A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 927/2025, que cria a Identificação Estadual da Pessoa em Tratamento Oncológico no Paraná. A proposta é garantir prioridade de atendimento a esses pacientes enquanto estiverem fazendo quimioterapia ou radioterapia.
De acordo com o projeto, a identificação, que poderá ser emitida em formato físico ou digital, deverá ter o nome do paciente, documento de identidade e a inscrição “Pessoa em Tratamento Oncológico – Atendimento Prioritário”. O documento será válido pelo tempo de duração do tratamento e poderá ser renovado mediante novo laudo médico.
Cristina Silvestri destaca que a medida busca reconhecer a vulnerabilidade física e emocional dos pacientes oncológicos, oferecendo mais dignidade e respeito durante o enfrentamento da doença. “O tratamento do câncer é extremamente desgastante e impõe limitações significativas à rotina das pessoas. Esperar em filas, enfrentar burocracias ou deslocamentos longos pode agravar o sofrimento físico e emocional. Este projeto é um gesto de empatia e cuidado”.
A proposta segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e comissões temáticas da Assembleia antes de ser votada em plenário pelos deputados e deputadas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário