[Fechar]

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Em Guarapuava, profissionais da saúde realizam manifestação em defesa do piso da enfermagem


Cerca de 100 servidores da área da Saúde de Guarapuava realizaram uma manifestação pacífica na manhã desta quarta feira (07 de setembro) em defesa do piso salarial da Enfermagem.

Em carreata, os servidores percorreram os pontos de atendimento à saúde na sede municipal. De acordo com Alcione Jesus Domingues, presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Guarapuava e Região, o objetivo foi chamar a atenção para a importância do benefício conquistado e que foi suspenso no último domingo (04). “É uma reivindicação de longo tempo, que foi sancionada e, nessa semana, suspensa. É um direito da categoria da Enfermagem, que precisa ser revisto e aplicado o mais breve possível”, enfatiza Alcione.

A manifestação foi encerrada em frente à UPA do Batel.

ENTENDA O CASO

Uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso neste domingo (4 de setembro), suspendeu o piso salarial da enfermagem, sancionado por Jair Bolsonaro (PL) e aprovado no Congresso Nacional no mês passado.

Barroso atendeu a um pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a nova lei que fixa o Piso Nacional da Enfermagem em R$ 4.750.

Segundo os representantes do setor, que apresentaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF, a norma pode gerar uma onda de demissões e corte de leitos, com uma ampliação prevista de R$ 17 bilhões no orçamento das instituições de saúde.

O ministro do STF afirma na decisão que a medida não indica uma fonte de custeio e estabelece um prazo de dois meses para que estados, Governo Federal e Confederação Nacional dos Municípios informem os efeitos da norma para as finanças de estados e municípios, para a manutenção dos empregos, e para a qualidade dos serviços de saúde prestados.

A aprovação do piso nacional da enfermagem foi realizada após ampla mobilização social e debate no legislativo e foi considerada uma vitória histórica para os trabalhadores do setor.

A decisão de Barroso será submetida para a análise do restante da Corte, que poderá confirmar ou não sua determinação, em julgamento ainda a ser agendado.

Fonte: Gmais Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade