segunda-feira, 17 de maio de 2021

BPMOA resgata duas pessoas em pontos turísticos do Paraná



O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) precisou socorrer duas pessoas durante o fim de semana em pontos turísticos do Paraná. No domingo (16), o grupamento fez um resgate delicado de um homem que caiu durante a descida do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Diante da gravidade da situação, um helicóptero com equipe médica para prestar os primeiros atendimentos foi acionado – a equipe precisou usar rapel devido ao difícil acesso ao local. A vítima, de 26 anos, foi içada de helicóptero até um local seguro, para depois ser transportada ao Hospital Cajuru, em Curitiba, chegando em apenas oito minutos.

As informações preliminares são de que o homem descia pelo paredão de pedra e ao deslizar sofreu uma queda. “Necessitamos fazer a avaliação e estabilização na cena por causa da gravidade da vítima", disse o tenente Renato Ribeiro Bastos.

No sábado (15), uma mulher de 40 anos foi resgatada no Canyon Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais. Ela estava perdida desde sexta-feira (14).

A tripulação do BPMOA atuou em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros. Soldados com cães fizeram a varredura terrestre, além do patrulhamento aéreo. A vítima foi encontrada após horas de busca. Estava em boas condições de saúde e foi transportada de aeronave para ser levada a seus familiares.

De acordo com o porta-voz do BPMOA, tenente Maikon Venancio Correa, o ideal é que as pessoas que forem fazer as trilhas coletem o maior número de informações sobre o local que irão percorrer, os riscos possíveis de atravessar a região e, também, pesquisar a as condições do clima no dia, já que o frio, vento ou chuva podem comprometer o passeio.

“Além disso, também recomendamos que sempre tenha alguém que conheça o local para acompanhar a trilha, a fim de diminuir os riscos e tornar a experiência divertida e segura”, ressalta.


Foto: BPMOA/PMPR
Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade