sábado, 6 de fevereiro de 2016

Quantos habitantes seriam ideais para o Turvo?



Mais da metade da população mundial já reside em áreas urbanas e ao pensar sobre o futuro de um município, uma das primeiras questões que precisam ser debatidas, é o tamanho da cidade. Alguns questionam sobre “a partir de quantos habitantes uma cidade se torna viável”, e “qual é o impacto que um crescimento populacional descontrolado causa nas finanças públicas”. Mas a verdade é que quanto menor o tamanho da população, maior é o desafio para promover o desenvolvimento humano.

Estudos do IPARDES apontam que, mantidas as tendências dos últimos anos, em 2030 a população do Paraná estará ainda mais concentrada (44% do total) no entorno de três grandes cidades – Curitiba, Londrina e Maringá – e ocorrerá um esvaziamento da maioria dos municípios pequenos. Muitos pesquisadores da área estudam soluções para os problemas das grandes metrópoles e, apesar da importância do tema quando envolve os pequenos aglomerados humanos, é preocupante constatar o silêncio brasileiro em torno dele. Por outro lado, através da organização e de planejamento, é possível encontrar caminhos para o desenvolvimento – e o tamanho populacional não é um impedimento para uma cidade se desenvolver, como nos mostra o exemplo de Quatro Pontes, no Oeste do Paraná.

Nos pequenos municípios do país a economia local, na grande maioria, é dependente dos recursos públicos e alguns especialistas apontam que o melhor seria promover a fusão destes com outros maiores. Mas algumas cidades pequenas conseguem através da agricultura, pecuária, turismo, ou indústrias, prover uma renda relativamente elevada para seus munícipes – por exemplo, a cidade Santa Rita do Trivelato, no Mato Grosso.
Fonte: IBGE
Em Turvo, em 1991 havia 14.146 habitantes, chegando a 14.530 no ano de 2000, segundo o IBGE. Houve um crescimento populacional de 2,71% no período. Por outro lado, em 2010 foram contados 13.811 habitantes, apresentando uma queda 4,94% na população, em uma década. Porém, municípios da região tiveram índices ainda maiores de esvaziamento populacional, como é o caso de Pitanga que tem praticamente o dobro da população de Turvo e que no mesmo período (2000 a 2010) teve uma perda de 9% da população.

A população total pode ter ter sido reduzida, mas é visível o crescimento da cidade de Turvo. Como a população rural era a maioria em todos os levantamentos do IBGE, podemos concluir que estão migrando da área rural para a sede do município. E qual é o tamanho ideal da população para Turvo? O que podemos fazer para interferir neste processo? A sociedade precisa debater para encontrar respostas a estas e outras questões.

O caminho para o desenvolvimento é toda e qualquer municipalidade descobrir a sua vocação – é fato que as cidades padecem deste entendimento, mas existem exemplos que mostram ser possível atingir patamares mais elevados de organização. Para Turvo, não é uma questão sem saída, temos uma agricultura familiar forte, pecuária desenvolvida, indústrias relevantes com um parque industrial já em operação, comércio diversificado, várias instituições da sociedade civil organizada em atividade e um alto potencial turístico no meio rural. Temos muitas possibilidades, e muito ainda pode ser feito para aproveitar as oportunidades que surgem.


E você, o que pensa sobre este assunto? Deixe seu comentário logo abaixo do post.


Leia também:

CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA NA PREPARE RH EM TURVO.


Assaltante do Mercado Ideal em Turvo era foragido da PIG de Guarapuava.

AÇÃO EM CONJUNTO ENTRE AS POLÍCIAS DE TURVO E PITANGA, RESULTA NA PRISÃO DE UM DOS ASSALTANTES QUE ASSALTARAM UM MERCADO EM TURVO NA TARDE DE SEXTA (05/02).

VEJA ABAIXO O RELATÓRIO DA POLÍCIA MILITAR DE TURVO ENVIADO A IMPRENSA:


ROUBO AGRAVADO - PORTE/POSSE DE ARMA DE FOGO - DISPARO DE ARMA DE FOGO - PERIGO PARA A VIDA OU SAÚDE DE OUTREM.


NA DATA DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016, POR VOLTA DAS 15H 05MIN APÓS ROUBO OCORRIDO NO MERCADO IDEAL NA CIDADE DO TURVO, AS EQUIPES DESLOCARAM À LOCALIDADE DE SANTA ANITA, ZONA RURAL DE TURVO, ONDE FORAM REALIZADAS BUSCAS EM UM MATAGAL, LOCAL ONDE ESTAVA ABANDONADO O GOL "QUADRADO" DE COR BRANCA, UTILIZADO PELOS LADRÕES. NAS BUSCAS FOI LOCALIZADO UM DOS AUTORES DO ROUBO SENDO ELE JOSE ACIR CORREIA (FORAGIDO DA PIG- GUARAPUAVA), E NA REVISTA FOI ENCONTRADO EM SUA CINTURA UM REVÓLVER CALIBRE 38, COM 04 MUNIÇÕES INTACTAS E 01 DEFLAGRADA E NO BOLSO DA CALÇA (R$ 2.404,00) DOIS MIL QUATROCENTOS E QUATRO REAIS, EM DINHEIRO ESPÉCIE, FRUTO DO ROUBO. O PRESO J. A. C. VULGO "ZEZO" DISSE QUE ESTAVAM COM ELE NO ROUBO MAIS DUAS PESSOAS, SENDO ELAS THIAGO PACHECO RODRIGUES, VULGO "GORDO" TAMBÉM FORAGIDO DA PIG- GUARAPUAVA, E OUTRO MASCULINO MORADOR DE TURVO CONHECIDO APENAS POR "FLAVIO" OU "FLAVINHO", OS QUAIS AINDA NÃO FORAM LOCALIZADOS. QUANDO OS LADRÕES SAÍRAM DO MERCADO, NA FUGA EFETUARAM UM DISPARO DE ARMA DE FOGO CONTRA A PESSOA DE C. V. N., QUE ESTAVA CHEGANDO PRÓXIMO AO MERCADO, SENDO QUE O TIRO ATINGIU A BORRACHA DO PARA-BRISAS DO LADO DO PASSAGEIRO DO VEÍCULO FORD F-1000. O AUTOR DO ROUBO PRESO FOI RECONHECIDO PELAS VÍTIMAS. CONDUZIDO A 14ª SDP DE GUARAPUAVA JUNTAMENTE COM A ARMA, VEÍCULO, DINHEIRO APREENDIDO, E OUTROS OBJETOS AROLADOS NO RELATÓRIO DE OBJETOS.



VEJA AS IMAGENS DO MOMENTO DO ASSALTO NO VÍDEO ABAIXO:







Compre na Loja Tend`Tudo, peça seu cupom e concorra um Palio 0 km do 8º Festival de Prêmios da ACET.

A Loja Tend`Tudo está participando da Campanha do 8º Festival de Prêmios da ACET. Associação Comercial Empresarial de Turvo.



Nesse sábado, 06 de fevereiro, o Carro da Promoção está exposto até o meio dia em frente à Loja Tend`Tudo, você amigo cliente poderá fazer uma visita, conhecer o carro, fazer suas compras e exigir seu cupom e concorrer a um 01 Palio 0 km, 01 TV LCD 40’’ e 03 Vales Compras de R$ 500.00.

A Loja Tend’Tudo é a loja mais completa da cidade.

A Loja Tend’Tudo está há mais de 20 anos atuando na cidade, sempre trazendo o que é de mais atual e na moda para todos os estilos e com aquele precinho que cabe em todos os bolsos.

Na Loja Tend’Tudo você encontra tudo em roupas, calçados, acessórios e toda linha de cama mesa e banho.

Na Loja Tend’ Tudo o preço além de ser baixo o crediário é próprio, isso mesmo, com o crediário próprio as suas compras podem ser parceladas em até 6x sem entrada, sem toda a burocracia que as financeiras exigem.

Por isso, você que quer andar na moda?

Você precisa passar na Loja Tend’ Tudo. Lembre-se somente na Loja Tend’Tudo você anda na moda e gasta pouquinhooooo...

E em breve muitas novidades.

Curta a Loja Tend’Tudo no Facebook .

Durante a Campanha, que vai até 03 de Março de 2016, o carro ficará exposto em frente às lojas participantes. Se você amigo lojista, quiser a visita do Blog do Elói, faça como a Loja Tend`Tudo, entre contato, fone 42-9132-6466 ou eloimattos2010@hotmail.com.