[Fechar]

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Ex prefeito de Turvo, Marcos Seguro falou das suas prestações de contas na última Sessão da Câmara.

Foto: Cezar Machado


Na última segunda feira, 16 de maio, durante a Sessão da Câmara de Turvo, o ex prefeito fez uso palavra para falar das suas prestações de contas nos anos de exercício 2010/2011. As contas de 2011 foram aprovadas alguns dias atrás. Nós postamos aqui no blog que um vereador havia questionado que o então ex prefeito deveria estar presente para acompanhar a sessão, pois era de interesse dele. Nessa segunda o ex prefeito se fez presente e fez uso da palavra falando de diversos assuntos, entre eles sobre seu afastamento do cargo de prefeito e pediu apoio dos vereadores para aprovação das suas contas de 2010. Durante a sessão foi votada e aprovada em primeira discussão às contas de 2010.

Outros assuntos também foram discutidos durante a sessão, acompanhe tudo nos áudios abaixo:



.

Em Guarapuava, Grupo do Terço dos Homens de Turvo celebra com a Comunidade Maria Mãe da Igreja.



O grupo do “Terço dos Homens” da cidade de Turvo, Paraná, foi convidado para celebrar o Cerco de Jericó na noite de sexta-feira, 13 de maio, em Guarapuava.

O encontro aconteceu na Comunidade Maria Mãe da Igreja, no Bairro Vila Carli e teve a participação maciça dos moradores daquela região. O Padre Edvaldo Nogueira da Silva, da Congregação Salesiana presidiu a celebração que lotou a igreja.

Esta é a segunda vez que o grupo de Turvo participa das celebrações do Terço dos Homens em Guarapuava. O primeiro encontro aconteceu no mês de agosto do ano passado, quando surgiu um convite por parte da Comunidade Maria Mãe da Igreja para que o Terço fosse implantado e rezado com periodicidade pelos homens daquela região paroquial. “Foi com muita alegria que aceitamos o convite de Luiz Carlos Favarão, da Comunidade Maria Mãe da Igreja para celebrarmos juntos, o Terço dos Homens, no dia 13 de maio, em Guarapuava. O convite de Luiz e dos outros membros do grupo que atuam naquela comunidade, nos deixou muito horados”, relatou Everaldo Soares um dos participantes do Terço dos Homens em Turvo.

O primeiro dia da celebração do Cerco de Jericó trabalhou o tema “Família”. As orações, naquela ocasião, foram pela quebra dos conflitos familiares e conjugais, problemas que assolam muitas pessoas atualmente. “Gostaria de agradecer a todos aqueles que se fizeram presentes e que deixaram seus afazeres para rezar conosco. Os participantes desconsideraram o frio e a distância para poderem rezar, fazer pedidos e agradecer pelas graças alcançadas. Foi uma noite muito especial, pois também comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Só temos a agradecer e nos pomos à disposição sempre que as comunidades precisarem”, grifou Everaldo.

O Terço dos Homens é um movimento que cresce em várias Paróquias da Diocese de Guarapuava. 


FOTO: Pascom Turvo

Paróquia de Turvo promove Segundo Retiro Mariano.


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Turvo, Paraná celebrou no último dia 15 de maio, o Segundo Retiro Mariano. O tema trabalhado este ano foi: “Maria Mãe da Misericórdia”. Mais de 200 pessoas participaram dos trabalhos que duraram todo o dia.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) de Turvo marcou presença no evento que, este ano, coincidiu com as festividades de aniversário do município.

Além de membros da Pascom, também celebraram o Retiro integrantes dos seguintes movimentos: Legião de Maria, Terço dos Homens, Rosário Perpétuo, Mensageiras das Capelinhas Marianas e do Santuário de Schöenstatt.

O palestrante desta edição do encontro foi o Padre Valter Musiau, que faz parte da Congregação dos Padres Marianos e atua em Curitiba. No ano passado, o Sacerdote a presidir a primeira edição do Retiro foi o Padre Ednilson de Jesus Dantas da Silva que faz parte da mesma Congregação do palestrante de 2016. “Foi um dia de muitas bênçãos e devoção a Nossa Senhora. Houve muitos testemunhos de graças recebidas no Retiro anterior. Isso nos incentiva a prosseguir com esta missão e, cada vez mais, dar continuidade ao que já começou de forma maravilhosa. O Retiro nos fez parar e refletir sobre nosso dia a dia. Este exercício faz com que nos sintamos cada vez melhores enquanto pessoas, enquanto cristãos”, destacou Everaldo Soares, um dos organizadores do evento. Segundo confirmou, o Terceiro Retiro Mariano já está sendo organizado e tem até data prevista para acontecer. De acordo com a programação dos paroquianos, o evento será no dia 21 de maio de 2017. “Eu peço para que todos se programem e venham celebrar conosco deste que é um dos momentos mais importantes para nós que reverenciamos Maria pelo seu ato de coragem e perseverança em dar à Luz ao filho de Deus”, finalizou Everaldo.


FOTOS: Pascom Turvo


Colégio Edite apresentará o projeto Planetário Móvel a comunidade.



O Colégio Edite C. Marques , comprometido com a difusão do conhecimento científico, vai trazer até os alunos ( público infantil e jovem ) e a toda a comunidade, o Planetário Móvel para ensinar mais sobre Astronomia, promovendo uma aula em que alunos de escolaridades diferentes podem tirar suas dúvidas sobre Astronomia e os mistérios do Universo. 

A frente desse projeto está a diretora Circe Goretti do Colégio Edite, juntamente das professoras de Ciências Marciele M. Santos e de Geografia, Mara Lopes, que afirmam que o projeto é mais um meio de difundir a ciência. O ‘Planetário vai à escola’ visando alcançar o público em formação escolar e promover a educação complementar”, 

O planetário móvel consiste numa estrutura inflável onde o tamanho da cúpula mede 10 m x 10 m de área e 4,50 m de altura, e no seu interior, há um ambiente escurecido simulando os fenômenos do céu noturno.

Serão realizadas 13 apresentações ao dia, contendo 80 alunos por apresentação que durará cerca de 45 minutos.

CRONOGRAMA DIA 02/06 (QUINTA-FEIRA) :

Período da manhã: 5 apresentações para a comunidade escolar.

Período da tarde: 5 apresentações para a comunidade escolar.

Aberto à comunidade 3 apresentações depois das 18:00 hs sendo:

1ª apresentação: 18:00 hs as 18: 50 hs

2ª apresentação: 18:50 hs as 19: 35 hs

3ª apresentação: 19:35 hs as 20: 20 hs

CRONOGRAMA DIA 03/06 (SEXTA-FEIRA) :

Período da manhã: 5 apresentações para a comunidade escolar.

Período da tarde: 5 apresentações para a comunidade escolar.

Aberto à comunidade 3 apresentações depois das 18:00 hs sendo:

1ª apresentação: 18:00 hs as 18: 50 hs

2ª apresentação: 18:50 hs as 19: 35 hs

3ª apresentação: 19:35 hs as 20: 20 hs

- Para cada faixa etária será diferenciada a programação.

- Quem manifestar interesse em assistir as apresentações, favor dirigir-se à direção do Colégio Edite em horário comercial, para comprar seu ingresso a um custo de R$ 5,00 por pessoa.


Gente procurando gente em Turvo.


Esteve na redação do blog na manhã dessa quarta, 18 de maio, familiares Zaluski de Santinho/Turvo em busca de notícias de alguns parentes.

João Zaluski é casado com Lurdes e pai de 03 filhos.  Sua irmã Antonia Zaluski conhecida por (Nena), é casada com Erculano. A irmã Tereza Zaluski que a mais ou menos 45 anos não sabe de nada sobre eles procura por qualquer notícia. A neta Jocimara Gonsalves Jackes também quer saber notícia de sua avó ou filhos deles e quer vê-los.

As últimas notícia deles eram de que moravam em Água Quente/Palmital).
Quem tiver informações de João, Lurdes, Antonia ou Erculano Zaluski entrar em contato pelos 
Fones para contato. 42 8839-1095 ou 9965-5307.



Publicidade