Banner fixo no rodapé

sábado, 25 de outubro de 2025

Reservistas do 26º GAC que serviram em 1982 se reencontram em Turvo após 43 anos


Neste sábado (25/10), foi realizado, na chácara de Agacir Paulovski, em Turvo, o 2º Encontro dos Reservistas da 1ª Bateria de 1982 do 26º GAC, que serviram juntos no Exército Brasileiro.

A iniciativa do encontro surgiu dos turvenses Timóteo Weber e Agacir Paulovski.

No primeiro encontro, realizado em 2024, eles iniciaram a busca por contatos de outros reservistas pela internet. A partir dessa mobilização, criaram um grupo no WhatsApp e conseguiram reunir diversos ex-companheiros espalhados por várias regiões do Brasil.

Neste segundo encontro, alguns participantes do ano passado não puderam comparecer, enquanto outros que não estiveram presentes no primeiro fizeram questão de participar desta vez.

Após 43 anos, os amigos reservistas se reencontraram neste sábado para uma emocionante confraternização, acompanhados de seus familiares.





Acompanhe no link a transmissão ao vivo realizada durante o evento: 



.

Novos cursos de Pós-graduação no UniCV


Comece hoje mesmo seu curso de pós-graduação e faça a diferença no desenvolvimento do seu trabalho.

Venha para o UniCV e faça parte dessa jornada transformadora:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.



















sexta-feira, 24 de outubro de 2025

PCPR prende homem suspeito de homicídio contra o próprio irmão em Cândido de Abreu


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de matar o próprio irmão no mês de setembro. A captura aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), em Cândido de Abreu, na região Central do Estado.

O crime ocorreu na localidade de Barra da Vergonha, zona rural do município. No início de setembro, o corpo da vítima foi encontrado com uma corda amarrada ao pescoço, aparentando suicídio.

Segundo o delegado da PCPR Raimundo Servo de Carvalho Neto, a perícia concluiu que a cena foi montada para simular um enforcamento e enganar a investigação.

“As apurações indicam que, após um desentendimento, o suspeito teria cometido o homicídio e ocultado o cadáver. Em seguida, ele teria alterado o estado do corpo da vítima, configurando fraude processual”, explica.

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.

A PCPR mantém as investigações e reforça o trabalho contínuo para esclarecer crimes e incentivar a população a colaborar com informações que auxiliem nas ações de segurança pública em Cândido de Abreu.

Paraná terá fim de semana quente antes da chegada de uma nova frente fria, prevê Simepar


A amplitude térmica é o destaque do tempo no início deste fim de semana no Paraná. O amanhecer desta sexta-feira (24) e o de sábado (25) seguem com temperaturas amenas, e à tarde as temperaturas sobem bastante em todas as regiões. Entre sábado e domingo (26), entretanto, a aproximação de mais uma frente fria trará chuva para as metades Oeste e Sul do Paraná. A chuva se espalha por todo o Estado na segunda-feira (27).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta sexta-feira as menores temperaturas ao amanhecer foram em São Mateus do Sul (Inmet), com 7,1°C, e Palmas, que registrou 7,9°C. O tempo fica predominantemente estável na maior parte do Paraná, com exceção do trecho entre a Serra do Mar e as praias, que pode ter garoa ocasional e, por conta da formação de um cavado meteorológico, também podem ocorrer pancadas de chuva isoladas entre o Oeste e Sudoeste.

À tarde os termômetros devem chegar aos 25°C, pelo menos, em todo o Estado. O maior aquecimento está previsto para os municípios do Noroeste, que podem atingir os 35°C.

O vento, que se manteve constante em várias regiões do Paraná ao longo desta semana, devido a um sistema de alta pressão no oceano, seguirá entre sexta-feira e sábado. “Desta vez, o vento será resultado do avanço da frente fria. As rajadas merecem atenção, pois serão persistentes, especialmente na metade oeste, podendo atingir cerca dos 60 km/h no Oeste e Sudoeste", ressalta Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

No sábado, entre a tarde e a noite, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil em direção ao Paraná, e há previsão de chuva começando no Sudoeste, Oeste, Noroeste e Centro Sul. Há possibilidade de temporais isolados nestas regiões, mas as temperaturas seguem elevadas à tarde em todo o Estado.

“Já no domingo, o céu fica bastante encoberto por nebulosidade em todo o Paraná, com sensação de abafamento e chuvas ocorrendo em vários momentos do dia, principalmente nas metades Oeste e Sul, onde o risco de tempestades também será maior”, afirma Júlia.

TEMPERATURAS DIMINUEM – As temperaturas começam a diminuir nas regiões atingidas pela chuva. É o caso de Loanda, que tem previsão de máximas de 34°C no sábado, e 29°C no domingo. O mesmo ocorre em Foz do Iguaçu, que pode chegar aos 30°C no sábado, e não passa dos 27°C no domingo. Em Palmas, a previsão é que a temperatura máxima reduza de 26°C para apenas 22°C no domingo.

Onde a chuva ainda não chega no domingo, as temperaturas seguem em elevação. Em Curitiba as máximas podem chegar perto dos 27°C no sábado e até 28°C no domingo. Em Guaratuba, vão até 25°C no sábado para 26°C no domingo. Em Jacarezinho, sábado e domingo as máximas podem chegar aos 34°C.

Na segunda-feira (27), a chuva se distribui por todas as regiões paranaenses. “Aumenta o potencial para a formação de tempestades, distribuídas de maneira irregular. Entre sábado e segunda-feira, os acumulados de chuva mais significativos estão previstos para as metades Sul e Oeste, com valores superiores a 60 mm em algumas localidades”, detalha Júlia.

Com a chegada da chuva, as temperaturas máximas diminuem em todo o Estado, e ficam mais amenas na próxima semana. Em Curitiba as máximas na segunda-feira não passam de 22°C; em Loanda chegam a apenas 24°C; em Guaratuba não passam de 20°C; e em Jacarezinho não superam de 27°C. Já as temperaturas mínimas não sofrem grande alteração.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Faça a diferença com o curso de Educação Física do UniCV


Se você quer promover saúde e bem-estar na vida das pessoas, este curso vai te preparar para fazer a diferença.

Com a formação, você estará apto a atuar tanto na área esportiva quanto na área de saúde, ajudando indivíduos a alcançarem seus objetivos físicos.

Venha para o UniCV e faça parte dessa jornada transformadora.

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.



Provas práticas para o cargo de motorista do PSS 03/2025 acontecem neste sábado em Turvo


A Prefeitura de Turvo, por meio da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado (PSS 03/2025), divulgou as datas, horários e a lista de candidatos convocados para a realização das provas práticas dos cargos de Motorista Categorias B, C e D.

As provas acontecem neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de outubro, no Pátio da Secretaria Municipal de Obras, localizado na Estrada Lufrido de Mattos Leão, s/n, Jardim Vitória.

Os candidatos devem comparecer ao local com 30 minutos de antecedência, portando Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e compatível com a categoria para a qual se inscreveram. A avaliação será conduzida por profissional qualificado e supervisionada pela Comissão Organizadora do PSS.

Confira as listas de convocados:




.

Nova duplicação da PRC-466 já está modernizando o perímetro urbano de Pitanga


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 5,46% de execução da obra de duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na região Central do Estado, em trecho de 45,5 quilômetros. O investimento é de R$ 514,2 milhões, com previsão de entrega para 2027.

Os principais serviços em andamento são a terraplenagem no espaço ao lado da pista existente para implantar a plataforma da nova pista, e a implantação de dispositivos do sistema de drenagem de águas.

Para moradores de Pitanga o principal movimento está no entroncamento da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460, onde a pista central de uma rotatória foi interditada e está sendo construído um novo viaduto, com o tráfego desviado para novas rótulas no próprio local.

O viaduto será do tipo Diamante, com entrada e saída da rodovia pela pista da direita em ambos os sentidos de tráfego. 4 faixas de tráfego serão elevadas para conectar a PRC-466 com a PR-460, rumo a Nova Tebas, e uma passagem inferior vai conectar a PR-239, rumo a Mato Rico, e a PRC-466, rumo a Manoel Ribas, com duas rotatórias em cada lado do viaduto, conectadas a vias marginais, permitindo todos os movimentos necessários para o tráfego no local.

A estrutura vai garantir segurança e trafegabilidade no perímetro urbano de Pitanga, já prevendo o aumento do volume de veículos na região proporcionado pelas obras de duplicação e ampliação de capacidade na região.

Além da nova pista em concreto, a obra prevê restauração da pista existente também com pavimento rígido de concreto, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para a pista nova. Ainda serão construídos mais dois viadutos, um também em Pitanga, no entroncamento com a Avenida Universitária, e outro no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste, uma nova passarela para pedestres em Pitanga, e novas pontes sobre o Rio Carazinho e o Rio Bonito.


PROTEÇÃO AMBIENTAL – Esta obra de duplicação da PRC-466 conta com as licenças ambientais necessárias, emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), que incluem permissão para suprimir a vegetação e árvores isoladas. Como é o caso em obras que tem esse tipo de impacto, as licenças ambientais trazem como uma das condicionantes a compensação ambiental obrigatória, que podem incluir melhorias ambientais na região e o plantio de novas árvores, entre outras.

OBRAS NA REGIÃO CENTRAL – O Governo do Estado do Paraná está investindo cerca de R$ 1,44 bilhão em grandes obras de duplicação, ampliação e restauração em concreto de mais de 200 quilômetros de rodovias estaduais na região Central do Paraná. São sete grandes intervenções, sendo duas em etapas de licitação, ou seja, o investimento deve ultrapassar R$ 2 bilhões para modernizar quase 300 quilômetros.

Todas as obras utilizam a técnica whitetopping para restauração, em que o pavimento existente recebe uma camada de concreto, método que garante maior segurança para quem trafega pela região, além do dobro da durabilidade em relação ao modelo convencional.

