[Fechar]

terça-feira, 27 de março de 2018

Preso um dos líderes do crime no PR; corpo retirado de caixão era para mostrar poder


Um dos bandidos mais procurados, suspeito de comandar assaltos a bancos e a carros-fortes no Paraná, foi preso nessa segunda-feira (26), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Célio Afonso da Silva, 42 anos, conhecido como ‘Coelho’, integra o PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. Ele é suspeito de ter cometido vilipêndio contra uma das suas vítimas assassinada por ele, no bairro Pilarzinho, em Curitiba.

As investigações acontecem há meses, mas a aproximação com o paradeiro de Coelho aconteceu em Guaraqueçaba, quando um dos integrantes da quadrilha que ele atua deixou cair um celular.

O chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, explicou à Banda B, em entrevista coletiva, que os trabalhos exigiram inteligência, justamente, pela alta periculosidade do procurado.

“Essa quadrilha, chefiada pelo Coelho, vinha dando muito trabalho para as autoridades. Ele já é um criminoso de longa carreira policial, responde a mais de 30 processos, tem condenações que superam 34 anos de reclusão, sem contar outros processos. Ele foi resgatado da PEP em janeiro do ano passado quando houve uma explosão de um muro e uma faccção criminosa regstou os principais membros da quadrilha. De lá para cá foram inúmeros ataques a caixa eletrônicos, carros-fortes”, contou.

A polícia atribui a Coelho a participação em grandes eventos criminosos – em Pitanga, onde houve troca de tiros no assalto ao banco; também aos carros-fortes próximo a Colônia Witmarsum, situação em que dois vereadores da Câmara de Barra do Jacará foram baleados. “Nessa situação, estamos divulgando um vídeo onde ele aparece manuseando uma das armas que foi apreendida”, disse Brown. Há suspeita de que Coelho participou de assaltos a bancos em Guaraqueçaba, Palmeira, sequestro de gerente em Rio Branco do Sul, entre outras.

“A que mais chamou atenção foi em fevereiro, na região do Bracatinga, no Pilarzinho, quando ele fuzilou três pessoas, duas morreram com tiros de fuzil 47, bastante violento. Ele e outro comparsa praticaram vilipêndio, foram até o cemitério e o objetivo era levar o corpo na ponte do Pilarzinho para amedrontar as facções rivais. É um bandido que vinha dando bastante trabalho para a polícia, foram meses de investigação e conseguimos pegá-lo quando andava pelas ruas, em São José dos Pinhais, atual esconderijo”, detalhou.

Desde 2007, ‘Coelho’ já foi preso quatro vezes, última pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil, pelo sequestro de um gerente de banco em Matinhos, litoral do Paraná. Ele foi um dos arrebatados em janeiro do ano passado da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), conforme explicou o delegado.

A polícia continua nas investigações para tentar apreender número maior de armas, drogas e outros aparatos criminosos. “Todos os crimes estão sendo investigados em conjunto com o Bope, com a Polícia Federal, Militar”, finalizou o delegado.

Assista ao vídeo divulgado pela Polícia Civil, onde ‘Coelho’ é filmado utilizando um fuzil utilizado em um dos crimes praticados pela quadrilha que ele integrava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade