[Fechar]

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vítimas de acidente com ônibus começam a ser enterradas no PR

Corpos devem ser enterrados a partir das 9h desta segunda-feira (16).
Maioria dos corpos é enterrada em União da Vitória, na região sul.
Do G1 PR (Foto: Valdinei Oliveira/RPC)


Começam a ser enterrados na manhã desta segunda-feira (16) em União da Vitória, na região sul do Paraná, os corpos das vítimas do acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, no norte de Santa Catarina.

Os corpos chegaram à cidade por volta das 22h de domingo (15) e, desde então, estavam sendo velados.

Os enterros devem ocorrer a partir das 9h. Até a publicação da reportagem, 51 mortes tinham sido confirmadas pelo Governo de Santa Catarina, com sete pessoas feridas.

Nesta segunda-feira, não haverá aulas nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Os demais serviços e departamentos públicos do município funcionam normalmente, mesmo com o decreto de luto oficial.

O acidente

O ônibus em que as vítimas viajavam caiu em uma ribanceira de cerca de 400 metros no quilômetro 89 da SC-418, em Joinville, no fim da tarde de sábado (14).O grupo saiu de União da Vitória na sexta-feira (13) e atravessava Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, no litoral do Paraná.


A suspeita é que o motorista tenha perdido o controle do veículo em uma curva.

Velórios

A crediarista Juliana Marcondes perdeu sete familiares. Ela veio de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, para acompanhar o velório e o enterro da família – a maioria primos. “Perder tanta gente de uma só vez é uma tragédia. É muita dor”, desabafa.

Os familiares de Juliana foram velados no Ginásio de Esportes Benedito Albino, no distrito São Cristóvão, onde ocorreu também o velório coletivo.

Houve famílias que preferiram velar os parentes em casa, em igrejas dos bairros e até em outras cidades, como Mallet e Castro, na região dos Campos Gerais. Em Porto União, cidade de Santa Catarina que faz divisa com União da Vitória, foram veladas 14 pessoas.

Transporte dos corpos
(Foto: Gabriela Machado/Divulgação)
Segundo o Governo de Santa Catarina, o caminhão refrigerado saiu, às 16h, com 32 corpos do Instituto Médico-Legal (IML) de Joinville; 11 corpos foram levados por funerárias e sete permanecem no IML. Os últimos não puderam ser levados para o Paraná porque as famílias não foram localizadas ou por falta de documentação. Todos os corpos foram identificados; foram 12 horas para que o trabalho fosse concluído.
(14) (Foto: André Buzzi/RBS TV)

Paraná de luto

Na manhã de domingo, o governador do Paraná Beto Richa decretou luto oficial de três dias em todo o estado, como homenagem às vítimas do acidente.

A presidente Dilma Roussef também se manifestou sobre o acidente em nota. "É com pesar que soube da notícia da morte de 54 pessoas em um acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. Nesta hora de dor e sofrimento, quero apresentar meus sentimentos às famílias e amigos que perderam seus entes queridos", disse.

Retirada do ônibus
A SC-418, onde ocorreu o acidente, foi bloqueada entre as 16h10 e as 22h10 de domingo para a retirada do veículo, que estava a cerca de 100 metros da altura da rodovia. O ônibus foi levado para o posto da polícia rodoviária de Campo Alegre e, conforme os policiais, ainda deve passar por perícia. Durante a remoção, embaixo do veículo, foi achado o corpo da 51ª vítima.
Feridos
Sete passageiros seguem internados em hospitais do Norte catarinense, conforme a SDR. Dois estão no Hospital Dona Helena, um no Infantil, um na Unimed e três no São José.

Um ferido teve teve alta médica no final da manhã deste domingo (15). Brayan Lohan de Almeida, de dois anos e nove meses, foi liberado pelo Hospital Infantil após a avaliação de que seu estado é considerável estável, com escoriações pelo corpo e uma fratura.

Publicidade