[Fechar]

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Governo cancela ponto facultativo no Carnaval


O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta terça-feira (2), durante a abertura dos trabalhos do Legislativo Estadual, que o Governo do Paraná vai cancelar o ponto facultativo do Carnaval deste ano para todo o Poder Executivo.

A decisão foi tomada como forma de conter o avanço do coronavírus no Estado. De acordo com o governador, o objetivo é desestimular viagens e eventos que possam causar aglomeração, comuns durante o período de Carnaval.

O Governo vai oficializar a decisão com a publicação de um novo decreto. O texto alterará o Decreto 6.554, publicado em 17 de dezembro, que definiu o calendário de feriados e estabeleceu os dias de recesso e pontos facultativos de 2021.

Com a decisão, todos os órgãos da administração pública estadual direta e indireta terão expediente normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

PM de Turvo prende suspeitos de furto a loja de roupas



Na manhã desta terça-feira (02), compareceu no Destacamento da Polícia Militar uma senhora, a qual informou que sua loja foi furtada no dia 26 de janeiro, conforme boletim de ocorrência.
Que na data de hoje recebeu denuncias de populares dizendo que nesta terça-feira, dois suspeitos do furto estariam vendendo as supostas roupas de sua propriedade, que um deles estava em um bar em frente a um mercado.

No referido bar, a vítima ficou na viatura, enquanto a equipe policial efetuou abordagem, e entre os abordados foi localizado um dos suspeitos.

Sem a vítima ver, foram perguntadas algumas características das calças furtadas, e ela veio a descrever detalhes, como marca cor e os rasgados que coincidiam com a calça que o suspeito estava usando.

Após ver a calça, a vítima reconheceu como sendo de sua propriedade, e informou que a pessoa tem as mesmas características da pessoa que foi flagrada pelas câmeras de segurança furtando sua loja, e o mesmo não soube informar a origem da referida peça de roupa.

Diante dos fatos, foi da voz de prisão ao homem e deslocado até a residência do outro suspeito, o qual informou que na data de ontem saiu o homem que havia sido preso, que ele estava com uma mochila e estava oferecendo roupas, mais que não sabe a origem das roupas e nem pra quem vendeu.

Foi conversado com o dono do bar da abordagem, o qual informou que na data de ontem, os dois estavam no seu bar por volta das 18h00, tentando vender roupas em uma mochila, como ninguém comprou saíram do local.

Diante dos fatos, foram encaminhadas as partes juntamente com a calça até a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Paraná ultrapassa marca de 10 mil mortes pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (2) mais 4.301 novos diagnósticos de Covid-19 e 97 óbitos em decorrência da doença. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 552.125 casos confirmados e 10.063 mortos pela infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes de casos confirmados ao final do texto.

Os casos confirmados no informe desta terça-feira se referem a pacientes que estão com a doença ou estiveram doentes entre 20 de março de 2020 e 2 de fevereiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses de fevereiro de 2021, com 2.105 diagnósticos, e janeiro de 2021, com mais 2.054.

Os demais são referentes ao ano de 2020 nos meses de março (1), abril (1), maio (1), junho (4), julho (14), agosto (5), setembro (3), outubro (6), novembro (34) e dezembro (72). O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – Nesta terça-feira há 1.349 pacientes com diagnóstico confirmado internados. São 1.127 pacientes em leitos SUS (584 em UTI e 543 em enfermaria) e 222 em leitos da rede particular (94 em UTI e 128 em enfermaria).

Há outros 1.162 pacientes internados, 471 em leitos UTI e 691 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria Estadual da Saúde informa a morte de mais 97 pacientes. São 38 mulheres e 59 homens, com idades que variam de 21 a 99 anos. Os óbitos ocorreram entre 19 de abril de 2020 e 2 de fevereiro de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (8), Maringá (5), São José dos Pinhais (5), Cianorte (4), Ponta Grossa (4), Campo Mourão (3), Castro (3), Almirante Tamandaré (2), Arapongas (2), Campo Largo (2), Cascavel (2), Cornélio Procópio (2), Guarapuava (2), Mandirituba (2), Pinhalão (2), Sarandi (2), Telêmaco Borba (2).

A Secretaria da Saúde registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos municípios de Alto Paraná, Andirá, Antonina, Arapoti, Assis Chateaubriand, Campina da Lagoa, Campo Magro, Cantagalo, Carambeí, Chopinzinho, Conselheiro Mairinck, Faxinal, Floraí, Florestópolis, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Grandes Rios, Guaratuba, Ibiporã, Itambé, Jacarezinho, Jaguariaíva, Lapa, Loanda, Maripá, Medianeira, Nova Tebas, Palmas, Paraíso do Norte, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraí do Sul, Pontal do Paraná, Realeza, Rondon, Salto do Lontra, Santo Antônio do Caiuá, São Mateus do Sul, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana, Terra Rica e Umuarama.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 4.179 casos de residentes de fora, sendo que 78 pessoas foram a óbito.

AJUSTES:

Exclusões

Total de exclusão: 3 casos residente e 4 não residentes no Paraná. 5 óbitos de residentes no Paraná

Um óbito confirmado (M,58) no dia 08/07/2020 em Nova Aurora foi excluído por erro de notificação

Um óbito confirmado (M,61) no dia 20/09/2020 em Itaperuçu foi excluído por erro de notificação

Um caso e óbito confirmados (F,71) no dia 29/06/2020 em Araucária foram excluídos por erro de notificação

Um caso e óbito confirmados (M,62) no dia 08/07/2020 em Araucária foram excluídos por erro de notificação

Um caso e óbito confirmados (F,33) no dia 19/06/2020 em Itaperuçu foram excluídos por erro de notificação

Um caso confirmado (F,52) no dia 11/12/2020 em Xique-Xique (BA) foi excluído por erro de notificação

Um caso confirmado (M,55) no dia 11/12/2020 em Xique-Xique (BA) foi excluído por erro de notificação

Um caso confirmado (F,54) no dia 08/09/2020 em Acu (RN) foi excluído por erro de notificação

Um caso confirmado (F,14) no dia 08/01/2021 em Ji-Paraná (RO) foi excluído por erro de notificação.

Confira o boletim completo clicando AQUI.

Município de Turvo passa dos 700 casos confirmados de Covid-19


Nesta terça-feira (02) foram confirmados mais 07 casos para covid-19, em Turvo. Aumentando o número de casos em 693 casos positivos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), o número de casos confirmados por meio de sorologia manteve-se em 12, somando-se assim 705 casos confirmados.

Duas pessoas encontram-se internadas no Hospital Regional de Guarapuava, na UTI.

O município possui 621 casos recuperados, 84 casos ativos e 53 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



Open Banking: como essa novidade influenciará na sua vida financeira

São cada vez mais perceptíveis no dia a dia as transformações que as novas tecnologias vêm proporcionando na maneira de nos relacionarmos com as finanças. Aplicativos e transações digitais já são comuns em nosso cotidiano, o Pix trouxe mais agilidade e conveniência às transações e agora o Open Banking será mais uma novidade que certamente terá grande impacto positivo no Sistema Financeiro Nacional (SFN), beneficiando os consumidores a partir de um ambiente mais transparente e competitivo.

Por se tratar de uma iniciativa que passa em grande parte por questões técnicas, muitas pessoas ainda não compreenderam totalmente como o Open Banking impactará na sua vida financeira. Nesse sentido, em primeiro lugar é importante explicar que o princípio dele é entregar ao consumidor a propriedade de seus dados, os quais sempre foram dele, mas que até aqui estiveram sob posse exclusiva das instituições financeiras as quais ele se relaciona diretamente.

Na prática, o Open Banking permitirá que a pessoa controle suas finanças de maneira integrada, a partir de um único app, por exemplo, não sendo necessário acessar o aplicativo de cada instituição financeira para conferir um panorama geral de suas aplicações e transações realizadas. Basta escolher o canal de sua preferência, com a experiência que melhor lhe atende para acessar produtos e serviços em múltiplas contas de diferentes instituições financeiras em um só lugar.

Para que isso ocorra é preciso que as instituições financeiras tenham uma tecnologia comum, APIs (Application Programming Interface) abertas – a base do funcionamento do Open Banking - que permitam a interação entre sistemas diferentes, o que tornará mais fácil a conexão com parceiros para oferecer novas experiências aos consumidores.

Para dar um exemplo prático, imagine que você deseja mudar a instituição financeira com a qual mantém vínculo. Será possível migrar todo o histórico de crédito construído ao longo do tempo (as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos e perfil de gastos, entre outras informações) sem ter que começar um relacionamento do zero com a nova instituição. Essa alternativa permite que ela tenha muito mais facilidade em realizar a avaliação desse empréstimo e, inclusive, você poderá acessá-lo a uma taxa menor, pois ela terá mais elementos para saber que se trata de um bom pagador.

Essa é uma mudança enorme e que facilitará muito a vida de consumidores e organizações do sistema financeiro. Além disso, novos produtos e soluções também poderão ser desenvolvidos de maneira menos custosa e de modo que sejam atendidas necessidades específicas, com serviços mais personalizados. Esse compartilhamento ocorrerá por meio dos apps já existentes das respectivas organizações, de maneira rápida, digital, segura e sem burocracias.

É importante deixar claro que nada será feito sem o consentimento da pessoa e, nesse sentido, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma regulamentação fundamental por assegurar ao consumidor o controle sobre seus próprios dados. Com a LGPD, foi criado o alicerce que assegura o respeito à privacidade no que tange os dados pessoais e permite que o Open Banking se desenvolva no Brasil de forma mais segura e organizada.

Mais transparência e menos concentração no setor

O Open Banking tem entre seus objetivos a busca por mais competitividade no Sistema Financeiro Nacional, por meio da eliminação da assimetria de informações entre as instituições. Logo, a partir de um sistema financeiro mais transparente, em que o consumidor possui maior domínio sobre suas informações e fácil

acesso à informação sobre produtos e serviços praticados no mercado, espera-se que este movimento contribua para redução da concentração bancária no Brasil.

Em 2018, quando o Banco Central emitiu o primeiro comunicado iniciando as tratativas para adoção do Open Banking, que trará maior visibilidade a taxas praticadas pelas instituições e com isso, maior competitividade sobre preços praticados pelos bancos para oferta de produtos e serviços financeiros.

Mesmo existindo desafios, o Open Banking trará novas oportunidades para que as pessoas conheçam os benefícios que as cooperativas de crédito oferecem, pois a perspectiva é de um ambiente com mais informação, transparência e liberdade para escolha. Dessa forma, podemos fortalecer ainda mais o cooperativismo de crédito no Brasil, gerando mais inclusão financeira e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Cesar Gioda Bochi
Diretor Executivo de Administração do Sicredi

Cresol lança a primeira campanha de 2021 em rede nacional


A Cresol, que vem se firmando como a terceira força do cooperativismo financeiro no Brasil, lançou no sábado, 30 de janeiro, sua nova campanha em rede nacional. Com o mote de “Segurança e Rentabilidade”, a instituição inicia 2021 com o objetivo de reforçar o posicionamento e mostrar o fortalecimento de uma marca de 25 anos de história.

Com mais de 620 mil cooperados e 615 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma opção segura e rentável. A instituição registrou em 2020 o melhor ano de sua história, com uma marca de R$ 12,9 bilhões em ativos, um crescimento superior a 40%.

“Nesse novo momento que vive a Cresol buscamos transmitir o sentimento de credibilidade, que nos permite oferecer segurança e rentabilidade aos cooperados. A campanha é a sequência de peças criadas em 2020, que começou por mostrar quem é a Cresol, como evoluímos e que seguimos em frente diante de qualquer adversidade. Agora mostramos que as pessoas podem optar pela Cresol como meio de prevenir e garantir o futuro, com uma boa condição de ganho e total segurança de investimento”, destaca Luiz Panzer, diretor de comunicação e relacionamento do Sistema Cresol.

O ator Humberto Martins, com mais de 35 anos de carreira, estrela e dá voz à nova campanha, veiculada em rede nacional pela televisão, além de rádios, jornais e revistas nos locais de atuação da Cresol. Os canais digitais de comunicação da instituição também receberão conteúdos especiais.

“A Cresol avança cada vez mais em suas campanhas, com personagens e personalidades de referência. Humberto Martins tem a responsabilidade de transmitir a idoneidade da Cresol, de destacar a expansão que a instituição vive e a presença significativa em diversos estados do Brasil. Acreditamos que ele está à altura do que a Cresol é hoje no cenário nacional”, completa Panzer.

Gravada em São Paulo, a campanha é produzida pela Procedural Produtora. O roteiro foi desenvolvido pela Agência Idéxis, que há mais de 10 anos trabalha com o Sistema Cresol no projeto e desenvolvimento de conteúdos.

Fonte: Cresol

Carro bate contra árvore e duas pessoas morrem na PR-340

Colisão aconteceu na madrugada desta segunda-feira (1º). Vítimas morreram após carro bater contra árvore


Duas pessoas morreram após um grave acidente de trânsito em Telêmaco Borba, município na região dos Campos Gerais. O acidente que terminou com duas mortes aconteceu no KM 313 da PR 340.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas estavam em um Fiat Punto com placas de Telêmaco Borba que bateu contra uma árvore. Após a batida, o condutor do carro, um homem de 43 anos de idade, e a passageira, uma mulher de 41, morreram na hora.

As duas vítimas foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa para serem oficialmente reconhecidas.

Fonte: aRede
Publicidade