[Fechar]

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Projeto turístico de Turvo vence prêmio internacional da ONU


A rede colaborativa Gralha Azul - Turismo e Aventura, do município de Turvo-PR, foi a vencedora do Premio A La Innovación Juvenil Rural, na categoria Geração de Renda, anunciada nesta quarta-feira (08/07/2020). Realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU), a premiação selecionou dez iniciativas inspiradoras de entre os oito temas: Ação Climática, Comunicação e Tecnologia, Conservação, Educação, Geração de Renda, Inclusão Financeira, Segurança Alimentar, e Sustentabilidade.

Com 576 ideias inscritas entre vinte países, sendo 114 nesta mesma categoria, o objetivo do prêmio é prestigiar projetos liderados por jovens e que expressam a vontade de fazer a diferença nas áreas socioculturais, econômicas e tecnológicas das comunidades rurais. A partir de agora as ações serão para capacitar estes grupos, compartilhar este espírito inovador e promover a troca de experiências em outras localidades latinoamericanas e caribenhas, despertando o interesse das novas gerações para a ação solidária e transformadora. Para isso, os vencedores serão premiados com um curso de verão oferecido pela Universidade EAN (de Bogotá, Colômbia), a gravação de um vídeo sobre o projeto com uma produtora profissional e viagens de intercâmbio previstas para 2021.

A Gralha Azul atua em parceria com mais de trinta famílias rurais e comunidades tradicionais de Turvo, fomentando na região o turismo de base comunitária e a economia circular. O grupo oferece mais de vinte atividades no município, entre trilhas ecológicas de caminhada e ciclismo, vivências culturais na aldeia indígena Guarani, comunidade quilombola e sítio arqueológico, esportes de aventura como rapel, boia cross, aquatrekking e exploração de cavernas, refeições típicas e opções de hospedagem

Como iniciativa inovadora, leva destaque pelo sistema colaborativo desenvolvido com as comunidades locais, atuando como organizadora das atividades e responsável pelo fluxo turístico, com baixo custo de investimento inicial por parte das famílias. Um coletivo onde os lucros são compartilhados em equilíbrio de porcentagens gerando renda e estimulando o empoderamento financeiro. Assim, os moradores podem permanecer com suas atividades agrícolas e podem usufruir das estruturas originais de suas propriedades e das tradições culturais como artesanatos, pratos típicos e expressões artísticas para atender os visitantes. 

É a busca pela valorização da identidade turvense e a hospitalidade desta gente criativa e batalhadora que tornam possível enxergar um futuro mais saudável, ecológico e solidário. Acreditando no agora e sabendo que sonhos podem construir uma realidade melhor, a Gralha Azul te convida a pensar grande e tirar os pés do chão, como fizeram todas as pessoas que acreditaram nestes jovens e dedicaram seu tempo, seu lar e seu amor para transformar o mundo ao seu redor. Povo de esperança e perseverança a quem somos eternamente gratos. Tudo que é bom precisa ser compartilhado, e a essa confluência de ideias expressam sua gratidão ao FIDA e às demais organizações que contribuíram para que possam tornar suas ideias acessíveis e plantar juntos as sementes de um novo amanhã.



Fonte: Gralha Azul 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade