[Fechar]

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Prefeito de Marechal Cândido Rondon decreta situação de emergência.

Do G1 PR

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, Moacir Froehlich, decretou nesta segunda-feira (23) situação de emergência no município. A cidade foi atingida por tornados e ventos fortes na tarde de quinta-feira (19), que danificaram ao menos 1,5 casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos, e deixou cerca de 20 feridos.

Segundo o levantamento feito em conjunto com a Defesa Civil, os prejuízos já passam de R$ 88 milhões. A contabilização das perdas nas áreas rural e urbana ainda não foi finalizada. Quando o balanço estiver concluído, as informações serão repassados ao governo federal para que mais dinheiro possa ser liberado para o município.

Com o decreto de situação de emergência, além de recursos estadual e federal para a reconstrução, trabalhadores com direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão antecipar o saque do benefício para usá-lo na reforma dos imóveis.

Por causa dos estragos, as aulas nas escolas municipais Waldomiro Liessen e Ana Paula e no Centro Municipal de Educação Infantil Portal da Vida permanecem suspensas por tempo indeterminado.

Segundo a Copel, a força-tarefa concluiu na tarde de domingo (22), o trabalho de reconstrução do sistema elétrico que abastece a cidade restabelecendo o fornecimento de energia. O mutirão envolveu cerca de 200 técnicos e eletricistas acionados de várias cidades da região e do estado.

“Houve reparos em centenas de pontos com rompimentos de cabos e cerca de 150 postes foram substituídos ou reaprumados nas áreas urbanas e rurais”, explicou o órgão em nota. No total, cerca de 14 mil imóveis da região ficaram sem energia por causa dos ventos fortes.

Na sexta-feira (20), o governador Beto Richa esteve na cidade para visitar os atingidos e verificar os estragos provocados pelo mau tempo. O mesmo fez o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, no sábado (21).

Doações
A prefeitura reforça que as famílias atingidas ainda estão precisando de alimentos, materiais de limpeza, materiais de construção e eletrodomésticos. Para saber como ajudar, o telefone do Centro de Doações da cidade é o (45) 3254-4585.

Veja mais clicando aqui...
Publicidade