O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 11,84% de execução na obra de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na região Central. A medição é do mês de dezembro, representando um valor acumulado de R$ 60.926.270,95, de um total de R$ 514.230.020,00 – é a obra com o maior investimento do DER/PR.
O trecho atendido tem 45,5 quilômetros, começando dentro do perímetro urbano de Pitanga e seguindo até o perímetro urbano de Turvo, passando por acessos aos municípios de Santa Maria do Oeste (PR-456) e Boa Ventura de São Roque (PR-820).
O principal serviço em andamento é a terraplenagem, que é a movimentação de solos, neste caso para implantar a plataforma da nova pista de concreto, paralela à pista existente. Durante esta etapa também estão sendo implantados os dispositivos de drenagem de águas, como bueiros, e galerias.
Outro aspecto mais avançado da obra é a construção do novo viaduto no entroncamento da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460 em Pitanga, substituindo uma rotatória por uma interseção do tipo Diamante, com entrada e saída na passagem superior pela pista da direita em ambos sentidos de tráfego.
A passagem inferior do viaduto será conectada a duas rotatórias e vias marginais, garantindo que todos os movimentos de tráfego no local sejam realizados com segurança.
A obra prevê mais dois viadutos, um também em Pitanga, no entroncamento com a Avenida Universitária, e um no entroncamento com a PR-456, uma passarela para pedestres em Pitanga, e novas pontes sobre o Rio Carazinho e o Rio Bonito.
Também foram iniciados os serviços de melhorias da pista existente em preparação para o novo pavimento rígido de concreto, que aproveita o pavimento asfáltico como base, técnica conhecida como whitetopping. Tanto a pista nova quanto a pista restaurada têm vida útil estimada de 30 anos.
A obra contempla ainda retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias. A previsão é de concluir os serviços em abril do ano que vem.