O Dia Estadual da Música e Viola Caipira foi celebrado com um evento especial na manhã desta terça-feira (8), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A solenidade, proposta pela deputada Cristina Silvestri (PP), contou com apresentações culturais e entrega de homenagens.
Instituída pela lei 22.449/2025, de autoria da deputada Cristina e coautoria de outros 18 deputados e deputadas, a data é festejada no dia 13 de julho. A cerimônia foi antecipada por conta do recesso parlamentar.
“Ao instituir a data, fazemos justiça a uma das mais autênticas expressões da cultura brasileira e que tem raízes profundas. A música e a viola caipira falam da terra, da vida simples, dos valores familiares, da relação íntima com a natureza, da fé e do amor, na sua forma mais genuína. Nos ligam ao campo, ao interior, à origem que jamais devemos esquecer”, frisou Cristina Silvestri (PP).
O dia 13 de julho foi escolhido para celebrar a tradição por ser a data de nascimento do paulista Cornélio Pires, maestro, arranjador, instrumentista e folclorista. Na década de 1920, ele pressionou as gravadoras de música a lançarem álbuns com canções caipira, auxiliando a difundir a tradição, conforme relembrou a deputada.
A homenagem foi marcada por interpretações de clássicos da música raiz e pela apresentação de composições contemporâneas. O hino brasileiro ganhou uma versão instrumental na viola caipira pelas mãos da musicista Giulia Foganholli. ”Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e "O Trenzinho do Caipira", de Heitor Villa-Lobos, foram interpretadas pela Escola de Música Lions, projeto que reúne crianças e adolescentes da Comunidade da Vila Uberaba, em Curitiba.
A cerimônia contou com a presença de outros deputados, todos coautores do projeto de lei: Gilberto Ribeiro (PL), Tercílio Turini (PSD), Marli Paulino (SD), Batatinha (MDB), Tito Barichello (União), Bazana (PSD) e Jairo Tamura (PL) apontaram a necessidade de preservação desse gênero musical.
Homenageados
Ao todo, 23 pessoas receberam menções honrosas: os músicos Paulo Santana, Ruan Mansur, Alberto Júnior Capeletto, Gringo Violeiro, Fabiano Santos, Vini Moraes (Diamante Violeiro), Edson Murai Lima, Matheus Vieira de Souza e Giulia Foganholli, os professores do Lions Clube Curitiba Batel Nilson Izaias Pegorini, Igor Kpvaliuk, Gesiel Sari, Josafá Silva de Souza, Gabriel Gomes Teixeira e Eli Carlos dos Santos, e os grupos Viola Paraná, Instituto Viola Caipira, Viola Lobo Bravo, Projeto Anjos Inocentes, Viola Musa, Orquestra Viola e Instituto Viola Caipira.
Além dos deputados presentes, as honrarias foram propostas pelos deputados Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel (PSD), Cobra Repórter (PSD), Goura (PDT) e Maria Victoria (PP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário