[Fechar]

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Prefeito de Guarapuava é eleito o novo presidente do consórcio intergestores de Saúde da 5ª Regional


Em assembleia extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (23), a chapa composta pelo o prefeito Celso Góes (Presidente) e o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva (vice-presidente), foi eleita como a nova equipe diretiva do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS). O novo consórcio já possui sede construída em Guarapuava e conta com 20 municípios da região central do Paraná, o que representa mais de 450 mil pessoas a serem atendidas pelos serviços de saúde regional.

É um grande desafio, e um avanço importante para a saúde. Os serviços que vamos administrar pelo consórcio visam otimizar e melhorar ainda mais a estrutura da rede pública de saúde da região e ao mesmo tempo proporcionar economia de recursos para os municípios integrantes”, frisou o prefeito Celso Fernando Góes.

Durante a assembleia, os prefeitos ressaltaram que para uma gestão eficiente e benéfica a todos, é necessário também a participação dos municípios menores na composição do conselho consultivo e fiscal, que será definida em assembleia ordinária no dia 05 de agosto.

Com o consórcio totalmente composto, o Governo do Estado passará a administração do Centro de Especialidades ao CIS5ªRS. Além disso, o novo consórcio também fará a gestão do Samu Regional, Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental. Assim, os moradores da região central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré hospitalar, ambulatórios especializados, e principalmente mais qualidade e eficiência na saúde pública.

“Atender 20 municípios, credenciar, fazer todo o trabalho burocrático e buscar recursos novos não é fácil, por isso temos ter pessoas muito capacitadas e experientes, que é o caso de todos que estão hoje aqui entre prefeitos e secretários de saúde, mencionou o prefeito interino de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari.

A diretora da 5ª Regional de Saúde Eliane Harmuch destacou a importância da gestão unificada e comemorou a conquista. “Estamos há três anos lutando para a montagem do consórcio e hoje ele se concretizou. O Governo do Estado já tem as propostas para a transferência de gestão do SAMU Regional e do prédio do Centro de Especialidades garantidas. Fico feliz por todos os prefeitos estarem lutando unidos pela nossa região”, finalizou.

Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade