[Fechar]

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

10 dicas para não passar aperto no início de 2020

Fique atento para ficar mais tranquilo com as contas



Nos últimos dias do ano, aproveitamos para fazer uma retrospectiva e uma série de avaliações. E uma das promessas corriqueiras nesse período é de controlar as finanças. Mas, sai ano e entra ano e a boa a velha planilha de contas sempre é esquecida no meio do caminho e nosso foco fica desajustado...

Pensando nisso, nós da Sicredi Planalto das Águas PR/SP preparamos algumas dicas bem simples para te ajudar a começar 2020 com o pé direito, vamos lá?

Dica 1: Saber o quanto ganha e quanto gasta
Muita gente nem vê o dinheiro caindo na conta. Ter em mente (e no papel) o quanto se ganha e quanto gasta mensalmente é primordial para ter a consciência e evitar novas dívidas.

Dica 2: Fazer uma planilha
Colocar no papel ou num app seus gastos mensais (e até diários) ajuda (e muito) na hora de visualizar onde seu dinheiro está indo.

Dica 3: Adquira o hábito de poupar
Muita gente deixa para guardar o dinheiro que sobra (e quase nunca sobra, já que dinheiro na mão é vendaval). Então, adquira o hábito poupar, separe um valor e cadastre uma aplicação programada, que vai debitando por mês. Ao final de 12 meses, os juros serão aliados da rentabilidade.

Dica 4: Guardar parte do salário para possíveis emergências
Emergências são inevitáveis, mas se você tiver uma reserva para esses momentos inesperados, a tranquilidade permanecerá. Se o carro quebrar ou ficar doente, é gasto na certa. E para não se endividar, é importante ter uma “gordurinha”.

Dica 5: Priorizar as contas fixas
Tem contas que não dá para escapar, como alimentação, água, luz, aluguel (ou prestação da casa). Então, como essas contas são fixas e todo mês estão lá, vamos dar prioridade a elas.

Dica 6: Mude hábitos de consumo
Claro que comprar uma roupa nova é muito bom. Mas, para alcançar o que queremos, termos que nos disciplinar em algumas coisas, não é mesmo? Economizar desligando as luzes dos cômodos da casa onde não estamos utilizando e durante o dia, abrir as janelas. Tire equipamentos da tomada. Economia de água no banho ou quando está escovando os dentes. Guarde alimentos em embalagens adequadas para evitar desperdícios.

Dica 7: Compre à vista
No início do ano é mais difícil em função do acúmulo de contas. Então, para garantir aquele descontinho, pagar à vista é uma ótima alternativa. Nunca esqueça: quem não chora, não mama, então saiba negociar em todas as situações.

Dica 8: Defina metas e prazos
Basta saber o que se quer, quando se quer, para poder planejar como vai chegar lá. 
Defina quais são os seus sonhos que quer realizar: um carro, uma viagem, um curso? Estabeleça o objetivo e se organize... já pensou que uns conseguem só pelo fato de se programarem? Pense nisso...

Dica 9: Conte com a família
Para ter um resultado melhor, é importante envolver todos os membros da família e “combinar o jogo”. Impossível alcançar os objetivos sem que todos se unam, pois não adianta você economizar e alguém da família gastar (isso quando falamos de orçamento familiar).

Dica 10: Busque ajuda para alcançar seu objetivo
Conte com seu gerente de conta para obter melhores resultados. Compartilhe com ele seus sonhos, objetivos... um profissional pode orientar da melhor forma e indicar soluções que permitam alcançar seus sonhos.

A educação financeira é um dos pilares de atuação do Sistema Sicredi, priorizamos levar informações de relevância para que os associados possam, através do conhecimento, tomar as melhores decisões. Para mais dicas, entre em contato com em alguma agência da primeira Instituição Financeira do Brasil. Faça o teste de perfil e solicite um contato através do site: https://www.sicredi.com.br/sites/investindojuntos/

Michael Bueno
Assessor de Comunicação e Marketing
Sicredi Planalto das Águas PR/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade