[Fechar]

segunda-feira, 31 de março de 2025

Turvense morre atropelada por caminhão do próprio marido após discussão em Curitiba


Uma mulher de 31 anos morreu esmagada ao ser atropelada pelo caminhão do próprio marido após uma discussão com o companheiro no bairro Caximba, em Curitiba, na noite do último domingo (30). O caso aconteceu na Rua Francisca Beralde Paolini.

Conforme informações, pouco antes de morrer, a mulher estava com o homem em um bar da região. Enquanto os dois retornavam para casa, começaram a discutir. Em seguida, já do lado de fora do caminhão, a vítima foi atropelada e morreu esmagada no local.

Até o momento, a forma como esse acidente aconteceu ainda é um mistério. O dono do veículo alegou à polícia que a mulher se jogou debaixo do rodado por conta própria. No entanto, o motorista é considerado suspeito.

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, a vítima foi identificada com sendo Jocelia Moreira Hagaman, ela já morou em Turvo, mas atualmente ela morava com suspeito em Curitiba.

O corpo será translado para Turvo, com previsão para chegar ás 07h00 desta terça-feira.

O velório será no Salão da Igreja São João Batista, em Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento será ás 13h30.

Com informações da Ric TV









Turvo conta com a terapeuta capilar e profissional da beleza Elis Cristina


No Salão da Elis, você encontra serviços de beleza e a novidade da terapia capilar, que trata disfunções no couro cabeludo, como alopecia, dermatite seborreica e psoríase, além de oferecer suporte pré e pós-transplante capilar.

Atendimentos:

- Segundas-feiras: em Guarapuava.

- Terça a sábado: em Turvo.

📍O salão está localizado na PRC-466, Km 224, próximo ao Posto Move+, saída para Pitanga.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (42) 9 9998-5919.

Turvense completa 101 anos nesta segunda-feira (31)


Nesse fim de semana, reuniram-se a família e os amigos do Sr. Izaltino Rodrigues Fiuza para comemorar seu aniversário de 101 anos, completados no dia 31 de março de 2025.

A família agradece a Deus por sua vida, seu legado e seu exemplo.

" Este é o dia que o Senhor fez; nele me alegrarei e exultaremos." Sl 118:24.


VÍDEO:

Fonte e fotos: Luciana Fiuza Marques 






Abril começa chuvoso e traz temperaturas mais amenas ao Paraná, aponta Simepar


Abril, no Paraná, é um mês de muita chuva no Oeste, Sudoeste e Litoral, e pouca chuva no Vale do Ribeira e Norte Pioneiro. É um mês de temperaturas médias de 15°C no Sul, 17°C na Capital e 23°C no Oeste e Noroeste. Mas a previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que, em algumas regiões, a chuva e a temperatura vão ficar diferentes da média em abril de 2025: no Interior do Estado deve chover menos, e na metade Norte do Estado as temperaturas ficarão mais altas do que a média.

A previsão pé que a maior parte das chuvas de abril ocorrerá nos primeiros dez dias do mês. “Um sistema frontal na altura do Sul do país deve se deslocar para o oceano. Apesar do eixo não avançar sobre o Estado do Paraná, a presença dela contribui com a formação de linhas de instabilidade”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

"Nos próximos dias a presença dessas frentes frias deve ser mais frequente. Com isso teremos uma semana com tempo bastante abafado e chuva ocorrendo principalmente durante as tardes, não se descartando que ela venha com força em alguns momentos", complementa.

CHUVA – Historicamente, no mês de abril, chove mais no Oeste, Sudoeste e Litoral, e chove menos no Vale do Ribeira e no Norte Pioneiro. A média histórica de acumulado de chuva em abril em Cascavel é de 140 mm, em Guaraqueçaba é de 190 mm, em Londrina é de 87 mm e em Curitiba é de 84 mm. No Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais a previsão para abril é de que a chuva siga a média. No Interior, entretanto, choverá menos em 2025 do que a média histórica.

“Para o setor Norte a questão da chuva ficar abaixo da média trará uma diferença pouco significativa, já que a média histórica já é baixa: de 80mm a 100mm. É bem provável que o agricultor ainda sofra com a falta de chuva. No Oeste e Sudoeste, apesar da chuva prevista ser ainda abaixo da média, essa média é alta. Deve chover mais do que no mês de março, o que pode trazer um alento para o agricultor”, detalha Braun.

TEMPERATURA – As menores temperaturas no mês de abril no Paraná, historicamente, são na região Centro-Sul. A temperatura média na região é na faixa dos 15°C no mês - a mínima média fica entre 10°C e 12°C, e a temperatura máxima não passa de 22°C. Na Capital a temperatura média em abril é próxima de 17°C, a mínima média é de 13°C e a máxima fica próxima a 23°C.

As temperaturas médias mais altas em abril são no Oeste e Noroeste: 23°C a 24°C, com mínima média de 17°C a 19°C e máximas entre 19°C e 31°C.

De acordo com o Simepar, no setor Norte do Estado as temperaturas devem se manter acima da média histórica. Na metade Sul, a previsão é ficarem perto da média, trazendo mais períodos com temperatura amena. “As primeiras massas de ar que possam trazer uma diminuição da temperatura de forma mais expressiva chegarão, com maior probabilidade, no fim do mês. A possibilidade de geada em abril ainda é muito baixa no Paraná”, ressalta Braun.

Temporada do pinhão começa nesta terça-feira; IAT reforça regras para comercialização


A temporada de pinhão começa oficialmente nesta terça-feira (1º) no Paraná com a liberação, por parte do Instituto Água e Terra (IAT), da colheita, venda, transporte e armazenamento. Porém, de acordo com a legislação ambiental, apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação poderão ser comercializados. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos (ou fração equivalente), além da responsabilização por crime ambiental. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária.

“O objetivo é permitir a plena maturação das pinhas e proteger a reprodução da araucária, que é considerada uma espécie em extinção no Estado. Além disso, é preciso garantir a alimentação da fauna que vive nos remanescentes da floresta com araucária”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak Good.

As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo humano. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. A safra começa em abril e normalmente se estende até junho.

A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV). As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais, pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.

ECONOMIA – A cadeia produtiva do pinhão gera incremento econômico na vida de milhares de famílias paranaenses. Movimentou R$ 22,4 milhões em 2023 (dado mais recente), de acordo com o Valor Bruto de Produção (VBP), levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As regiões Central, Sul, Sudoeste concentram o maior volume de produção de pinhão.

“Além do consumo humano, o pinhão serve como alimento para diversos animais terrestres e pássaros, ou seja, é fundamental para conservação da fauna”, afirmou o engenheiro agrônomo e gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik.

Deputada Cristina Silvestri comemora lançamento do sistema online para pedido de medida protetiva no Paraná



A deputada Cristina Silvestri celebrou o anúncio do sistema online para solicitação de medidas protetivas de urgência no estado, um avanço significativo no combate à violência contra a mulher. A novidade, desenvolvida pela Defensoria Pública do Paraná, está disponível para acesso pelo site ampara.defensoriapublica.pr.def.br.

Desde 2019, quando assumiu o cargo de procuradora da mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Cristina Silvestri defende a criação da plataforma como forma de aprimorar a proteção de vítimas de violência doméstica. “É uma conquista histórica para as mulheres paranaenses. O pedido online de medida protetiva viabiliza o acesso à justiça para quem precisa de proteção imediata”.

“A Defensoria Pública do Paraná fez um trabalho excepcional ao tornar essa demanda uma realidade. Esse sistema representa mais um passo fundamental na proteção das mulheres”, ressalta a deputada Cristina, que comandou a Procuradoria da Mulher da Alep entre 2019 e 2023 e tem uma trajetória reconhecida na luta pelos direitos femininos.

O pedido online de medida protetiva é um dos serviços oferecidos pelo Atendimento à Mulher Paranaense pela Defensoria Pública (Ampara). A cerimônia de lançamento ocorreu na segunda-feira, dia 31 de março.

O que é medida protetiva?

As medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), garantem uma série de determinações. As principais são o afastamento obrigatório do agressor e a proibição de contato com a mulher.

Com a digitalização do serviço, as mulheres não precisam mais se deslocar até uma delegacia ou fórum para dar início ao pedido. Agora, basta acessar a plataforma online da Defensoria Pública e fazer a solicitação de forma rápida e segura.

Mães terão espaço na Sessão da Câmara de Turvo para falar sobre autismo nesta segunda-feira (31)


Às 19h desta segunda-feira (31/03), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo, algumas mães terão um espaço para falar sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que terá como tema: "Informação gera empatia, empatia gera respeito".

Durante o momento, será abordado o que é o autismo, com destaque para as lutas diárias das pessoas autistas e de seus familiares, além da importância dos tratamentos para o Transtorno do Espectro Autista.

As mães neuroatípicas convidam a população turvense, os familiares de autistas e simpatizantes a se unirem nesta causa tão importante.

Agências do Trabalhador do Paraná têm 23,9 mil vagas de emprego; veja as ofertas


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a primeira semana de abril com a oferta de 23.709 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.894 oportunidades. Na sequência, aparecem as de magarefe, com 1.094 vagas, operador de caixa, com 884, e repositor de mercadorias, com 629 oportunidades.

A região de Cascavel, que reúne diversos municípios do Oeste, conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis: 5.191. São 1.259 vagas para auxiliar de linha de produção, 490 para magarefe, 374 para abatedor, e 292 para operador de caixa.

A Grande Curitiba aparece em seguida em volume de ofertas (4.682), com 496 oportunidades para alimentador de linha de produção, 230 para faxineiro, 221 para operador de caixa e 210 para atendente de lojas e mercados.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central também oferta 60 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de operador de telemarketing receptivo (curso de inglês avançado), com 5 vagas; técnico em segurança do trabalho (curso técnico em segurança do trabalho), com 4 vagas; encanador (curso técnico em hidráulica), com 3 vagas; e auxiliar de contabilidade (curso técnico ou superior em ciências contábeis), com 2 vagas.

As regiões de Londrina (2.784), Campo Mourão (2.447), Pato Branco (1.742), Foz do Iguaçu (1.623) e Maringá (1.361) também reúnem uma diversidade grande de ofertas.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 639 vagas, servente de obras, com 130, operador de caixa, com 81, e auxiliar nos serviços de alimentação, com 75 oportunidades. Na região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 1.018 oportunidades, magarefe, com 268, abatedor, com 89, e vendedor de comércio varejista, com 66.

Na região de Pato Branco, são ofertadas 449 vagas para alimentador de linha de produção, 101 para operador de caixa, 98 para magarefe e 75 para vendedor de comércio varejista. Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (638), repositor de mercadorias (133), operador de caixa (67) e auxiliar de escritório em geral (​​62). A indústria também é o grande chamariz em Maringá, com 422 vagas para alimentador de linha de produção.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.

Jovem agride o próprio pai em Pitanga

Na tarde deste domingo (30/03), a equipe policial de Pitanga foi acionada para prestar apoio ao SAMU, porém, ao chegar ao local, constatou-se que se tratava de uma briga entre familiares.

Um homem de 22 anos teria chegado à residência de seu pai, de 40 anos, e, sem motivo aparente, iniciado uma discussão. Em determinado momento, passou a agredi-lo com chutes, socos e pontapés, causando hematomas no rosto e escoriações nos braços.

Diante dos fatos, a vítima foi devidamente orientada sobre os procedimentos cabíveis. A equipe realizou patrulhamento nas imediações, porém, não obteve êxito na localização do autor.

domingo, 30 de março de 2025

Faleceu Miguel Kordiaka

 


Faleceu Renato Salles

 


Aproveite as ofertas do Extraordinário Dia S no Supremamais Supermercado de Turvo

 



Em Turvo, caminhoneiro em surto invade posto de combustível e mobiliza polícia e Corpo de Bombeiros


Por volta das 13h deste domingo (30/03), um caminhoneiro em surto invadiu o Posto Move+, localizado às margens da PRC-466, em Turvo. O homem estava com um caminhão estacionado no pátio do posto.

Armado com uma barra de ferro, ele entrou na loja de conveniência, subiu até o segundo piso e arrebentou a porta que dava acesso a um apartamento. Em seguida, passou a se deslocar pelas coberturas, subiu no telhado do posto e ameaçava se jogar.

A Polícia Militar e o SAMU foram acionados, mas o homem se recusava a descer, alegando constantemente que alguém queria pegá-lo.

Durante a movimentação pelas coberturas, ele causou danos em vários pontos da estrutura, gerando medo, apreensão e prejuízos materiais.

Diante da situação, foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que, após um intenso trabalho, conseguiu resgatar o caminhoneiro. Ele foi encaminhado para atendimento médico.

Segundo informações, o homem seria de Campo Largo.






Faleceu Olira Hosrt Rodrigues


Faleceu neste domingo (30/03) Olira Horst Rodrigues, aos 75 anos, conhecida como Nenê.

Ela já morou em Turvo, mas atualmente residia em Pinhão. Era filha de Geni e Guilherme (em memória).

O velório está sendo realizado em Pinhão, e o sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira.

O Culto de Gratidão do Laboratório ACBT acontece neste domingo (30)

 

A Associação Cristã Beneficente de Turvo, mantenedora do Laboratório de Análises Clínicas e da Clínica Médica ACBT, convida toda a população turvense para o Culto de Gratidão em celebração aos seus 30 anos de atendimento na área da saúde, que será realizado neste domingo (30/03), na Igreja Presbiteriana do Brasil.

"Grandes coisas fez o Senhor Deus por nós e por isso estamos alegres Sl 126:3.

Acidente entre carro e caminhão na BR-373 resulta em cinco mortes

O gravíssimo acidente ocorreu na madrugada deste domingo (30/03), por volta das 5h30, na rodovia BR-373, entre o trevo de Mangueirinha e o trevo de Chopinzinho, na região da Reserva Indígena, sentido Candói. A colisão envolveu um VW Gol e um caminhão.

De acordo com informações, o Gol era ocupado por cinco adultos, que faleceram no local, e uma criança de 1 ano, que foi encaminhada para um hospital em Pato Branco. Segundo o condutor do caminhão, que não se feriu, o carro invadiu a pista contrária. Mesmo tentando desviar para fora da pista e colidindo contra um barranco, ele não conseguiu evitar o impacto. O caminhão seguia no sentido Pato Branco, enquanto o Gol estava a caminho de Candói.

O acidente mobilizou equipes do SAMU, do Corpo de Bombeiros e da PRF. Os corpos das vítimas ainda estão no interior do veículo e, após os trabalhos da Polícia Científica, serão encaminhados ao IML de Pato Branco.

Fonte: Pato Branco Alerta - Altair Merlo.
Fotos: TV Top Mídia.

sábado, 29 de março de 2025

Morador de Turvo completa 101 anos


O senhor Abrão Moreira Batista completou 101 anos no dia 27 de março.

Com muita saúde, seu Abrão ainda sai para caminhar sozinho pelas ruas de Turvo.

Na tarde deste sábado, a reportagem do Blog do Elói esteve em sua casa para um bate-papo com ele, acompanhado de um chimarrão.

Acompanhe a conversa no vídeo:


Cooperativa Coagrotur de Turvo realizou Assembleia Geral Ordinária

Na manhã deste sábado (29/03), a Coagrotur - Cooperativa Agroindustrial de Turvo, antiga Associação dos Hortifrutigranjeiros, realizou sua Assembleia Geral Ordinária nas dependências da cooperativa. 

Durante o encontro, foi feita a prestação de contas, aprovada pelos sócios presentes.

Também ocorreu a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, ambos eleitos por aclamação e imediatamente empossados.

Além disso, foram discutidos outros assuntos relacionados à cooperativa.
 
Após o evento, os participantes puderam desfrutar de um delicioso almoço.
 
