[Fechar]

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Massa de ar frio chega ao Paraná e derruba as temperaturas


Uma massa de ar frio chega ao Paraná pelas regiões Oeste e Sudoeste na tarde deste sábado (19) e derruba as temperaturas em todo o Estado. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é que as mínimas fiquem em um dígito até a quarta-feira (23). Apesar de a semana começar gelada, ainda não é possível prever se irá gear no Estado.

O Alerta Geada é divulgado pelo Simepar com 48 horas de antecedência do fenômeno, diz o meteorologista Paulo Barbieri. “As condições de temperatura favorecem a possibilidade de geada no domingo e na segunda-feira, mas o fenômeno depende também de outros fatores, como umidade e condições de vento”, disse.

As temperaturas ficarão mais baixas principalmente na Região Metropolitana de Curitiba e no Sul do Estado, mas o frio será sentido mesmo em regiões mais quentes, como Norte e Oeste. Em Londrina, as mínimas serão de 7ºC no domingo e 5ºC na segunda-feira. Em Cascavel, a previsão é que as temperaturas cheguem a 5ºC no domingo e 3ºC na segunda.

Em Curitiba, o termômetro deve variar de 6ºC a 14ºC no domingo e de 5ºC a 16ºC na segunda-feira. Em Guarapuava, a variação deve ser de 3ºC a 10ºC no domingo, com mínima prevista de 2ºC na segunda. Em União da Vitória a mínima pode chegar a 1ºC na segunda-feira.

A previsão é que continue as condições de nebulosidade na Capital até o sábado, com previsão de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva.

ALERTA GEADA – Mantido desde 1995 pelo Simepar e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Alerta Geada informa gratuitamente aos cafeicultores a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas. O serviço iniciou no começo de maio e segue até o dia 22 de setembro.

A partir da previsão do Simepar, o Iapar envia o alerta por e-mail, celular, redes sociais e veículos de comunicação. Além disso, um boletim é divulgado nas páginas do Simepar (www.simepar.br) e Iapar (www.iapar.br) e também pode ser acessado pelo Disque Geada – (43) 3391-4500 – ao custo de uma ligação para aparelho fixo. A persistirem as condições para formação de geada, um aviso de ratificação é enviado até 24 horas antes da ocorrência prevista.

Fonte: AEN

Acontece neste sábado o 8º Encontro Off Road em Turvo


8h - Recepção e Desafio da Gangorra - Na Avenida de 12 de Maio, em frente ao Posto GP.
10h - Saída para Pesque Pague Vô Raul.

13h - Saída para trilha.

Novidade deste ano! Expedition 4x4.

Faça sua inscrição pelo www.offroadpr.com.br

“Não engula o choro”

Vídeo:

A campanha “Não engula o choro”, do Governo do Estado, atravessou os limites do Paraná e conquistou o engajamento de entidades sociais e integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente de outros estados. Personalidades artísticas e profissionais liberais, principalmente da área de psicologia, também têm contribuído para ampliar a divulgação.

A governadora Cida Borghetti destacou a importância da realização de campanhas periódicas de conscientização e sensibilização. “A disseminação da boa informação é essencial para combatermos casos de violências contra crianças e jovens, que infelizmente ainda existem. E o auxílio da sociedade é muito importante”, disse.

“A campanha já chegou em um patamar que é impossível dimensionar o número de pessoas sensibilizadas”, acrescenta a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Segundo ela, a campanha lançada no dia primeiro deste mês está alcançando o objetivo de sensibilizar a sociedade para o problema da violência contra crianças e adolescentes.

‘VIRALIZOU’ – Pela internet, as duas animações que incentivam crianças a se expressarem e buscarem ajuda, quando algo está errado, já alcançaram mais de 1,3 milhão de visualizações e foram compartilhadas 21 mil vezes, nas suas duas primeiras semanas de divulgação. Uma única postagem em rede social recebeu mais de 1.600 comentários, e, em outra, mais de 35 mil curtidas. Em um canal da internet, específico para crianças, em três dias, foram 266 mil visualizações. Sem contar os compartilhamentos por aplicativo de mensagem.

“Estamos muito satisfeitos com a repercussão dos vídeos e com o engajamento de pessoas, que entenderam a mensagem e a gravidade da situação a que estão sujeitos os pequenos. Temos recebido solicitações de todo Brasil, para a utilização das peças da campanha. É exatamente esta ideia: atingir o maior número de pessoas possíveis, chamando a atenção para os sinais que nossos meninos e meninas dão quando estão em situação de risco”, disse a secretária.

PERSONALIDADES – O maior número de interações nas diversas redes sociais é da área de psicologia, tanto de entidades representativas de classe como individuais. Entre as personalidades artísticas que compartilharam e interagiram com as publicações estão a apresentadora Eliana, conhecida por comandar programas infantis. “Campanha sensível, relevante e que vale mostrar para nossos filhos”, comentou Eliana.

Fafá de Belém e a filha Mariana se emocionaram com as animações. “Chorei com essa campanha ‘Não engula o choro’ que incentiva crianças a colocarem pra fora o que estão sentindo e contarem se sofreram algum tipo de violência”, declarou Fafá. Luana Piovani, Hortência Maiari e Luiza Brunet também comentaram em suas redes sociais que ficaram tocadas com a mensagem e incentivaram seus seguidores a aderirem à campanha.

Canais de televisão, privados e públicos, estão veiculando gratuitamente os filmes. A TV Câmara, por exemplo, os exibirá nos próximos seis meses.

ESTRATÉGIA – Os vídeos foram pensados para falarem com as crianças, são coloridos, com música agradável e com linguagem simbólica para representar os perigos. “Diferente de outros trabalhos de sensibilização que realizamos, direcionados aos adultos, a estratégia dessa vez foi conversar com meninos e meninas. As animações, sensíveis e comoventes, são veiculadas em mídias sociais, algumas específicas para o público infantil”, afirmou Fernanda Richa.

A campanha estimula crianças e adolescentes que sofreram ou sofrem algum tipo de violência a não se calarem e buscarem alguém de confiança para desabafar. Para os adultos, foi produzida comunicação externa nos maiores municípios, em outdoors, mobiliário urbano e busdoor, com as imagens em ônibus do transporte coletivo.

DENÚNCIAS – Os agentes da rede de proteção, que inclui profissionais da assistência social, saúde, educação, conselho tutelar e segurança pública dos 399 municípios paranaenses, receberam cartilhas e cartazes que orientam como agir diante do problema que aflige a criança.

“É imprescindível sensibilizar família, professores e todos os agentes da rede de proteção”, disse a secretária. “Somente dessa forma tornaremos visíveis essas situações que comprometem o desenvolvimento de meninos e meninas”, acrescentou.

Um dos objetivos da campanha é reduzir a subnotificação e incentivar a população a denunciar esses crimes. Tem a parceria das secretarias estaduais da Saúde, da Educação e da Segurança Pública, que registra e encaminha denúncias de violações de direitos, no Paraná, pelo telefone 181.

A ação é feita em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Cedca), que determinou o uso do recurso do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) para esse fim.

PERIGO - Para Leandro Meller, superintendente das Políticas de Garantias de Direitos, da Secretaria da Família, o desenvolvimento físico e intelectual está relacionado aos estímulos do ambiente experimentados na infância. “A violência é violação de direitos, em qualquer idade. E seja qual for o tipo poderá deixar marcas profundas na formação da criança, principalmente nos primeiros anos de vida”, disse Meller.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente (Cedca), Alann Bento, enfatiza que as violências não escolhem classe social. “Não é possível afirmar que os abusos físicos, sexuais ou psicológicos ocorrem mais em famílias de baixo poder aquisitivo. Mas, independentemente da condição financeira, o sofrimento é o mesmo, assim como o mal causado ao desenvolvimento saudável da criança e do adolescente”, afirmou.

Conforme dados do Ministério da Saúde, as quatro principais formas de violência contra crianças e adolescentes são a negligência ou abandono; e violências física, psicológica ou moral e sexual. Levantamento das fichas de notificação pelos serviços de saúde, de 2010 a 2014, indicaram 35.479 casos. Desse total, 37,6% refere-se a negligência; 29,4% a violência física; 17,9% a psicológica; e 15,1% a sexual. A negligência responde pela maioria das notificações para crianças até 12 anos e, a partir de então até os 19 anos, é a violência física predomina.

DENÚNCIAS – Dados do disque-denúncia 181 informam que, de 2016 para 2017, o número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes aumentou 37,6%, saltando de 843 para 1.166.

Os atendentes do telefone 181 encaminham as denúncias, de acordo com o caso e a urgência, para o Conselho Tutelar, a Polícia Militar ou outro órgão da rede de proteção. Por esse serviço, disponível em todo o Estado, o denunciante tem sua identidade preservada.

DIA DO ENFRENTAMENTO – O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é nesta sexta-feira (18 de maio), o que faz com que esse seja o mês de enfrentamento a essas violações de direitos.

Fonte: AEN

Dois suspeitos de assalto trocam tiros com a PM dentro de escola e morrem



Dois suspeitos de assalto morreram em confronto com a Polícia Militar (PM) na tarde desta quinta-feira (17) em Alto Paraná, no noroeste do estado. Eles trocaram tiros com os policiais dentro de uma escola municipal.

Um morreu no local e outro em um hospital de Paranavaí, também no noroeste do Paraná, segundo a polícia.

Conforme a PM, os dois homens roubaram um cartório que fica no centro da cidade. Seis pessoas, entre funcionários e clientes, tiveram celulares e dinheiro levados, informou a polícia.

Os policiais foram acionados quando os suspeitos ainda estavam no cartório. Na tentativa de fuga, de acordo com a PM, eles pularam muros até chegar ao pátio da escola municipal, onde ocorreu o confronto.

No momento, segundo a direção da escola, 89 alunos estavam no local. Funcionários e estudantes se abaixaram nas salas durante o confronto.

Os objetos e dinheiro levados no cartório foram recuperados pela PM. Também foram apreendidas três armas e uma moto usada pelos suspeitos, conforme a polícia.


(Foto: Tiago Pereira/RPC)
Fonte: G1 - PR



Motorista capota após perder controle do veículo em Guarapuava


O motorista de um veículo Chevrolet /Astra de cor prata, com placas de Guarapuava, que transitava pela via em alta velocidade, perdeu o controle do veículo e acabou capotando. O acidente aconteceu no início da tarde desta quinta feira (17de maio), na Avenida Vereador Rubens Siqueira Ribas, bairro Jordão, em Guarapuava.

Moradores ficaram assustados com a violência da batida. Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, o homem estava em alta velocidade e acabou se perdendo, atravessou entre um poste e uma cerca e na sequencia capotou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, apesar da violência do acidente e dos estragos no veículo, ninguém ficou ferido gravemente. O condutor do carro teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Samu, que também atendeu a ocorrência.

Fonte: GR+ Noticias

16 agricultores de Turvo receberam primeira parcela do Projeto Renda Agricultura Familiar


Esse projeto faz parte do Programa Família Paranaense, o qual cadastra e seleciona as famílias através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e EMATER, o objetivo disponibilizar recursos para agricultores a fim de garantir melhoria na qualidade de vida em sua propriedade e incentivo a agricultura de subsistência.

A primeira parcela deve ser usada para saneamento básico, podendo ser na construção de banheiro, fossa, caixa d'água, encanamentos de água, entre outros. A segunda parcela deve ser utilizada para produção de alimentos para autoconsumo e venda do excedente. A terceira servirá de apoio aos processos produtivos.
A soma do recurso varia R$ 2 a R$ 3 mil, dependo a renda per capita da família inscrita.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Motorista fica ferido em colisão entre dois caminhões em Prudentópolis



Um motorista ficou ferido em uma colisão entre dois caminhões no final da tarde desta quarta feira (16 de maio) na BR 373, em Guarapuava.

O acidente ocorreu por volta das 17h30, no trevo de acesso principal à cidade.

No local, uma carreta carregada com um container diminuiu e outra, também carregada com container, atingiu a traseira do veículo que estava reduzindo a velocidade para passar a lombada. Os dois caminhões seguiam no sentido Ponta Grossa a Guarapuava.

O motorista da carreta que bateu na traseira ficou preso às ferragens, e teve que ser desencarcerado pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado em estado moderado, principalmente nas pernas, para atendimento médico no Pronto Atendimento da Santa Casa de Prudentópolis.

O motorista disse que não viu a carreta da frente reduzir a velocidade e não conseguiu evitar a colisão.

Fonte: GR+ Noticias
Publicidade