[Fechar]

domingo, 3 de maio de 2020

93 mortes no Paraná alertam pelo reforço no isolamento social


A Secretaria de Saúde confirmou mais três óbitos pela Covid-19, totalizando 93 mortes causadas pelo novo coronavírus. Novas 22 confirmações também constam no informe deste domingo, somando 1514 casos de Covid-19. Com o número de pessoas morrendo pela doença, necessidade de isolamento social é maior para conter a transmissão da doença.

Os três óbitos divulgados pela Sesa são de dois homens e uma mulher, todos estavam internados. Um homem de 44 anos, residente em Paranavaí foi a óbito neste sábado, uma moradora de Tamboara, de 53 anos, faleceu no dia 28 de abril, e o terceiro caso foi de um homem de 71 anos, residente de Fazenda Rio Grande que morreu neste domingo (3).

“Estamos lutando contra algo não visível. Esse vírus não escolhe lugar de residência, não escolhe idade, nem sexo. E não podemos enfatizar que são os idosos os mais afetados. Vejam os dados em nosso estado, temos mais de um terço de óbitos de pessoas jovens, são 32 óbitos com idade entre 34 e 59 anos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A orientação do Governo do Paraná pelo isolamento social segue até que a pandemia pelo novo coronavírus perca força. Essa decisão se justifica pelas constantes avaliações realizadas por especialistas da área de saúde em parceria com a Sesa.
Em algumas regiões do Estado, como a 14ª Regional de Saúde em Paranavaí, que envolve 57 municípios, há 176 casos confirmados em 21 municípios e oito óbitos de residentes em seis cidades.

As demonstrações de apoio ao isolamento social estão crescendo, como a do Bispo Diocesano de Paranavaí, Dom Mário Spaki, em vídeo disponibilizado pela diocese em que decide manter suspensas as atividades presenciais. “Prorrogo até o dia 15 de maio a suspensão das celebrações públicas da Santa Missa. Estaremos reavaliando dia após dia e se tudo melhorar nós mudaremos imediatamente e voltaremos a celebrar.” 

O Bispo justificou a decisão enfatizando que é possível que a doença se espalhe durante as celebrações presenciais. “Mesmo com todos os cuidados, com álcool gel, limpando e usando máscara, faremos aumentar o número de pessoas infectadas e de pessoas hospitalizadas e talvez, faremos até aumentar o número de pessoas mortas”, esclareceu Dom Mário Spaki.

MUNICÍPIOS – dos 399 municípios paranaenses, um terço, ou seja, 133 municípios têm casos já confirmados da infecção causada pelo Sars-CoV-2. Os 22 novos casos são nos municípios: Arapongas (1), Céu Azul (1), Cianorte (1), Colombo (1), Curitiba (3), Guairacá (1), Londrina (1), Medianeira (2), Paranacity (1), Paranavaí (4), Ponta Grossa (1), São João do Caiuá (2), Tamboara (1) e Telêmaco Borba (2).

RECUPERADOS - 987 são considerados recuperados, de acordo com os dados dos pacientes que já estão liberados do isolamento social que foram atualizados até a sexta-feira (1).

RESIDENTES DE FORA – Pacientes que moram em outros estados e que tiveram o diagnóstico no Paraná são agora 19. O novo caso é de um morador do município de Pinhalzinho, em Santa Catarina, que recebeu atendimento em Sarandi e teve o diagnóstico confirmado para o novo coronavírus por exame laboratorial. Três residentes de fora do Estado foram a óbito.

Consulte o informe completo aqui.

Ajustes de dados no monitoramento:
- Um caso confirmado por laboratório particular na data de 25/4 de Curitiba foi transferido para Fazenda Rio Grande.
- Cinco (5) casos confirmados anteriormente por critério clínico/epidemiológico, realizaram a testagem e tiveram o critério de diagnóstico alterado para Teste Rápido One Step COVID-2019 Test.

Jovem é preso por comercializar drogas no Distrito da Palmeirinha


Por volta das 14h05min, do dia 2 de maio, a equipe choque recebeu várias denúncias de que um rapaz estaria comercializando drogas ilícitas do tipo maconha em sua residência. 

A equipe deslocou até a Rua Cipriano Marcondes de Campos, Distrito de Palmeirinha, e ao chegar em frente a residência avistou uma movimentação no interior, sendo abordado um indivíduo de 18 anos, e após buscas no local a equipe encontrou a quantia de 500 gramas (quinhentas gramas) de substancia análoga a maconha, divididas em cinco porções. 

Com o indivíduo foi localizada certa quantia em dinheiro trocado. O abordado confessou a comercialização do ilícito. Diante do exposto, o mesmo recebeu voz de prisão e a equipe o encaminhou juntamente com as drogas, dinheiro e dois aparelhos de celulares até a 14ª SDP.
Publicidade