[Fechar]

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Inverno será ameno e um pouco mais chuvoso, prevê Simepar


O inverno começa às 12h54 desta sexta-feira, 21 de junho, e termina às 04h50 de 23 de setembro. No primeiro dia o tempo fica estável no Paraná, com temperaturas variando entre 8 e 26 graus. As menores temperaturas ocorrem em Rio Negro, Pato Branco e União da Vitória. Já as maiores estão previstas para Guaíra, Umuarama, Paranavaí e Foz do Iguaçu.

Segundo a previsão do Simepar, a estação entra sem chuvas e ensolarada na maioria das regiões. Há condições para formação de nevoeiros ao amanhecer nas regiões Centro-Sul, Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. O tempo deve ficar encoberto em Guarapuava e Rio Negro e parcialmente nublado na capital, Litoral, nas regiões Central, Centro-Sul, Sul e Norte Pioneiro.

O sábado prossegue sem chuvas, com leve aumento das temperaturas. No domingo o sol deve predominar em todo o Estado, com temperaturas entre 8 e 27 ºC.

NO PERÍODO - Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o inverno deve ser ameno, pois a temperatura média do ar deverá ficar acima do comportamento climatológico normal. Embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho. Estão previstos períodos prolongados sem chuva quando predominarem massas de ar frio e seco. Ondas de calor devem ser mais frequentes em agosto e setembro.

O fenômeno El Niño continua influenciando o clima na Região Sul, reduzindo as chances de geadas. No entanto, deslocamentos eventuais de intensas massas de ar frio podem causar geadas e queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Centro e Campos Gerais.

“Os produtores de café devem ficar atentos às previsões de geadas para adotarem medidas de proteção dos viveiros e das mudas de até seis meses”, diz a agrometeorologista Ângela Costa, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O mesmo deve ser feito com as hortaliças. “Já o trigo e o milho devem desenvolver-se normalmente, atingindo boa produtividade”, afirma a pesquisadora.

ALERTA GEADAS - Mantido pelo Simepar e pelo Instituto Agronômico do Paraná, o serviço gratuito Alerta Geada emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Boletins são divulgados pelo Disque Geada (43) 33914500, nas redes sociais e páginas http://www.simepar.br e http://www.iapar.br.

A base de dados históricos sobre o inverno paranaense apresenta baixos volumes de chuvas. Julho costuma ser menos chuvoso. Os registros de baixas temperaturas mais expressivos são de Palmas, no Sul do Estado.

Confira AQUI tabela de valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de julho, agosto e setembro.

Fonte: AEN

Em Turvo, homem é preso por deixar a filha com paralisia cerebral trancada e sozinha em casa


No dia 19 jun. 19, por volta de 15h40min, por solicitação da assistente social, juntamente com a enfermeira e a conselheira tutelar as quais relataram que, por volta de 10 horas, a enfermeira deslocou até a Rua João Ferreira Neves, onde reside uma menina de 11 anos, a qual necessita de cuidados especiais, devido ela ter paralisia cerebral. 

A equipe da secretaria de saúde faz atendimentos semanais à criança e durante a visita, a paciente encontrava-se trancada sozinha dentro da residência sem a presença dos pais ou qualquer outro responsável, situação esta constatada através de uma janela. 

Ao retornar por volta das 14h40min, novamente constatou tal situação sendo acionado o conselho tutelar, que acionou a assistência social a fim de acompanhar o caso, posteriormente as representantes de cada instituição, retornaram ao local por volta das 15h15min, e também constataram que a criança encontrava-se sozinha, momento em que chegou o pai, 41 anos, e passou a dificultar o trabalho dos profissionais de saúde, relatando que havia saído da residência e deixado a menina sozinha para buscar remédios no posto de saúde, não sabendo dizer onde se encontrava sua esposa, que segundo ele, teria saído de casa por volta das 11h00min. 

Já com a equipe policial presente, o pai da criança foi informado que esta seria encaminhada até uma casa de apoio em Guarapuava, momento em que o genitor tentou retirar a mangueira de oxigênio da criança no intuito de responsabilizar as equipes presentes por qualquer coisa que viesse a acontecer para a menina, dizendo que iria processar as instituições. 

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão e conduzido até a 14ª SDP juntamente com as duas profissionais que teriam flagrado que a criança estava abandonada no interior da residência.

PRF atende colisão múltiplas com sete vítimas na BR-277


Equipe PRF da Unidade Irati, por volta de 05h25 da madrugada de hoje, foi acionada, para prestar atendimento a um acidente na BR 277 Km 255, tipo colisão múltipla envolvendo uma VW/Amarok, de Joinville-SC, um Toyota/Corolla e dois caminhões, resultando em três vítimas graves e quatro leves.

A camionete VW/Amarok, seguia sentido oeste, desgovernou-se após forçar uma ultrapassagem, rodopiou sobre a pista e colidiu lateralmente contra um caminhão e na sequência colidiu frontalmente contra um Toyota/Corolla, que transitavam em sentido Curitiba. Destroços dos veículos ainda atingiram um segundo caminhão que transitava sentido Cascavel.

Os cinco ocupantes da Amarok ficaram feridos, sendo um estado grave e quatro com ferimentos leves; do Toyota restaram duas vítimas graves. Todos foram socorridos para o hospital Santa Casa de Irati.




Informações e Imagens: PRF 3ª Del. Reg. Ponta Grossa

Tropeiros de Turvo saíram hoje para uma cavalgada de 4 dias pelo interior do município


Por volta das 09h00 dessa quinta-feira (20), Tropeiros de Turvo e Guarapuava, saíram do CTG Rincão do Pinhal para uma cavalgada que vai durar 4 dias pelo interior do município. 

A Cavalgada faz parte das festividades em comemoração aos 37 anos do município de Turvo. Através do Projeto de Lei do Vereador Eraldo Mattos, que também é Tropeiro, foi aprovado pela Câmara de vereadores, tornando a Cavalgada evento oficial que será realizada sempre no mês de maio, durante a festividade de aniversário do município, mas que esse ano, por motivo de força maior, está sendo realizada agora.

Programação dia - 20/06, saída do CTG com destino Cachoeira dos Mendes, onde será o almoço. Em seguida o destino será para o Rio Pedrinho, onde será a janta e o poso.

2ª dia - 21/06
São Gerônimo - ALMOÇO
Cambucica - JANTA/POUSO/CAFÉ

3º dia - 22/06
Buriti - ALMOÇO
Saudade - JANTA/POUSO/CAFÉ

4º dia - 23/06
RETORNO 
CTG Rincão do Pinhal – ALMOÇO

Veja no vídeo abaixo, a fala do vereador Eraldo Mattos antes da saída para a cavalgada:


Grandes jogos movimentaram a 4ª rodada do Abertão de Futsal de Turvo



Na noite dessa quarta-feira (19), no Ginásio da Escola Frida, aconteceu a 4ª rodada da Copa Turvo Abertão de Futsal 2019, que é promovido pela prefeitura municipal e organizado pelo departamento de esportes. 

No primeiro jogo da noite, foi marcado por homenagem ao jovem Adélcio, que era atleta da equipe do Cabeça de Vaca e faleceu há menos de um mês. 

Em um grande, a equipe do Cabeça de Vaca empatou em 04 x 04 com o Ivaí. 

No segundo jogo, a equipe da Soripel venceu o Unidos da Vila pelo placar 03 x 02. 

No último jogo da noite, o Dinamo Futsal empatou em 03 x 03 com União Turvense.





No vídeo o gol da equipe Unidos da Vila:



Publicidade