[Fechar]

terça-feira, 21 de abril de 2020

Guarapuava tem 4º caso da Covid-19 confirmado


Acidente de avião no interior de Toledo mata agropecuarista


No final da tarde desta terça-feira (21) um acidente aéreo aconteceu no interior de Toledo, na Estrada da Usina, na altura da Linha Mandarina. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 17h21. O local é isolado para perícia. 

O avião caiu na Fazenda Montesion, que pertence à família Rossoni. As primeiras informações são que o agropecuarista e pré-candidato a prefeito de Toledo Ivan Rossoni morreu no local. No momento do acidente, Rossoni pilotava um avião de manobra aérea, o avião foi adquirido pelo agropecuarista recentemente, o acidente aconteceu na propriedade dele, onde tem tem o hangar para o avião e também a pista de pouso. 

O Instituto Médico-Legal de Toledo foi acionado. Maiores informações assim que surgirem
Fonte: Radar B.O.



Informe Covid-19 soma mais 22 casos confirmados e 2 óbitos


A Secretaria de Saúde do Paraná divulga nesta terça-feira (21) mais uma atualização de casos de Covid-19 no Estado. São 22 novos casos, 2 óbitos registrados no monitoramento da Sesa nas últimas 24 horas. No total, desde o dia 12 de março quando ocorreram as primeiras seis confirmações, o Paraná registra 1025 casos confirmados. Entre os confirmados, 53 pessoas morreram em consequência da doença.

Os dois óbitos registrados no informe desta terça-feira (21) são de duas mulheres, residentes de Curitiba. Uma delas de 93 anos, que foi a óbito no domingo, e outra de 75, que faleceu na segunda-feira. No Paraná, 24 cidades têm registro de óbitos pela Covid-19. O primeiro registro de morte pela Covid-19 ocorreu em 25 de março. Entre todos os 53 óbitos, a média de idade está 66,11 anos. Sendo o paciente mais jovem com 34 e o mais idoso com 95.

Casos novos: as 22 confirmações desta terça-feira (21) foram registradas nos municípios: Campo Mourão (1), Cianorte (1), Colombo (1), Curitiba (4), Guairacá (2), Londrina (2), Mandaguari (1), Maringá (7), Paiçandu (1), Paranaguá (1) e Telêmaco Borba (1).

107 municípios paranaenses já registram ao menos um caso de Covid-19 confirmado. Cinco municípios concentram 614 casos: Curitiba tem 373 casos, Londrina 90, Cascavel 6, Maringá 49 e Foz do Iguaçu 38 registros positivos para o SARS-CoV-2. Os demais 411 casos estão em 102 municípios do Estado.

Errata: no informe de ontem (20/04), os números divergiram. Um paciente de São Paulo que já tinha diagnóstico confirmado foi transferido para Curitiba e por isso ao invés de 19 a mais ficou 20, totalizando 1007 na contagem residentes Paraná. Essa diferença impactou na estratificação por sexo, por isso o número ficou menor.

RECUPERADOS: Os dados de recuperados serão os mesmos da segunda-feira (20), 229 pacientes recuperados, exceto os do município de Curitiba. A capital registra 210 pacientes liberados do isolamento. Desta forma, já recuperados o Paraná soma 439 pacientes.

Observações:

1) Após investigação pela 17ªRS Londrina, cinco casos confirmados por laboratório privado foram descartados.
2) Um caso confirmado de Londrina foi transferido para o município de Maringá.
3) O caso confirmado de Antônio Prado/RS foi transferido para o município de Pinhão.


Confira o informe completo clicando aqui.


GUARAPUAVA - SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MAIS DE 200 TESTES RÁPIDOS EM CASOS MONITORADOS DE COVID-19


Mensurar qual é efetivamente o número de infectados pela Covid-19 em Guarapuava é necessário para pensar em ações e estratégias para a redução da velocidade de propagação do vírus na cidade. Por isso, a Secretaria de Saúde comprou cerca de três mil testes rápidos que detectam se a pessoa já teve a doença ou não. Os testes chegaram e, a partir de hoje, todos os casos que estavam sendo monitorados serão testados.

“Já esperamos um aumento no número de casos confirmados, pois alguns dos pacientes que estavam em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria, registraram viagens a locais com alta contaminação e, ao mesmo tempo, apresentaram sintomas leves de Coronavírus. Mas só com essas confirmações compreenderemos a real situação do vírus na cidade e poderemos dar sequência nas ações planejadas”, destacou o secretário de Saúde, Celso Góes.

Os pacientes estão fazendo a testagem no estacionamento do Ginásio Municipal Joaquim Prestes, dentro de veículos, evitando ao máximo o contato com a equipe da saúde. Mesmo assim, o ambiente foi limpo pela Surg e conta com o apoio da Secretaria de Trânsito para evitar aglomerações. Somente os casos que são monitorados poderão fazer as testagem nesse momento. Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção serão testadas em suas próprias residências, mediante agendamento realizado pela própria Secretaria de Saúde. “Vamos zerar o número de casos suspeitos e com muita transparência apresentaremos os dados para a população”, explicou o secretário.

Retomada gradativa do comércio

Um dos objetivos dessa ampla testagem é possibilitar que as atividades comerciais retornem, gradativamente, em mais dias de atendimento, reduzindo prejuízos econômicos e garantindo saúde aos colaboradores e população da cidade. “Essa testagem vai apresentar de fato quantos guarapuavanos foram infectados pelo Coronavírus. A ampla testagem é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde e que adotamos aqui como fundamental para nortear nossas ações”, afirmou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Somente a partir dos resultados desses testes é que a comissão técnica (composta por profissionais da área da saúde do município, que conhecem a realidade local e a estrutura dos hospitais) tomará novas decisões. Isso deve acontecer nessa quarta-feira (22), quando todos os testes nos casos monitorados forem realizados e os números apresentados.

“Estamos achatando a curva e, o primeiro pico da doença, que seria em abril, já conseguimos evitar. Se toda a população nos auxiliar e seguir redobrando os cuidados, usando máscara, lavando bem as mãos, evitando aglomerações e preservando o isolamento social para crianças e idosos, vamos conseguir juntos, vencer a Covid-19”, completou o prefeito.

Casos em Guarapuava

Diariamente a Prefeitura de Guarapuava divulga o boletim oficial com os números da Covid-19 na cidade. Na segunda-feira (20), o boletim apresentava 86 casos descartados – ou seja, de pessoas que já realizaram exames no Lacen e tiveram negativo o resultado -; 09 casos em investigação (aguardando resultado de exames); 201 casos monitorados; 160 casos liberados e, 03 casos confirmados, colocando a cidade como uma das com os menores índices no Estado do Paraná.
Além da população monitorada, a Secretaria de Saúde também já realizou os testes rápidos em toda a equipe de saúde que atendeu os pacientes com resultados confirmados de Coronavírus.

PM cumpre mandado de prisão no interior de Turvo


Na manhã dessa terça-feira (21) durante Operação Presença, em patrulhamento pela localidade de Carriel, a equipe policial visualizou em via pública um homem de 37 anos, o qual era de conhecimento da equipe que possuía um mandado de prisão em seu de favor pelo artigo 155, sendo realizada a abordagem do mesmo e dado voz de prisão, sendo acatado sem resistência. 

Diante disto foi deslocado até o Pelotão de Polícia Militar de Turvo para confecção do boletim de ocorrência, posteriormente conduzido o mesmo no compartimento fechado da viatura policial sem algemas até o SECAT.

Adolescente está desaparecida em Pitanga


No dia 20 de abril, às 09h11min, a equipe policial recebeu na 3ª cia de Polícia Militar, uma Senhora, a qual relatou que, na data de 17 abril 2020, sua filha adotiva Sueli da Silva Santos com 16 anos de idade, desapareceu por volta das 15h00min, informou também, que desconfia que ela esteja na companhia de uma mulher, que possui um bar no Bairro Santa Rosa, não sabendo especificar o local exato. 

Foi lavrado o referido Boletim e repassado para os órgãos competentes.

Mulher grávida é morta a tiros em Guarapuava


No dia 20 de abril, ás 22h43min, na Rua Jorge Silveira do Amaral, Jardim das Américas, em Guarapuava a equipe policial prestou atendimento a uma situação de disparo de arma de fogo, onde haveriam duas pessoas vítimas de disparo. 

No local se encontrava uma pessoa do sexo masculino e uma do sexo feminino, ambos caídos. Foi acionado o SAMU, que constatou o óbito da pessoa do sexo feminino e prestado atendimento ao homem.

Identificada a mulher de 29 anos, em estado de gestante. Também identificado o jovem de 20 anos, o qual foi conduzido a casa hospitalar. Efetuado isolamento do local e acionado os órgãos competentes. Obs. um terceiro indivíduo procurou atendimento na UPA Primavera, identificado com 15 anos. 

Obs. segundo informação de uma das vítimas, o autor dos tiros chegou no local usando roupas escuras e após uma discussão, passou a efetuar tiros contra todos que ali estavam. Orientados quanto demais medidas cabíveis ao fato.
Publicidade