[Fechar]

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Compre na Construa Materiais Para Construção e concorra a 01 Carro 0km


A Construa Materiais Para Construção de Turvo lançou nessa quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a “Promoção Esse Carro é Meu”. A cada R$ 100,00 em compras, você concorre a 01 Fiat Mobi Easy 0 km. A promoção é válida para a loja Construa Matriz de Turvo e Filial de Faxinal da Boa Vista.


Morre Dom Albano Bortoletto Cavallin, segundo bispo da diocese de Guarapuava


Morreu, hoje, 01 de fevereiro, o segundo bispo da diocese de Guarapuava e bispo emérito da arquidiocese de Londrina, Dom Albano Bortoletto Cavallin. Ele tinha 86 e estava internado no Hospital Evangélico daquela cidade para realizar uma operação na válvula do coração. Dom Albano não resistiu e morreu no início da tarde de hoje.
Dom Albano foi o segundo Bispo a assumir a diocese de Guarapuava. Ele foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 14 de dezembro de 1986 quanto tomou posse na cidade.
Foi um momento de grande festa, segundo matérias de jornais da época. A posse de Dom Albano foi realizada na Paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava e foi presidida por Dom Calo Furno, à época, Núncio Apostólico do Brasil.
Arcebispos e bispos de várias regiões do Brasil, bem como autoridades civis e militares participaram da cerimônia que, também de acordo com matéria jornalística da época, foi muito emocionante.
Antes de trabalhar em Guarapuava, Dom Albano trabalhou em Curitiba por 13 anos, exercendo as funções de bispo auxiliar daquela arquidiocese. Ele foi ordenado Bispo no dia 28 de agosto de 1973.
Em Guarapuava, Dom Albano trabalhou por seis anos, quando então, deixou a diocese e voltou para Curitiba por um curto período. Logo depois, ele foi nomeado arcebispo de Londrina, no Norte do Paraná.
Com foco na catequese e na evangelização, mesmo permanecendo pouco tempo em Guarapuava, Dom Albano conseguiu desempenhar um trabalho considerado por muitas pessoas como brilhante. Ele deixou um legado importante para a diocese que permanece até hoje.
Relatos de textos jornalísticos da época descrevem que “a Diocese de Guarapuava passou a ser conhecida no país inteiro depois da chegada de Dom Albano na cidade”.

EVANGELIZAÇÃO
Evangelizador e muito carismático com as pessoas, tendo posições firmes quanto à Justiça, o Direito, a Política e a Cidadania, o Bispo se envolveu em muitos conflitos, principalmente em questões agrárias que, naquela ocasião eram frequentes em todo o Brasil. “Dom Albano foi sempre um homem de posições firmes e um verdadeiro pregador da justiça. Em Guarapuava, acredito que ele chegou a ser mal compreendido em muitos momentos por se posicionar e defender de forma clara os mais pobres, as pessoas que sofriam. Dom Albano contribuiu de forma grandiosa para com a catequese, a evangelização e também para com a cidadania. Seu interesse pelo ser humano e a forma carismática com que tratava todas as pessoas, eram impressionantes. A diocese de Guarapuava deve muito a este homem que, mesmo tendo ficado pouco tempo à frente dos trabalhos pastorais, conseguiu fazer grande obras no campo da fé, da evangelização, das questões humanas”, recorda o Pároco da Comunidade Bom Jesus, Padre José de Paulo Bessa que conviveu com Dom Albano.
Quando da saída de Guarapuava, Dom Albano escreveu uma carta que publicou no Boletim Diocesano. O artigo era intitulado “Carta do adeus” reproduzido abaixo:

Carta do adeus
Durante 5 anos, através do Boletim Diocesano, escrevi mais de 200 cartas aos irmãos da Diocese de Guarapuava. No dia 14 de dezembro de 1986, não imaginava que para o dia 09 de maio de 1992, haveria de escrever certa carta de adeus. Foram 5 anos abençoados de convivência fraterna e amiga. Agradeço a Deus e aos irmãos às graças, à bondade, o carinho de tantos encontros, novos amigos, diálogos e bons exemplos que recebi.
De minha parte, posso dizer que procurei cumprir com a minha missão de Pastor da Diocese, com muita fé, esperança e amor.
Essa despedida nos faz pensar. Como é importante agir sempre com reta intenção. Pois quando menos esperamos, o Senhor nos chama, ou para lugares ou para a vida eterna.
Esta despedida nos faz pensar que todos somos necessários, mas só Deus é indispensável. Os italianos têm um provérbio consolador que diz: “Morre um Papa, faz-se outro”. É assim a vida. Só Deus é eterno e é o tudo de nossas vidas. E Cristo, de quem fui empregado durante 5 anos em Guarapuava, continua sempre ao nosso lado. Se tivesse que deixar recados, seriam estes:
–– Façam de Cristo o tudo de suas vidas e Ele os fará felizes.
–– Rezem, desde já, pelo novo Bispo e recebam-no com fé e carinho, pois, pensando bem, é Deus que está por trás de todos os acontecimentos.
Continuarei, sempre, rezando por vocês, pois como diz o poeta: “És eternamente responsável por aqueles que cativastes”.
O Irmão Bispo Albano

BIOGRAFIA DE DOM ALBANO

• Dom Albano Bortoletto Cavallin, filho de Pedro Cavallin e Celestina Bortoletto Cavalin, nasceu no dia 25 de abril de 1930 no município da Lapa, Paraná.
• Estudou no Seminário Menor de São José, em Curitiba e também, no Seminário Maior de Ipiranga, em São Paulo. Ao todo, foram treze anos de estudos, de 1940 a 1953.
• Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1953.
• Recém-ordenado, exerceu suas funções na Catedral de Curitiba de 1954 a 1957.
• Foi Vice-Reitor do Seminário Maior de Curitiba em 1957.
• De 1958 a 1963, com intervalos para estudos, exerceu as funções de Pároco na Paróquia Santa Terezinha, em Curitiba.
• No Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, também na Capital paranaense, foi Diretor Espiritual, permanecendo nesta atividade por dez anos, de 1963 a 1973.
• Fez curso de especialização em Roma entre os anos de 1960 e 1961. Também na Europa, estudou sobre Pastoral em Brugues, na Bélgica durante o ano de 1969.
• No dia 28 de agosto de 1973, é ordenado bispo.
• É escolhido membro da Comissão Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois períodos, compreendendo os anos de 1979 a 1986.
• Toma posse como segundo bispo da Diocese de Guarapuava no dia 14 de dezembro de 1986.
• É escolhido pela terceira vez para ocupar lugar junto à Comissão Pastoral da CNBB por um período de quatro anos, na dimensão Bíblico-Catequética, em 1991.
• Nomeado arcebispo de Londrina, no dia 11 de março de 1996, assume suas funções naquela arquidiocese no dia 09 de maio do mesmo ano.
• Em 2006, aos 75 anos de idade, apresentou renúncia de seu cargo conforme determinação do Direito Canônico da Igreja Católica.
• Como arcebispo emérito da arquidiocese de Londrina, ele continuou com seu trabalho pastoral e catequético. Recentemente, foi lançado um livro com sua biografia.
• Paranaense da Lapa, Dom Albano ordenou-se padre aos 24 anos, foi padre coadjuntor na Catedral de Curitiba e depois pároco na Igreja Santa Terezinha, na capital paranaense.
• Foi bispo Auxiliar em Curitiba, vivendo sempre no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Transferido para a Diocese de Guarapuava, conforme contou, fez uma experiência de bispo missionário. Em Londrina, continuou cuidando da Formação do Clero, fundando o Seminário Propedêutico, o urso de Teologia na PUC e a instalação do Diaconato.

Fonte: Dio Puava

Richa autoriza convocação de 339 professores e 163 policiais militares


O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (31) a convocação de mais 339 professores para a rede estadual de ensino. Eles foram aprovados em concurso público realizado em 2013. O governador também autorizou a convocação 163 policiais militares, suplentes do concurso público realizado em 2012. 

“A convocação de novos professores e policiais segue as nossas diretrizes de governo para 2017, de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em sala de aula e de aprimorar o combate à violência, reforçando os quadros da polícia", disse Richa. “É mais uma clara demonstração da boa situação do Paraná, que colhe os resultados das medidas do ajuste fiscal e pode reforçar o quadro de servidores para serviços essenciais à população”, afirmou. 

Ele lembrou que em janeiro o Governo do Estado realizou a formatura de quase 3 mil novos soldados da Polícia Militar, que já reforçam o contingente em todas as regiões. Também mencionou a política de valorização do servidor, destacando a implantação de promoções e progressões, a partir da folha de janeiro. Só para profissionais da Educação são aproximadamente 75 mil benefícios. 

EDUCAÇÃO – Aprovados no concurso público número 017/2013, os 339 professores convocados passarão agora por avaliação médica e irão compor o Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação. A convocação seguirá a ordem classificatória do concurso. 

A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destaca que a decisão de chamar os remanescentes contribui para valorizar o quadro próprio de professores da rede estadual, que tem 2,1 mil escolas. “É um ganho para a educação do Paraná”, afirmou 

a secretária. Em abril de 2016, o governador já havia nomeado outros 296 novos professores da rede pública estadual, remanescentes do mesmo concurso público. A educação concentra a maior parte do funcionalismo do Estado, com mais de cem mil pessoas, entre professores e funcionários. As aulas na rede pública começam dia 15 de fevereiro. 

SEGURANÇA - Os 163 policiais militares convocados pelo Governo do Estado são suplentes do concurso de 2012 e iniciarão, nas próximas semanas, o Curso de Formação de Soldados, que dura em torno de um ano. Além de disciplinas teóricas e práticas, os soldados passarão por um período de estágio supervisionado com policiais mais experientes, para então iniciarem o policiamento nas ruas. 

Eles irão suprir as vagas do concurso de 2012 que ficaram em aberto – casos em que o candidato foi convocado, mas não chegou a completar o curso de formação.

“Com o chamamento destes 163 candidatos, que já concluíram todas as etapas do concurso, vamos conseguir fechar o número de policiais para o qual foi aberto o concurso. Fizemos o chamamento de 5.264, mas tivemos reprovações e desistências. Como temos vaga em aberto há a necessidade de ampliar o chamamento para fechá-las", explica o comandante-geral em exercício, Coronel Arildo Luis Dias. "Estes já cumpriram todas as etapas do concurso e estão aptos para serem chamados, esperando apenas para entregar a documentação", completa Arildo.

Toda quarta tem Feira do Produtor na Praça 31 de Outubro em Turvo


Venha saborear os produtos da nossa terra! Toda quarta na Feira do Produtor Rural a partir das 14h00, você vai encontrar uma grande variedade de verduras, frutas, pães, bolos, bolachas, biscoitos e cerveja caseira. Além disso temos crepes, coxinhas e pastéis fritos na hora.




Governador autoriza transferência de R$ 250 milhões para educação especial


O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (30) a transferência de R$ 250 milhões do Estado para organizações da sociedade civil que mantêm escolas e centros educacionais especializados no atendimento de estudantes com deficiências, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. 

“O repasse pode ser aplicado em melhorias e adequações nas escolas ou em ações pedagógicas”, exemplifica o governador, lembrando que nos últimos anos a educação especial ganhou total apoio do Estado a partir da implantação do programa Todos Iguais pela Educação em 2013. “Garantimos para a educação especial os mesmos direitos e recursos destinados às demais escolas da rede estadual”, afirmou. 

Richa também ressalta a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná (Lei 18.419/15), que estabelece diretrizes em áreas como saúde, educação, profissionalização, trabalho, assistência social, acessibilidade, bem-estar social, entre outras. 

No ano passado, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social lançou a coleção Paraná Inclusivo, que trata de temas importantes relacionados a este público. São três cartilhas com os títulos: Conhecendo a Pessoa com Deficiência, Os Direitos da Pessoa com Deficiência e Rede de Atendimento da Pessoa com Deficiência.

MAIS RECURSOS - Na atual gestão, pela primeira vez o Fundo Estadual para a Infância e Adolescência disponibilizou R$ 11,23 milhões para cofinanciar projetos de entidades não governamentais que atendem esse público. 

A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destaca que o Estado tem feito todos os esforços para atender as escolas conveniadas da melhor maneira possível. Segundo ela, atualmente são cerca de 400 mantenedoras e 40 mil estudantes no Paraná que recebem atendimento educacional especializado e escolarização.

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, disse que com a liberação desses recursos o governo cumpre mais um compromisso com a educação e reforça a parceria com as entidades, o que é fundamental para o bom atendimento e inclusão dos alunos com necessidades especiais.

Ocorrência policial em Pitanga e Palmital



PITANGA: Furto Qualificado
No dia 31/01/2017 por volta das 17h15min a equipe deslocou até uma propriedade rural para atender uma situação de furto a residência do mesmo. Foi constatado que foi furtado vários objetos sendo eles, três Celulares, dois celulares marca Samsung, um Samsung J5; um Notebook marca Acer; uma motosserra Sthil; R$400,00 (quatrocentos reais) em espécie e uma Espingarda Cal.32 Rossi modelo antigo. Diante dos fatos a equipe orientou quanto aos procedimentos cabíveis.

Estelionato
No dia 31/01/2017 por volta das 22h:30min relata o solicitante que três pessoas chegaram na Pizzaria, consumiram bebidas, pizza, lanches e porções no valor de R$194,00 (cento e noventa e quatro reais) e saíram do local sem efetuar o pagamento do consumo. Estes saíram em um veículo Fiat Uno de cor vermelha, tomando rumo ignorado. Conforme

Cumprimento de Mandado Judicial
No dia 31/07/2017 durante o dia, a equipe ROTAM cumpriu 03 mandados de prisão vigente, sendo estes indivíduos encaminhados até a 45ªDRP onde permaneceram à disposição da justiça.

PALMITAL: Furto Simples
No dia 31 de janeiro de 2017, as 15h40min, compareceu no 4 pelotão um senhor relatando que se ausentou de sua residência por volta das 08h00min, e quando retornou por volta das 14h30min encontrou sua casa aberta e percebeu que havia sido furtados diversos objetos. O mesmo não tem conhecimento sobre o autor do fato. Diante dos fatos foi confeccionado o B.O.U e orientado quanto os procedimentos cabíveis.
 
Fonte: www.joneifarias.com.br

Ocorrência policial em Turvo: Posse ilegal de arma de fogo

Ocorrência atendida pela Polícia Militar de Turvo na tarde de terça-feira (31), conforme relatório enviado a imprensa:

Compareceu neste Destacamento de policia uma senhora, relatando que o uma pessoa na data de hoje lhe ameaçou em via publica, dizendo " vou lhe dar um tiro na cara" se você entregar meu carro para policia, ainda segundo a solicitante o mesmo teria armas de fogo em sua residência. Deslocado juntamente com a vitima ate a residência do autor, onde em conversa com o mesmo e sua esposa, os mesmos autorizaram a entrada da equipe na residência relatando não possuírem armas de fogo no local, apos buscas foi localizado em baixo da cama uma (01) espingarda calibre 36, sem numeração e marca municiada com um cartucho, uma (01) carabina de pressão bloqueada para calibre .22 sem marca e numeração, municiada com um cartucho, uma (01) espingarda de fabricação artesanal e munições. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor, o qual foi conduzido em compartimento fechado (camburão) e sem uso de algemas. foram conduzidos os envolvidos ate a 14º SDP para as providencias cabíveis .
Publicidade