[Fechar]

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeita de Nova Tebas é primeira mulher eleita presidente da Amocentro.

Heloísa Jensen e Marcel dos Santos

Do Jornal Paraná Centro

A prefeita de Nova Tebas, Heloísa Ivaszek Jensen, foi eleita presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), durante reunião realizada na sede da entidade, em Pitanga, na sexta-feira, 30 de janeiro. Heloísa toma posse, substituindo o prefeito de Mato Rico Marcel Jayre Mendes dos Santos, sendo a primeira mulher eleita presidente da Amocentro.

Além da escolha do novo presidente, a reunião dos prefeitos contou com várias pautas e participações. Entre elas, logo no início da reunião, foi a do Luiz Carlos Zampier, sócio-proprietário da Producerta, empresa que realiza a Produshow, que convidou os prefeitos da região para participar do evento, a ser realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Pitanga. A reunião também contou com a participação do chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga (NRE), Jonas Crensiglova, e de um técnico da 48ª Ciretran de Pitanga, para orientar os prefeitos quanto às vistorias dos ônibus que fazem o transporte escolar. 

O ponto máximo da discussão contou com a participação do advogado do Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga, Valdecy Schon, e do provedor administrativo, João Flávio Ribeiro Wolff. Ambos foram expor a situação da instituição hospitalar, que atende mensalmente não só a população de Pitanga, mas também da região. 

Desde que o Hospital ameaçou a fechar as portas, no mês de dezembro, por dificuldades financeiras e falta de médicos, os prefeitos da Amocentro passaram a mobilizar-se para levantar apoio financeiro ao Hospital de Pitanga. Sendo que, o único município a possuir convênio com a instituição hospitalar, até o momento, é Pitanga.

Para o prefeito de Mato Rico, Marcel dos Santos, que, na ocasião, conduziu a reunião como presidente, cada município tem várias prioridades, mas a questão da saúde, principalmente, do Hospital São Vicente de Paulo, é bastante decisiva para a região e, deste momento, passou a tornar-se a principal pauta dos prefeitos da Amocentro, que discutem o levantamento de um dinheiro emergencial, que deverá ser em torno de 500 mil reais, por meio de doações realizadas por empresários, cidadãos e, até mesmo pelos próprios políticos, e, ainda, conversam a possibilidade de cada município estabelecer um convênio com o hospital de Pitanga. Marcel dos Santos disse que os prefeitos estão bem articulados para tratar deste assunto e informou, ainda, que, na segunda-feira, 2 de fevereiro, haverá uma nova reunião na Amocentro, para que os prefeitos avancem nas ações para colaborar com o hospital de Pitanga, que é uma instituição filantrópica. 

A prefeita Heloísa Jensen disse que tratar o assunto do hospital de Pitanga é delicado, mas afirmou que os prefeitos já têm dado passos para ajudar a instituição. A nova presidente da Amocentro declarou, ainda, que as decisões serão tomadas em conjunto com todos os prefeitos.

Após a reunião na Amocentro, os prefeitos da região, convidados pelo prefeito de Pitanga Altair José Zampier, visitaram o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professor Miguel Carlos Parolo. Ambas as instituições construídas em Pitanga devem suprir a demanda da região central.

Eleição
Na oportunidade, o prefeito Marcel dos Santos fez um balanço da gestão como presidente da Amocentro durante o ano de 2014. Para ele, o fator decisivo do mandato foi a integração dos municípios e a participação ativa dos prefeitos da região nas reuniões mensais. Marcel Santos ressaltou que os prefeitos tiveram embates importantes para o desenvolvimento da região, e avaliou a representatividade da Amocentro como positiva perante os governos Federal e Estadual. “Tivemos participação na Marcha dos Prefeitos em Brasília, onde fomos a diversos Ministérios e trouxemos para nossos municípios muitas conquistas”, disse. O prefeito Marcel comentou ainda sobre a articulação de forma conjunta da Amocentro com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis Paraná Centro), o Fórum de Desenvolvimento e o Consad. “A Amocentro fecha o ano regular e bem articulada”, avaliou o prefeito do Mato Rico.

A prefeita de Nova Tebas, Heloísa Jensen, em relação à eleição da Amocentro, disse que foi um processo tranquilo. “É uma honra ser a primeira mulher eleita presidente da Amocentro e defendo reuniões mensais com os prefeitos, para a discussão dos temas que afligem todos os municípios e também a nossa região”, finalizou Heloísa.



Publicidade