[Fechar]

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

PCPR prende dois suspeitos por homicídio ocorrido em Pitanga


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens, de 23 e 26 anos, suspeitos pela prática do crime de homicídio qualificado. Eles foram capturados nesta quinta-feira (11), nas cidades de Pitanga, na região Central do Estado, e Peabiru, no Noroeste.

O crime ocorreu em 8 de novembro deste ano, em Pitanga. A PCPR identificou que os suspeitos utilizaram uma arma de fogo e uma faca.

"Com a identificação dos envolvidos, representamos pelas prisões, que foram autorizadas pela justiça. Um dos homens foi localizado em Pitanga, enquanto o outro havia fugido para Peabiru e foi capturado pela equipe local", destaca o delegado da PCPR Paulo Emílio Terra.

Além das prisões preventivas, os policiais civis cumpriram mandados de busca que resultaram na apreensão de uma arma de fogo e uma faca, que foram encaminhadas à perícia técnica.

Os suspeitos prestaram depoimento e posteriormente foram encaminhados ao sistema penitenciário.

Natal das Crianças em Turvo: evento solidário do casal Sandra e Jacir acontece neste sábado

O casal Sandra e Jacir, que há cerca de 10 anos realiza, com o apoio de voluntários, a ação solidária “Natal das Crianças”, prepara mais uma edição do evento.

Neste ano, a atividade será neste sábado (13/12), a partir das 14h, na Avenida Moacir Júlio Silvestre, na residência do casal.

Haverá brinquedos para as crianças, pipoca, cachorro-quente, refrigerante, além de um bolo feito pela Nica Cabeleireira. Também serão distribuídas cestinhas de doces.

A cada ano, a ação tem crescido. No ano passado, foram entregues cerca de 600 cestinhas de doces. Neste ano, graças às doações recebidas, mais de 800 unidades foram adquiridas.

Durante festas e eventos nas comunidades, o casal recolhe latinhas com um carro e uma carretinha, destinando a renda obtida com a venda para a compra de doces e montagem das cestinhas natalinas. Desta vez, eles também receberam doações de latinhas e outros itens, que foram transformados em alimentos para a festa e em cestinhas para as crianças que comparecerem.

Sandra e Jacir lembram que, em 2014, o projeto começou de forma simples, com a entrega de apenas 30 cestinhas. Desde então, com o envolvimento de mais voluntários, o número vem crescendo a cada edição. O objetivo do casal é continuar levando alegria e esperança às crianças na véspera do Natal.



Atenção para a mudança de local do Natal Mágico de Turvo

 

Toda a programação deste final de semana acontecerá no Parque Ambiental, ao final da Av. Nossa Senhora Aparecida, próximo à PR-466.

Confira a programação:

Sexta-feira (12)

• 17h – Brinquedos infláveis
• 17h – Feira Sabor & Arte
• 19h – Canta Turvo

Sábado (13)

• 14h – Feira Sabor & Arte
• 14h – Brinquedos infláveis e passeio de trenzinho
• 20h – Show com Arielton & Erivelton
• 21h – Show com Quarteto Master

Domingo (14)

• 17h30 – Auto de Natal
• 18h – Trenzinho, pipoca e algodão-doce
• 19h – Chegada do Papai Noel
• 19h30 – Cantata de Natal

Venha viver esse momento especial com a gente.

Venha Viver a Magia do Natal Ucraniano em Turvo


Neste domingo (14/12), às 14h30, você e sua família são convidados para uma apresentação natalina dedicada às riquezas da cultura ucraniana, na Igreja Ucraniana de Turvo.

Por meio de canções tradicionais, histórias e símbolos que atravessam gerações, celebraremos o Natal como é vivido pelas famílias ucranianas: com beleza, espiritualidade e profundo sentido comunitário.

Venha partilhar essa experiência cultural única.

Paraná terá tempestades severas neste fim de semana, aponta previsão do Simepar


O ciclone extratropical que causou impactos no tempo no Paraná nesta semana já foi embora, mas outro fenômeno meteorológico se formou e, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), tem o potencial de formar supercélulas (tempestades severas) no Estado entre esta sexta-feira (12) e sábado (13).

Trata-se de um sistema de baixa pressão que está atuando em superfície sobre o Paraguai e norte da Argentina, potencializando o ingresso de umidade e calor da região amazônica para o Sul do Brasil. Tudo isso está associado a um cavado meteorológico em altitude - uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que funciona como uma corrente de vento que ajuda a formar tempestades.

“O que chama a atenção neste sistema é seu avanço lento sobre o Estado, o que faz com que ele acabe produzindo maiores acumulados de chuva”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Desde a madrugada desta sexta-feira (12), áreas de chuva já se formaram entre as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades como Cianorte, Mandaguari, Altônia, Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Santa Helena e Ubiratã já tinham registrado acumulados de chuva acima de 10 mm antes das 7h30, com destaque para Palotina, que neste período já tinha alcançado um volume de chuva de 53,4 mm.

“A tendência para as próximas horas é de que essas instabilidades avancem gradualmente de Oeste para o Leste, mudando o tempo onde ainda não choveu. O volume de chuva, principalmente na metade Oeste do Paraná, ultrapassará a casa dos 50 mm, podendo chegar a 80 mm em algumas estações meteorológicas”, ressalta Samuel.

Há risco de tempestades, com rajadas de vento acima de 70 km/h em alguns municípios. No Leste a chuva deverá chegar no período da noite, e entre a madrugada e manhã de sábado (13) a previsão é de muita chuva. No Norte o tempo fica bastante instável sexta e sábado, muito chuvoso e com pouca variação das temperaturas.

“Fazemos em tempo real o monitoramento das áreas de chuva. Neste sistema há risco de formação de supercélulas, que ocorrem em nuvens com desenvolvimento vertical de mais de 15 km de altura e, portanto, causam tempestades mais severas. Elas se formam em poucos minutos”, afirma Samuel.

No sábado (13), no Oeste e Sudoeste, o tempo volta a ficar estável a partir da tarde. Com predomínio de sol, estas serão as regiões com as maiores temperaturas do estado. Foz do Iguaçu, por exemplo, pode chegar aos 29°C, e Francisco Beltrão a 27°C.

Já no domingo (14), o tempo permanece com muita nebulosidade e abafado, e pancadas de chuva podem ocorrer em vários momentos do dia de forma localizada e rápida, em todas as regiões. Na segunda-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e muda novamente o tempo, principalmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.

O Simepar recomenda que a população fique atenta aos alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência para receber os alertas para a sua região em tempo real.

Confira os acumulados de chuva acima de 10 mm até as 7h30 desta sexta-feira (12):

Bandeirantes (Iapar): 10,5 mm

Cambará: 17,4 mm

Campo Mourão: 10,6 mm

Cianorte: 20,2 mm

Mandaguari (Sanepar): 18,2 mm

Londrina: 15,6 mm

Umuarama: 23,8 mm

Altônia: 21,6 mm

Assis Chateaubriand: 53,4 mm

Campina da Lagoa (INMET): 10,8 mm

Cascavel: 13,4 mm

Guaíra: 46,6 mm

Marechal Cândido Rondon (INMET): 31 mm

Palotina: 67,8 mm

Ouro Verde do Oeste: 12,4 mm

Santa Helena: 20,4 mm

São Miguel do Iguaçu: 15,2 mm

Toledo: 14,4 mm

Ubiratã: 18,2 mm



Dois jovens morrem em grave acidente na BR-373


Um grave acidente na BR 373 resultou em duas mortes na madrugada desta sexta-feira (12), em Ponta Grossa. A batida envolveu três veículos e as vítimas que não resistiram estavam em um Renault/Clio.

Outros quatro ocupantes de uma caminhonete Chevrolet/S10 tiveram ferimentos e receberam atendimento médico no local. Já no Honda/Civic não houve feridos.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu na região de Uvaia, por volta de 0h50. O Clio seguia sentido Ponta Grossa quando o motorista invadiu a contramão e bateu de frente com a caminhonete, que trafegava sentido Ipiranga. Na sequência, um Civic que estava atrás da caminhonete também se envolveu na batida.

Com a força do impacto, o Clio, que era de uma empresa, ficou completamente destruído. Os dois ocupantes, de aproximadamente 20 anos, tiveram o óbito confirmado no local. O veículo tinha placas de São José dos Pinhais.

Já os ocupantes da caminhonete tiveram ferimentos e foram atendidos no local. Com a força da batida, a S10 chegou a sair da pista.

Texto e foto: reprodução/RIC.com.br, com edição NH Notícias

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Governador inaugura o Condomínio do Idoso de Guarapuava, o 8° do Estado


Com 40 moradias e uma estrutura completa de lazer e convivência, mais um condomínio do idoso foi entregue em Guarapuava, no Centro-Sul, a oitava cidade do Estado a ganhar o empreendimento do programa Viver Mais Paraná. A unidade foi inaugurada nesta quinta-feira (11) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou a preocupação de sua gestão em garantir uma velhice digna para os paranaenses.

Programas como este fizeram com que o Paraná fosse a primeira região da América do Sul a ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. “Esse reconhecimento é fruto desse projeto, que é o maior programa de habitação para a terceira idade do País, e de outros que desenvolvemos para levar dignidade aos idosos paranaenses”, disse.

“Aqui o pessoal da terceira idade vai poder morar, conviver com outras pessoas de sua idade. Tem piscina para fazer hidroginástica, tem médico uma vez por semana, enfermeiro duas vezes por semana para fazer o monitoramento da saúde”, ressaltou Ratinho Junior. “É um modelo fantástico, que promove a interação social, a convivência e o cuidado com nossos idosos”.

Os novos moradores vão pagar um aluguel simbólico de R$ 227,70 por mês para morarem no local. E além de receber as residências e um conjunto equipado com Centro de Convivência, horta comunitária, academia ao ar livre e piscina aquecida, também terão atendimento de fisioterapia, enfermagem, assistência social, educação física e outras áreas. Os serviços serão ofertados por acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio de projetos de extensão universitária.

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) investiu cerca de R$ 6 milhões no projeto, com recursos do Tesouro do Estado. “Este programa foi criado para trazer qualidade de vida, segurança e cuidado com as pessoas que passam dos 60 anos e ainda não realizaram o sonho da casa própria”, destacou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “É voltado para pessoas que têm mobilidade, que ainda têm muita coisa para viver e precisam de um lugar onde possam ser felizes, se exercitar, fazer amizades. Enfim, continuar uma vida saudável e feliz”.

"Em 2027, o Paraná terá mais idosos que crianças e jovens. Isso requer políticas públicas e um olhar muito atencioso do governo”, salientou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “Esse condomínio de idosos vem justamente da proposta de levar investimentos a esse público. Mas, sobretudo, para dar a possibilidade de convívio para esses idosos e melhorar a vida de todos”.

ATENDIMENTOS – A prefeitura fez a doação do terreno e também foi responsável pela infraestrutura externa do condomínio, com pavimentação e extensão de rede elétrica. O município também vai destinar profissionais para o atendimento médico e assistencial dos moradores.

“Mais do que moradias, nós estamos dando dignidade a esses idosos. Em parceria com a Unicentro, vamos dar todo suporte a eles, com médico uma vez por semana, fisioterapeutas, professores de Educação Física e o pessoal do entretenimento”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala. “O governador até me cobrou para trazer um gaiteiro uma vez por mês para tocar, fazer um baile aqui. É essa festa que eles merecem”.

