[Fechar]

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Colisão entre ônibus da Pérola do Oeste e caminhão deixa homem ferido em Guarapuava

O acidente aconteceu na tarde desta sexta (8), no bairro Santana.


Uma colisão entre um transporte coletivo da empresa Pérola do Oeste e uma caminhão, na rua Pedro Siqueira, no bairro Santana, fez uma vítima. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, um homem, 55 anos, teve contusão em crânio e foi encaminhado para a UPA do Trianon.

Município de Turvo aderiu ao PMAI - Programa de Atração de investimentos


o programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios do município e na sua gestão, tornando-o mais atrativo e eficiente.

O PMAI é executado em 2 etapas, transformando a maneira de atrair investimentos, resultando num diagnóstico amplo, numa governança integrada e num plano de prospecção efetivo.

Municípios que investem em promoção de desenvolvimento econômico e promocação de investimentos atraem até 3 vezes mais indústria a empregos.

Planejamento para o Desenvolvimento Econômico

Elaboração de diagnóstico socioeconômico do município.

Mapeamento de demandas e gargalos por meio de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado do município.

Projeto para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado.

Plano de atração de novos investimentos

Seleção dos setores prioritários e estruturação da proposta de valor pautados nos resultados do mapeamento.

Mapeamento das cadeias produtivas, definição das vocações econômicas do município e da estratégia para atração de novos investimentos empresariais.

Estruturação e entrega do Plano Estruturado de Prospecção.

Fonte: Prefeitura de Turvo

.

A Copa do Mundo está chegando e na Boaron Móveis você encontra vários modelos de TV para torcer pela nossa seleção


Vem ai a copa do mundo 2018, o Brasil vai em busca do hexa campeonato e a Boaron Móveis está torcendo pela nossa seleção. Entre você também nessa torcida, na Boaron você encontra vários modelos de TV, antenas parabólica digital, oi livre e oi por assinatura, onde você pode adquirir pacotes com mais de 300 canais, também várias opções de móveis e eletrodomésticos para deixar sua casa mais bonita e aconchegante.

Faça-nos uma visita e ganhe uma tabelinha da copa para acompanhar os resultados dos jogos. 

Entrega e montagem grátis na região de Turvo, Guarapuava, Pitanga e Boa Ventura. 

Boaron Móveis - Avenida 12 de maio – nº 112 Turvo - PR – Telefone (42) 3642-1064.
Manoel Ribas - PR – Avenida 07 de Setembro – Telefone (43) 3435-1401.





Turvense Pedro Henrique está em Medianeira para disputar o NFP de Futsal do Paraná


Pedro Henrique Lisboa de Turvo está em Medianeira – PR, para disputar neste final de semana, o NFP de Futsal do Paraná na categoria sub 12, pela escola Rbatista Guairacá, e está representando o Turvo nesta competição, que tem 23 equipes do estado do Paraná, com nível fortíssimo.

CAD anuncia a contratação do fixo Dan


A diretoria do Agricopel Imperium futsal CAD Guarapuava anunciou na manhã desta sexta (08/06) a contratação do fixo DAN, o atleta tem uma grande bagagem de Futsal e estava atuando no futebol de campo pelo Batel em Guarapuava, onde foi uma das referencias da equipe sendo capitão do time. Dan chega ao CAD para ser o mais experiente do grupo e fortalecer o sistema de marcação da equipe, a posição estava carente de jogadores de origem, sendo adaptados de outras posições para suprir a necessidade da formação do quarteto, a diretoria trabalha contra o tempo para regularizar o atleta para a próxima partida da Chave Ouro na terça feira fora de casa contra o Palmas, nos bastidores de diretoria, mantem se em sigilo o nome de um pivô de referência e com bagagem para incendear os jogos em casa contra os adversários diretos neste returno, que serão decisivos para as pretensões do clube na temporada. 

Assessoria CAD

Governo e prefeituras confirmam criação de consórcio de saúde



A governadora Cida Borghetti e os prefeitos de 20 municípios do Centro do Paraná assinaram nesta quarta-feira (6) protocolo de intenção para a criação do consórcio de saúde da 5ª região. O consórcio administrará o Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está pronto e recebeu investimento de R$ 9,1 milhões do Governo do Estado.

O protocolo foi um passo fundamental para a consolidação do novo consórcio e o projeto segue agora para aprovação da Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores.

Cida Borghetti ressaltou que este é o primeiro consórcio de saúde do Paraná com a participação do Governo do Estado e que segue o modelo de regionalização da saúde. “Esta parceria com os municípios demonstra o modelo que adotamos de regionalização da saúde, que possibilita avanços e amplia o acesso às políticas públicas na área”, afirmou a governadora. “A meta da nossa gestão é estruturar a saúde nas cidades para que os pacientes não precisem viajar longas distâncias para buscar atendimento”, completou.

Além da parceria na administração do consórcio, o Governo arcará com 50% das despesas de custeio do Centro de Especialidades de Guarapuava.

MUNICÍPIOS – Formam o consórcio os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

O projeto prevê também que esses municípios tenham cooperação técnica para a prestação de serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar, serviços de saúde mental.

PRIMEIRA ETAPA - De acordo com o secretário estadual da Saúde, Luiz Carlos Nardi, a proposta futura é ampliar o consórcio para a administração do Serviço Integrado de Saúde Mental e do Centro de Especialidades Odontológicas. “Esta é a primeira etapa do projeto de coparticipação financeira que pode ser levado para as outras unidades, inclusive para uma regionalização do SAMU em Guarapuava”, disse.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, explicou que o consórcio da 5 região unirá outros quatro já existentes, o que diminuirá os custos administrativos e ampliará os serviços ofertados. “Este governo rompeu o isolamento da região central e Centro-Oeste. Os serviços de especialidades que hoje são oferecidos na capital teremos mais perto das cidades e com um custo aos municípios quatro vezes menor”, disse.

CENTRO DE ESPECIALIDADES - O Centro de Especialidades de Guarapuava deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais. São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. O Centro será referência também para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região.

Fonte: AEN

Campanha de vacinação contra gripe entra na reta final



A campanha de vacinação contra gripe vai até o dia 15. Até esta sexta (8) já tinham sido aplicadas 2,5 milhões de doses da vacina em todo o Paraná. Entre os grupos-alvo da campanha, o índice de cobertura vacinal é de 81% do total previsto. Entre os grupos que devem ser vacinados, as crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos apresentam a menor taxa de cobertura vacinal. Apenas 62% das crianças paranaenses dessa faixa etária foram imunizadas.

Outro grupo com baixa adesão é o de mulheres grávidas. Das 116.324 doses previstas para as gestantes paranaenses, apenas 76.385 foram aplicadas. Também preocupa o índice de vacinação entre doentes crônicos. Já foram aplicadas 517 mil doses entre as pessoas desse grupo, mas estima-se que pelo menos 739 mil deveriam receber a vacina.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que o Paraná já registrou 18 mortes por causa da gripe. Desse total, pelo menos 13 eram doentes crônicos. “O vírus está em circulação e, infelizmente, poderá fazer mais vítimas. Precisamos usar todas as estratégias disponíveis para prevenir o avanço dessa doença, incluindo a vacinação das populações mais sensíveis, como doentes crônicos, gestantes e crianças”, afrmou Nardi.

Outros grupos estão com melhores índices de cobertura vacinal, como as populações indígenas e mulheres que tiveram parto recente (puérperas). Nesses dois segmentos, já foram aplicadas 100% das doses previstas inicialmente. Entre idosos, o índice de cobertura vacinal chega a 92%.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, disse que ainda falta vacinar mais de 445 mil pessoas em todo o Estado. “Nesta última semana de campanha queremos reforçar o chamado aos grupos que precisam se vacinar e ainda não o fizeram. Aproveitem essa semana para se vacinar. A vacinação é rápida e segura”, ressalta Júlia.

REGIONAIS – Entre as 22 Regionais de Saúde do Estado, sete (Irati, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel, Cianorte, Jacarezinho e Ivaiporã) já conseguiram vacinar mais de 90% da população-alvo, outras dez estão com índices acima de 80% e quatro, incluindo a 2ª Regional de Saúde, que engloba a Região Metropolitana de Curitiba, têm cobertura vacinal de mais de 70% da população-alvo.

Apenas uma regional, a de Paranaguá, que abrange os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, ainda não atingiu 70% de cobertura vacinal. Nessa regional, apenas 41% das crianças e 50% das grávidas que deveriam receber a vacina foram imunizadas.

PÚBLICO-ALVO – Os grupos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foram definidos pelo Ministério da Saúde levando em conta diversos fatores, entre eles o risco de exposição aos vírus e o grau de resistência do organismo à doença.

Em 2018, fazem parte do público-alvo as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (mulheres que tiveram parto recente, em até 45 dias); trabalhadores da área da saúde; professores (rede pública e particular); idosos (mais de 60 anos de idade); populações indígenas e doentes crônicos.

No caso dos doentes crônicos, são considerados alvos da campanha pessoas com diabetes, doenças crônicas respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas; transplantados; obesidade grau III; pessoas com trissomias como Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras; e imunossupressão (comprometimento do sistema imunológico). Para receber a vacina, os doentes crônicos devem apresentar uma carta de recomendação médica nos postos de vacinação.

Fonte: AEN

Veículo com coletes a prova de bala e armamento capota próximo à Nova Tebas


Segundo informações, nessa sexta-feira (08), um veículo capotou próximo de Nova Tebas - PR, dentro tinha coletes a prova de bala, armamentos, pé de cabra e tocas (estilo ninja). 

No veículo havia quatro elementos, que fugiram para o mato e um deles está ferido. 

A Polícia Militar e Choque fazem buscas na região.

As informações são do Blog Jonei farias

Homem é encontrado morto em Guarapuava


Às 19h30min, uma equipe de policiais militares deslocou até a Rua Getúlio Vargas, Bairro Trianon, onde o médico plantonista do SAMU relatou que foi acionado pela solicitante, a qual chegou em sua residência e encontrou em óbito, na garagem, dentro do veículo, um homem (52), sendo constatado pelo médico a situação, o qual repassou a equipe que o mesmo possuía algumas escoriações, porém não era possível afirmar se eram recentes. Diante do fato, foi acionado equipes da Polícia Civil e Criminalísticas para os demais procedimentos.

Fonte: 16º BPM

Ocorrências policiais em Pitanga, Manoel Ribas e Laranjal



PITANGA -AMEAÇA: No dia 07 de Junho de 2018, ás 19h30min atendendo solicitação do investigador da Policia Civil, a equipe PM juntamente com o mesmo deslocou a localidade de XV de Abaixo, onde por relato da solicitante seu ex-convivente encontrava-se bastante agressivo e dizendo que iria matar a mesma e sua filhas, a qual tem medida protetiva contra o agressor, diante da suposta agressão vitima saiu de casa e se abrigou nos vizinhos, no local a equipe entrou em contato com a vitima, foi deslocado a residência e localizado o autor da ameaças nas proximidades da casa, em revista foi localizado uma faca de fabricação caseira em sua cintura, o qual por relato do mesmo por situação anterior faz 10 dias que está abrigado no matagal próximo a residência da vitima, foi dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado juntamente com a vitima a 45ª DRP para as demais providencias. 

PITANGA - AMEAÇA: No dia 07 de Junho de 2018, as 19h20 min, atendendo solicitação, a equipe deslocou até a rua Bandeirantes x rua Rodolfo Grande, onde a solicitante relatou que seu cunhado, estava agredindo fisicamente sua irmã. Com a equipe no local foi constatado o fato, sendo que o cunhado da solicitante estava agressivo e com sintomas de embriagues. Mediante representação da vitima o autor foi conduzido até a 45 DRP para demais providencias cabíveis. 

PITANGA - AMEAÇA: No dia 07 de Junho de 2018, ás 18h40min atendendo solicitação, onde a vitima relatava que nesta data seu ex-convivente, ameaçou de matar seus pais e a solicitante, momento em que parou um veiculo santa-fé preto ao seu lado na Av Brasil próximo ao mercado Regina e tentou cola-la dentro, diante dos fatos a equipe foi até a residência do agressor e efetuou patrulhamentos, mas não obteve êxito em localiza-lo. Foi orientado a solicitante quanto aos demais procedimentos. 

MANOEL RIBASPORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO: No dia 07 de Junho de 2018, por volta das 21h00min a equipe juntamente com a equipe PM de Cândido de Abreu ao verificar uma denuncia de trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, realizou a abordagem na rua Marechal Deodoro da Fonseca e durante abordagem foi localizada na cintura de um masculino, uma pistola pt58 .380 marca Taurus com duas munições intactas registro kpa58259, diante dos fatos com a autorização do mesmo as equipes realizaram buscas na residência do abordado, nada de ilícito localizado, diante dos fatos autor foi encaminhado juntamente com a arma a delegacia de pitanga para os procedimentos cabíveis. 


LARANJAL DANO: No dia 07 de junho de 2018 ás 19h30min via fone a solicitante, relatou que seu convivente chegou embriagado na residência, e esta indagou porque ele tinha bebido, então começaram a discutir, sendo que seu marido quebrou uns vidros de perfumes e uma porta de um guarda roupa. Com a equipe no local foi constatado o fato e em dialogo com o casal ficou resolvido que o autor iria retirar umas roupas e posteriormente posar em um hotel sendo assim a equipe fez a segurança , até que retirasse seus pertences, a solicitante não quis representar. Ambos foram orientados quanto aos procedimentos cabíveis ao fato. 

LARANJAL - AMEAÇA/DANO: No dia 07 de Junho de 2018, em continuação do B.O.U de Dano. A solicitante , de 44 anos relatou que seu convivente voltou a residência falando para a solicitante abrir a porta se não ele iria arrebentar a porta e ameaçou sua amasia. A equipe constatou e diante do fato a equipe deslocou até a DP de palmital para tomar medidas cabíveis a ocorrência.

Fonte: 3ª Companhia de Polícia Militar de Pitanga

Publicidade