De 15 à 19 de julho de 2015, em Vitória (ES), acontecerá o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).
Da Pascom da Diocese de Guarapuava
Esse é um dos principais eventos de comunicação do Brasil e que sempre conta com a participação de um grande número de cristãos católicos. Essa edição do Muticom, pelo tema tratado, interessa a igreja como um todo, não só àquelas pessoas ligadas à comunicação, mas também aos ligados à educação, às crianças e adolescentes, à família entre outros. “O tema ética nas comunicações é bastante amplo. Diariamente, em todos os lugares, somos impactados pelos diversos meios e formas de comunicação. Precisamos entender essa dinâmica para poder discernir, compreender melhor aquilo que muitas vezes é explicito e também o que pode estar por trás daquilo que nos é apresentado”, opina Jorge Teles, Coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Paraná.
Da Diocese de Guarapuava estará saindo um ônibus para levar os interessados em participar do evento, com hospedagem já garantida. “É uma viagem relativamente econômica”, conta Jorge Teles. Os interessados em participar deverão entrar em contato pelo (42) 3623-6423 com Teles, ou (42) 3626-4348 com Julio Pereira ou Francisco Carboni. “Gostariamos de ter conosco nesse evento coordenadores, agentes de pastoral, sacerdotes, religiosos e religiosas e aquelas pessoas que se interessem pelo tema”, disse Teles.
“Ética nas comunicações”, com o padre Gildásio Mendes, será a palestra de abertura do 9º Muticom, na quarta-feira, 15 de julho. Padre Gildásio é Salesiano, professor e escritor, doutor em Comunicação pela Wayne State University, em Michigan, reconhecido pela USP. Foi Pro-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande e Diretor da Faculdade Salesiana e Colégio Santa Teresa, em Corumbá. Assessorou a Comissão de Comunicação da CNBB para o Diretório Nacional de Comunicação. Tem livros e artigos publicados no Brasil e em revistas internacionais na sua área de comunicação, mídias digitais, educação e espiritualidade.
No dia 16 de julho a primeira palestra será com Elizabeth Barros, sobre o tema “A comunicação social e a construção ética do indivíduo”. Elizabeth é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e tem pós doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde, saúde do trabalhador e subjetividade.
Neste mesmo dia (16) dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), que é também teólogo e escritor com Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia – Ponticia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000), falará sobre “A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo”. Dom Leomar é professor na Faculdade de Teologia da PUC-RS. Tem livros e artigos escritos na área de Antropologia teológica, ética e pastoral.
Na sexta-feira (17) Elson Faxina (foto – no centro) tratará do tema “A Igreja Católica na mídia: análise do discurso”. Faxina é jornalista, doutor em comunicação pela Unisinos/RS, professor de comunicação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), mestre em Televisão, Rádio e Cinema pela ECA/USP, Editor de jornalismo da Rádio e Televisão Educativa do Paraná. Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social.
O jornalista Marcelo Canellas que destacou-se em reportagens como a guerra do tráfico nas favelas e participou da cobertura da chacina da Candelária (1993) e nas passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor, irá tratar do tema “A espetacularização da notícia”. Ele foi premiado por diversas reportagens especiais que retrataram o cenário de fome, miséria e desigualdades sociais no país, em defesa dos direitos humanos. Atualmente é repórter especial do Fantástico. A palestra de Marcelo Canellas será também na sexta-feira (17).
No 9º Muticom haverá também os Grupos de Trabalhos (GTs), com os seguintes temas: Análise de materiais impressos; Análise de sites e redes sociais; O comportamento do indivíduo nas Redes Sociais; A música religiosa como forma de comunicação; O mercado da fé; O padre e os desafios da comunicação; Educomunicação.
O participante do evento, no ato da sua inscrição, deverá escolher dois desses temas. Um dia o participante participará de um GT e no outro dia do outro. É importante que a inscrição seja feita o mais rápido possível para garantir a participação no GT pretendido, haja vista que as vagas são limitadas. Inscrições no www.muticom.com.br