Uma das moradoras é Beatriz Beraldo de Oliveira, de 81 anos. Com 15 filhos, 24 netos e oito bisnetos, ela viveu por mais de 60 anos com o marido, que faleceu no ano passado. Ela morava de aluguel, que era pago pelos filhos, e agora tem uma casa para aproveitar a velhice com qualidade de vida.

“Eu adorei, já estou até acostumada com a casa. Peguei a chave, faço a mudança no sábado e vou passar o Natal aqui tranquila aqui”, contou. “É muita emoção, não tem nem o que dizer. Criei meus filhos, todos trabalhadores, então me sinto muito feliz de agora poder aproveitar aqui, onde é tudo muito tranquilo”.

OUTRAS UNIDADES – Somando as unidades entregues, em execução, já contratadas, em processo de licitação e na fase de projetos do programa Viver Mais Paraná, são 32 condomínios do idoso no Estado, totalizando cerca de R$ 244 milhões em investimentos.

Além de Guarapuava, sete condomínios do idoso já foram inaugurados no Estado, em Jaguariaíva, Prudentópolis, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Arapongas (o primeiro com casas mobiliadas e com piscina), Campo Mourão e Ponta Grossa.

Já estão em construção as unidades de Cascavel, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão, Irati, Loanda, São Miguel do Iguaçu, Goioerê, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo, Guaíra, Irati e Telêmaco Borba. Outros três já foram contratados, mas as obras ainda não iniciaram, em Astorga, Pato Branco e Ivaiporã.

Também estão sendo licitados os condomínios de Maringá, Cianorte e Assis Chateaubriand. E oito cidades estão na fase de projeto: Ibiporã, Palotina, Paranavaí, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul e Londrina.

CASA FÁCIL TERCEIRA IDADE – Além do Viver Mais Paraná, o Governo do Estado lançou neste ano um novo programa habitacional voltado para as pessoas idosas, o Casa Fácil Terceira Idade. Inédito no Brasil, o programa destina R$ 80 mil a pessoas com 60 anos ou mais poderem pagar a entrada do financiamento da Casa Própria.

Nesta primeira etapa, mil idosos serão beneficiados com o subsídio, reduzindo o prazo total de pagamento, um dos principais impedimentos no processo de financiamento habitacional. O investimento do governo é de R$ 80 milhões.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o deputado estadual Artagão Júnior, o bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, e demais autoridades.


Motorista morre em colisão envolvendo três veículos na BR-277

Na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 08h00, um acidente envolvendo três veículos deixou um motorista morto no km 182 da BR-277, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná. A colisão foi do tipo lateral, entre veículos que trafegavam em sentidos opostos.

Os veículos envolvidos foram um BYD cinza, com placas de Guarapuava (PR); um Fiat Argo branco, de Cotia (SP); e uma Toyota Hilux branca, de Curitiba (PR).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do BYD, de 61 anos, e as duas passageiras — uma mulher de 63 anos e uma adolescente de 13 — não se feriram.

O motorista do Fiat Argo de 61 anos, morreu no local. Já o condutor da Hilux de 80 anos, e a passageira de 77, saíram ilesos.

A rodovia operou em sistema pare e siga durante o atendimento da ocorrência. A liberação total do tráfego ocorreu por volta das 12h.

Informações: PRF
Imagens: Redes sociais
Matéria: Repórter Kiko de Oliveira

Compre na Casa Nova Materiais para Construção e concorra aos prêmios da Campanha Natal Premiado da ACET

Na Casa Nova Materiais para Construção de Turvo você encontra do básico ao acabamento: metais, acessórios, torneiras, material elétrico, pias de louça, azulejos, porcelanato, material hidráulico, areia, cimento, ferro, brita, ferramentas, portas, coberturas e muito mais.

Pagamento facilitado e aceitamos todos os tipos de cartões de crédito.

Casa Nova Materiais para Construção — “a qualidade que você precisa e o preço que você merece”.

Avenida 12 de Maio, em frente à Praça 31 de Outubro.

Ao comprar na Casa Nova, você recebe um cupom e concorre aos prêmios da Campanha Natal Premiado da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET):

  • 1 Televisor 75"
  • 1 Geladeira Frost Free 425 L
  • 1 iPhone 14
  • 1 Patinete Elétrico
  • 1 Caixa de Som JBL Party Box
  • Mais de R$ 3.000,00 em vale-compras
  • 🟡 Sorteio: Dia 27/12/2025.


Paraná tem maior aumento do País na estimativa de produção de grãos em novembro


O Paraná, que responde por 13,5% de toda a produção nacional de grãos (cereais, leguminosas e oleaginosas), teve em novembro o maior aumento do Brasil na estimativa de produção em relação ao mês passado. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção local aumentou 214 900 t.

Na sequência aparecem as variações no Mato Grosso (62 195 t), no Tocantins (40 530 t), no Pará (31 552 t), em Santa Catarina (29 708 t), em Minas Gerais (25 308 t), no Amazonas (14 713 t), em Sergipe (10 255 t), no Maranhão (8 260 t), no Acre (2 584 t), em Roraima (2 108 t), em Rondônia (187 t), no Rio de Janeiro (8 t) e no Amapá (3 t). As variações negativas ocorreram na Paraíba (-43 883 t), no Piauí (-27 242 t), no Ceará (-18 426 t), no Distrito Federal (-18 013 t), em Alagoas (-13 087 t), em Goiás (-3 559 t), em Pernambuco (-3 170 t) e no Rio Grande do Norte (-1 225 t).

Um dos aumentos foi na produção de cevada. Os maiores produtores do Brasil são o Paraná, com 486,4 mil toneladas, que registrou crescimentos de 3,5% em relação a outubro e de 69,4% em relação a 2024, devendo participar com 80,1% na safra brasileira em 2025, e o Rio Grande do Sul, com uma produção de 101,6 mil toneladas, declínio de 6,9% em relação ao volume produzido em 2024.

A produção da aveia também aumentou no Paraná. Com 246,7 mil toneladas em novembro, houve aumento de 1,3% em relação a outubro e de 48,2% em relação a 2024, com o rendimento médio apresentando crescimento de 36,0%, em relação ao obtido no ano anterior, devendo alcançar 2 381 kg/ha. A produção nacional está estimada em 1,4 milhão de toneladas.

O Paraná é o segundo maior produtor brasileiro de milho 2ª safra, com 15,2% do total. A produção deve alcançar 17,6 milhões de toneladas, crescimentos de 1,0% em relação a outubro e de 40,5% em relação ao ano anterior. A produção nacional apresentou crescimentos de 0,3% em relação ao mês anterior e de 26,2% em relação ao volume produzido nessa mesma época em 2024, alcançando 115,9 milhões de toneladas, uma estimativa recorde da série histórica do IBGE.

Em relação à soja, o Paraná, com uma produção de 21,4 milhões de toneladas, deve ter o segundo maior volume colhido no ano, o que representou uma recuperação frente à safra anterior, com crescimento de 14,6%.

SAFRA NACIONAL – De maneira geral, a safra brasileira de grãos (cereais, leguminosas e oleaginosas), em 2026, deve somar 335,7 milhões de toneladas, declínio de 3,0% em relação a 2025 ou 10,2 milhões de toneladas. A área a ser colhida na safra de 2026 é de 82,3 milhões de hectares, crescimento de 0,9% ou 773,3 mil hectares.

Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 32,0%, seguido pelo Paraná (13,5%), Goiás (11,2%), Rio Grande do Sul (9,4%), Mato Grosso do Sul (8,1%) e Minas Gerais (5,5%), que, somados, representaram 79,7% do total.
Publicidade