amenas na primavera e chuvas regulares durante todo o ciclo das culturas, atrelado ao emprego de tecnologia adequada, o resultado foi positivo. “Isso está sendo comprovado com as produtividades acima do previsto”, explicou.

COLHEITA - Cerca de 77% da área plantada com soja já foi colhida, indicando uma produtividade 5% acima da média inicialmente prevista. Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, o Paraná está colhendo uma média de 3.655 quilos por hectare de soja, o que está elevando a produção da soja deste ano em 15%, em relação à produção anterior.

O bom desempenho também está ocorrendo com o milho. Segundo o Deral, o avanço da colheita revelou uma produtividade média no Paraná de 9.,1 mil quilos por hectare, a maior já registrada no Estado. Segundo o técnico Edmar Gervásio, do Deral, deverá ser colhido um volume de 4,6 milhões de toneladas na primeira safra, 40% superior à safra colhida no mesmo período do ano passado, apesar do aumento de área plantada de 21%. 

A produtividade média do milho, obtida este ano no Paraná, revela que ela dobrou em relação às produtividades de 10 anos atrás, quando a média oscilava ao redor de quatro mil quilos por hectare. Segundo Gervásio, a tecnologia aplicada hoje em sementes, plantio, manejo de solos e novas cultivares, estão possibilitando essa excelência em produção de milho.

A segunda safra de milho já está com 94% da área prevista (2,35 milhões de hectares) plantada. A área será 7% maior em relação ao ano passado, a maior da história. De acordo com o Deral, a projeção de produção para o milho da segunda safra aponta para um volume de 13,6 milhões de toneladas. A concretização dessa expectativa depende do comportamento do clima durante o outono e início de inverno.

FEIJÃO - A segunda safra de feijão já foi 100% plantada, ocupando uma área de 230 mil hectares, 13% acima da área ocupada no mesmo período do ano passado. O Deral está projetando uma produção de 424.341 toneladas de feijão, considerando um aumento de 25% na produtividade.

Esse aumento no rendimento embute a volta da normalidade da safra, que teve muito prejuízo no ano passado. Cerca de 91% da cultura que está em campo está em boas condições de desenvolvimento, sendo que daqui para frente o comportamento do clima será decisivo no resultado final.

A primeira safra de feijão já foi encerrada, com a colheita de 362 mil toneladas, volume 23% acima do obtido no ano passado. De acordo com o economista do Deral, Methódio Groxco, foi uma safra cheia, praticamente sem quebra de produção, como aconteceu em anos anteriores. O clima colaborou e a tecnologia empregada pelos produtores, também. Com o aumento da oferta de feijão no mercado, os preços estão menores que no ano passado, apesar de ainda estarem acima do preço mínimo previsto para o grão.


Área de plantio de trigo recua no Paraná

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento divulgou a primeira estimativa para a safra de trigo de 2018 que começa a ser plantada em abril. A tendência é de recuo de 3% na área plantada, devendo ocupar um total de 1,05 milhão de hectares, cerca de 40 mil hectares a menos que no ano passado. 

A expectativa de produção aponta para um volume de 3,3 milhões de toneladas, uma redução de 4% em relação ao ano passado. A confirmação dessa expectativa depende do clima. O recuo no plantio de trigo está sendo substituído pelo plantio de plantas forrageiras e de cobertura, que protegem o solo.

O trigo é o principal grão cultivado no inverno no Paraná, o que deverá alavancar também um recuo na área plantada dos cereais de inverno, em cerca de 4%. Mas grãos como centeio e cevada terão aumento de área de 13% e 22%, respectivamente. 

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Carlos Simioni, o principal fator de redução no plantio do trigo é a falta de estímulos ao produtor, com rentabilidades negativas nas últimas safras. O preço, em torno de R$ 31,00 a saca, não cobre os custos de produção e está abaixo do preço mínimo de garantia, que é de R$ 38,65 a saca.

“O produtor sofre com a ausência de uma política de crédito e comercialização de médio prazo, que lhe garanta fazer um planejamento adequado, com rotação de culturas para auferir ganhos melhores”, disse Simioni. 

Atrelado a esses fatores, o cenário de recomposição dos estoques mundiais do cereal com o bom desempenho da produção e elevação da oferta nos Estados Unidos, Austrália e na Argentina - principal fornecedor e garantidor do suprimento interno do Brasil -, está intimidando a expansão da produção brasileira e paranaense de trigo.

CEVADA - A área plantada com cevada deverá crescer 22%, passando de 42,9 mil hectares plantados no ano passado, para 51,7 mil hectares este ano. A produção poderá avançar 15%, passando das 207,3 mil toneladas da safra passada para 239.162 toneladas este ano.

As maltarias instaladas no Paraná estão incentivando o plantio da cevada principalmente na região de Guarapuava, considerada área nobre para o desenvolvimento da cultura, garantindo a compra de 100% da produção.

Fonte: www.aen.pr.gov.br
Publicidade