[Fechar]

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Casos de dengue aumentam a cada semana no Paraná


O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta terça-feira (08) pela Secretaria de Estado da Saúde apresenta 596 casos confirmados da doença no Paraná, 13,7% a mais que na semana anterior – são 72 novos casos. A publicação é referente ao período epidemiológico desde julho deste até julho de 2020.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alerta que número de casos reforça a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue e que o apoio da população é fundamental neste momento para acabar com os criadouros do Aedes aegypti.

“Estamos bem próximos do verão, que além dos dias quentes traz também a chuva, e sabemos que esta associação é favorável à proliferação do mosquito. Mas se o ambiente estiver livre de recipientes que possam acumular água parada poderemos controlar a infestação. Por isso, o nosso apelo para que todos participem ativamente deste combate”, afirmou o secretário.

A dengue é a arbovirose mais prevalente no Estado. Pesquisa da Vigilância Ambiental da secretaria aponta que cerca de 73% dos criadouros do mosquito transmissor estão em imóveis residenciais e comerciais.

CONTROLE - O Paraná tem um Comitê Gestor Interinstitucional da Dengue, com a participação de 24 órgãos e entidades parceiras, e os Comitês Municipais, que abrangem 81% das cidades. Estes grupos discutem periodicamente a situação da dengue, monitoram e avaliam as ações e implantam medidas para o enfrentamento da doença no Estado.

A Secretaria de Saúde do Paraná orienta e presta assessoria técnica sobre manejo clínico de forma permanente a todos os municípios e promove capacitações e treinamentos para as equipes profissionais que atuam na Vigilância.

Recentemente, as ações aconteceram no município de Foz do Iguaçu, com orientações para manejo do uso de inseticidas com equipamento costal, e também em Tibagi, onde o curso foi ministrado para agentes comunitários.

Na segunda quinzena deste mês a Divisão de Vigilância Epidemiológica da secretaria promoverá oficina para profissionais que atuam nas Regionais de Saúde sobre as técnicas de monitoramento da dengue.

“Com estas ações o Governo, por meio da Secretaria da Saúde e dos municípios, promove de forma rotineira a vigilância da dengue, sensibilizando para a implementação e implantação de medidas preventivas em todo o Estado”, complementou o secretário Beto Preto.

No mês que vem, em 30 de novembro, será o Dia “D” da Dengue. O objetivo é promover uma grande mobilização social, com o objetivo de manter a população informada sobre os principais locais de proliferação do vetor, sinais e sintomas das arboviroses e situações de risco para a dengue. A ação contará com a participação dos municípios das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

BOLETIM – O Boletim Semanal da Dengue informa que nesta semana são dois municípios em situação de epidemia para a dengue: Inajá e Santa Isabel do Ivaí, localizados na região de Paranavaí.

No mês passado, a Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da secretaria estadual ministrou capacitação e oficina sobre arboviroses na sede da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí e também no município de Loanda, com participação de profissionais da área da saúde de todas as cidades vizinhas.

O informativo semanal aponta ainda dez municípios sem situação de alerta para a doença: Lindoeste, Juranda, Nova Cantu, Douradina, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí.

Dos 596 casos confirmados nesta semana, 479 são autóctones, contraídos no município de residência, e 22 importados, que significa que as pessoas foram contaminadas fora da cidade onde moram. O Paraná totaliza 5.281 notificações para a dengue no informe divulgado nesta terça-feira (08).

Flagrantes por videoconferência agilizam o trabalho da Polícia Civil


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) implantou centrais de flagrantes por videoconferência no Interior do Estado. Até o momento, 98 municípios já contam com o serviço que deve ser expandido. O novo sistema emprega tecnologia e inovação, trazendo mais eficiência ao trabalho policial, além de otimizar recursos humanos.

Os resultados impactam tanto na PCPR, com a liberação de policiais civis para se dedicarem às atividades de investigação, quanto às demais forças de segurança, pois o tempo de permanência dos agentes nas delegacias para conclusão dos procedimentos de flagrantes é reduzido consideravelmente.

As cidades beneficiadas fazem parte de sete subdivisões regionais da PCPR: Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Paranaguá, Pato Branco e Ponta Grossa. O plantão remoto começou a ser implementado no segundo semestre do ano passado nas divisões de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Em maio desse ano o projeto foi estendido para as divisões de Cascavel, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa. A mais recente foi a divisão de Paranaguá em 1º de setembro. A Polícia Civil planeja centrais de flagrantes em outras cinco subdivisões regionais: Jacarezinho, Cornélio Procópio, Paranavaí, Umuarama e Foz do Iguaçu. A meta é que até dezembro essas divisões passem a operar com este fluxo. As próximas regiões a serem avaliadas para receber o projeto serão Arapongas, Apucarana, Telêmaco Borba, Toledo e Maringá.

PLANTONISTAS - Os procedimentos das prisões em flagrante das delegacias locais passam a ser feitos através de videoconferência, por uma equipe plantonista lotada na sede de cada subdivisão. Um delegado e um escrivão são escalados para fazer o plantão diário para cada uma das regiões. Na outra ponta, as equipes trabalham por videoconferência com os investigadores plantonistas, que estão nas delegacias. Todo procedimento é gravado, garantindo rito normal ao auto de prisão em flagrante.

EFICIÊNCIA -– O delegado-geral adjunto, Riad Braga Farhat, afirma que as centrais vêm para ajudar no trabalho das forças de segurança em atuação no Interior. Antes do uso da videoconferência, era comum policiais civis estarem sempre restritos à vida na comarca, já que poderiam estar sujeitos ao recebimento de um plantão.

Da mesma forma, os policiais militares responsáveis pelo flagrante conseguem concluir o procedimento com mais rapidez e ficarem disponíveis para outra ocorrência, sem precisar aguardar a chegada de policiais civis de sobreaviso.

““Ao fazer isso nós liberamos os demais delegados, escrivães, deixando apenas um 24 horas por dia à disposição da Polícia Militar para realização dos flagrantes. Isso acelera, e muito, os trabalhos da Polícia Civil, desafogando uma gama gigantesca da instituição”, diz Farhat.

AMPLIAÇÃO - O delegado-chefe da divisão da Polícia Civil para o Interior, Lanevilton Moreira, afirma que o projeto traz vários benefícios, pois oferece mais transparência ao serviço de polícia judiciária, dá mais credibilidade aos resultados apresentados, diminui o tempo de resposta e permanência de equipes de policiais militares em unidades policiais e ainda melhora a qualidade de trabalho do policial.

““É um programa amplo que já está sendo executado em várias regiões do Estado. Agora vamos implementar uma fase de avaliação dos resultados já alcançados, da metodologia de trabalho para que possamos fazer melhorias e fechar o atendimento em 100% dessa forma””, explicou Moreira.

OITIVAS GRAVADAS - – O delegado-chefe da subdivisão da corporação em Paranaguá, Rogério Martin, também destaca as melhorias. “Agiliza muito o trabalho, pois as oitivas antes precisavam ser digitadas pelo escrivão e hoje são gravadas””, ressalta ele.

“Além disso, com apenas um delegado e um escrivão para cobrir o plantão de flagrante, as demais autoridades policiais conseguem somar esforços nos inquéritos em curso, sem precisar parar o trabalho para atender uma situação flagrante.”

QUALIDADE - A qualidade do procedimento de flagrante melhora muito com o uso da videoconferência, na avaliação do delegado-chefe da subdivisão de Cascavel da Polícia Civil, Fernando Zamoner. “As informações ficam mais fidedignas e conseguimos colher mais detalhes. É mais fácil perceber se a pessoa está falando com franqueza ou faltando com a verdade. O depoimento fica mais especializado”, diz ele.

Diferente do que costumava ocorrer, “o acusado não pode mais alegar que houve omissão de informação no papel”, explica Zamoner. A gravação do depoimento garante confiabilidade aos relatos prestados nas delegacias.

ACESSO ONLINE - Os benefícios vão além do trabalho da Polícia Civil, já que o Poder Judiciário e o Ministério Público têm acesso online e imediato ao material. Isso contribui com a qualidade das peças e com a velocidade com que serão analisadas pela justiça. Além de poupar dinheiro e permitir que os policiais civis se dediquem às investigações, pois não há a necessidade de deslocar viaturas e agentes, que antes tinham de levar os procedimentos em papel até o fórum.

O delegado-chefe da subdivisão em Francisco Beltrão, Valderes Scalco, afirma que o novo modelo é impulsionador da prestação de um serviço de excelência à população do Paraná. ““É sem dúvida uma ferramenta que trouxe a otimização dos recursos humanos e materiais, pois é prática, econômica, rápida e, sobretudo, nos traz confiabilidade e segurança, já que todos os procedimentos são elaborados dentro do sistema próprio da Polícia Civil”, finaliza.

Confira o número de municípios por região atendida:

Cascavel -– 6 municípios
Francisco Beltrão - – 26 municípios
Guarapuava -– 14 municípios
Laranjeiras do Sul –- 10 municípios
Paranaguá -– 7 municípios
Pato Branco -– 16 municípios
Ponta Grossa -– 19 cidades
Total = 98 municípios

Fonte: AEN

Se o seu calçado estragar, leve na Sapataria Mattos para consertar


A Sapataria Mattos trabalha com consertos e fabricação de calçados, artigos de selaria em geral. 

Sapataria Mattos tem a direção do Sapateiro Eraldo Mattos, fica na Rua Reverendo Roberto Rickli Sobrinho, Nº 192, em Turvo, ao lado da Estofaria São José.


IMPERDÍVEL: VENDE-SE GOL ANO 1994


Turvo - Vende-se Gol 1994 - Motor AP, 1.8 - Álcool

Painel modificado, sendo vidros elétricos, sensor antifurto.

Contém jogo de rodas

Aceita troca ou pagamento à vista

Contato: 42 9 9914-3014





Vem aí a Copa Turvo Abertão de Futebol de Campo


Estão abertas as inscrições para a Copa Turvo Abertão de Futebol de Campo 2019/2020 

Categoria Livre para nascidos até 10 de novembro de 2001.

Valor da Inscrição R$150,00. Valor este que será 100% revertido em premiação da seguinte forma 50% 1º, 30% 2º e 10% para 3º e 4º.

Inscrições seguem abertas até às 17h do dia 04 de novembro, sendo recebidas unicamente no departamento de esportes.

Congresso Técnico dia 05, às 19h no Centro de Qualificação.

Mais informações no Departamento de Esportes de Turvo.

2ª Noite do Pastel foi realizada com sucesso em Turvo

Foto: Pascom

No último sábado (05), em preparação para a grande festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a 2ª Noite do Pastel.

Segundo os organizadores, foram vendidos cerca de 6 mil pastel.

A grandiosa festa acontecerá neste sábado dia 12.

Confira a programação:


Aproveite as ofertas da Terça e Quarta Verde do Supermercado Suprema de Turvo



PRF realiza mais uma apreensão de drogas na BR-277

Transportados em um veículo Fiat/Palio, cerca de cinquenta quilos de maconha estavam escondidos em fundos falsos


Nessa segunda-feira 07 de outubro, por volta das 17h, foi abordado na BR 277 na Unidade Operacional de Irati o veículo Fiat/Palio com placas de Santa Cecilia / SC.

Durante a verificação da documentação o condutor de 37 anos que estava acompanhado de uma menor com 15 anos, forneceu informações controversas, quando a equipe através da conversa com o motorista descobriu que o veículo provinha da região de fronteira o que levou os policiais a realizarem uma vistoria mais detalhada no automóvel, encontrando parte do entorpecente oculto no painel de instrumentos. 

Foi solicitado o apoio da Guarda Municipal de Irati a qual compareceu no local; e com o auxílio do cão farejador acabou localizando o restante da maconha oculta em outras partes do veículo. 

O condutor preso em flagrante foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Irati, juntamente com o veículo e o entorpecente que após pesado totalizou cinquenta quilos.

A menor de idade que acompanhava o condutor preso em flagrante, foi encaminhada ao Conselho Tutelar da cidade de Irati para às demais providências e acompanhamentos.


Informações e Imagens BDCom PRF


Publicidade