terça-feira, 27 de março de 2018

Apae de Turvo convida a todos para 1ª Caminhada de Conscientização do Dia do Autismo


Na segunda feira, 02 de abril, a Escola Emílio Mudrey Apae de Turvo estará realizando a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, a partir das 09 horas, com saída em frente da APAE. Ficaremos felizes com a sua participação. Na terça feira dia 3 de abril palestra no salão paroquial, a partir das 08 horas com apresentação dos alunos das escolas municipais. Se possível, comparecer com camiseta azul (cor simbolizada pelo autismo). 

Contamos com a sua presença.

Venda do pinhão só é permitida a partir de 1º de abril



O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alerta que colheita e a comercialização do pinhão só são permitidas a partir de 1º de abril. Com o objetivo de garantir o consumo sustentável e a proteger a reprodução da araucária, também são proibidos até esta data o transporte e o armazenamento do fruto tradicionalmente consumido no Estado quando as temperaturas começam a cair.

As normas e instruções referentes ao pinhão estão estabelecidas na portaria do IAP nº 046/2015. Além da data para início da colheita, a regulamentação também proíbe, em qualquer data, o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.

O objetivo da portaria do IAP é proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção. “É nessa época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas para garantir a perpetuidade da espécie, bem como a alimentação da fauna nativa. Por isso, é importante conciliar a geração de renda proporcionada pela coleta e comercialização do pinhão com a conservação da espécie", explica o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon.

Outra recomendação feita pelos técnicos do IAP é que as pessoas esperem os frutos caírem para fazer a coleta. “O ideal é que o consumo seja somente dos pinhões em que houve a queda da pinha, pois, além do risco de queda que existe ao subir em uma árvore como a araucária, o fato do pinhão estar no chão mostra maior probabilidade da pinha já ter completado o seu ciclo de maturação”, explica o diretor.

MULTA - De acordo com as normas ambientais, a pessoa que for flagrada na venda, transporte ou no armazenamento do pinhão antes de 1º de abril está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300,00 para cada 60 quilos de pinhão.

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link “Fale Conosco”, no site do IAP (http://www.iap.pr.gov.br ), ou diretamente nos Escritórios Regionais do órgão ou na Polícia Ambiental. “A participação da sociedade denunciando, e, principalmente, não comprando pinhão antes da data permitida, assim como pinhas verdes, é muito importante para garantir a perpetuidade das araucárias”, disse Francelo.

Fonte: AEN

Preso um dos líderes do crime no PR; corpo retirado de caixão era para mostrar poder


Um dos bandidos mais procurados, suspeito de comandar assaltos a bancos e a carros-fortes no Paraná, foi preso nessa segunda-feira (26), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Célio Afonso da Silva, 42 anos, conhecido como ‘Coelho’, integra o PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. Ele é suspeito de ter cometido vilipêndio contra uma das suas vítimas assassinada por ele, no bairro Pilarzinho, em Curitiba.

As investigações acontecem há meses, mas a aproximação com o paradeiro de Coelho aconteceu em Guaraqueçaba, quando um dos integrantes da quadrilha que ele atua deixou cair um celular.

O chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, explicou à Banda B, em entrevista coletiva, que os trabalhos exigiram inteligência, justamente, pela alta periculosidade do procurado.

“Essa quadrilha, chefiada pelo Coelho, vinha dando muito trabalho para as autoridades. Ele já é um criminoso de longa carreira policial, responde a mais de 30 processos, tem condenações que superam 34 anos de reclusão, sem contar outros processos. Ele foi resgatado da PEP em janeiro do ano passado quando houve uma explosão de um muro e uma faccção criminosa regstou os principais membros da quadrilha. De lá para cá foram inúmeros ataques a caixa eletrônicos, carros-fortes”, contou.

A polícia atribui a Coelho a participação em grandes eventos criminosos – em Pitanga, onde houve troca de tiros no assalto ao banco; também aos carros-fortes próximo a Colônia Witmarsum, situação em que dois vereadores da Câmara de Barra do Jacará foram baleados. “Nessa situação, estamos divulgando um vídeo onde ele aparece manuseando uma das armas que foi apreendida”, disse Brown. Há suspeita de que Coelho participou de assaltos a bancos em Guaraqueçaba, Palmeira, sequestro de gerente em Rio Branco do Sul, entre outras.

“A que mais chamou atenção foi em fevereiro, na região do Bracatinga, no Pilarzinho, quando ele fuzilou três pessoas, duas morreram com tiros de fuzil 47, bastante violento. Ele e outro comparsa praticaram vilipêndio, foram até o cemitério e o objetivo era levar o corpo na ponte do Pilarzinho para amedrontar as facções rivais. É um bandido que vinha dando bastante trabalho para a polícia, foram meses de investigação e conseguimos pegá-lo quando andava pelas ruas, em São José dos Pinhais, atual esconderijo”, detalhou.

Desde 2007, ‘Coelho’ já foi preso quatro vezes, última pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil, pelo sequestro de um gerente de banco em Matinhos, litoral do Paraná. Ele foi um dos arrebatados em janeiro do ano passado da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), conforme explicou o delegado.

A polícia continua nas investigações para tentar apreender número maior de armas, drogas e outros aparatos criminosos. “Todos os crimes estão sendo investigados em conjunto com o Bope, com a Polícia Federal, Militar”, finalizou o delegado.

Assista ao vídeo divulgado pela Polícia Civil, onde ‘Coelho’ é filmado utilizando um fuzil utilizado em um dos crimes praticados pela quadrilha que ele integrava:

PF apreende colheitadeira "recheada" com uma tonelada de droga

VÍDEO:

A Polícia Federal de Cascavel apreendeu quase uma tonelada de maconha camufladas no interior de uma colheitadeira, na madrugada de hoje (27), na cidade de Assis Chateubriand.

Após receberem denúncias de que a carga estaria sendo transportada em um caminhão prancha, os policiais foram até a cidade de onde partiu o relato e conseguiram abordar o caminhão em um posto de combustíveis. O motorista, caminhão e colheitadeira foram levados até a delegacia da PF de Cascavel e somente quando foi aberto a graneleira do implemento agrícola é que veio a surpresa, cerca de uma tonelada de maconha estava escondida dentro do compartimento.

O motorista relatou aos policiais que apenas foi contratado para transportar o equipamento da cidade de Assis Chateubriand - PR até Guará - SP e que não sabia da existência do entorpecente. Ele foi ouvido e possivelmente seria liberado com o caminhão mas a ceifa que escondia a carga valiosa ficaria apreendida.

A carga de acordo com a polícia se chegasse ao destino final, poderia ser comercializada por até 1 milhão de reais. As diligências agora continuam afim de encontrar o dono do implemento que transportava a carga valiosa.

Fonte: Tarobá News



Em Guarapuava, mulher envenena bebida do marido e é obrigada a tomar também


No dia 26 de Mar. 18. às 20h59min, policiais militares deslocaram até o UPA Primavera, onde a vítima teria dado entrada para atendimento após ser agredida, algumas horas antes, por seu marido. A vítima relatou que esperou o marido sair da residência e envenenou uma bebida (achocolatado), que ao retornar, ele ingeriu a bebida e notou que o sabor estava diferente, fazendo-a beber em seguida. Posteriormente, ambos foram até a UPA Primavera em busca de atendimento médico. Após serem liberados, ambos encaminhados até a 14ªSDP para os procedimentos cabíveis. Obs: O restante da bebida envenenada foi apreendida e encaminhada até a 14º SDP.

Fonte: 16º BPM 

Coagrotur - Cooperativa Agroindustrial de Turvo realizou Assembleia Geral Ordinária


Na manhã do último sábado, 24 de março, aconteceu nas dependências da Coagrotur - Cooperativa Agroindustrial de Turvo, antiga Associação dos Hortifrutigranjeiros, a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas referente ao ano de 2017, que foi aprovada pelos sócios presentes.

Também teve a eleição da nova diretoria, que foi eleita por aclamação e empossada. 

Após o evento foi servido um delicioso almoço para os participantes. 

A Coagrotur está situada as margens da Rodovia PRC-466, entrada para o Parque Industrial. Fone (42) 3642-1196.

Fotos: Jairo Camargo