[Fechar]

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Acontece neste final de semana em Jaciaba, a 2ª Festa dos Agricultores e Pecuaristas


ACET convida seus sócios para Assembléia Geral Extraordinária e jantar em comemoração ao Dia da Mulher





Após a Assembleia, será realizado um jantar para a Mulher Empresária, em comemoração ao Dia da Mulher. Valor R$ 50,00

O poder da mulher deve ser celebrado! Venha e comemore conosco, em uma cerimônia muito especial, este dia tão importante. 


. .

A Câmara Municipal de Turvo teve suas primeiras semanas de muita produtividade


Foram aprovados, nessas três primeiras sessões, seis projetos de lei oriundos do Poder Executivo, sendo eles: 01/2017, de adesão ao consorcio intermunicipal, para pavimentação asfáltica das ruas da cidade, construção de meio fio, galerias e outros. 02/2017, reposição salarial dos servidores municipais retroativo ao mês de janeiro, com percentual de 6,28%. 03/2017, implantação de programa de recuperação fiscal – REFISTUR-2017. 04/2017, concessão de uso de imóvel para ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo. 05/2017, abertura de crédito especial e 06/2017, alteração da Lei de criação do Sistema de Controle Interno. 

Deu entrada ainda projeto de lei de autoria do vereador Eraldo Mattos de Oliveira, dispondo sobre que a “CAVALGADA”, seja definida como evento oficial do município e realizada durante as festividades de aniversario do município. 

Foram ainda apresentadas 10 indicações de serviços diversos a serem realizados no interior do município, tais como manutenção de estradas, reconstrução de pontes e bueiros, limpeza de órgãos públicos, manutenção de rede de iluminação pública.

As comissões permanentes tiveram trabalho dobrado durante esses dias, pois as mesmas se reúnem durante a semana para o estudo dos projetos de lei, verificando a legislação afim de cada uma das matérias e também a eficiência e eficácia de cada um dos projetos de lei apresentados.

Ainda nessas primeiras sessões ocorreram duas audiências públicas, sendo a do setor financeiro da prefeitura, com a exposição do fechamento do ano de 2016, onde se pode evidenciar todos os valores gastos, pagos e empenhados no ultimo quadrimestre, onde o município teve um déficit bastante acentuado. 

A secretaria de Saúde também apresentou em audiência publica todo o trabalho realizado no ultimo quadrimestre de 2016, com o quantitativo de consultas e outros procedimentos, também os investimentos e apresentação da secretária de Saúde senhora Roberta Fagundes de Oliveira Schimanski.

Araupel e MST selam acordo com intermediação do Governo do Estado



O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da madeireira Araupel, que selaram um acordo de convivência pacífica nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado. O termo é resultado de seis meses de negociações intermediadas pela Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, do Governo do Estado, e foi firmado pelo Ministério Público do Paraná no dia 9 de fevereiro.

Com o acordo, a Araupel poderá fazer a extração das florestas de pinus e eucalipto na Fazenda Pinhal Ralo, em Rio Bonito do Iguaçu, com acesso pelas pontes do Rio das Cobras e do Rio das Despedidas. O MST, por sua vez, pode manter no local o acampamento onde vivem três mil famílias. 

Richa destacou que o acordo só foi possível graças a um entendimento entre todas as partes que estavam dispostas a negociar. “Conseguimos um ótimo acordo, que garante a operação da Araupel, preservação de empregos na região e o sossego e paz para o movimento, que pode tratar de forma mais tranquila suas necessidades”, disse o governador. “Quando as coisas caminham de forma harmônica, conseguimos avançar e trazer boas soluções para todos”, afirmou. 

SOLUÇÕES – Richa lembrou que se reuniu em Brasília, no ano passado, com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para buscar soluções para os conflitos agrários no Paraná. Ele também ressaltou que o governo sempre aposta no diálogo para resolver as questões que envolvem os cidadãos paranaenses. 

“Acima da competência, de medidas importantes e de um bom planejamento de governo, é preciso haver sensibilidade por parte do governante”, disse. “Nós temos sensibilidade de entender a importância das reivindicações dos movimentos sociais e sempre procuramos dialogar para resolver essas questões”, salientou. 