Para se ter ideia da dimensão do pacote, apenas os trechos de duplicação que já estão em execução – entre os municípios de Guarapuava, Turvo e Pitanga – representam mais de duas vezes o que está sendo investido pelo Governo do Estado na construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais emblemáticas dos anos mais recentes no Paraná. São R$ 947,7 milhões nas três obras e R$ 400 milhões na ligação do Litoral.

E o montante será ampliado nos próximos meses com a contratação de novos trechos, entre Manoel Ribas, Lidianópolis, Mauá da Serra e Nova Tebas.


Corpo em decomposição é encontrado em rio em Guarapuava


Na tarde desta quinta-feira (23/10), a equipe policial foi acionada para verificar uma ocorrência em que um corpo, já em avançado estado de decomposição, havia sido encontrado em um rio na localidade de Alto Cascavel, em Guarapuava.

No local, os policiais conversaram com um homem de 47 anos, que relatou ser caseiro do local. Ele contou que, ao ir até a beira do rio para buscar água para os cachorros, avistou o que parecia ser um corpo no meio do rio, em decomposição.

Como não possuía telefone, o caseiro aguardou a chegada do proprietário da área, um homem de 28 anos, que então acionou a Polícia Militar.

A equipe policial, ao chegar ao local, constatou a presença de um corpo masculino, de aproximadamente 1,70 m de altura, com as vestes desalinhadas em relação ao corpo, a cerca de 10 metros da margem do rio conhecido como Cascavelzinho.

Foram acionadas equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Médico-Legal (IML) e da Criminalística. Até o momento, o corpo não havia sido identificado.

Por fim, foi lavrado o boletim de ocorrência e encaminhado à 14ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos da Polícia Judiciária.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Leilão de Gado Geral em Turvo ofertará mais de 500 animais neste sábado


Neste sábado (25/10), às 14h, será realizado mais um grande Leilão de Gado Geral na Associação dos Produtores de Bovinos de Turvo.

Serão ofertados mais de 500 animais para negociação durante o evento.

Os lances poderão ser feitos presencialmente ou de forma online.

Municípios do Centro-Sul do estado aderem a projeto do Ministério Público do Paraná de prevenção de desastres ambientais


Municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) aderiram ao projeto “Municípios pelo Clima”, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná que visa o fortalecimento de ações regionais de adaptação às mudanças climáticas, de redução de riscos e de prevenção de desastres socioambientais.

O termo de compromisso entre o MPPR e as Prefeituras de Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque, Pitanga, Nova Tebas, Turvo, Laranjal e Palmital foi firmado na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, na sede da Amocentro, em Pitanga, durante a programação do MP em Movimento na região de Guarapuava. A iniciativa transfere temporariamente a Administração Superior do MPPR para diferentes regiões, além da capital, com o objetivo de aproximar ainda mais a instituição das demandas da população.

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou a importância de os Municípios contribuírem para a construção de um estado mais sustentável e preocupado com a agenda climática e com a qualidade de vida da população.

Além da pauta sobre a proteção do meio ambiente, o encontro tratou de iniciativas regionais na área da saúde. O procurador-geral demonstrou satisfação ao ser informado sobre o trabalho que tem sido realizado na região com a implantação de atendimento médico especializado nos hospitais, como psiquiatria infantil.

Francisco Zanicotti também aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem do evento que será realizado em novembro, em Curitiba, voltado à adesão dos municípios paranaenses a um projeto de âmbito estadual que busca fortalecer políticas públicas antirracistas. A iniciativa tem como objetivo promover o enfrentamento à discriminação racial e ampliar a igualdade de oportunidades no Paraná, consolidando o compromisso das gestões municipais com ações efetivas de inclusão e respeito à diversidade.

Municípios pelo Clima

Na reunião com os gestores públicos, o projeto "Municípios pelo Clima" foi apresentado pelo coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR, Ronaldo de Paula Mion, que falou da iniciativa que convida as gestões municipais a implementarem uma governança climática organizada para a prevenção de desastres ambientais.

A ação é realizada no âmbito do Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima) e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) do MPPR.

Presenças

Participaram da reunião os prefeitos de Pitanga, Dirceu Moraes; de Manoel Ribas, José Carlos da Silva Corona; de Santa Maria do Oeste, Oscar Delgado; de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen; de Boa Ventura de São Roque, Nestor Kenear; de Mato Rico, Inêz Gonçalves de Abreu; de Turvo, Antônio Marcos Seguro; de Laranjal, Maycon Lopes Simioni; de Palmital, Roberto Carlos Rossi; e de Nova Tebas, Pedro Lourenço; o vice-prefeito de Palmital, João Roberto Sartori; a secretária de Meio Ambiente e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Maria do Oeste, Jeinifer Amanda Nieduziak e José Alexandre Gonçalves; além de procuradores dos Municípios da região.

Representando o MPPR estavam presentes, além do procurador-geral, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; a diretora-secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; e os promotores de Justiça, Marcelo Salomão Czelusniak, Amanda Ribeiro dos Santos e Nayane Ribeiro.
Publicidade