[Fechar]

segunda-feira, 16 de março de 2020

Paraná tem 38 novos suspeitos de coronavírus e 32 descartados


A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os casos de coronavírus no Paraná nesta segunda-feira (16) e aponta que 38 novos casos estão sob análise e 32 suspeitos foram descartados.

Os casos descartados foram em Curitiba (18), Foz do Iguaçu (1), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (5), Cascavel (1), Cianorte (1), Maringá (3), Londrina (1) e Santo Antonio do Paraíso (1).

A secretaria incluiu suspeitas nos municípios de Matinhos, Almirante Tamandaré, Araucária, Alto Paraná, São João do Caiuá, Cambé, Porecatu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Palotina e Carambeí, que ainda não haviam registrado casos.
Ao todo, a Secretaria da Saúde já descartou 82 casos e monitora atualmente 85 suspeitos. Os seis casos confirmados na semana passada seguem em isolamento domiciliar, sem alterações no quadro clínico.

INFORMAÇÃO – O Governo do Paraná criou um portal voltado para a população para orientação de cuidados básicos que reduzem os riscos de contaminação e transmissão de doenças respiratórias, como por exemplo, o coronavírus.

O endereço www.coronavirus.pr.gov.br está ativo e pode ser acessado por qualquer dispositivo com internet.
“A elaboração e idealização desta plataforma foi um meio que achamos de orientar as pessoas e tirar dúvidas sobre essa doença que é novidade pra todo mundo. Nosso objetivo é que as pessoas repliquem essas informações oficiais, evitando ao máximo o compartilhamento de fake news”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Fonte: AEN

Faleceu em Faxinal da Boa Vista, Antônio Melnisk Penteado


Faleceu na tarde dessa segunda-feira (16) Antônio Melnisk Penteado, com 93 anos. 
O velório será na Igreja São João Batista, em Faxinal da Boa Vista. 
O sepultamento será nesta terça-feira, em horário a ser designado. 

Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Mulher é presa em MT suspeita de matar jovem com 46 facadas em Mato Rico


Uma mulher foi presa nessa quarta-feira (11) em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, suspeita de ter matado um jovem no Paraná.

De acordo com a Polícia Civil, Sueli Quirino de Freitas, é suspeita de matar Fábio Chiliga, de 22 anos, com, pelo menos, 46 facadas em dezembro do ano passado em Mato Rico - PR.

A mulher tinha mandado de prisão em aberto e foi localizada pelos investigadores em uma casa na rua Santa Inês no bairro Santa Maria.

De acordo com a polícia, a mulher confessou o crime, porém, alegou que foi motivada por raiva.

Na versão dela, o homem teria a estuprado. A suspeita estava em Sorriso desde o mês de janeiro.

O caso continua sendo investigado pela polícia.

Ela estava foragida do Paraná e o caso será investigado pela Polícia Civil daquele estado.

Fonte: G1

Adolescente está desaparecida em Prudentópolis


Relata a noticiante que é mãe da adolescente Janaína Machado, 15 anos, a qual no dia 14/03/2020 saiu de casa de sua avó por volta das 10:00hrs da manhã dizendo que iria para casa, sendo que a adolescente foi vista mexendo no celular em frente a sua residência e logo entrou em um táxi.

A noticiante entrou em contato com o taxista, que é de confiança da família, sendo que o mesmo confirmou que buscou a adolescente em casa e levou até a rodoviária, relatou que a adolescente disse que havia comprado uma passagem para Imbituva. Segundo a mãe da adolescente isso não é verdade, provavelmente, a adolescente mentiu para o taxista.

Desde então a noticiante tenta entrar em contato com sua filha, sendo que a mesma não atende o celular pois encontra-se desligado.

No dia 14/03/2020 a adolescente enviou mensagem para sua mãe dizendo "oi, tudo bem"?

A mãe respondeu, porém as mensagens sequer foram recebidas, e o último acesso ao aplicativo WhatsApp foi por volta das 12:15hrs do dia 14/03.

Pedimos encarecidamente para que se alguém tiver alguma informação sobre o paradeiro da Janaína entre em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou com a Polícia Civil pelo telefone (42) 3446-1202.

Também pedimos para que caso a Janaína veja essa publicação entre em contato imediatamente com seus familiares, eles estão desesperados a sua procura.

Campanha do Governo orienta a população


A informação de qualidade é ainda uma das melhores armas para se prevenir contra o coronavírus. Pensando nisso, o Governo do Paraná lançou uma campanha que intensifica orientações sobre os métodos de prevenção, para evitar a propagação do vírus e também para tranquilizar a população. Todo o conteúdo está disponível no site www.coronavirus.pr.gov.br.

O portal conta com orientações em vídeo, texto e imagens. O conteúdo também foi disponibilizado nas contas oficiais do Governo do Estado no Facebook (www.facebook.com/governoparana), Twitter (twitter.com/governoparana) e Instagram (www.instagram.com/governoparana). Os materiais podem ser baixados nos sites para serem compartilhados nas redes sociais da população.

O aplicativo Coronavírus-SUS, disponível para os sistemas Androide iOS traz dicas e a geolocalização das unidades de saúde mais próximas dos usuários. Cartazes com as orientações estão sendo distribuídos em órgãos públicos e entidades sociais do Estado.

CUIDADOS BÁSICOS – A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Além disso, também é necessário ficar atento ao que não fazer. É importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

SINTOMAS – Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Além das unidades de saúde, o paciente também pode entrar em contato pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo Whatsapp (41) 3330-4414.

O Governo do Estado e a Secretaria da Saúde acompanham os boletins nacionais em tempo real. As equipes de saúde e serviços estão preparados para atender pacientes com sintomas iguais ou parecidos com os da doença, por meio de uma rede composta por unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs), SAMU e um monitoramento efetivo dos vírus circulantes, o chamado serviço sentinela. São 51 pontos de vigilância permanente de vírus de síndromes respiratórias no Estado.

Fonte: AEN

Homem é assassinado em Santa Maria do Oeste


Por volta das 23h00 a equipe policial recebeu uma ligação anônima, relatando que havia ocorrido um homicídio na Rua Tomem, em Santa Maria Maria do Oeste. A equipe no local verificou que havia um homem caído ensanguentado e parecendo não ter sinais vitais. 

A enfermeira de plantão da equipe da saúde constatou o óbito. Foi identificado a vítima como sendo Vani Duarte Maia, também as testemunhas, as quais foram indagadas sobre o autor, e relataram quem seria a pessoa e que ele morava com seus pais na localidade do Reservado 2. 

A equipe deslocou até a residência do mesmo e encontrou-lhe embaixo de uma cama, o qual foi preso e informado seus direitos, foi encontrado na residência do mesmo uma arma de fogo de fabricação caseira. 

O Indivíduo assumiu a posse da arma de fogo. Indagado sobre o porque do fato, este relatou que estava em um bar, momento que fez uma brincadeira e a vítima pensou que seria com a mulher dele, sendo então os dois entrado em vias de fato, momento que o autor agrediu a vítima com um canivete de sua posse e saiu correndo para a casa dos seus pais e jogou o canivete em um matagal, não sabendo com exatidão em que local. 

Diante dos fatos o autor, a arma de fogo e as testemunhas foram conduzidos a 45° DRP, para realização dos procedimentos cabíveis. 

Foi informado a Polícia Civil, a qual permaneceu no local e acionou os demais órgãos competentes.

Fonte: PM

Homem é encontrado morto no distrito de Entre Rios


No dia 15 de mar. 2020 às 21h30min, na Colônia Cachoeira, Entre Rios, em Guarapuava, a equipe policial foi chamada para verificar uma situação de uma pessoa que estava caída e possivelmente estava sem vida. 
A equipe no local encontrou uma pessoa do sexo masculino o qual aparentava estar sem sinais vitais, e em contato com um senhor de 68 anos, este informou que tinha visto a pessoa ingerir bebida alcoólica a tarde toda e que achou estranho que esse estava encostado em uma árvore e depois tinha caído no chão sem se mexer. 

Diante dos fatos foi acionada a equipe do Samu aonde compareceu no local a equipe confirmou o óbito. Foi entrado em contato o a Policia Civil onde compareceu no local, sendo que foi recolhido o corpo. No local compareceu o irmão da vítima, com os documentos do mesmo, sendo identificada com 49 anos. Foi orientado sobre os procedimentos.
Publicidade