[Fechar]

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Estacho foi o único deputado de Guarapuava que votou integralmente pelo o fim dos privilégios


Na última quarta-feira (15/05) foi levado a votação no Plenário da ALEP o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 1/2019 com o objetivo acabar com o direito ao recebimento de aposentadoria especial por ex-governadores do Paraná.

Juntamente com a PEC também foi votada a Emenda Aditiva nº 1, de autoria do Deputado Homero Marchese, cujo propósito era viabilizar a cassação das aposentadorias de oito ex-governadores e três viúvas.

Atualmente, cada benefício recebido por ex-governadores ou suas viúvas possui valor superior a R$ 30.000,00 mensais. Ao final de um ano, o total gasto para o pagamento da benesse ultrapassa o montante de R$ 4.000.000,00.

O Deputado Estadual Rodrigo Estacho foi o único parlamentar da região de Guarapuava que votou favorável tanto para acabar com a aposentadoria de ex-governadores quanto para cassar os benefícios dos que atualmente recebem.

O voto SIM do Deputado representa na essência o compromisso assumido com o povo do Paraná: defender os interesses dos cidadãos e dos trabalhadores paranaenses através do combate dos privilégios.

A PEC 01/2019 será novamente discutida no dia 28 deste mês antes de ser definitivamente aprovada.


Informe da Saúde registra 74 casos graves da gripe no Paraná


Informe da gripe divulgado nesta quarta-feira (15) pela Secretaria da Saúde mostra que, desde o início do ano, o Paraná já registrou 74 casos graves confirmados, sendo que 22 desses casos evoluíram para óbito. Do total de casos confirmados, a maior parte foi registrada entre os idosos (acima de 60 anos), com 28,4% das ocorrências.

A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 31 deste mês; até o momento, 61,51% de todos os grupos prioritários tomaram a vacina.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos de crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes (em qualquer período gestacional), mulheres que tiveram parto recente, em até 45 dias (puérperas), idosos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.

PREVENÇÃO – Além da vacina, entre os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação pelo vírus da gripe está a higienização correta das mãos. Elas devem ser lavadas frequentemente com água e sabão, sendo recomendável também complementar o processo com a aplicação de álcool 70° em gel após a lavagem. Outro cuidado é higienizar periodicamente com álcool 70 ° em gel as superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas.

Recomenda-se ainda que as pessoas evitem compartilhar talheres, copos e alimentos e sempre usem lenços descartáveis para cobrir a boca na hora de tossir, espirrar ou proteger a boca com a dobra do braço, além de manter os ambientes ventilados e evitar a aglomeração de pessoas.

HÁBITOS SAUDÁVEIS - Como ressalta o chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, os cuidados preventivos devem ser adotados continuamente. “São hábitos saudáveis que precisam ser praticados por todos para diminuir o risco de mais contaminação e disseminação não apenas do vírus da gripe, mas de uma série de outras doenças”, diz.

Ele alerta, ainda, para os sintomas da doença, que incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. “Quando há suspeita de gripe (influenza), deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica o mais breve possível e iniciar o tratamento com o antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar”, orienta Lopes.

Fonte: AEN

VÍDEO:

Liga de Guarapuava promove Curso de Arbitragem de Futebol

VÍDEO:




Menino que faleceu vítima de acidente em Pinhão, recebe homenagem de CTG do Rio Grande do Sul


Na noite desta terça-feira dia 14 de Maio, as 19 horas em breve solenidade interna da entidade, o CTG Ronda Crioula, reverenciou In memoriam de Eduardo Pacheco da Silva, batizando em sua homenagem a Invernada Mirim da qual fazia parte com o seu próprio nome. O Sr. Ademir Cortina (ex-patrão) sugeriu a tal ideia. O ato teve a participação da família do Eduardo, patronagem, e dos pais crianças e associados.

Eduardo Pacheco de apenas 12 anos, morreu vítima de acidente de trânsito em Pinhão/PR em fevereiro de 2019.



O acidente aconteceu por volta das 5hs da manhã deste sábado(16/02/19), na PR-170, trecho entre Pinhão e Foz do Areia. Equipes da Defesa Civil prestaram atendimento no acidente do tipo capotamento, envolvendo um Caminhão - IVECO - STRALIS 600S40T, Vermelho. Segundo informações preliminares, motorista Cristiano Pacheco, morador de São Valentim-RS, teve ferimentos leves.

O acidente aconteceu por volta das 5hs da manhã deste sábado(16), na PR-170, trecho entre Pinhão e Foz do Areia. Equipes da Defesa Civil prestaram atendimento no acidente do tipo capotamento, envolvendo um Caminhão - IVECO - STRALIS 600S40T, Vermelho. Segundo informações preliminares, motorista Cristiano Pacheco, morador de São Valentim-RS, teve ferimentos leves. Infelizmente o filho caminhoneiro identificado como Eduardo Pacheco de 12 anos, estava junto no caminhão e entrou em óbito no local.

Fonte: www.rsagora.com.br


Foto: PRE

Adolescente é morto a tiros em Guarapuava


No dia 15 maio 19 às 21h43min a equipe policial deslocou até a rua Barroco, Loteamento Kaminski, para dar atendimento a uma ocorrência de disparo de arma de fogo. No local, segundo relatos de algumas pessoas que se encontravam em via pública, o adolescente, 16 anos, estaria transitando na rua quando se envolveu em uma briga, porém não souberam dizer quem seria a outra parte. 

Após isso um veículo Ford/Fiesta Sedan de cor branca teria passado e um dos ocupantes efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima. 

Uma equipe do SAMU prestou atendimento, mas foi constatado o óbito. Tendo em vista a aglomeração de pessoas, o médico fez o recolhimento do corpo e o transportou até a UPA Batel. 

Foi entregue por transeuntes sete estojos da marca CBC LUGER DE 9MM, os quais foram entregues na 14ª SDP. Compareceram no local o perito criminal e o investigador.
Publicidade