A Coagrotur está situada às margens da Rodovia PRC-466, na entrada para o Parque Industrial.















 

Faleceu Verontina Ferreira de Andrade


Faleceu na madrugada deste sábado (29/03) Verontina Ferreira de Andrade, aos 85 anos.

Dona Verontina é mãe do Mello.

O velório está sendo realizado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será às 17h deste sábado.


Informou a Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 



sexta-feira, 28 de março de 2025

Paraná abre concursos para contratar 2 mil policiais militares e 600 bombeiros


O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (28) os editais de abertura de dois concursos públicos para o preenchimento de novas vagas na área de segurança pública. Os processos preveem a contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), cujas inscrições vão de 14 de abril a 13 de maio. Os editais da PM (AQUI) e Corpo de Bombeiros (AQUI) podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. “Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, afirmou. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

Os concursos ocorrem em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Isso porque, em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, o que trouxe ganhos salariais e modernizou os cargos.

Além disso, em dezembro de 2024 também foi sancionada a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), o que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, as novas contratações representam mais um passo para garantir que a população de todas as regiões do Paraná seja atendida com agilidade, preparo e presença constante das forças de segurança. “Reforçar o efetivo significa salvar vidas, reduzir a violência e levar mais tranquilidade às famílias paranaenses. Estamos construindo, com trabalho e planejamento, a melhor segurança pública do Brasil”, disse.

CONDIÇÕES – Ambos os concursos terão o IBFC como banca organizadora e examinadora contratada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). No site do IBFC, já é possível ler todas as condições para a realização das provas, as etapas do concurso e descritivo dos cargos em ambas as corporações.

A taxa de inscrição tem valor fixo de R$ 130, mas é possível solicitar isenção do pagamento até o dia 16 de abril por critérios sociais e outras condições. Para assumir os cargos, os candidatos devem ter concluído um curso de nível superior em qualquer área de graduação – esse é o primeiro concurso com esse dispositivo, criado pela lei estadual 21.828/2023 –, ter no máximo 30 anos até 14 de abril de 2025 e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

A remuneração inicial é de R$ 2.530,12 para o cargo de aluno-soldado de 3ª classe, de R$ 3.795,18 para o aluno-soldado operacional de 2ª classe, e chegando até R$ 6.101,87, para os cargos de soldado de 1ª classe. Todos os cargos também têm direito ao valor de R$ 834,74 ao mês de auxílio-alimentação.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há reservas 201 vagas para afrodescendentes na Polícia Militar e de 60 no Corpo de Bombeiros Militar.

PROVAS – As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

REFORÇO DO EFETIVO – Em 2023, ocorreu a formatura de 2.485 policiais militares aprovados em concurso. Eles já estão atuando em todas as cidades do Paraná e ajudaram a encorpar o efetivo estadual. Outros 419 bombeiros também se formaram no mesmo ano, o que representou a maior contratação da história da corporação, à época. Com o novo concurso a gestão chegará a mais de 5,5 mil profissionais nas duas forças.

Recentemente outros 98 peritos foram incorporados à Polícia Científica. A formação dos novos técnicos inclui o curso de três meses e estágios práticos nas seções e Unidades de Execução Técnico-Científicas (UETC). Na Polícia Civil são 103 novos servidores: 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas aprovados no concurso público realizado em 2021 e que foram convocados no final de 2024.

Condições para o concurso da PM:

- Ter sido aprovado em todas as etapas do concurso

- Ter nacionalidade brasileira

- Ter no máximo 30 anos de idade até o dia 14 de maio de 2025

- Possuir certificado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de ensino

- Possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B

- Estar quite com as obrigações eleitorais e relativas ao serviço militar

- Não ter sido indiciado, denunciado ou condenado por crime ou contravenção penal

- Não responder por ato de improbidade administrativa ou cumprir pena criminal

Condições para o concurso do Corpo de Bombeiros:

- Ter sido aprovado em todas as etapas do concurso

- Ter nacionalidade brasileira

- Ter no máximo 30 anos de idade até o dia 14 de maio de 2025

- Possuir certificado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de ensino

- Possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B

- Estar quite com as obrigações eleitorais e relativas ao serviço militar.

Reunião do Conseg de Turvo discute diversos assuntos relacionados à segurança pública do município


Na noite desta quinta-feira (27/03), foi realizada a reunião mensal do Conselho de Segurança de Turvo (CONSEG).

Estiveram presentes os vereadores, o prefeito Marcos Seguro, o secretário Onézimo e o presidente do Hospital Bom Pastor, Valdecir Santos. Também participaram membros da diretoria, o Sargento Teixeira e a equipe da Polícia Militar.

A reunião foi presidida pelo presidente do Conseg, Robson Santeli. O Sargento Teixeira apresentou algumas estatísticas de ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Turvo.

Um dos temas debatidos foi a possibilidade de construção de uma Unidade Prisional no município. As autoridades presentes discutiram as vantagens, desvantagens e os possíveis impactos dessa medida para Turvo.

Outro ponto abordado foi o programa Olho Vivo, do Governo do Estado, que utiliza câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos para reforçar a segurança pública.

Diversos outros assuntos foram discutidos ao longo da reunião. O prefeito e os vereadores se colocaram à disposição para contribuir dentro de suas possibilidades, tanto para o Conseg quanto para a Polícia Militar.
 


Sicredi de Turvo tem vaga para Gerente de Negócios PF

Para se cadastrar, clique no link:

Vem aí, de 04 a 08 de abril, o Super Feirão de Fraldas da Hiperfarma de Turvo

Você não pode perder o Super Feirão de Fraldas da Hiperfarma, que acontece de 04 a 08 de abril.

A Rede de Farmácias Hiperfarma está há mais de 8 anos em Turvo. Nossa missão vai além da venda de medicamentos, produtos de higiene e beleza. Nosso objetivo é cuidar de você e da sua família, estando sempre presentes no seu dia a dia.

📍 Endereço: Avenida 12 de Maio, ao lado do Lojão do Braz.

📞 Telefone/WhatsApp: (42) 9 8412-9697 – Fale conosco no WhatsApp [CLICANDO AQUI].

🕒 Horário de atendimento:
- Segunda a sexta: 08h às 22h
- Sábados, domingos e feriados: 08h às 12h e 13h às 20h

Esperamos por você!




 

Sorvetes Guri de Turvo encerra o mês com promoções imperdíveis


A *Sorvetes Guri, tradicional marca de sorvetes de Turvo, está com uma **super promoção* para fechar o mês com chave de ouro! 

Os amantes de sorvetes têm até o *dia 31 de março* (ou enquanto durarem os estoques) para aproveitar descontos especiais em diversos produtos.

*Confira os destaques da promoção:*

- *Guri Gue* – apenas *R$ 0,99* (para compras acima de 20 unidades)

- *Picolés* – *R$ 1,80* (acima de 10 unidades)

- *Gela Kuka* – *R$ 12,90*

- *Linha Leve para Casa* – *R$ 24,90*

- *Linha Especial* – *R$ 33,90*

- *Linha Guri+* – *R$ 23,90*

### ⏳ *Última chance!*

A promoção é por *tempo limitado*, então, se você quer garantir seus sorvetes preferidos por um preço especial, é melhor correr!

📍 *Onde encontrar?*

*Sorvetes Guri – Turvo*

📌 *Fique atento:* Os estoques são limitados, e os preços promocionais valem apenas até *31 de março*.

Uma ótima oportunidade para famílias, comerciantes e quem quer aproveitar o fim do mês com um docinho gelado!

👉 *Compartilhe com quem ama um bom sorvete!*

Acompanhe nossas novidades e promoções no Instagram: https://www.instagram.com/sorvetesguriturvo_/

Pretende ser Gestor em Farmácia? O UniCV tem o curso ideal para você


Já pensou em trabalhar na gestão de estabelecimentos farmacêuticos? Se sim, esse curso é ideal para você.

Com formação em 1 ano e 5 meses, você se torna capaz de identificar e monitorar diferentes medicamentos, promovendo a segurança do paciente.

👉🏻 E o melhor: neste mês você pode garantir sua Graduação EAD por apenas 79*/mês.

Não perca essa oportunidade! 

Garanta já sua vaga:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.

Governo federal suspende criação de aves ao ar livre sem tela de proteção superior


Como medida preventiva, em função do risco de ingresso e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, e reforçou que cada unidade da Federação pode decidir sobre a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.

A determinação faz parte da Portaria nº 782, de 26 de março de 2025, publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União. “Os produtores precisam continuar tomando todos os cuidados para não permitir que aves silvestres entrem nas granjas”, reforçou Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Segundo a portaria, os eventos que envolvem exposição de aves somente serão permitidos se o Serviço Veterinário Estadual autorizar, após avaliação da situação epidemiológica e a apresentação de um plano de biosseguridade pelos organizadores, com descrição de medidas de prevenção e controle para mitigar o risco de entrada do vírus.

Segundo Dias, a colocação de telas na parte superior dos locais de pastoreio de aves ao ar livre existia, mas tinha sido suspensa. “Agora volta a ter essa exigência em razão da possibilidade da entrada novamente da doença na América do Sul, no Brasil e especial no Paraná”, disse.

As suspensões terão duração inicial de 180 dias, podendo ser prorrogadas. Elas se referem a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.

LITORAL – No Paraná, a Adapar realiza nesta semana uma operação de monitoramento das propriedades que têm galinhas de subsistência e acompanhamento das aves migratórias. A ação tem a finalidade de reforçar o trabalho de biosseguridade com objetivo de evitar surto de gripe aviária.

O Litoral é a porta para aves migratórias, que têm o potencial de carregar o vírus de outros países até o Brasil. O trabalho de monitoramento das aves é feito em parceria com o Centro de Estudos Marinhos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A ação do Ministério e da Adapar tem em vista a ocorrência de vários surtos do H5N1 em algumas regiões das Américas, particularmente nos Estados Unidos. “É uma realidade que mais uma vez acende um alerta de preocupação aqui no Brasil e especialmente no Paraná, pois somos o maior produtor e o maior exportador de frangos do País”, disse Dias. “Temos de reforçar as medidas de biosseguridade das nossas propriedades”.

EMERGÊNCIA – Para possibilitar ações rápidas que mantenham em alta a vigilância, o Governo do Estado prorrogou em 25 de janeiro de 2025, pela terceira vez, o decreto de emergência zoossanitária no Paraná. A norma vale por 180 dias. A influenza aviaria é uma doença com distribuição global e ciclos pandêmicos ao longo dos anos, com sérias consequências para o comércio internacional de produtos avícolas. Desde que a doença foi confirmada pela primeira vez no Brasil, em 15 de maio de 2023, em uma ave silvestre, o Paraná registrou 13 focos, todos em aves silvestres.

Caso haja suspeita em relação a aves que possam estar com a doença, o serviço a ser acionado no Estado é o da Adapar, que tem escritórios em vários municípios. Devem ser comunicados comportamentos diferentes do usual nas aves, como complicações respiratórias, falta de ar, tosse, espirros ou fraqueza.

CERTIFICADO – Esta semana o Japão anunciou, durante visita de autoridades brasileiras ao país, a aprovação da regionalização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para influenza aviária por município. Com isso as restrições de exportação de produtos cárneos de frango e ovos para aquele país ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de foco e não mais ao estado todo.

PRODUÇÃO – Dados das Estatísticas da Produção Pecuária de 2024, do IBGE, apontam que o Paraná abateu 2,2 bilhões de frangos no ano passado, sendo responsável por 34,2% da produção nacional. Em relação à produção de carne, saíram do Paraná 4,756 milhões de toneladas.

Em volume de exportação de carne de frango, o Paraná também mantém o topo. Em 2024 foram enviadas pouco mais de 2,171 milhões de toneladas aos países parceiros comerciais. O Estado arrecadou US$ 4 bilhões.
Publicidade