[Fechar]

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pacientes são isolados após UTI do Hospital São Vicente ser infectada por bactéria

Uma contaminação pela superbactéria chamada KPC, que é resistente a antibióticos gerou o isolamento e os cuidados necessários com a UTI que deve reabrir na semana que vem

Ouça na reportagem de Tonico de Oliveira. Para ouvir, clique no link abaixo:

A UTI do Hospital São Vicente de Paula foi isolada nesta quinta-feira (29) após a contaminação de uma superbactéria chamada KPC, que é resistente a antibióticos. Três pacientes foram contaminados e isolados em uma ala especial da casa. O local deverá ser liberado em uma semana após todas as limpezas necessárias. De acordo com a provedoria, diversas ações de segurança estão sendo tomadas, como a higienização constante de funcionários e visitantes.

“Nós estamos falando de uma bactéria que pertence ao organismo humano de uma forma natural e devido ao uso de antibióticos, ela se torna resistente. A que nós identificamos é sensível a outros medicamentos. A UTI não está interditada, continua funcionando, nós apenas deslocamos os pacientes para uma outra unidade e desinfetamos o espaço físico onde eles estavam”, explicou o enfermeiro responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Emanuel Severo.

A KPC pode causar pneumonia, infecção sanguínea no trato urinário e ainda evoluir para uma infecção generalizada. Os três pacientes contaminados, no entanto, permanecem em estado estável, segundo o hospital.

Fonte: www.centralcultura.com.br
Publicidade