[Fechar]

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Homem é morto a facadas no bairro Boqueirão, em Guarapuava


Na noite desta segunda-feira (15/12), no bairro Boqueirão, em Guarapuava, a equipe policial prestou atendimento a uma ocorrência de lesão corporal por arma branca (faca). No local, o SAMU já se encontrava prestando atendimento e constatou o óbito da vítima, um homem de 27 anos.

As informações repassadas à equipe indicavam que o autor seria um homem de 24 anos. De posse das características do suspeito, um policial da ALI do 16º BPM (Agência Local de Inteligência) reconheceu o indivíduo e realizou a abordagem. 

Durante a ação, o abordado confessou a prática do crime e, com apoio de uma equipe RPA, foi encaminhado à 14ª SDP para os procedimentos de polícia judiciária.

Guarapuava acolheu o 8º Encontro Estadual do Paraná do movimento Mães que Oram pelos Filhos


Guarapuava acolheu neste sábado, 13 de dezembro o 8º Encontro Estadual do Paraná do movimento Mães que Oram pelos Filhos. O evento aconteceu no Distrito de Entre Rios, no Centro de Convenções Agrária, reunindo mais de duas mil mães vindas de todas as regiões do estado, que refletiram o tema “Vida Interior em Tempos de Combate”.

O encontro foi marcado por forte clima de oração, espiritualidade e partilha. Entre as participantes estava Maria de Fátima, que veio de Marialva (PR) movida pelo desejo de interceder pela família. “Eu vim aqui pra orar pros meus filhos, pra minha família, pros meus amigos também, pra que a gente tenha um final de ano de muita paz, de sabedoria e que Deus nos ajude a ser cada vez melhor”, partilhou.

Vídeo:

Com a caravana do município de Turvo, veio Bianca dos Santos, que disse ter gostado muito do encontro. “Maravilhoso. Ano passado a gente já participou lá em Curitiba. É um encontro de muitas bênçãos”. Já Silmara Mocelin, da cidade de Colombo, destacou a importância do movimento em sua caminhada de fé. “Nós fazemos parte desse grupo maravilhoso na nossa paróquia já há quatro anos e participamos todo ano do encontro estadual. É uma bênção, um momento de renovação, de fé, de orar pelos maridos, pelos filhos e também pelas mães que não podem participar. É uma renovação espiritual”, relatou.

Encantada com a acolhida, Silmara também elogiou a organização do evento. “É maravilhoso aqui em Guarapuava, que nos recebeu tão bem. Uma estrutura incrível, uma organização espetacular. Estamos muito felizes, fomos muito bem recebidas. Nosso muito obrigado, todos estão de parabéns”, destacou.

Ao longo de todo o dia, as participantes vivenciaram pregações, dinâmicas, momentos musicais, oração, espiritualidade, adoração ao Santíssimo Sacramento e rodas de conversa, fortalecendo a vida interior e a missão das mães como intercessoras. A coordenadora geral e fundadora do movimento, Ângela Abdo, ressaltou a dimensão e a expansão do carisma. “Hoje estamos em todos os estados do Brasil. Só em Minas Gerais são 800 grupos. No mundo inteiro são 4.200 grupos oficializados, além daqueles que ainda estão no chamado. No exterior, estamos presentes em 20 países, em todos os continentes”, explicou.

Ângela também falou sobre a essência do movimento. “O nosso carisma é restaurar as famílias através da oração de intercessão. No início, achávamos que iríamos rezar apenas pelos nossos filhos, mas hoje entendemos que primeiro é preciso restaurar a mãe. Mãe curada, família restaurada”, afirmou, elogiando a organização do encontro, que neste ano esteve sob a responsabilidade das Mães que Oram pelos Filhos da Diocese de Guarapuava.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, que destacou a importância do movimento na vida da Igreja. “É um grupo que fortalece as mães no dia a dia de suas vidas e nos grandes desafios. Pela oração, reflexão e partilha, quanta coisa bonita tem acontecido. A Diocese de Guarapuava se alegra por sediar este oitavo encontro estadual das Mães que Oram pelos Filhos. Vamos continuar dinamizando nossas pastorais e movimentos, evangelizando com o coração e com a vida, com o testemunho de seguidores de Jesus, protegidos por Maria, a Senhora da Salete”, afirmou o bispo.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava realizou a transmissão do encontro pelas redes sociais, ampliando o alcance da experiência vivida presencialmente. Durante o evento, também foi promovida uma ação solidária, com arrecadação de brinquedos para o Natal das Crianças de Rio Bonito do Iguaçu, município atingido por um tornado no dia 7 de novembro, levando esperança e alegria às famílias atingidas pela tragédia.

Mais do que um grande encontro, o 8º Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos foi um verdadeiro testemunho de fé, intercessão e compromisso com a vida, reafirmando a força da oração materna na restauração das famílias e na construção de uma sociedade mais humana e cristã.

Fonte e fotos: Diopuava/Jorge Teles 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Casal Sandra e Jacir realiza grande Festa das Crianças em Turvo


No último sábado (13/12), aconteceu a grande Festa das Crianças, promovida pelo casal Sandra e Jacir, que há mais de 10 anos realiza a ação solidária na rua de sua residência.

Graças ao empenho do casal e às doações de voluntários, a edição deste ano foi a maior já realizada. As crianças puderam aproveitar brinquedos, pipoca, cachorro-quente, refrigerantes e bolo. Também foram distribuídas cestinhas de doces.

A cada ano, a ação tem crescido e alcançado ainda mais pessoas. 

Durante festas e eventos nas comunidades, o casal recolhe latinhas com um carro e uma carretinha, destinando toda a renda obtida com a venda para a compra de doces e a montagem das cestinhas natalinas. Nesta edição, além da coleta, também receberam doações de latinhas e outros itens, que foram transformados em alimentos para a festa e em cestinhas para as crianças presentes.

Diversos voluntários ajudaram durante toda a tarde no preparo e na distribuição dos alimentos. Houve comida não apenas para as crianças, mas também para os adultos. Todos puderam se servir à vontade, e ainda houve sobra.

Os alimentos que restaram foram doados. O casal realizou doações nas localidades da Saudade e do BNH, onde moradores irão repassar os itens para outras crianças. “Achamos importante repartir o que sobrou, pois tudo é para as crianças”, destacaram.

Sandra e Jacir agradecem a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que a ação fosse realizada com sucesso. Estima-se que cerca de mil pessoas, entre adultos e crianças, tenham passado pelo evento.

PRÓXIMA AÇÃO

O casal continua recebendo doações de latinhas, que serão vendidas para ajudar a família do menino Igor Rafael, que está em tratamento de saúde e necessita de apoio.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 9 8435-6803.

Sessão Ordinária da Câmara de Turvo

Sessão desta segunda-feira (15/12), às 19h. Acompanhe no vídeo abaixo:

Entre Turvo e Palmeirinha: PRC-466 terá nova detonação de rochas nesta quarta-feira


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PRC-466 será interditada nesta quarta-feira (17), novamente no km 233+500, para operação de detonação de rochas. O bloqueio total do tráfego começa às 14h, com previsão de liberação às 17h.

A medida é necessária para avançar com a obra de duplicação em concreto entre Turvo e Palmeirinha (distrito de Guarapuava), estando as rochas no caminho do novo pavimento.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha (distrito de Guarapuava), no Centro-Sul, tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,75 milhões. Ela contempla, ainda, a restauração em concreto da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. A obra está 9,96% executada.

Aluno da APAE de Turvo participou das Olimpíadas Nacionais no Futebol 7



Participação Especial nas Olimpíadas Nacionais:

É com imenso orgulho que compartilhamos a participação do nosso aluno Geovane Amaral nas Olimpíadas Nacionais, representando a nossa escola e integrando a equipe de Maringá na modalidade Futebol 7. A competição aconteceu entre os dias 09 e 12 de dezembro, reunindo talentos de todo o país.

Geovane é aluno da APAE desde 2013 e, juntamente com os demais alunos, participa das competições regionais e estaduais desde 2020, ano em que nossa escola iniciou oficialmente sua participação nesses eventos. Desde então, nossos estudantes vêm se destacando, e o Geovane, em especial, brilhou na etapa estadual, sendo convidado a integrar a equipe de Maringá para representar o nosso estado na fase nacional.

Agradecemos de coração:

* Aos nossos professores, que não medem esforços durante todo o ano, acompanhando os alunos em competições por vários lugares, sempre com dedicação e compromisso.

* À diretoria da escola, pelo constante apoio e incentivo, além da ajuda de custo que possibilita essas experiências tão importantes.

* À Prefeitura Municipal, pelo suporte fundamental com o transporte para todas as competições, garantindo que nossos alunos possam viver esses momentos inesquecíveis.

Parabenizamos o Geovane por essa grande conquista! Que esse seja apenas mais um passo em sua trajetória brilhante.

Estamos todos muito orgulhosos de você!

(Texto e foto: Direção da APAE de Turvo)

Após frente fria, Paraná terá semana com chuvas irregulares e maior presença de sol


A influência de um sistema de baixa pressão causou altíssimos acumulados de chuva em várias cidades paranaenses neste fim de semana. Nesta segunda-feira (15), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria ainda atravessa o Estado a partir da noite, trazendo mais tempestades com possibilidade de precipitação de granizo e fortes rajadas de vento. Na terça (16) ela vai embora, a chuva ficará mais irregular e, então, o sol deve predominar um pouco mais.

O sistema de baixa pressão que está atuando em superfície sobre o Paraguai e norte da Argentina potencializou o ingresso de umidade e calor da região amazônica para o Sul do Brasil. Tudo isso está associado a um cavado meteorológico em altitude - uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que funciona como uma corrente de vento que ajuda a formar tempestades.

Os maiores acumulados de chuva entre as estações meteorológicas do Simepar na sexta-feira (12) foram em Assis Chateaubriand (138,8 mm), Cambará (126,2 mm), Guaíra (121,6 mm), Palotina (140,6 mm) e Ubiratã (108,8 mm) - estes foram os maiores acumulados de chuva de 2025 em todas estas cidades.

O núcleo mais intenso do sistema se deslocou para São Paulo, pelos Campos Gerais e faixa Norte, sem atingir o Leste paranaense no sábado, o que livrou esta região dos grandes acumulados de chuva que eram previstos. No sábado (13), os maiores volumes de chuva no Estado foram em Londrina (52,6 mm) e Cambará (37 mm).

No domingo, os acumulados mais altos foram em Paranavaí (106 mm), Guaíra (90,4 mm) e Fazenda Rio Grande (57 mm). Com exceção de Guaíra, nas outras duas cidades foi o maior acumulado de chuva de 2025.

Com precipitação, 15 estações meteorológicas do Simepar já ultrapassaram a média histórica de acumulados para dezembro. Os destaques ficam para Cambará, Cornélio Procópio, Guaíra, Londrina, Palotina e Paranavaí, que em apenas 15 dias já tiveram pelo menos 100 mm de chuva acima da média do mês (confira a lista completa abaixo).

PREVISÃO – Nesta segunda-feira (15), uma frente fria atravessa o sul do Brasil pelo oceano e chega ao Paraná no período da noite, elevando mais uma vez os índices de instabilidade. “São esperadas pancadas de chuva, que podem ser pontualmente intensas, e temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo pontual”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

Antes mesmo da frente fria, ainda pela influência do sistema de baixa pressão, algumas cidades já atingiram mais de 10 mm de chuva até as 11h da manhã: Paranavaí (19,6 mm) e Santo Antônio da Platina (16,2 mm).

A chuva segue na terça-feira (16). Os temporais são esperados de forma mais generalizada para as regiões Oeste e Norte do Paraná, e de forma mais localizada do Centro ao Leste. “No Interior, na tarde de terça, uma massa de ar um pouco mais seca e fria predomina e diminui as instabilidades, mas ainda assim são esperadas algumas pancadas de chuva, especialmente na região que faz divisa com o Estado de São Paulo”, detalha Furlan.

Por conta da nebulosidade, as temperaturas não sobem muito na terça-feira. Da quarta (17) até a sexta-feira, devido à circulação marítima, a nebulosidade segue na faixa Leste, até mesmo com chuviscos ocasionais nas praias, principalmente na sexta-feira (19). Na quarta (17) as temperaturas na Capital ficam entre 13°C e 19°C apenas, e em Guaratuba entre 17°C e 22°C.

No Interior, o sol predomina, mas durante a tarde, especialmente na faixa norte, são esperadas pancadas de chuva irregulares e com fraca intensidade - a chuva típica de verão. A nova estação chega no domingo (21), às 12h03.

Na quarta (17) em Pato Branco as temperaturas ficam entre 13°C e 27°C, em Foz do Iguaçu entre 16°C e 29°C, e em Maringá entre 21°C e 25°C.

Confira cidades que ultrapassaram a média histórica de acumulado de chuva nos primeiros 15 dias de dezembro de 2025:

Cidade / média para dezembro / acumulado de chuva em dezembro de 2025 até o dia 14:

Altônia / 188 mm / 227,8 mm

Apucarana / 163,4 mm / 212,8 mm

Cambará / 141,1 mm / 297,6 mm

Cascavel / 169,5 mm / 185,8 mm

Cornélio Procópio / 142,8 mm / 262, 6 mm

Guaíra / 170,5 mm / 382,8 mm

Loanda / 153,7 mm / 220 mm

Londrina / 176,3 mm / 287,2 mm

Palotina / 174,9 mm / 283,4 mm

Paranavaí / 161,8 mm / 264,6 mm

Santa Helena / 132,9 mm / 196,2 mm

Santo Antônio da Platina / 142,9 mm / 155,6 mm

São Miguel do Iguaçu / 125,7 mm / 137,8 mm

Toledo / 166,8 mm / 258,6 mm

Umuarama / 188,1 mm / 201,8 mm

Paraná tem 23,7 mil vagas nas Agências do Trabalhador


O Paraná começa a última semana antes do Natal com 23.779 vagas de emprego abertas nas Agências do Trabalhador, reforçando o ritmo acelerado da geração de oportunidades em todas as regiões do Estado. Os setores que mais demandam mão de obra seguem alinhados às cadeias produtivas da indústria, comércio e serviços: alimentador de linha de produção (6.380), abatedor (1.377), operador de caixa (1.044) e magarefe (867).

A Região Metropolitana de Curitiba reúne 4.361 vagas, com destaque para alimentador de linha de produção (446), operador de caixa (299), faxineiro (231) e auxiliar de logística (224). Somente a Agência do Trabalhador de Curitiba conta com 748 oportunidades, principalmente para auxiliar nos serviços de alimentação (64), atendente de lojas e mercados (62), faxineiro (59) e operador de caixa (42)

No Interior, três regionais se destacam pelo volume de ofertas. A Regional de Cascavel lidera o volume de oportunidades no Estado, com 6.084 vagas abertas, impulsionadas principalmente pelas cadeias industriais e agropecuárias que estruturam a economia local. O cargo de alimentador de linha de produção concentra 1.794 vagas, seguido por 951 vagas para abatedor e outras 290 para trabalhador volante da agricultura, evidenciando a força do agronegócio na região. O comércio também apresenta demanda consistente, com 226 vagas para operador de caixa, reforçando a diversidade das oportunidades disponíveis.

Na Regional de Campo Mourão, são 3.325 vagas disponíveis, com um cenário fortemente vinculado à indústria de alimentos e ao processamento de proteínas. Entre as funções com maior número de oportunidades estão 1.415 vagas para alimentador de linha de produção, 547 para magarefe e 219 para abatedor, além de 65 vagas para operador de caixa. Esses dados mostram que a região continua a se consolidar como um polo empregador relevante, especialmente em atividades industriais de grande escala.

Já a Regional de Foz do Iguaçu contabiliza 2.438 vagas, com grande concentração em funções operacionais essenciais. O cargo de alimentador de linha de produção reúne 733 vagas, seguido por 158 oportunidades para repositor de mercadorias, 137 para operador de caixa e 76 para servente de obras. A variedade de postos indica uma expansão equilibrada entre comércio, serviços e construção civil, refletindo a dinâmica econômica de uma das regiões de maior movimentação turística e logística do Paraná.

As demais regionais também somam grandes ofertas: Londrina (1.873), Maringá (1.294), Pato Branco (1.419), Paranaguá (926), Umuarama (897), Guarapuava (491), Ponta Grossa (460) e Jacarezinho (211)

Além das oportunidades gerais, a Master Job oferta 39 vagas especializadas em Curitiba e oito na Região Metropolitana, com exigência de formação técnica, superior ou cursos específicos nas áreas de administração, engenharia, contabilidade, enfermagem, manutenção, design e outras. Há ainda sete vagas de estágio em Curitiba e um na RMC.

Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, os números reforçam o avanço contínuo do mercado de trabalho. “O Paraná mantém um ambiente forte de geração de empregos. Estamos ampliando oportunidades e conectando cada vez mais trabalhadores às empresas que impulsionam a economia do nosso Estado”, destaca.

As Agências do Trabalhador atendem de segunda a sexta-feira, com encaminhamento imediato para entrevistas, vagas exclusivas e suporte ao trabalhador. A Agência do Trabalhador central de Curitiba, localizada na Rua Pedro Ivo, 503, realizará atendimentos e encaminhamentos até o dia 18, retornando as atividades no dia 5 de janeiro de 2026. As demais Agências do Estado seguirão o calendário de recesso das administrações municipais.

domingo, 14 de dezembro de 2025

Quatro jogos movimentaram a 1ª rodada da Copa Veteranos de Turvo


Neste domingo (14/12), no Campo Municipal, quatro jogos movimentaram a 1ª rodada da Copa Veteranos de Turvo, competição promovida pela Prefeitura e organizada pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.

Pela manhã, foram realizados dois jogos. No primeiro, a equipe do Ivaí venceu o F.M.C pelo placar de 1 a 0.
Na sequência, o Gupa derrotou o Rio Bonito por 6 a 0.

No período da tarde, no primeiro jogo, a equipe do K@quedos venceu a Soripel pelo placar de 3 a 0.
No último confronto do dia, o Construções Pacheco superou o U.FC por 2 a 1.















Auto de Natal de Turvo acontece neste domingo no Parque Ambiental

O Auto de Natal de Turvo busca reviver a chegada dos colonizadores em busca de novos horizontes, assim como a vinda do Salvador trouxe um novo sentido à humanidade, segundo o ensinamento cristão.

A representação do trabalho árduo, imprescindível para a sobrevivência, convida o público a refletir sobre o progresso, sem deixar de valorizar e respeitar a cultura e a história local. O espetáculo também reforça valores como responsabilidade, lealdade, amizade e justiça, alimentando o sonho de um futuro marcado pela paz e fraternidade.

A apresentação deste emocionante espetáculo acontece no dia 14 de dezembro de 2025, às 17h30, no Parque Ambiental.

O público é convidado a prestigiar os talentos artísticos da comunidade, que, de forma voluntária, dedicam tempo, energia e boa vontade para transmitir a mensagem:
“Este é o nosso presépio e aqui é Belém!”
Direção Geral: Mercedes Pilati
Produção: Casa Gabriel e Luiza Pilati e elenco
Apoio: Prefeitura Municipal de Turvo

Publicidade