[Fechar]

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Azul Linhas Aéreas vai deixar de voar em Guarapuava


A Azul Linhas Aéreas informou nesta quarta-feira (02/07) que vai deixar de voar para Guarapuava a partir de 1º de setembro. A justificativa da companhia e “o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”. Leia nota na íntegra no final do texto.

Desde março, Guarapuava contava com quatro voos semanais para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Antes, desde 2019, o destino era o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

O Aeroporto Regional Tancredo Thomaz de Faria, de Guarapuava, recebeu uma série de investimentos para poder receber as operações comerciais. Além disso, o voo da Azul contava com subsídio público do Governo do Estado, na forma de desconto de ICMS do querosene de aviação.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a abertura e extinção de rotas regulares é uma decisão tomada no âmbito das empresas aéreas, sem necessidade de aviso prévio de encerramento das operações.

Contudo, clientes que compraram passagens e serão impactados pela mudança “receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, segundo a Azul.

A Prefeitura de Guarapuava foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

Nota Azul

São Paulo, 2 de julho de 2025 – A Azul informa que, como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Desta forma, a Companhia irá suspender as operações na cidade de Guarapuava (PR), a partir de 1º de setembro, devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.

A Azul reforça que segue operando em dez cidades no Estado do Paraná, com uma média de 50 voos diários, inclusive para Viracopos e Confins, os dois principais hubs da Companhia, de onde os Clientes podem se conectar aos mais de 130 destinos voados pela Azul.

Os Clientes impactados pela mudança receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fonte: Cultura News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade