sábado, 21 de fevereiro de 2026

Freira de 82 anos é morta a pauladas em Ivaí neste sábado


Uma freira de 85 anos foi morta de forma violenta neste sábado (21), no município de Ivaí/PR.

O crime aconteceu em um convento onde vivem as religiosas, após um indivíduo invadir o local.

De acordo com as primeiras informações, o suspeito teria pulado o muro da casa das freiras, e por circunstâncias que ainda serão apuradas, ele acabou agredindo a idosa com pauladas. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Policia Militar foi acionada e conseguiu localizar o suspeito ainda nas proximidades, no momento em que tentava fugir. Ele foi detido e encaminhado para os procedimentos cabíveis.

Também estiveram no local equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, que realizaram os levantamentos iniciais para apurar as circunstâncias do crime.

O corpo será recolhido e encaminhado à Unidade de Execução Técnico-Científica de Ponta Grossa para exames de necropsia. O caso segue sob investigação.

A freira foi identificada como Nádia Gavanski.

Fonte: Atento a Rede

Estágio não obrigatório na prática: Participe do bate-papo da Central de Carreiras do UniCV


Quer entender melhor como funciona o estágio não obrigatório e como ele pode impulsionar sua carreira? Então o Bate-papo sobre estágio não obrigatório é para você!

No dia 25/02, das 19h30 às 21h, a Central de Carreiras promoverá uma live no YouTube do UniCV, com uma conversa leve e direta sobre o estágio não obrigatório na prática.

O encontro contará com:

um recrutador, falando sobre processos seletivos para alunos EAD e híbridos;

um gestor/líder de equipe, trazendo a visão do dia a dia e expectativas;

uma ex-estagiária EAD já efetivada, compartilhando experiências reais.

Tudo com espaço para perguntas e troca de experiências!

Se você quer se preparar melhor para o mercado e aproveitar as oportunidades de estágio, não perca!

Clique aqui e inscreva-se!

Tempestades atingem Campos Gerais e Norte do Paraná e seguem em direção ao Leste


As estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) já começaram a registrar tempestades na tarde desta sexta-feira (20). Até o momento as regiões mais atingidas são os Campos Gerais e o Norte. Os núcleos de chuva seguem na direção da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, onde ainda há previsão de novas tempestades. No Oeste e no Sudoeste, o risco de chuvas desta sexta-feira já passou.

A estação pluviométrica do CEMADEN em Prudentópolis registrou um acumulado de 55 mm de chuva em menos de uma hora, entre 15h e 16h. Além desta, até as 16h30, as tempestades mais fortes foram registradas nas estações meteorológicas do Simepar em Maringá (27,4 mm, sendo 12,8 mm em apenas 15 minutos, às 13h15), Ponta Grossa (21 mm, sendo 13,6 mm em apenas 15 minutos, às 16h30), e Cornélio Procópio (20,6 mm, sendo 13,6 mm em apenas 15 minutos, às 16h15).

Outras quatro estações registraram até as 16h30 acumulados de chuva acima de 10 mm: Apucarana (12,6 mm), Londrina (12,6 mm), Campina da Lagoa (INMET) (11,6 mm), e São Mateus do Sul (17,8 mm). Para se ter uma ideia, o limiar definido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aponta que volumes de chuva entre 3,6 mm e 11,4 mm em 15 minutos são considerados moderados; entre 11,4 mm e 20 mm em 15 minutos são considerados fortes; entre 20 mm e 28 mm no mesmo espaço de tempo são intensos; e acima de 28 mm em 15 minutos são considerados extremos.

Durante as tempestades também foram registradas fortes rajadas de vento em algumas estações do Simepar: Guarapuava às 14h15 registrou 52,2 km/h, Laranjeiras do Sul às 13h45 registrou 51,8 km/h, Londrina às 14h45 registrou 56,5 km/h, e Santa Maria do Oeste às 15h30 registrou 50,4 km/h.

No Oeste e no Sudoeste, a chuva foi abaixo do previsto, e não há mais risco de tempestades nesta sexta-feira (20). Os núcleos de chuva mais intensos seguem previstos para a região Leste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm, principalmente na Serra do Mar e Litoral.

PREVISÃO - A presença de um sistema de baixa pressão atuando entre o Paraguai, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil é o que tem favorecido a formação de áreas e linhas de instabilidade no Paraná. O forte aquecimento na faixa norte do Estado contribuiu para que as tempestades fossem mais fortes. Até as 16h30 as temperaturas já tinham alcançado mais de 34°C em Cambará, Maringá, Loanda e Paranavaí; mais de 33°C em Londrina e Santo Antônio da Platina; e mais de 32°C em Altônia, Cianorte e Cornélio Procópio.

Com relação ao Litoral, outro fenômeno vai contribuir para que sejam registrados volumes de chuva mais altos, acima de 100 mm nas próximas 24 horas a 48 horas. Há o avanço de uma frente fria pelo oceano que, apesar de estar distante do Paraná, vai mudar a direção dos ventos na região Leste gradualmente enquanto se afasta até o sábado em direção ao oceano. O vento passará a soprar de Leste e Sudeste, transportando bastante umidade do oceano.

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil Estadual, aponta nesta sexta-feira (20) risco alto em toda a metade sul do Paraná para tempestades pontualmente severas com chuva forte em curto espaço de tempo, alagamentos, intensas rajadas de vento, podendo provocar destelhamentos e quedas de galho de árvores.

FIM DE SEMANA - No sábado as temperaturas terão declínio mais acentuado na faixa Leste, devido à maior presença de nuvens e chuva que ocorrerá em vários momentos do dia. Em Curitiba as temperaturas máximas, que podem alcançar os 29°C na sexta (20), chegam apenas aos 23°C entre sábado (21) e segunda-feira (23). Em Antonina, as máximas podem chegar a 30°C na sexta (20), mas caem para valores entre 24°C e 25°C entre sábado (21) e segunda (23). A partir de terça-feira (24) as temperaturas voltam a subir gradativamente.

Já no interior do Paraná o sábado será abafado e a previsão indica risco de novas tempestades entre o Oeste, o Noroeste e o Norte, onde as temperaturas máximas devem ficar perto da casa dos 30°C. No domingo (22), no Oeste, as temperaturas terão leve declínio, chegando à casa dos 26°C a 27°C, e já voltam a subir na segunda-feira (23). No Norte as temperaturas máximas só devem reduzir um pouco mais na terça-feira (24), chegando a valores entre 25°C e 27°C.

Ainda no domingo (22) a chuva pode ocorrer de forma ocasional, especialmente no período de maior aquecimento. A chance de tempestades no interior do estado, no domingo, é um pouco mais baixa. Já no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, o vento continua transportando bastante umidade do oceano, por isso o céu vai se manter com muitas nuvens, pouca variação das temperaturas e com chuvas ocorrendo de forma ocasional ao longo do dia.

Na segunda-feira (23), a condição de instabilidade ainda persiste no Paraná em virtude da presença de um ar bastante aquecido e úmido. Por este motivo, é importante que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil Estadual, que acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar.

ALERTAS - Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.

Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Neste domingo tem almoço com churrasco e venda de pirogue na Igreja Ucraniana de Turvo

 


Pai é preso por estuprar filhas de 7 e 8 anos na frente do filho de 10


Um homem de 46 anos, que não teve a identidade divulgada, foi preso preventivamente nesta sexta-feira (20), em Cascavel, no oeste do Paraná.

Ele é suspeito de estuprar as próprias filhas, de 7 e 8 anos, na frente do filho de 10.

Segundo a Polícia Civil do Paraná (PCPR), os episódios ocorreram de forma repetida dentro da residência da família.

De acordo com a apuração, o homem cometeu os abusos contra as duas meninas durante o período em que elas permaneceram sob seus cuidados, no período de dezembro de 2025 a janeiro de 2026.

Segundo a polícia, parte das situações foi presenciada pelo irmão mais velho das crianças, de 10 anos.

Com base nas provas reunidas, a Justiça decretou a prisão preventiva para garantir a segurança das vítimas e a ordem pública.

Durante a ação, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, onde foram recolhidos dispositivos eletrônicos que serão submetidos à perícia.

O homem foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça. O inquérito policial foi concluído e será encaminhado ao Ministério Público, que deve analisar as medidas judiciais cabíveis.

Tempestades com altos volumes de chuva atingem o Paraná no fim de semana, prevê o Simepar


O fim de semana será de alívio no calor, principalmente na faixa Leste do Paraná. No Interior, entretanto, mesmo com a leve redução das temperaturas máximas, os termômetros ainda chegam perto dos 30°C. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e uma frente fria que passará pelo oceano favorecem a formação de nuvens de tempestade, e volumes altos de chuva devem ser registrados em especial na faixa litorânea.

Na manhã desta sexta-feira (20), algumas áreas de instabilidade já atuam na região Oeste. Entre 8h e 9h Palotina já tinha registrado 4,2 mm de chuva. “Nesta sexta-feira estamos com a presença de um sistema de baixa pressão atuando entre o Paraguai, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil. Este sistema de baixa pressão favorece a formação de áreas e linhas de instabilidade. Gradualmente, essas áreas de chuva se deslocam de Sudoeste para Nordeste alterando as condições do tempo em praticamente todo o Paraná”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

No Norte do Paraná as temperaturas ainda chegam até 35°C nesta sexta-feira. O ambiente aquecido é combustível para a formação de tempestades, com maior um potencial no Noroeste, Norte, Campo Gerais e Leste do Paraná (entre Curitiba e as praias). No Litoral, em específico, a preocupação maior é com o volume de chuvas, que será alto em algumas cidades.

“Há também o avanço de uma frente fria pelo oceano. Apesar de estar distante do Paraná, gradualmente com o afastamento desse sistema até o sábado em direção ao oceano, ocorrerá uma mudança na direção dos ventos especialmente no setor Leste. Portanto na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a partir da noite desta sexta, o vento passa a soprar de Leste e Sudeste, transportando bastante umidade do oceano”, detalha Samuel.

Tanta umidade poderá ocasionar acumulados de chuva acima de 100 mm em algumas cidades do Litoral paranaense, e especialmente na região da Serra do Mar os volumes podem alcançar valores perto dos 200 milímetros nas próximas 24 horas a 48 horas.

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil Estadual, aponta nesta sexta-feira (20) risco alto em toda a metade sul do Paraná para tempestades pontualmente severas com chuva forte em curto espaço de tempo, alagamentos, intensas rajadas de vento, podendo provocar destelhamentos e quedas de galho de árvores.
FIM DE SEMANA – No sábado as temperaturas terão declínio mais acentuado na faixa Leste, devido à maior presença de nuvens e chuva que ocorrerá em vários momentos do dia. Em Curitiba as temperaturas máximas, que podem alcançar os 29°C na sexta (20), chegam apenas aos 23°C entre sábado (21) e segunda-feira (23). Em Antonina, as máximas podem chegar a 30°C na sexta (20), mas caem para valores entre 24°C e 25°C entre sábado (21) e segunda (23). A partir de terça-feira (24) as temperaturas voltam a subir gradativamente.

Já no Interior do Paraná o sábado será abafado e a previsão indica risco de novas tempestades entre o Oeste, o Noroeste e o Norte, onde as temperaturas máximas devem ficar perto da casa dos 30°C. No domingo (22), no Oeste, as temperaturas terão leve declínio, chegando à casa dos 26°C a 27°C, e já voltam a subir na segunda-feira (23). No Norte as temperaturas máximas só devem reduzir um pouco mais na terça-feira (24), chegando a valores entre 25°C e 27°C.

Ainda no domingo (22), a chuva pode ocorrer de forma ocasional, especialmente no período de maior aquecimento. “A chance de tempestades no interior do estado, no domingo, é um pouco mais baixa. Já no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, o vento continua transportando bastante umidade do oceano, por isso o céu vai se manter com muitas nuvens, pouca variação das temperaturas e com chuvas ocorrendo de forma ocasional ao longo do dia”, afirma Samuel.

Na segunda-feira (23), a condição de instabilidade ainda persiste no Paraná em virtude da presença de um ar bastante aquecido e úmido. Por este motivo, é importante que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil Estadual, que acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar.

Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.

Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.

Onde você quer chegar? Invista hoje no seu futuro


Onde você quer chegar?

Tem sonho que só vira realidade quando a gente escolhe agir, mesmo nos dias comuns.

Coloque sua energia no que te fortalece: aprendizado, constância e evolução.

Quem se prepara hoje, se destaca amanhã.

Chame no WhatsApp:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.


Há mais de duas décadas, o Posto Turvo Move+ Potencial é referência em Turvo

Há 20 anos, o Posto Turvo Move+ Potencial vem se destacando em Turvo pelo atendimento eficiente, pela confiança conquistada junto aos clientes e pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

No Posto Turvo Move+ Potencial, você encontra combustíveis de alta qualidade, troca de óleo com profissionais capacitados e uma loja de conveniência completa, com diversas opções para tornar sua parada mais prática e agradável.

Ao longo dessas duas décadas, a empresa tem investido constantemente em inovação, estrutura e qualificação, sempre com o compromisso de oferecer o melhor atendimento à comunidade e aos viajantes que passam pela região.

Posto Turvo Move+ Potencial Rodovia PRT-466, KM 223,5 – Turvo/PR - (42) 9 8416-1274.






Impacto econômico do Cartão Material Escolar fortalece o comércio local em Turvo


No dia 21 de janeiro, o Município de Turvo realizou o lançamento oficial do Cartão Auxílio Material Escolar, um importante benefício destinado aos alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa contempla estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, reforçando o compromisso da administração municipal com a educação e com o desenvolvimento econômico local.

Desde a implantação do programa, já foram injetados R$ 221.490,00 no comércio do município. O valor segue aumentando semanalmente, à medida que novos alunos passam a receber o benefício. O recurso deve ser utilizado exclusivamente para a compra de itens essenciais para os estudos, em empresas credenciadas dentro do próprio município, garantindo que o investimento retorne diretamente para a economia local.

O Cartão Auxílio Material Escolar tem como principal objetivo oferecer apoio às famílias turvenses neste período de preparação para o ano letivo, ao mesmo tempo em que fortalece o comércio da cidade. Atualmente, 18 empresas estão credenciadas para receber os pagamentos por meio do cartão, ampliando as oportunidades de vendas e movimentando diversos segmentos comerciais.

A gestão do cartão é realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET), parceira da Prefeitura na execução do programa. A iniciativa reforça a união entre poder público e setor empresarial em prol do desenvolvimento do município.

Cabe destacar que o Cartão Material Escolar é mais uma das ações implementadas para garantir melhores condições de acesso à educação. Além do benefício, a Prefeitura de Turvo já realiza a entrega gratuita do kit uniforme escolar completo, que inclui camiseta, calça, jaqueta, tênis, short, saia ou bermuda, além de mochilas e estojos.

Com políticas públicas que unem investimento social e incentivo à economia local, o Município de Turvo reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e com o fortalecimento do comércio turvense, promovendo desenvolvimento e oportunidades para todos.

Ônibus da Saúde de Prudentópolis tomba na BR-277 e deixa três feridos


Três pessoas ficaram feridas após um ônibus utilizado para o transporte de pacientes da Secretaria de Saúde de Prudentópolis se envolver em um acidente na manhã desta sexta-feira (20), na BR-277, em Balsa Nova. O veículo saiu da pista e tombou às margens da rodovia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 5h, no quilômetro 149 da estrada, na pista sentido Campo Largo. As circunstâncias da saída de pista não foram detalhadas.

O ônibus transportava 20 passageiros que seguiam para consultas médicas em unidades de saúde da Região Metropolitana de Curitiba. Três ocupantes tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para atendimento médico. Os demais passageiros foram realocados em outro veículo e prosseguiram viagem.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

PCPR reabre caso antigo e prende suspeito de estuprar e matar menina de 9 anos em 2006


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu na manhã desta quinta-feira (19), em Londrina, um homem de 55 anos suspeito de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e estupro de vulnerável. O crime vitimou a menina Giovanna dos Reis Costa, de 9 anos, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A prisão preventiva resulta de investigação reaberta pela PCPR após descobrir novas informações quase duas décadas depois - o caso aconteceu em 10 de abril de 2006.

Giovanna desapareceu enquanto vendia rifas escolares perto de casa. Seu corpo foi encontrado dois dias depois em um terreno baldio envolto em sacos plásticos e amarrado com fios elétricos. As roupas da criança foram localizadas em outro terreno próximo. A perícia confirmou a morte por asfixia mecânica, com sinais extremos de violência sexual.

A investigação inicial apontou para um grupo de homens que morava na vizinhança. Eles foram indiciados, denunciados e levados a júri popular, mas absolvidos por falta de provas cabais. O caso foi arquivado na sequência.

Em 2025, novos elementos foram levantados pela PCPR, levando ao desarquivamento do inquérito. Relatos inéditos de mulheres na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba indicaram esse homem como autor, com detalhes compatíveis com a cena do crime, como a atração da vítima para uma residência, o estupro, a asfixia para evitar identificação, a ocultação do corpo e a tentativa de incriminar terceiros ao descartar as roupas em terreno alheio.

Provas técnicas corroboram as suspeitas: fios elétricos apreendidos na casa do suspeito na época do crime apresentavam características idênticas aos usados no corpo da vítima. Uma sacola de mercado onde as roupas foram encontradas foi ligada à residência do investigado por meio de diligências recentes.

Além disso, o histórico do suspeito inclui prisões por importunação sexual e processos por estupro de vulnerável, revelando um padrão de conduta. Em um dos casos ele chegou a colocar câmeras em um banheiro de uma lanchonete onde trabalhava, o que chegou a ser noticiado e motivou uma das denúncias novas na DHPP.

A delegada Camila Cecconello, responsável pela investigação, enfatizou o compromisso da instituição com a resolução de casos antigos e o apoio do Poder Judiciário para o desarquivamento do caso. “Essa prisão é um golpe decisivo contra a impunidade, demonstrando que a PCPR não descansa até que responsáveis por crimes hediondos como esse enfrentem a justiça, independentemente do tempo transcorrido”, afirmou.

"Na época dos fatos esse homem chegou a ser ouvido pelos policiais, mas agora temos um conjunto robusto de provas para essa prisão. Ele está com prisão preventiva e encontramos objetos de uso sexual na casa dele. Vamos concluir o inquérito nos próximos dez dias", complementou.

A PCPR destaca que a prisão garante a ordem pública e a instrução criminal, dada a gravidade dos fatos e o risco de reiteração. O homem foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça. A polícia reforça o compromisso com a elucidação de casos antigos e a proteção de vítimas de violência sexual.

Quaresma de 2026 terá tilápia mais barata para os paranaenses, aponta Deral


O início da Quaresma em 2026 tem uma boa notícia para os consumidores paranaenses. Segundo a pesquisa de preços do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, divulgada no boletim semanal, o principal produto da piscicultura paranaense, a tilápia, apresentou uma redução de 5% no preço do filé no varejo em relação a janeiro de 2025. Dados do IPCA, índice oficial de inflação calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçam essa tendência apontando uma queda de cerca de 12%. O movimento de preços favorece o aumento das vendas em supermercados e peixarias no momento de pico de procura por peixes.

O Paraná é um dos principais polos pesqueiros do País justamente pela liderança na produção e exportação de tilápia, uma das espécies mais procuradas pelos consumidores. Em 2024, o Estado alcançou produção de 250 mil toneladas, alta de 17% em comparação com 213 mil toneladas no ano anterior.

No setor de ovos, que acompanha a tradicional migração do consumo de carnes vermelhas para proteínas alternativas, houve aumento no valor de comercialização em Curitiba, impulsionados pela volta às aulas e pela queda sazonal na produção nacional. Esse movimento é explicado pela combinação da demanda aquecida pelas compras institucionais para merenda escolar e pelo período religioso, que se estende até o início de abril.

“Mas apesar da elevação recente, o preço dos ovos não deve alcançar os mesmos patamares observados em 2025. Para as próximas semanas, a expectativa é de estabilidade, movimento que deve permanecer até o encerramento da Quaresma”, diz a médica veterinária e analista do Deral, Priscila Cavalheiro Marcenovicz. O boletim do Deral aponta que o valor atual ainda é 22,4% inferior ao registrado em 2025.

CEBOLA – Na cebolicultura, a safra 2025/2026 está encerrada. Foram colhidas 116,8 mil toneladas (t) em 2,8 mil hectares (ha), 9,5% inferior à estação anterior quando produzimos 129,1 mil t. A região de Curitiba consolida sua importância no setor, ocupando a segunda posição no ranking estadual com 28,5% do volume colhido, ficando atrás apenas de Guarapuava.

Mesmo com essa produção robusta, o excesso de oferta nacional derrubou os preços recebidos pelo agricultor. O cenário exige que os produtores locais escalonem as vendas das 34,7 mil toneladas ainda em estoque.

PERU – O mercado externo de aves segue demonstrando fôlego. O Paraná encerrou o último ciclo consolidado como o terceiro maior exportador nacional de carne de peru, registrando um salto de 61,7% na receita cambial e 9% no volume embarcado. Com destinos estratégicos como México e Chile apresentando crescimentos expressivos na demanda, o Estado reafirma sua força no mercado global de proteína animal, aproveitando a valorização do produto “in natura” para injetar divisas robustas na economia estadual.

No acumulado de janeiro a dezembro de 2025, segundo o boletim do Deral, os principais estados produtores e exportadores foram, nesta ordem, Santa Catarina (US$ 102,023 milhões e 29.487 toneladas), Rio Grande do Sul (US$ 59,804 milhões e 21.102 toneladas) e Paraná (US$ 49,858 milhões e 14.875 toneladas).

Os principais destinos das exportações de carne de peru nos doze meses de 2025 foram: México (16.310 toneladas e US$ 77,561 milhões), Chile (7.886 toneladas e US$ 34,351 milhões), África do Sul (5.686 toneladas e US$ 9,420 milhões), Peru (3.886 toneladas e US$ 8,428 milhões) e Reino Unido (3.742 toneladas e US$ 22,112 milhões)

LEITE – O ano começa com uma relação de troca de 25,75 litros de leite por saca de milho na média estadual, valor mais alto que a média de 2025 (24,73 litros/saca). A relação de troca litros de leite/saca de milho é um dos principais indicadores de custos de produção na pecuária leiteira. Ainda que as médias não indiquem um custo desproporcional, as realidades locais podem ser diferentes. Atualmente, algumas regiões do Estado apontam preço médio recebido abaixo de R$ 2,00 por litro posto na indústria, o que impacta significativamente na relação de troca.

Sicredi chega a 10 milhões de associados em todo o Brasil

Presente em todos os estados, instituição financeira cooperativa dobrou sua base de associados nos últimos cinco anos

O Sicredi atingiu o marco de 10 milhões de associados, reforçando sua posição como uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Nos últimos cinco anos, a base mais do que dobrou, passando de 5 milhões de pessoas em 2021 para o patamar atual, evidenciando a força e a atratividade do modelo cooperativo no Brasil. Somente nos últimos 12 meses, o aumento foi de 13% no número de associados.

Esse avanço é sustentado por uma base diversa, que reflete a pluralidade de públicos atendidos e a ampla capilaridade do cooperativismo. Do total de associados, 75% são pessoas físicas. As pessoas jurídicas representam 16%, com destaque para micro, pequenas e médias empresas, segmento no qual o Sicredi já atende 27% das pequenas empresas brasileiras, somando aproximadamente 400 mil CNPJs. Já o segmento Agro, com 9% da base, reforça a histórica atuação da instituição junto ao agronegócio e às economias locais.

“Alcançar a marca de 10 milhões de associados é um momento histórico e motivo de muito orgulho para as 100 cooperativas que integram o nosso Sistema. Esse resultado reflete a confiança das pessoas no nosso modelo, que une crescimento sustentável, relacionamento próximo e impacto positivo nas comunidades”, salienta Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração da SicrediPar.

Expansão e impacto positivo

Para acompanhar esse avanço e manter a proximidade com seus associados, o Sicredi conta atualmente com mais de 3 mil pontos de atendimento distribuídos em 2,2 mil municípios, garantindo presença em todo o território nacional. Somente no último ano, foram inauguradas mais de 190 agências, e a projeção é encerrar 2026 com cerca de 200 novos espaços, mantendo o ritmo acelerado de expansão da rede física.

Essa ampliação reforça o compromisso da instituição financeira cooperativa em gerar valor para quem faz parte do cooperativismo. Na edição mais recente do Benefício Econômico do Sicredi (BES), indicador calculado com base na metodologia do Banco Central, foram registrados R$ 25,5 bilhões em benefícios econômicos gerados aos associados em 2024. O dado, referente à última medição anual disponível, representa uma economia de R$ 2.931,17 por associado.

Com o crescimento consistente, o modelo cooperativo também se traduz em impacto positivo nos locais onde está presente. Ao se tornarem associadas, as pessoas contribuem para o desenvolvimento de suas regiões, já que parte dos recursos retorna às comunidades por meio de programas e projetos sociais, iniciativas de educação financeira, apoio ao empreendedorismo e investimentos em desenvolvimento local.

Como evidencia o Relatório de Sustentabilidade 2025, foram mais de R$ 435 milhões investidos em iniciativas sociais em 2024 por meio do FATES, Fundo Social, doações, leis de incentivo e patrocínios socioculturais. No mesmo ano, foram concedidos aproximadamente R$ 15 bilhões ao empreendedorismo feminino, e a carteira de crédito de Economia Verde somou cerca de R$ 58 bilhões.

“A marca de 10 milhões de associados vai além de um número e reflete a força do nosso modelo, que cresce gerando impacto positivo. Cuidar da vida financeira das pessoas enquanto impulsionamos o desenvolvimento das regiões onde atuamos é o que transforma resultados em benefícios concretos para nossos associados e comunidades”, destaca César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Compre produtos na C.Vale de Turvo e pague em até 10x no cartão







Caminhão tomba na PRC-466, próximo a Palmeirinha



Conforme informações da Polícia Rodoviária, por volta das 18h desta quarta-feira (18/02), um caminhão Mercedes-Benz Axor transitava pela PRC-466, no sentido Guarapuava/Palmeirinha. Ao atingir o km 247+300, o veículo tombou à margem esquerda da via.

O condutor sofreu ferimentos leves e foi encaminhado à UPA de Guarapuava pela ambulância do SAMU.




quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha terá detonação de rochas nesta quinta-feira (19)


O Consórcio 466, responsável pelas obras de duplicação da rodovia PRC 466 informa que haverá interdição total da rodovia na altura do km 233,00 e km 233+300 metros, entre Turvo e Palmeirinha, no próximo dia 19 de fevereiro a partir das 14h00min com previsão de liberação do trânsito às 17h00min. A orientação os usuários da rodovia é para que fiquem atentos a sinalização.

A detonação irá ocorrer nas proximidades da comunidade Cachoeira dos Turcos em Turvo.

A empresa irá disponibilizar uma equipe para realizar os avisos de evacuação obrigatória das residências que ficarão dentro do raio de isolamento. Todos os moradores serão notificados e precisam ser obrigatoriamente evacuadas durante o processo de detonação. Será necessário ainda a remoção de animais e bens móveis que podem ser atingidos e danificados durante a execução dessa atividade.

Essas medidas são necessárias para realizar com segurança as detonações previstas para o local.

Em menos de uma semana, 26 mil paranaenses se inscrevem na CNH Social


Em menos de uma semana, 26.038 paranaenses se inscreveram no primeiro edital do CNH Social até a manhã desta quarta-feira (18), de acordo com levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O programa oferece gratuitamente aulas de condução de veículos e isenta os candidatos de todas as taxas relativas aos exames e testes teóricos e práticos. O primeiro edital conta com quatro mil vagas abertas e inscrições até 16 de março.

“Mesmo com seis vezes mais inscritos do que vagas apenas na primeira semana, se você se enquadra nos critérios de renda não deixe de se inscrever, pois elas são distribuídas para atender as cinco macrorregiões do programa. Temos a reserva de vagas para mulheres, estudantes da rede pública estadual e pessoas com deficiência”, explicou o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda. “Só depois serão aplicados os critérios de desempate previstos no edital.”

As inscrições estão abertas na modalidade “Habilita”, voltada para a primeira habilitação nas categorias A (motos) ou B (carros), nos 399 municípios do Paraná distribuídas em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. Ela pode ser feita exclusivamente por meio do site próprio do programa www.cnhsocial.detran.pr.gov.br.

No portal, desenvolvido pela Celepar, o candidato poderá acompanhar toda a sua jornada, desde o início com as aulas, passando pela biometria e exames, até finalizar com os testes e emissão do documento digital e físico. Para os candidatos que optarem pela categoria “B” (carros), ao final do processo a carteira já virá com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), o que facilita a vida dos que pretendem usar o veículo para trabalho.

COMO FUNCIONA – O programa foi estabelecido por lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro de 2025 e teve seu primeiro edital lançado na última quinta-feira (12), na modalidade Habilita, voltada à primeira habilitação nas categorias A e B.

Para participar é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e no município onde o benefício será concedido. Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Não poderão participar pessoas que tenham algum tipo de restrição do direito de dirigir (habilitação suspensa ou cassada).

Após a divulgação da lista final, o sistema distribuirá os candidatos de forma aleatória para uma das autoescolas parceiras e clínicas credenciadas na própria localidade. Estão previstas a reserva de 10% das vagas para estudantes da rede pública estadual, que atendem os critérios de rendimento e frequência, 10% das vagas para mulheres, e 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs).

AUTOESCOLAS – Em paralelo às inscrições de candidatos, está aberto o edital de chamamento para as autoescolas parceiras do programa. As unidades interessadas devem estar cadastradas no Sistema de Gestão de Obras, Materiais e Serviços (GMS) e na Central de Segurança do e-Protocolo, apresentando a documentação necessária nos prazos previstos no edital. Mais informações estão disponíveis no edital.

Neste primeiro momento, o candidato realizará apenas a inscrição no site do CNH Social, sem escolha de autoescola. Essa fase deverá ocorrer apenas após a publicação da lista de aprovados, prevista para o final do mês de março.

“A preocupação dos candidatos deve ser apenas com a confirmação da sua inscrição, pois apenas após o fim do processo seletivo do programa é que os candidatos aprovados serão distribuídos de forma randômica para uma autoescola parceira para a realização das aulas e para as clínicas para realização dos exames, tudo dentro do município de residência do candidato”, completou Roveda.

NÃO CAIA EM GOLPES – O Detran-PR também alerta a população sobre golpes utilizando o programa CNH Social para atrair vítimas e gerar prejuízo. Os golpistas confeccionaram sites com layouts que imitam páginas do governo federal e do Governo do Estado. Além disso, utilizam meios de comunicação como e-mails, mensagens SMS ou por meio de aplicativos para obter dados pessoais e até exigir depósitos financeiros.

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Vagas pós-Carnaval: Paraná tem 25,5 mil oportunidades de emprego em todas as regiões


Após o feriado de Carnaval, o Paraná começa essa quarta-feira (18) com 25.571 vagas de emprego abertas em todas as regiões do Estado por meio da Rede Sine/Agências do Trabalhador. Os números reforçam o aquecimento do mercado de trabalho paranaense e demonstram o impacto positivo das políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais, com destaque para funções ligadas à indústria, comércio, serviços e agronegócio. Entre os cargos com maior número de vagas estão alimentador de linha de produção (6.693), abatedor (1.418), operador de caixa (1.049) e magarefe (858).

A Regional de Cascavel lidera o ranking, com 6.226 vagas abertas, impulsionada principalmente pelo setor industrial e agroindustrial, com forte demanda por alimentadores de linha de produção e abatedores. Na sequência aparece a Regional de Curitiba, que soma 5.048 oportunidades, refletindo a diversidade econômica da capital e da Região Metropolitana.

A Regional de Campo Mourão reúne 3.221 vagas, com grande presença do setor agroindustrial, enquanto a Regional de Foz do Iguaçu contabiliza 2.531 oportunidades, puxadas especialmente pelo comércio e serviços, fortalecidos pela atividade turística da região.

No Sudoeste, a Regional de Pato Branco apresenta 2.104 vagas, com forte participação da indústria e do comércio. Já a Regional de Londrina, no Norte do Estado, soma 1.918 oportunidades, com destaque para a agroindústria, comércio e manutenção predial.

Outras regionais também apresentam volumes expressivos de vagas, como Maringá (1.399), Umuarama (978), Paranaguá (746), Guarapuava (865), Ponta Grossa (353) e Jacarezinho (182), demonstrando que a geração de empregos avança de forma equilibrada por todo o território paranaense.

Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, os números refletem o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da economia e a inclusão produtiva da população. “Estamos investindo de forma contínua na ampliação das oportunidades de emprego, no apoio às empresas e na qualificação dos trabalhadores. Esses mais de 25 mil postos abertos mostram que o Paraná segue crescendo de forma sustentável e gerando renda para as famílias em todas as regiões”, destacou.

Além das vagas operacionais, a rede também oferece oportunidades para cargos técnicos, administrativos, de nível superior e estágios, especialmente na capital e na Região Metropolitana de Curitiba, ampliando as possibilidades para jovens e profissionais em busca de recolocação.

A diversificação das vagas evidencia o dinamismo da economia paranaense, que se apoia em setores estratégicos como agroindústria, logística, comércio, construção civil, serviços e tecnologia, garantindo maior estabilidade ao mercado de trabalho mesmo em cenários desafiadores.

O Governo do Estado também reforça os investimentos em qualificação profissional, por meio de cursos gratuitos, alinhados às demandas reais das empresas, garantindo que trabalhadores estejam cada vez mais preparados para ocupar as vagas disponíveis.

Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador mais próxima ou acessar os canais digitais para consultar as oportunidades, atualizar o cadastro e receber encaminhamento direto às empresas contratantes.

Faleceu Madalena Tluscik Sowa

Faleceu nesta quarta-feira (18/02), Madalena Tluscik Sowa, aos 84 anos.

O velório será realizado no salão da igreja do Passo Grande, em Turvo.

O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, ás 14h, conforme informou a Funerária SerLuto.

Motorista fica ferido em acidente na PRC-466, em Turvo


Na manhã desta quarta-feira (18/02), conforme informações da Polícia Rodoviária, um veículo VW/Gol, com placas de Boa Ventura de São Roque, que transitava pela PRC-466 no sentido decrescente (de Turvo a Boa Ventura de São Roque), ao atingir o km 215 + 80 metros, perdeu o controle da direção e colidiu contra um barranco, parando imobilizado à margem direita da via, no seu sentido de tráfego.

Do sinistro resultaram ferimentos no condutor, que foi encaminhado por terceiros a uma casa hospitalar.

O veículo não possuía pendências e foi removido ao pátio do PRv como medida de segurança.

Policial morre e outro fica ferido após viatura aquaplanar e capotar


Um polícia militar morreu e outro ficou ferido após a viatura em que eles estavam se envolver em um acidente na rodovia PR-323, em Doutor Camargo, no norte do Paraná. Eles são lotados na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Maringá, e atuavam na equipe de operações com cães, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), a viatura aquaplanou e depois capotou.

Um dos policiais foi socorrido em estado gravíssimo pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ele foi levado de helicóptero até a Santa Casa de Maringá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele foi identificado como Jean Patrick Niquetti, de 40 anos.

"Ele estava praticamente ejetado do veículo. Tinha uma região onde acumulou água, e a população nos informou que ele estava submerso com a cabeça. Isso, com certeza, aumentou o grau do trauma", informou o médico socorrista, Vinicius Ventura.

O outro PM foi socorrido em estado grave pela ambulância do Samu e levado até o Hospital Bom Samaritano. Conforme Ventura, ele estava consciente e teve uma fratura no fêmur.

As causas do acidente serão investigadas. Até o momento, não há informações sobre os cães que estavam na viatura.

Fonte: G1 - PR/RPC Maringá



terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 





Carro capota na PRC-466 entre Guarapuava e Turvo


Na tarde desta terça-feira (17/02), conforme informações da Polícia Rodoviária, o veículo Honda/Civic, com emplacamento em São José dos Pinhais/PR, trafegava pela PRC-466 no sentido crescente Palmeirinha/Guarapuava quando, no km 251+200 metros, envolveu-se em um sinistro do tipo capotamento.

Do ocorrido resultaram apenas danos materiais no veículo, não havendo vítimas.

Horários de Missas na Quarta-feira de Cinzas na Paróquia de Turvo


 

Colisão lateral envolve carro e caminhão na PRC-466 entre Turvo e Guarapuava


Na noite desta segunda-feira (16/02), conforme relato colhido no local pela Polícia Rodoviária, o veículo Iveco/Stralis, com placas de Guarapuava, trafegava pela rodovia PRC-466 no sentido crescente (Turvo/Guarapuava), enquanto o veículo KIA/Picanto, também com placas de Guarapuava, seguia em sentido contrário. 

Ao atingirem o km 237+400 metros, envolveram-se em um sinistro do tipo abalroamento lateral, sendo que o KIA/Picanto colidiu contra a lateral do Iveco.

Do sinistro, não houve feridos, sendo registrados apenas danos materiais nos veículos. Foi oferecido o teste do etilômetro a ambos os condutores, com resultado negativo para ingestão de álcool.

Após consulta aos sistemas disponíveis, constatou-se que o veículo KIA/Picanto apresentava pendências de documentação, as quais foram regularizadas no local.

Diante dos fatos, os condutores foram orientados quanto à confecção do BATEU pela internet, bem como foram lavradas as notificações cabíveis.


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Faleceu Silvio Sutil Ribeiro (Tico)


Faleceu nesta segunda-feira (16/02), no Hospital do Rocio, em Campo Largo, Silvio Sutil Ribeiro (Tico), aos 47 anos.

O velório será realizado em sua residência, na localidade de Cachoeira dos Mendes, em Turvo, a partir das 2h da madrugada desta terça-feira.

O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira, em horário a ser definido, conforme informou a Funerária SerLuto.



Publicidade