JUSTIÇA - O assessor especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, destacou que o acordo garante a convivência entre as partes enquanto ainda não há uma decisão sobre a propriedade da área, que corre na Justiça Federal. “Com isso, a empresa volta a trabalhar em Rio Bonito do Iguaçu, já que em Quedas do Iguaçu a situação não há mais restrições”, explicou. “O MST continua ocupando e plantando nessas áreas e a Polícia Militar dá a segurança necessária para que haja convivência até que saia a decisão judicial”, disse. 

ESFORÇO – Diego Moreira, membro da Coordenação Nacional do MST, elogiou o esforço do Governo do Estado em buscar uma solução para os conflitos e garantir a estabilidade na região. “É um acordo simbólico, principalmente no momento que o Brasil vive. É uma atitude que manifesta os passos que precisamos dar para o fortalecimento da democracia”, afirmou. 

“Ele permite que as famílias possam trabalhar, que as 750 crianças que vivem lá possam estudar e também desvincula do movimento a falsa ideia de que o MST esteja furtando madeira nessa área. Queremos resolver de forma pacífica esse conflito que é de grande dimensão”, explicou Moreira. 

O diretor de Operações da Araupel, Norton Fabris, ressaltou que o acordo permite que a empresa continue operando nos dois municípios. De acordo com ele, a madeireira é responsável por 40% da economia da região e gera mil empregos diretos e outros três mil indiretos.

“Fazemos este acordo como uma trégua emergencial para que possamos dar continuidade à nossa operação. Éramos muito prejudicados com a falta de acesso às florestas e teríamos um horizonte muito curto de trabalho se essa situação continuasse”, contou. “Também é fundamental o apoio das forças de segurança do Estado para acabar com os furtos de madeira que ocorrem a luz do dia”, disse Fabris. 

FURTO DE MADEIRA – Além de garantir a convivência pacífica, o objetivo do acordo é também acabar com os furtos de madeira na região, denunciados tanto pela Araupel como pelo MST. Para isso, será formada uma força-tarefa envolvendo as polícias Militar, Civil, Ambiental e Rodoviária Estadual e o Instituto Ambiental do Paraná para eliminar a extração ilegal de madeira. 

“No dia 2 de março teremos uma reunião em Laranjeiras do Sul para começar efetivamente este trabalho em conjunto e ajustar a questão da segurança pública na região”, afirmou Serighelli. 

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Maurício Tortato, explicou que as forças de segurança atuarão tanto na busca de soluções pacíficas para o conflito como para evitar os furtos. “Vamos intensificar a atuação da Polícia Ambiental para evitar os crimes ambientais e o furto de madeira. Também iremos compor um quadro para uma atuação presente da Polícia Militar, com o objetivo de viabilizar a atividade econômica da Araupel e alcançar a paz no campo”, afirmou.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade a vice-governadora Cida Borghetti; o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto; a representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Juliana Romano; o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Dias; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Professor Lemos.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Mais de 30 presos fogem da cadeia pública de Santo Antônio da Platina



Quatro dos 31 presos que fugiram da cadeia pública de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, na noite de domingo (19), foram recapturados pela Polícia Militar (PM) até esta terça-feira (21). Os detentos que participaram da rebelião na unidade retornaram para as celas logo depois do fim do motim. A fuga ocorreu após um agente carcerário ser rendido.

De acordo com o Departamento de Execuções Penitenciárias do Paraná (Depen), duas portas da carceragem foram danificadas durante a fuga. Durante a revista nas celas também foram encontrados celulares e armas improvisadas. Um inquérito policial e um processo administrativo foram abertos para apurar o caso.

A fuga ocorreu no momento que o agente fechava uma das portas da carceragem. A Polícia Militar informou que ficaram na unidade os presos que não quiseram fugir. Esses detentos, fizeram o carcereiro como refém, tomaram a unidade e subiram no telhado. A rebelião foi encerrada assim que o juiz da Vara de Execuções Penais chegou no local. O agente sofreu um ferimento na cabeça.

A cadeia pública de Santo Antônio da Platina está superlotada. O prédio tem capacidade para 57 detentos, mas antes da fuga estava com 103.

Fonte: G1-PR

CAD ANUNCIA JOGOS AMISTOSOS



O Poker Óleo Leve Guarapuava Futsal, está fazendo sua pré-temporada e já marcou jogos amistosos para o mês de Março.

No dia 4 de Março, no Ginásio Municipal da Cidade do Verê localizada na região sudoeste do Paraná. Cad e Marreco de Francisco Beltrão se enfrentam às 20hs. 

No dia 8 de Março, será a vez dos comandados do técnico Banana jogarem pela primeira vez na temporada perante o seu torcedor, a partida terá início às 20hs no joaquinzão contra o Marreco da Cidade de Francisco Beltrão.

E encerrando a série de amistosos, no dia 11 de Março, às 20hs no joaquinzão os guarapuavanos recebem a equipe Doce D’ocê /Coronel Futsal, da Cidade de Coronel Vivida localizada na região sudoeste do Paraná, a equipe irá disputar o Campeonato Paranaense da Chave Bronze.

No final do mês de Março iniciará o Campeonato Paranaense da Chave Ouro, a competição terá 11 equipes, que se enfrentam em turno e returno passando os oitos primeiros colocados para os playoffs.

A tabela da competição será anunciada esta semana.

ASSESSORIA CAD

Morre aos 62 anos em Turvo, Pedro Camargo dos Santos


Morreu na noite dessa segunda-feira, 20 de fevereiro, o senhor Pedro Camargo dos Santos, com 62 anos de idade. O velório está acontecendo na Capela Mortuária. Ás 16h00 acontece a missa de corpo presente, em seguida o sepultamento que será no Cemitério do Rio Bonito.

O senhor Pedro era bastante conhecido em Turvo, conhecido também como Pedro da dona Lucia.

Nossas condolências a família enlutada.

Sebrae e Sicredi dão dicas de crédito responsável na Feira do Empreendedor, em São Paulo

Cartilha ensina empresários a se livrarem do endividamento.

Mais de 70 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, que recebe desde o dia 18 de fevereiro, a sexta edição da Feira do Empreendedor. O evento segue até o dia 21 apresentando dicas de negócios, tanto para quem já tem uma empresa, quanto para quem pretende abrir uma.
A crise econômica pela qual o Brasil passa aumentou o número de demissões, colocando no mercado muitos profissionais competentes. Na falta de oportunidades de recolocação, essas pessoas estão empreendendo nas mais diversas áreas.
Mas, antes de iniciar o negócio, buscam dicas junto ao Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), promotor do evento que deve reunir cerca de 150 mil pessoas durante os quatro dias de realização. Um dos grandes empecilhos no momento de abertura da empresa é o acesso ao crédito, pois os bancos exigem várias garantias para conceder o dinheiro para aquisição de máquinas, aluguel do ponto comercial, contratação de pessoal e outros.
O gerente de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá, lembra que a maioria dos novos empreendedores encontram dificuldades para captar recursos. "Além de um plano de negócios, é preciso encontrar uma instituição financeira que dê ouvidos ao cliente. Nas nossas cooperativas procuramos dar esse atendimento diferenciado e oferecer a melhor solução, além de dar dicas de crédito responsável", ressalta.
Outro diferencial importante de uma instituição financeira cooperativa é a utilização de taxas mais competitivas que as aplicadas pelos bancos tradicionais. Além de oferecer todos os serviços financeiros, como conta corrente, cartão de crédito, investimentos e outros, as cooperativas não cobram IOF nos financiamentos.
Além disso, Sicredi e Sebrae-SP produziram a cartilha "Livre sua empresa do endividamento", que busca ajudar empresários que já têm um negócio, mas enfrentam dificuldades para sanar as dívidas. "Existem várias formas de sair do problema, uma delas é organizar uma lista de credores, com valores, multa e juros. Além disso, é importante analisar todas as opções de linhas de crédito e saber qual a capacidade de pagamento mensal", adianta Adilson.
O executivo será um dos palestrantes do evento. Às 11h desta terça-feira (21), o gerente do Sicredi falará sobre "Como cooperativas de crédito podem auxiliar a gestão financeira de empreendedores". Em seguida, às 13h30, Eduardo Goni, do Banco Cooperativo Sicredi, falará sobre o "Mercado de cartões no Brasil: oportunidade para empreendedores".
Outra palestra promovida pelo Sicredi será com o criador da SambaTech, Gustavo Caetano. O executivo, considerado um dos 50 principais empreendedores do Brasil, falará sobre inovação, a partir das 19h.

Serviço
Feira do Empreendedor SEBRAE:
Quando: 18 a 21 de fevereiro de 2017, das 10h às 21h
Onde: Pavilhão Anhembi Parque - Av. Olavo Fontoura, 1209- São Paulo – SP
Entrada franca

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Samuel Kruk
Assessor de Comunicação

Comunicação e Marketing

Sicredi Planalto das Águas PR/SP – Guarapuava/PR
Publicidade