[Fechar]

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Plano da pessoa com deficiência já está disponível na internet



O primeiro Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná já está disponível pela internet, em formato que permite a programas de computador traduzirem o texto escrito em áudio. As versões impressas, que incluem, além da padrão, uma para quem tem baixa visão e outra em braile, serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social para as prefeituras e conselhos municipais.

O documento, elaborado para os próximos quatro anos (2018-2021), pode ser consultado nas páginas da Secretaria da Família (www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br) ou do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.coede.pr.gov.br). Os volumes impressos já haviam sido apresentados em 3 de dezembro, para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Na internet, o plano foi formatado na extensão PDF acessível, que permite a programas leitores de texto irem diretamente à página desejada, pelo índice, e leitura de notas de rodapé no momento da leitura da citação. Na página da secretaria, na aba superior Acessibilidade, são dadas opções de recursos de acessibilidade que auxiliam a leitura.

ARTICULAÇÃO – Flavia Bandeira Cordeiro, coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência, da Secretaria da Família, explica que o plano articula ações entre secretarias com o objetivo de possibilitar a essas pessoas a conquista e a conservação máxima de independência, autonomia e pleno desenvolvimento físico, mental, social e profissional.

“As limitações de cada indivíduo não determinam seu destino. É o ambiente que precisa ser adaptado para possibilitar a plena e efetiva participação de todos”, esclarece Flávia. Para ela, o plano é um marco na história do Paraná e assegura a efetivação da lei nacional.

PARTICIPAÇÃO – O material é resultado do trabalho da Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência, em parceria com os representantes da Atenção Especial à Pessoa com Deficiência de 11 secretarias estaduais e cinco órgãos da administração indireta, além de ampla participação da sociedade civil.

Para se chegar ao texto final, foram consideradas as propostas elaboradas nas conferências municipais e estaduais. Na sequência, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou o documento. Dessa forma, conseguiu-se interligar diretrizes e propostas de intervenção pública, sobre dados reais.

CONTEÚDO – A situação da pessoa com deficiência no Paraná tem um capítulo especial. O levantamento mostra, por exemplo, que, no Estado, 21,8% da população possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 2,2 milhões de pessoas. São deficiências visual, auditiva, motora e mental ou intelectual.

Os dois primeiros capítulos apresentam o desenvolvimento da legislação, com a contextualização legal sobre os direitos da pessoa com deficiência, e apresenta diretrizes do planejamento público para os próximos anos.

O terceiro capítulo analisa situações e temas dessa área, e o quarto apresenta ações e indicadores de acompanhamento das metas. Uma dessas ações é a criação do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência, que deverá ser implementado até 2019.

AVANÇOS – Outro avanço importante nesta área foi em 2015, quando o governador Beto Richa sancionou o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná (Lei 18.419/15). Esse documento estabelece diretrizes, em áreas como saúde, educação, profissionalização, trabalho, assistência social e acessibilidade, que propiciam o bem-estar social e econômico das pessoas com deficiência.

A Secretaria da Família também já divulgou duas cartilhas da Coleção Paraná Inclusivo: Conhecendo a Pessoa com Deficiência e os Direitos da Pessoa com Deficiência. As cartilhas são forma de conscientizar a população a respeito do tema, para que os direitos conquistados sejam reconhecidos e respeitados. Esse material também está disponível na aba Publicações, no site da Secretaria da Família.

Fonte: AEN

Compre seu material escolar para a volta as aulas na Distac Alimentos


Agora na Distac Alimentos você que possui o cartão de crédito Visa, Master Card  e Cabal, pode comprar material escolar e parcelar em 3x sem juros, com parcela mínima de R$ 30.00.

A Distac Alimentos tem mercearia completa de gêneros alimentícios: frutas e verduras, pães, frios e congelados, laticínios, sorvetes e bebidas em geral. 

Toda quinta-feira, na Distac Alimentos em Turvo, você encontra uma grande variedade de frutas e verduras sempre fresquinhas. 

Horário de atendimento: Segunda à sexta das 08h30 às 21h00.

Sábado das 08h30 às 22h00 e no domingo das 08h00 às 18h00.

A Distac fica na Avenida 12 de Maio nº 107, fone (42) 3642-1297, ao lado da Boaron Móveis.

A Distac atende também na Rua Elias Rickli ao lado da Cresol.




Dia do Fusca é comemorado em Guarapuava


O Clube de Autos Antigos Volks do Lobo, participaram nesse domingo (21), em Guarapuava, de uma carreata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, que é comemorado no dia 20 de Janeiro. Eles saíram da Lagoa das Lágrimas com destino ao Supermercado Compre Mais, de lá foram até o centro da cidade. 


Com informações e fotos: José Roberto de Oliveira.


PRF, Receita Federal e Polícia Militar apreendem mais de meia tonelada de maconha



A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Receita Federal (RF) e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) apreenderam, na segunda-feira (22) um caminhão que estava transportando 548 quilos de maconha em Guaíra, na BR-163. A droga estava escondida sob o assoalho da carroceria. O motorista foi preso por tráfico de drogas.

Na madrugada de segunda-feira (22), por volta das 4h30, equipes da PRF, RF e da PMMS abordaram um caminhão, que vinha de Mundo Novo (MS), na Unidade Operacional da PRF em Guaíra, na BR-163.

Durante a abordagem, as equipes encontraram, escondidos sob o assoalho da carroceria, 548 quilos de maconha que estavam divididas em tabletes.

Segundo o motorista, que assumiu a propriedade da droga e do caminhão, há cerca de 30 dias ele deixou o veículo com uma pessoa para que o carregasse com a droga. Depois pegou o veículo já na BR-163, em Novo Mundo (MS) e o deixaria na BR-277, em um posto de combustíveis abandonado, já no Paraná.

Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido à Polícia Federal em Guaíra para o registro do crime, juntamente com o caminhão e a droga. O crime de tráfico de drogas tem uma pena de cinco a 15 anos de prisão.

Fonte: PRF

Convite para missa de sétimo dia de falecimento de Otonny de Oliveira Bahls (Antônio Marciano)


A família Bahls convida amigos e parentes para a missa de sétimo dia de falecimento do senhor Otonny Oliveira Bahls, conhecido como Antonio Marciano, ocorrido no dia 16/01.


A missa será nessa segunda-feira (22), ás 19 horas na Igreja Católica de Turvo.

Em Turvo, a prefeitura lança projeto de resgate da história do Município

Todos nós temos uma história interessante para contar às gerações futuras!


Lembra daquele peixe enorme? Da onça que rondava a propriedade? Da dificuldade que era de sair de casa e chegar à cidade? As estradas eram poucas, os carros então, raridade. 
Como e onde era sua casa? Como conheceu o seu amor e constituiu a sua família? E como criou seus filhos?

Sim, são essas histórias que construíram Turvo. E você, com a sua história de vida, com a história de vida da sua família, faz parte de tudo isso.

Uma cidade sem passado é uma cidade sem futuro, por isso queremos ouvir você e deixar sua história na História do município.

Envie para: imprensa@turvo.pr.gov.br com seus dados pessoais (nome, endereço e telefone). Se tiver fotos, melhor ainda.

Todas as histórias farão parte da memória do Município e as melhores farão parte de um vídeo documentário sobre Turvo e suas raízes.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Resultados da 6ª rodada da Copa Turvo de Futebol


Neste domingo (21), no campo municipal, três jogos movimentaram a 6ª rodada da Copa Turvo de Futebol. O campeonato é promovido pela prefeitura e organizado pelo Departamento de Esportes. 

Resultados da rodada:

09h30: Rio Bonito 04 x 02 União Passo/Ivaí FC

15h00: C.E.Faxinal 03 x 03 Pré Moldados Filipin

16h30: Juventos 02 x 00 Meia Boca Juniors

Veículo tomado em assalto em Turvo é recuperado em Guarapuava


Na noite de sábado (21), a Polícia Militar de Turvo recebeu uma ligação do proprietário de uma panificadora que fica na Avenida 12 de Maio, informando que teria um homem portando uma faca na frente da panificadora, deslocado até o local e feito contato com o solicitante, o qual informou que o indivíduo já tinha evadido sentido trevo secundário do município. 

Deslocado em patrulhamento quando a equipe foi abordada por um senhor, informando que um homem teria chego pedindo para leva-lo para Guarapuava e diante da negativa, o mesmo puxou de uma faca e falou embarque no carro sendo que o proprietário do veiculo entregou a chave e saiu correndo, momento que o indivíduo pegou o veículo Saveiro placas BHO 6602 de cor vermelha e saiu sentido a rodovia PRC-466. A equipe efetuou patrulhamento porem sem êxito e avisou as demais unidades da PM da região sobre o fato.

Na manhã de domingo, a PM de Guarapuava encontrou o veículo abandonado em uma rua da cidade. Diante dos fatos o veículo foi encaminhado para a 14ªSDP para os procedimentos.

Loja de móveis é arrombada e vários objetos foram furtados em Pitanga


No dia 21 de janeiro de 2018, às 20h50min, depois de solicitação. A equipe policial deslocou até uma loja de móveis, a qual foi arrombada, sendo que foi aberto um buraco na parede depois de serem quebrados tijolos, o sistema de alarme da loja foi desligado e do local furtados diversos objetos, dentre eles vários celulares e aparelhos informáticos, não foram localizados suspeitos. 

Camionete invade residência e mata criança em Guarapuava


Às 14h24min, equipes de policiais militares deslocaram até a Rua Judite Bastos de Oliveira, Jardim das Américas, para prestar atendimento a um acidente de trânsito do tipo complexo, onde um caminhão Chevrolet D-40, que era conduzido por um homem (40) transitava pela citada via quando veio a perder o controle da direção, segundo o condutor devido a uma falha mecânica, sendo que o veículo deslocou para o lado esquerdo da via, entrando na contramão, subindo na calçada oposta e atropelando duas crianças que transitavam por ela, sendo elas uma menina (9) que foi socorrida pelo SIATE e encaminhada até a UPA Batel e um menino (4) que entrou em óbito no local, ficando preso embaixo do veículo, subsequente sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao IML de Guarapuava. 
Ato continuo o veículo colidiu contra o muro de uma residência, adentrando ao pátio, onde atropelou uma mulher (29) a qual também foi socorrida pelos bombeiros até a UPA Batel, em seguida o caminhão invadiu a moradia parando com o capô dentro da residência. 
Ainda, segundo o condutor, no momento do acidente ele tentou socorrer as vítimas, mas populares começaram a agredir o mesmo, tentando também agredir seu filho adolescente (12), sendo então obrigado a se evadir do local, temendo pela sua segurança e de seu filho, mas logo foi abordado por outra equipe que prestava apoio. 
Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado até a 14ª SDP, onde ao chegar passou mal, sendo encaminhado a UPA do Bairro Batel para atendimento médico. Uma equipe do plantão de acidentes deslocou até a UPA, onde foi realizado o teste etilométrico por duas vezes resultando em 0,00 mg/L em ambos.
 Após receber alta, retornou à 14ª SDP, sendo constatado que o veículo apresentava débitos e foi recolhido ao pátio do 16º BPM, bem como o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação.

Fonte: 16º BPM

43ª Festa de São Sebastião aconteceu nesse domingo em Rio Bonito - Turvo


Neste domingo (21), a comunidade do Rio Bonito – Turvo, realizou a 43ª Festa em Louvor á São Sebastião. Muitas pessoas de diversas comunidades e cidades vizinhas prestigiaram a grande festa, que também foi a inauguração do novo pavilhão de eventos da comunidade.

Pela manhã, vários Tropeiros de Turvo foram até a comunidade para participar da Santa Missa que aconteceu ás 10h00. Ao meio dia foi servido o almoço com churrasco, costelas dois fogos, saladas e bebidas. As 14h00 teve início das festividades, com binguinhos, leilões e sarau com animação de Zé Moraes e Grupo Gaiteiro. Também teve a coroação da Rainha da Festa. Na sequência aconteceu o Show de Prêmios.

Ganhador de uma cama box doado pela Gabi Móveis: Acir Junior Marcondes, da localidade da Dodge - Turvo.

Ganhador de 01 carneiro: José Valdivino de Almeida de Guarapuava

Ganhadora de R$ 10.000,00 em dinheiro: Raquel Panontim, moradora de Boa Ventura de São Roque.

A comunidade agradece a empresa Rio Bonito Embalagens pela doação dos 450 metros quadrados do piso do novo pavilhão, a prefeitura de Turvo que fez a terraplanagem, os patrocinadores da festa e a todos que colaboraram para que a festa acontecesse com sucesso.















Mais fotos do evento estaremos publicando no link: www.facebook.com/blogdoeloi
Publicidade