[Fechar]

segunda-feira, 18 de março de 2024

Dr. Antenor celebra vitória da Reforma Agrária Popular na Comunidade Emiliano Zapata

Deputado estadual destacou a importância da resistência popular em festa de celebração neste domingo

O deputado estadual Dr. Antenor (PT) fez um discurso destacando a força da luta popular neste domingo (17) durante a celebração da comunidade Emiliano Zapata, em Ponta Grossa. A festa marcou a vitória da Reforma Agrária Popular, transformando um território antes ocupado em um próspero assentamento de famílias dedicadas à produção de alimentos saudáveis.

“Eu trago no meu sangue a luta dos nossos companheiros faxinalenses e posseiros da região Centro-Sul. Há algo tão gigante que nós não temos nem na nossa imaginação a dimensão daquilo que nós podemos sinalizar para o Brasil. Daquilo que podemos mostrar dessa luta ancestral dos nossos faxinais que vem desaparecendo cotidianamente de uma estrutura de sustentabilidade que não há igual no mundo. E se pensarmos Reforma Agrária, aqui há um modelo construído e pronto para se viabilizar”, disse Dr. Antenor.

O evento, que reuniu cerca de mil pessoas, contou com a presença de autoridades como o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; César Fernando Aldrighi, o presidente nacional do Incra; Enio Verri, presidente da Itaipu Binacional; Leila Klein, superintendente estadual do MDS; Nilton Bezerra Guedes, superintendente do Incra-PR; Roberto Requião, ex-governador do Paraná; Mônica Valério, do Banco e Brasil; o deputado estadual Professor Lemos. Também representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sindicatos e movimento estudantil e popular urbano.

“Eu tive a oportunidade, no encontro do Zattalândia, em estabelecer um diálogo com o João Pedro Stédile e eu disse que ali, no São Roquinho, nós tínhamos o único faxinal comunista do Paraná todo. São 720 alqueires e 26 famílias que trabalham, que partilham, que repartem tudo e preservam a natureza. São um modelo para o mundo. Então é importante que nós, autoridades aqui presentes, voltemos nosso olhar para lá, porque durante a noite caminhões e caminhões de madeira estão saindo de lá, já há algum tempo. Então esse momento de festa, parabéns meus irmãos e companheiros, mas há muito que se fazer”, lembrou Dr. Antenor.

A comunidade Emiliano Zapata, localizada a 20 quilômetros de Ponta Grossa, é agora um exemplo de diversidade produtiva, com casas estruturadas, espaço comunitário e cooperativa. Por anos, a área de 630 hectares pertenceu à EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sendo utilizada para monocultivo e experimentos agropecuários.

Desde sua ocupação em 2003, as famílias da comunidade dedicaram-se à produção de alimentos, sem o uso de agrotóxicos. O marco veio em 2011, com a criação da Cooperas (Cooperativa Camponesa de Produção Agroecológica da Economia Solidária), impulsionando a comercialização dos alimentos.

Dr. Antenor ainda ressaltou a importância histórica da resistência popular, destacando a luta pela terra ao longo dos anos. "Aqui no Paraná nós temos, talvez, a maior revolução da história do Brasil", afirmou ele, conclamando a continuidade da luta em prol dos direitos dos agricultores familiares e da justiça social.


Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade