[Fechar]

sábado, 6 de maio de 2017

Inscrições para o Enem começam na segunda-feira


A Secretaria de Estado da Educação informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (08) e vão até 19 de maio, exclusivamente pela internet, na página enem.inep.gov.br/participante. O interessado deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade, além de um endereço de e-mail para receber avisos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame. 

A taxa de inscrição do Enem foi reajustada de R$ 68 para R$ 82, mas estão isentos do pagamento todos os alunos da rede estadual paranaense que concluem o ensino médio este ano, matriculados em qualquer modalidade. Cerca de 90 mil alunos serão contemplados por esta isenção. 

CONTEÚDO - O exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, ao contrário de anos anteriores, quando era realizado em apenas um fim de semana. 

No primeiro dia os participantes terão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. 

No segundo domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha. 

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir deste ano, o Enem não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio, para participantes que ainda não haviam concluído essa etapa de sua educação. 

Serviço: 

Inscrições: de 08 a 19 de maio 

Provas: 05 e 12/11/17 

Site oficial: enem.inep.gov.br/participante

Está acontecendo em Turvo o XXVI Rodeio Crioulo Interestadual, o Rodeio das Multidões



Começou nessa sexta-feira, 05 de maio e vai até domingo, o XXVI Rodeio Crioulo Interestadual, o Rodeio das Multidões no CTG Rincão do Pinhal em Turvo.

O Rodeio faz parte das festividades em comemoração aos 35 anos do município de Turvo que acontece no dia 12 de Maio.





Estaremos publicando mais fotos no link abaixo: 

.

CAD JOGA EM PATO BRANCO PELA LIGA NACIONAL



O Poker Óleo Leve Guarapuava futsal joga hoje, 06, em Pato Branco pela Liga Nacional às 20h15min, no ginásio Dolivar Lavarda contra o Pato Futsal. A equipe Guarapuava treinou a semana inteira e está preparada para fazer uma bela disputa fora de casa.

Relacionados para o jogo:

Goleiros: Deivd e Lucas Santos.

Fixos: Eder, Cesinha, Djaelson.

Alas: Darici, Pelé, Ouchita e Gauchinho.

Pivôs: Roni, Maico e Barbosa.

Após um jogo de suspenção, o Ala/fixo Djaelson está à disposição do técnico João Carlos Barbosa e, e sabe da importância de voltar num jogo tão importante na competição. “A gente nunca gosta de ficar de fora, mas graças a Deus, os meus companheiros deram conta do recado e superaram a ausência da melhor maneira possível. E, agora espero retornar e ajudar com minha parcela de contribuição”.

A Liga Nacional está muito equilibrada e o Pato Futsal numa ótima fase, com 6 pontos e em 3ª lugar geral da classificação. Já o CAD vem de uma vitória contra o Concórdia e, está ativo na competição com 3 pontos. “Hoje os times estão bem equilibrados e a marcação está prevalecendo. A nossa equipe é aguerrida, tem uma marcação forte e, se vencermos, vamos para o topo da tabela”, finaliza Djaelson.

O jogo vai ser transmitido pela Rádio Cultura e Rádio Cacique de Guarapuava.

ASSESSORIA CAD

Motorista sem habilitação e 'sob influência do álcool' causa acidente com três mortos



Um acidente entre dois carros na BR-369 em Corbélia, no oeste do Paraná, matou três pessoas na madrugada deste sábado (6), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quatro sobreviveram.

O motorista que causou a batida, conforme a PRF, não possui habilitação e estava "sob a influência de álcool". O teste de bafômetro apontou 0,68 mg/l – sendo que o limite para que o motorista não seja multado é de 0,05 mg de álcool por litro de ar.

Segundo a PRF, o condutor do veículo preto, que seguia sentido Cascavel, também no oeste do estado, perdeu o controle da direção invadindo a faixa contrária e batendo de frente com o automóvel prata que seguia no sentido oposto.

Vítimas

No carro preto, que invadiu a pista contrária, havia cinco pessoas: o condutor de 28 anos, uma mulher de 38 e três homens – dois deles morreram dentro da ambulância que foi prestar socorro. Eles tinham 31 e 49 anos.

O motorista e a mulher tiveram ferimentos leves e a outra vítima, um homem de 34 anos, foi levada em estado grave para o Hospital Universitário (HU) de Cascavel.

O condutor do veículo prata, um rapaz de 29 anos, morreu dentro da ambulância. A jovem que estava junto, de 19 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhada para o HU.

O condutor do automóvel que causou o acidente foi levado para o HU. Ao receber alta, ele será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, de acordo com a PRF. A PRF informou que equipes da corporação devem fazer a escolta dele.

Ainda segundo a PRF, o motorista da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu às vítimas, é sobrinho de um dos passageiros que estava no carro que invadiu a pista no sentido oposto e acabou morreu no local do acidente.

A batida aconteceu perto da praça de pedágio de Corbélia, no km 495 da rodovia, por volta das 5h.

Fonte: G1 - PR

Publicidade