[Fechar]

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Após uma semana, moradores afirmam que terra voltou a tremer em Londrina.



Após uma semana, moradores da zona leste de Londrina, no norte do Paraná, voltaram a sentir tremores de terra e ouvir estrondos entre a noite de domingo (10) e madrugada desta segunda-feira (11). Segundo os moradores, ao menos seis eventos foram sentidos das 23h38 às 0h40.

Os moradores dos bairros Jardim Califórnia, Jardim Europa e Vila Brasil afirmam que há um mês estão ouvindo estrondos e sentindo tremores de terra. No dia 14 de dezembro de 2015, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um terremoto de 1,8 de magnitude na região. No dia 1° de janeiro, um novo abalo sísmico foi registrado pelos pesquisadores, dessa vez o tremor teve magnitude de 1,9.

Após duas ocorrências, pesquisadores da USP e da Universidade Estadual de Londrina (UEL)instalaram quatro sismógrafos na região para identificar o que está provocando os tremores.

Segundo o professor de geofísica da UEL João Paulo Pinese, os registros dos sismógrafos instalados só poderão ser acessados quando voltar a fazer sol na cidade. “Com chuva não temos como retirar os cartões que fazem a medição. Pedimos aos moradores um pouco mais de paciência”, diz.

Na sexta-feira (8), os pesquisadores realizaram um teste em uma pedreira localizada na rodovia PR-445, e por isso, o site do Centro de Sismologia da USP registrou um abalo de 2,8 de magnitude. Pinese afirma que os moradores não devem ficar preocupados.

Conforme a moradora Daniela Saisu, desde 4 de janeiro nenhum tremor ou estrondo tinha sido registrado. “O mais estranho é que sempre ocorre de domingo para segunda, e sempre acontece mais de um estrondo ou tremor por vez”, conta a moradora.


Começa hoje a XIV Tropeada da Integração em Santa Maria do Oeste.

A tropeada terá integrantes de três municípios: Campina do Simão, Goioxim e Santa Maria do Oeste.

Fotos: Elói Mattos/Blog do Elói. (Tropeada de 2014)


A Tropeada começa nessa segunda, 11 de janeiro, com início e pouso no CTG Pampa Amigo, em Santa Maria do Oeste. No dia 12 de janeiro, após um percurso de 15km a sesteada será na ASSERB e o pouso na Fazenda Garça Branca de Leonor Zanella.

Dia 13 sesteada no Osvaldo Vizentin e pouso na Fazenda Dalavechia. Já no dia 14 de janeiro a sesteada será no Pavilhão do Assentamento Wagner e pouso no CTG de Goioxim.

No dia 15 de janeiro a sesteada ainda é no CTG de Goioxim mas o pouco na Chácara Santo Antônio - Cochos.

Dia 16, último dia da tropeada, a sesteada será no Josmar Santana e o encerramento na Chácara Bortolas. Neste dia haverá, às 22h, grande baile com "Os Imigrantes", no Centro de Eventos Municipal.

Nesta edição da tropeada serão homenageados José de souza Barbosa, Rufino Gomes Pepes e Luiz Leal.

Os organizadores informam que para participar é obrigatório exame de anemia infecciosa equina. Outras informações podem ser obtidas pelos celulares (42) 9971-3740, 9811-0429 ou 9807-4390.

Fotos: Elói Mattos/Blog do Elói. (Tropeada de 2014)

O Blog do Elói acompanhou um dia da Tropeada de 2014. Veja abaixo:

Veja AQUI algumas fotos da Tropeada de 2014 na Fazenda Baú, Proprietário Jonas Pereira, em Saudade Santa Anita/Turvo, onde foi uma das Sesteadas e almoço.

Veja AQUI algumas fotos da Tropeada de 2014 na Fazenda São Manoel. Proprietário Jairo Silvestrim, onde foi um dos pousos.


Conselheiros Tutelares foram empossados nesse domingo em Turvo.

Com foto e informações, Denize Diniz


A posse aconteceu nesse domingo, 10 de janeiro, no Auditório da Prefeitura. O prefeito Nacir deu posse aos novos conselheiros da Gestão 2016/2019.

Os novos conselheiros são: Buiu, Kimiko, Salete, Regina e Lucia.

Na oportunidade foram entregues, os Certificados aos Conselheiros que cumpriram sua Gestão 2011/2015: Laureci Camargo, Sonia Mara Fieker, Janice Salustiano Bettega, Elci Salete e Edna Kimiko as duas últimas continuam no cargo na nova gestão.



Divulgadas as notas individuais do ENEM 2015.

Candidatos podem usar as notas na disputa por vagas em universidades públicas.
Resultado também é usado pelo Sisu, Fies, Prouni e Ciência Sem Fronteiras.
Do g1.globo.com/educacao

As notas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada um dos 5,7 milhões de candidatos pode conferir seu desempenho no site da instituição. Basta utilizar o CPF e a senha: clique em http://enem.inep.gov.br/participante/#/login.

Após o Inep anunciar a divulgação, o site sofreu instabilidades e participantes relataram não ter conseguido fazer a consulta.

O Inep diz que o sistema "funciona sem problemas" e eventualidades podem estar relacionadas a picos de acesso.

Leia mais clicando AQUI

Sete pessoas morrem e uma adolescente fica ferida em acidente na BR-277, em Palmeira.

Com informações da Catve.com

Sete pessoas morreram em um grave acidente registrado no início da madrugada de segunda-feira (11), no KM 175 na cidade de Palmeira, no Paraná. A única sobrevivente de 15 anos foi encaminhada em estado grave ao hospital.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a batida lateral, ocorreu em uma curva e envolveu um veículo Scenic com placas de Palmeira e um Corsa com emplacamento de São José dos Pinhais.

Ao fazer a curva devido à chuva forte e alta velocidade, o condutor do Scenic perdeu o controle da direção e atingiu o Corsa. O condutor do Scenic, Vitor de Paula Baptista, 28 anos e os passageiros, Rafael Martins Osternach, 25 anos, Benhur de Jesus Pereira, 30 anos e Vinícius Martins Biscaia, 24 anos tiveram morte instantânea.

No outro carro, o Corsa, morreram: André da Silva Carlos, 30 anos a filha dele Isabela Garcia Carlos, 12 anos e Adriano Soares Pereira, 30 anos. 

Joyce Analine Benestianski, 15 anos foi internada às pressas no hospital Bom Jesus em Ponta Grossa.

Segundo informações repassadas ao Blog por um parente das vítimas, os ocupantes do veículo Corsa tem parentes na cidade de Turvo.
Publicidade