[Fechar]

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Boletim agropecuário destaca retomada do plantio de mandioca


A retomada do plantio da mandioca, favorecida pelas condições climáticas, é destaque no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 30 de agosto a 4 de setembro. O documento é produzido por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Com o fim das intensas chuvas na última semana de agosto, os produtores de mandioca retomaram, neste início de setembro, o plantio da nova safra. Ainda que haja produto para ser colhido, a preferência é pela plantação. No Noroeste do Estado, ela já está praticamente encerrada e, nas demais regiões, intensifica-se de agora até meados de novembro.

A mandioca é uma cultura que exige grande quantidade de mão de obra, sobretudo na colheita. Apesar de haver pesquisas avançadas em relação à mecanização, o trabalho braçal ainda não foi substituído. A colheita deste ano é bastante afetada, visto a necessidade de cuidados extras, como o transporte com menos trabalhadores, por exemplo, devido ao novo coronavírus. 

Também como consequência da pandemia, a comercialização da fécula foi reduzida, pois muitas indústrias paralisaram suas atividades. Em grande parte desse período, as maiores vendas foram para o consumo da indústria alimentícia, principalmente panificação e tapioca. O Paraná é o segundo produtor de mandioca do País e o primeiro em fécula.

O boletim desta semana traz, ainda, um balanço das consequências das chuvas, da queda de temperatura e das geadas observadas na segunda metade de agosto para a olericultura. Os relatórios de campo apontam danos pontuais na produção, transporte, comercialização e abastecimento de hortaliças.

Os produtores de milho aproveitam o clima favorável dos últimos dias e também avançam no plantio da primeira safra, atingindo 9% da área estimada de 359 mil hectares. É a mesma situação do feijão, que está com cerca de 7% da área semeada. Já a soja terá o plantio iniciado nos próximos dias, já que o vazio sanitário acaba no dia 10.

O documento produzido pelos técnicos do Deral analisa também a produção do abacaxi tanto no Brasil quanto no Paraná. Em relação à pecuária, há informações a respeito da evolução do preço da arroba do boi e do mercado da avicultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade