[Fechar]

quarta-feira, 12 de março de 2025

Projeto da Unicentro irá oferecer castração gratuita para cães e gatos em Turvo


Um projeto de extensão do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) irá oferecer castração gratuita para cães e gatos no município de Turvo. Em parceria com a Prefeitura, o projeto desenvolvido no âmbito do Programa Universidade Sem Fronteiras já iniciou as triagens e prevê o início das castrações neste mês.

O professor coordenador da Clínica Escola Veterinária do Câmpus Cedeteg, Adriano de Oliveira Torres Carrasco, explica que a instituição participa do Universidade Sem Fronteiras há alguns anos e agora leva as ações para o interior do Estado. “Começamos a atender algumas demandas do município e identificamos essa necessidade. A partir disso, estruturamos um projeto conjunto que, além de viabilizar a castração, também busca fortalecer o conhecimento da população sobre bem-estar animal e saúde pública”, detalha o docente.

O cadastro dos animais deve ser realizado através do site da prefeitura e passaram por uma seleção. Nesse primeiro momento serão priorizados os animais em situação de rua e animais de família com cadastro único (CadÚnico). Após a seleção, uma equipe de Médicos-Veterinários da Unicentro realizará a triagem e exames pré-operatórios destes animais. “Nosso diferencial está na qualidade do atendimento. Queremos garantir que os animais recebam cuidados adequados, desde a triagem até o pós-cirúrgico, o que, infelizmente, nem todas as campanhas de castração oferecem”, destacou o coordenador do projeto.

Os animais aptos para realização do procedimento serão transportados até a Clínica Escola Veterinária da Unicentro em Guarapuava, onde passarão pelo procedimento e receberão os cuidados pós-cirúrgicos, retornando para seus lares sem pontos e medicações, facilitando o processo para os tutores e evitando complicações. “Observamos que, muitas vezes, as campanhas de castração não alcançam o sucesso esperado ou enfrentam complicações devido à falta de cuidados adequados no pós-operatório. Nosso objetivo é tentar evitar esse problema, garantindo que o animal retorne para casa com segurança. Para o tutor, isso representa uma grande facilidade”.Além do controle populacional, o projeto ainda contempla a formação das equipes de saúde municipais, orientação à população e o fortalecimento da conscientização sobre o cuidado com os animais. “Queremos que isso gere resultados duradouros, não apenas imediatos, nos animais castrados, mas também para as futuras gerações. O objetivo é que as pessoas passem a compreender a causa animal com mais empatia e carinho”, apontou Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade