[Fechar]

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Suspeito de matar jovem a facadas em Guarapuava se apresenta à polícia



O suspeito de matar a facadas uma jovem de 18 anos no bairro Xarquinho, em Guarapuava, na região central do Paraná, se apresentou à 14ª Subdivisão Policial por volta das 20h desta segunda-feira (26). Ele deve ser ouvido pela polícia na manhã de terça (27).

Lauro Sebastião Gonçalves, de 58 anos, estava foragido desde o dia do crime, na sexta-feira (23).

De acordo com a Polícia Civil, Sabrina Delgado Marcondes tinha ido para casa almoçar e estava voltando para o trabalho, quando foi abordada pelo homem que a atingiu com uma faca próximo ao coração.

Outro homem que passava no local tentou socorrer ela e também foi atingido pelo suspeito. Ele foi levado ao hospital, mas não corre o risco de morrer.

Sabrina deixou um filho de três anos.

"O que eu sabia é que ele queria viver junto com ela, e ela queria viver sozinha com o nenê. Só que ele não aceitava isso e daí ele matou. Ele chegou a ameaçar ela duas vezes porque se não vivesse com ele, não ia viver com mais ninguém", disse a mãe da jovem, Andréia Aparecida Delgado.

Conforme a polícia, Lauro Sebastião já respondeu por três homicídios e agora deve responder por feminicídio e a princípio tentativa de homicídio. 

Fonte e fotos: RPC Guarapuava


Faleceu João Rodrigues de Almeida (João Gaiola)


Faleceu na tarde desta segunda-feira (26) em Guarapuava, João Rodrigues de Almeida, aos 85 anos conhecido como (João Gaiola).

O velório será nesta terça-feira, a partir das 09h00 na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será às 15h00 no Cemitério Municipal.


Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Prefeitura de Turvo abre PSS para seleção de estagiários

As inscrições do PSS para a contratação de estagiários já estão abertas

Serão 33 vagas destinadas para alunos que cursam o ensino médio regular ou EJA e ensino superior, nas áreas de Administração, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Tecnologia da Informação.
As inscrições devem ser realizadas no site da CIEE-PR (www.cieepr.org.br) até o dia 30 de julho.
Já a entrega dos documentos, será na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, do dia 02 até o dia 08 de agosto.
A aplicação da prova ocorrerá no dia 15 de agosto de 2021, na Escola Municipal Frida Rickli Naiverth. Com a abertura dos portões às 8h00 e fechamento às 8h30.
Confira o edital completo no site da Prefeitura: http://www.turvo.pr.gov.br/
Não perca essa oportunidade.


Turvo registra mais 05 casos de Covid-19

 


Venha economizar na Terça Verde do Suprema Supermercado de Turvo

 


100 famílias de Palmital são beneficiadas com cobertores entregues pela LBV


A Legião da Boa Vontade entregou cobertores a 100 moradores da cidade de Palmital, que enfrentam, neste momento, além do novo coronavírus, o frio rigoroso.

A entrega aconteceu com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social do município, que fez o cadastrado das famílias contempladas com as doações.

Durante a entrega, esteve presente a Secretária de Assistência Social, sra. Marly Ketes Rossi; o Prefeito da cidade, sr. Valdenei de Souza; a Primeira-dama, sra. Silvani Schmitz; assim como a assistente social e a psicóloga do CRAS e CREAS.

A ação emergencial faz parte da campanha Diga Sim!, uma importante iniciativa de mobilização social que possibilitará maior proteção às famílias que enfrentam as baixas temperaturas e, infelizmente, não tem recursos para a compra de um cobertor.

Para que mais famílias continuem recebendo a ajuda necessária neste momento desafiador, todo donativo é muito bem-vindo! Para colaborar, acesse o site lbv.org.br. A doação é simples, rápida e segura. Acompanhe as ações da LBV no endereço @LBVBrasil no Facebook e no Instagram. Outras informações: www.lbv.org.br | @LBV Brasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Crédito Consignado é com AGcredi de Turvo

 

Nós somos solucionadores - Seja qual for a sua necessidade, nós estamos aqui para te ajudar, conseguindo crédito rápido e fácil.
Trabalhamos com crédito consignado municipal, estadual, federal e INSS. Precisou? Chama a AGcredi.

Simule e contrate pelo nosso WhatsApp (42) 9 863-0776:

Avenida 12 de Maio, 272 - sala 2 – Centro - Turvo - PR.

Turvense que tomou a primeira dose da AstraZeneca até 10 de maio recebe 2ª dose da vacina nos dias 29, 30 e 31

 

Você que se imunizou com a primeira dose da vacina AstraZeneca na UBS Iray de Campos até o dia 10 de maio, poderá receber a segunda dose nesta semana. 

A aplicação ocorrerá das 8h30 às 12h, na quinta-feira (29), sexta-feira (30) e sábado (31).

Lembre-se, para receber sua dose é necessário portar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS ou CPF.


Fonte: Prefeitura de Turvo


Prefeito de Guarapuava é eleito o novo presidente do consórcio intergestores de Saúde da 5ª Regional


Em assembleia extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (23), a chapa composta pelo o prefeito Celso Góes (Presidente) e o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva (vice-presidente), foi eleita como a nova equipe diretiva do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS). O novo consórcio já possui sede construída em Guarapuava e conta com 20 municípios da região central do Paraná, o que representa mais de 450 mil pessoas a serem atendidas pelos serviços de saúde regional.

É um grande desafio, e um avanço importante para a saúde. Os serviços que vamos administrar pelo consórcio visam otimizar e melhorar ainda mais a estrutura da rede pública de saúde da região e ao mesmo tempo proporcionar economia de recursos para os municípios integrantes”, frisou o prefeito Celso Fernando Góes.

Durante a assembleia, os prefeitos ressaltaram que para uma gestão eficiente e benéfica a todos, é necessário também a participação dos municípios menores na composição do conselho consultivo e fiscal, que será definida em assembleia ordinária no dia 05 de agosto.

Com o consórcio totalmente composto, o Governo do Estado passará a administração do Centro de Especialidades ao CIS5ªRS. Além disso, o novo consórcio também fará a gestão do Samu Regional, Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental. Assim, os moradores da região central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré hospitalar, ambulatórios especializados, e principalmente mais qualidade e eficiência na saúde pública.

“Atender 20 municípios, credenciar, fazer todo o trabalho burocrático e buscar recursos novos não é fácil, por isso temos ter pessoas muito capacitadas e experientes, que é o caso de todos que estão hoje aqui entre prefeitos e secretários de saúde, mencionou o prefeito interino de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari.

A diretora da 5ª Regional de Saúde Eliane Harmuch destacou a importância da gestão unificada e comemorou a conquista. “Estamos há três anos lutando para a montagem do consórcio e hoje ele se concretizou. O Governo do Estado já tem as propostas para a transferência de gestão do SAMU Regional e do prédio do Centro de Especialidades garantidas. Fico feliz por todos os prefeitos estarem lutando unidos pela nossa região”, finalizou.

Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.


Semana começa com 4.129 vagas ofertadas pelas Agências do Trabalhador


As 216 Agências do Trabalhador do Estado ofertam nesta semana 4.129 vagas de empregos com carteira assinada em empresas do Paraná. Destas, 1.534 estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana.

A Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) é responsável pela captação e intermediação de vagas nas Agências do Trabalhador no Estado. “É inquestionável o esforço das Agências do Trabalhador para captar vagas e encaminhar profissionais para empregos formais”, afirma o secretário Ney Leprevost, reforçando que as unidades têm uma postura proativa e buscam vagas diretamente junto às empresas.

A maioria dos postos de trabalho ofertados nas unidades do Paraná são para os setores da indústria, serviços e construção civil. As principais vagas disponíveis são para operador de telemarketing ativo e receptivo (621), auxiliar administrativo (252), abatedor de aves (181), e alimentador de linha de produção (155).

ATENDIMENTOS – Os interessados em alguma das vagas devem buscar orientações entrando em contato pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Android e IOS), pelos sites empregabrasil.mte.gov.br ou via Sejuf (acesse AQUI).

A Agência do Trabalhador de Curitiba voltou a atender o público de forma presencial. Para evitar aglomeração, e respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias, o atendimento está sendo feito somente com horário marcado, das 9h às 17h. O agendamento deve ser feito pelo site da Secretaria, através deste LINK.

As demais Agências do Trabalhador do Paraná devem seguir os decretos das administrações municipais.

Para orientações ou esclarecimentos sobre Seguro Desemprego o atendimento é feito AQUI.

É possível habilitar seu Seguro Desemprego pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos de seu Celular Android ou IOS.

OFERTA DE VAGAS – Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil, e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine Fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Sejuf. Acesse AQUI.

Puxado por Toledo, Paraná mira novos mercados internacionais na carne suína


Valecir Rubert carrega nos ombros as marcas de mais de 20 anos de lida na suinocultura. São queixas de quem por 19 longas temporadas alimentou com a mão cerca de 1.100 porcos. Ciclo repetitivo, cargas pesadas, de três a quatro vezes por dia. As demandas do produtor, contudo, começaram a ser aliviadas no ano passado. Um robô, daqueles mais modernos do mercado, foi incorporado à rotina da pequena granja de Toledo, na Região Oeste.

O trabalho braçal, agora, fica a cargo da máquina, deixando os bastidores por conta de Rubert, o que diz muito sobre a modernização do setor. “Agora uso mais a mente. O robô faz o trato dos porcos, pesa a quantidade certa de ração e abastece, sozinho, os cochos. Eu fico acompanhando pelo computador, programando o painel”, conta.

O aparelho foi a última aquisição da granja modelo dos Rubert. Perfeccionista, ele figura sempre entre os líderes de aproveitamento da região, considerando apenas os parceiros da BRF, com quem tem um acordo de décadas. Em 2019 ficou em segundo lugar. Neste ano, já recebeu a notícia de que está entre os cinco melhores em converter ração em carne de porco (peso do animal).

“A tecnologia ajuda, claro, mas é o olho do patrão que engorda os bichos. Faço tudo com muito amor e capricho, por isso dá tão certo”, revela o suinocultor, que encaminha, religiosamente, aproximadamente 3 mil animais por ano para serem abatidos pelo frigorífico da BRF. “Os porcos saem daqui com 147 quilos de média”.

Dionei Stuani também tem anos de granja. Começou com o pai, em 1977, quando Toledo nem de longe era a mesma de hoje. “Era quase tudo mato”, diz. Progresso que se refletiu nos negócios da família. Abriu a jornada com 30 matrizes, algo bem distante das mil cabeças alojadas atualmente na propriedade. Com planos de expansão: chegar a 1.500 suínos em um curto prazo.

“A apresentação da carne suína melhorou muito, não existe mais preconceito. E sou até suspeito para falar, mas é uma carne única: macia e saborosa”, destaca.

POLO PRODUTOR – As famílias Rubert e Stuani ajudam a fazer de Toledo o principal polo produtor da proteína no Paraná. O suíno de corte é responsável por 30% de tudo o que é produzido na cidade, de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). São aproximadamente 1,7 milhão de cabeças. “O mercado está bom, pagando melhor”, analisa Rubert.

Efeito que se vê para além dos limites da Região Oeste. O Paraná é o segundo maior produtor de suínos, atrás apenas de Santa Catarina. O segmento apresentou um aumento de 10,6% no primeiro trimestre deste ano. Foram 241,3 mil toneladas de carne produzidas e 2,5 milhões de porcos abatidos nos primeiros três meses de 2021, 211 mil a mais que no mesmo período do ano passado.

A projeção para 2021 é de alcançar 950 mil toneladas – em 2020 foram 936 mil toneladas, um aumento de 11,1% comparativamente a 2019.

“Houve um aumento da demanda como resultado da pandemia, interna e externa, o que puxou o aumento da produção. Vamos crescer ainda mais neste ano”, destaca Edmar Gervásio, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab, especializado na suinocultura e na piscicultura.

CHANCELA – Com a confirmação em maio por parte da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) de que o Paraná se tornou área de zona livre de peste suína clássica independente, o Estado garante vantagens sanitárias aos produtores locais no mercado internacional. Uma nova perspectiva de crescimento.

“Mesmo com o desequilíbrio do preço da carne com o custo da produção, com a alta do dólar refletindo no valor dos insumos, o Paraná segue em ritmo de crescimento no abate”, explica o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “E vamos crescer mais e aproveitar o novo status para ir em busca de novos mercados, atraindo mais indústrias e ampliando os turnos de trabalho”.

“Vai melhorar o mercado com certeza, teremos mais abertura de locais que antes não compravam a nossa carne. Já e começamos a perceber essa movimentação com um preço mais atrativo para quem produz”, afirma Stuani.

Um dos reflexos imediatos vai acontecer em Assis Chateaubriand, vizinha de Toledo, já em 2023. A Cooperativa Central Frimesa deve inaugurar um mega-frigorífico para abater 23,3 mil cabeças ao dia. Será o maior da América Latina.

SÉRIE – A carne suína de Toledo faz parte da série de reportagens “Paraná que alimenta o mundo”, desenvolvida pela Agência Estadual de Notícias (AEN). O material mostra o potencial do agronegócio paranaense. Os textos são publicados sempre às segundas-feiras. A previsão é que as reportagens se estendam durante todo o ano de 2021.



Jovem fica ferido em capotamento na PRC-466


Por volta das 20h00 deste domingo (25), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo capotamento, ocorrido PRC-466 km 197+200 metros, em Pitanga, envolvendo um veiculo VW/Voyage de Campo Mourão, conduzido por um jovem de 22 anos.

Do acidente resultou em ferimentos no condutor que foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula de Pitanga.


Com informações e foto: PRE

Faleceu Odócia Fama da Rosa

Faleceu na noite deste domingo (25) em Campo Mourão, Odócia Fama da Rosa, aos 64anos.

O velório está acontecendo na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será ás 16h00 desta segunda-feira, no Cemitério do Rio Bonito.


Informou Funerária SerLuto de Turvo.
Publicidade