quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Turvense Marcos Paranhos morre após grave acidente


Morreu na noite desta quarta-feira (28/01), no Hospital Regional de Ponta Grossa, Marcos Paranhos, aos 47 anos, vítima de um acidente de trânsito.

No dia 27 de dezembro, Marcos, a esposa e a filha pequena seguiam para a praia quando sofreram um grave acidente na BR-277, em Palmeira (PR). O veículo Fiat Strada em que estavam colidiu com um Hyundai Tucson. Todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

A filha recebeu atendimento médico e teve alta no dia seguinte. Marcos e a esposa ficaram em estado gravíssimo. Dias depois, a esposa despertou do coma e atualmente se recupera em casa.

Marcos permaneceu em coma desde o dia do acidente, não apresentou melhora e faleceu nesta quarta-feira.

Ele era empresário e proprietário de uma empresa do ramo da construção civil.

Conforme informou o irmão ao Blog do Elói, o corpo será transladado para Turvo.

O velório será realizado nesta quinta-feira na Capela Mortuária, ainda sem horário definido para início.


Mais informações em breve.



quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Em caso raro, mulher dá à luz a trigêmeos em parto normal de 15 minutos no Paraná


Um caso raro na obstetrícia surpreendeu a equipe do Hospital Itamed, referência para gestação de alto risco na 9ª Regional de Saúde (RS), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Ellen Passos da Silva deu à luz trigêmeos em um parto normal que durou apenas 15 minutos. O nascimento de Ravi, Maya e Maitê ocorreu de forma espontânea, contrariando as estatísticas médicas que geralmente indicam intervenção cirúrgica para gestações múltiplas.

O parto, inicialmente programado como uma cesariana para a manhã de 23 de janeiro, tomou um rumo inesperado assim que a gestante chegou à unidade hospitalar. Com 34 semanas de gravidez, Ellen entrou em trabalho de parto ativo ainda no consultório. O primogênito, Ravi, nasceu rapidamente, seguido pelas irmãs Maya e Maitê, que compartilhavam a mesma placenta.

Apesar da rapidez, o procedimento foi acompanhado por uma equipe multiprofissional completa, incluindo anestesiologista, obstetras e pediatras. Segundo a enfermeira Larissa Rios, que atua há dez anos no pré-parto da instituição, o desfecho foi atípico.

"O parto vaginal em trigêmeos é algo muito difícil. Opta-se pela cesariana justamente pela segurança da mãe e dos bebês. Mas eles quiseram nascer de forma natural, e em apenas 15 minutos", relatou a enfermeira.

A médica ginecologista e obstetra, Luciene Batista, reforçou que o sucesso do parto foi resultado de um pré-natal rigoroso e da calma da paciente. "Ellen seguiu todas as orientações e não tivemos grandes intercorrências", afirmou.

A gestação dos trigêmeos foi natural, sem uso de inseminação artificial. O casal, Ellen e José Norberto Junior, planejava apenas um irmão para a filha Ísis, de três anos. A descoberta da gravidez múltipla ocorreu durante um atendimento de emergência, quando a mãe suspeitava de um aborto.

Os recém-nascidos apresentaram excelentes condições de saúde. Ao contrário do que é comum em nascimentos múltiplos e prematuros, Ravi, Maitê e Maya não necessitaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A alta hospitalar da mãe e dos bebês está prevista para ocorrer ainda nessa terça-feira (27).

Texto e foto: reprodução/TN Online, com edição NH Notícias

Detran-PR acaba com a exigência de baliza no exame prático para a CNH

Mudança visa reduzir índices de reprovação e focar no comportamento do condutor no trânsito; novas regras também incluem renovação gratuita para bons motoristas e ajustes na prova teórica

O Detran do Paraná vai mudar as regras do teste prático para quem busca a primeira habilitação. A principal novidade é o fim da exigência da baliza. De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, as novas normas vão valer em todo o estado e serão oficializadas por meio de uma portaria.

Com a mudança, a prova prática passa a avaliar principalmente o comportamento do candidato no trânsito. Entre os pontos observados estão o respeito à sinalização e à preferência, o controle do veículo, aceleração e frenagem, uso correto da seta e dos equipamentos de segurança.

A retirada da baliza tem como objetivo reduzir o alto índice de reprovação. Em uma amostragem feita em Curitiba, mais de 90% das reprovações ocorreram por erro nessa manobra. Hoje, metade dos candidatos acaba reprovada no teste prático.

O Detran-PR também adotou mudanças na renovação da carteira de motorista. Desde janeiro, condutores sem pontos na CNH nos últimos 12 meses e cadastrados como bons condutores podem renovar a habilitação automaticamente e sem custos, com emissão gratuita da CNH Digital. A medida não vale para motoristas com 70 anos ou mais e, a partir dos 50 anos, pode ser usada apenas uma vez.

No exame teórico, o tempo de prova passou de 50 para 60 minutos. Houve ainda ajustes para candidatos com dislexia, TDAH ou TEA e redução do número mínimo de acertos. O Detran trabalha na integração com o novo banco nacional de questões.

As aulas práticas também foram alteradas, com redução da carga horária mínima e autorização para que as autoescolas já adotem o novo modelo. Outra novidade é a possibilidade de contratação de instrutores autônomos para as categorias A e B.

Entre outras mudanças, deixou de existir o prazo máximo de 12 meses para concluir o processo de habilitação. O Detran do Paraná estuda ainda permitir que o motorista aprovado escolha apenas a CNH Digital gratuita, sem a obrigatoriedade do documento impresso.

Fonte: CBN

Sicredi de Campina do Simão abre vaga para Gerente de Negócios Agro


Mais informações sobre a vaga e os processo seletivo estão disponíveis em:

Duas Hilux se envolvem em acidente na PRC-466



Na tarde desta quarta-feira (28/01), conforme informações da Polícia Rodoviária, uma Toyota/Hilux, com placas de Curitiba, transitava pela PRC-466, no sentido Pitanga a Manoel Ribas, quando, no km 146+300, envolveu-se em um sinistro do tipo abalroamento transversal com outra Toyota/Hilux, com placas de Córdoba, na Argentina, que trafegava pela PRC-487, no sentido Cândido de Abreu a Nova Tebas. Em ato contínuo, a Toyota/Hilux de Curitiba capotou.

O acidente resultou em danos materiais nos veículos, mas não houve vítimas.


Faleceu Valdomiro Weber de Almeida


Faleceu nesta quarta-feira (28/01) Valdomiro Weber de Almeida, aos 59 anos, vítima de câncer pulmonar.

O velório terá início no começo da noite no pavilhão da Igreja da Vila Rural dos Pinheirais, em Turvo.

O sepultamento será realizado na manhã desta quinta-feira (29/01).

Operação Zero Grau mira motociclistas que desafiavam a lei em Pitanga

Na manhã desta quarta-feira (28/01), a Polícia Civil de Pitanga, ainda sob o comando do Delegado Paulo Emílio Terra, com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR), deflagrou a Operação Zero Grau, cumprindo seis mandados de busca e apreensão no município.

Os alvos da operação eram jovens que realizavam manobras perigosas com motocicletas em vias públicas, desafiando as autoridades locais e divulgando as ações nas redes sociais. Nas postagens, eles apareciam empinando motos, trafegando em alta velocidade, sem capacete e, em alguns casos, sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante do risco à segurança pública e da afronta às leis de trânsito, foram expedidos mandados judiciais para apreensão das motocicletas, suspensão da permissão para obter CNH, cassação de habilitações, além de outras medidas cautelares.

Os envolvidos responderão por crimes previstos nos artigos 308, 309 e 310 do Código de Trânsito Brasileiro, além de apologia ao crime, em razão das publicações em redes sociais.

Todos os suspeitos foram conduzidos à delegacia, prestaram esclarecimentos e responderão em liberdade por crimes cujas penas somadas podem ultrapassar cinco anos de prisão.

A Polícia Militar participou da operação com apoio operacional e disponibilização de guincho para a remoção das motocicletas apreendidas.






Fecha Mês mmbatível na Ellas Móveis: 30% de desconto em toda a linha de móveis


Chegou a melhor oportunidade do mês para renovar sua casa com qualidade, estilo e economia!

A Ellas Móveis está com uma super promoção de fecha mês, oferecendo 30% de desconto em toda a linha de móveis no pagamento à vista.

E se preferir parcelar, aproveite 10x sem juros no carnê, facilitando ainda mais a realização do seu sonho de mobiliar sua casa com conforto e sofisticação.

Temos salas, quartos, cozinhas, estofados, racks, guarda-roupas, mesas, cadeiras e muito mais, tudo com excelente qualidade, preços especiais e condições imperdíveis.

  • Renove seus ambientes
  • Economize de verdade
  • Aproveite enquanto duram os estoques

Venha agora para a Ellas Móveis e aproveite o melhor fecha mês da região.

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país


A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne nesta quarta-feira (28) para discutir a definição de regras específicas para a produção da cannabis medicinal no Brasil.

No encontro, agendado para as 9h30 na sede da agência, em Brasília, os diretores vão debater a revisão da Resolução 327/2019, que atualmente regula o acesso a produtos à base de cannabis.

A definição de regras atende a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em novembro de 2024, determinou a regulamentação do plantio da cannabis, desde que voltado exclusivamente para fins medicinais e farmacológicos.

Propostas

No início da semana, a Anvisa apresentou três propostas de resolução diferentes que normatizam a produção da cannabis medicinal, pesquisas científicas com a planta e o trabalho de associações de pacientes.

Em entrevista coletiva, o presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a demanda por produtos à base de cannabis cresceu exponencialmente ao longo da última década no país.

"No Brasil, a evolução do uso desses produtos tem sido registrada principalmente pelo aumento de importações individuais. Entre 2015 e 2025, ou seja, nos últimos 10 anos, foram mais de 660 mil autorizações individuais de importações.”

“A gente tem também, no Brasil, autorizados 49 produtos de 24 empresas, aprovados pela Anvisa, disponíveis em farmácia. Cerca de 500 decisões judiciais para plantio de pessoas físicas ou jurídicas”, completou.

Safatle destacou ainda que, atualmente, cinco estados brasileiros contam com leis que autorizam o cultivo de cannabis medicinal.

As normas propostas restringem a produção de cannabis a pessoas jurídicas e exigem inspeção sanitária prévia. Entre os requisitos de segurança estão o monitoramento por câmeras 24 horas e o georreferenciamento das plantações.

Além disso, a autorização será limitada a produtos com teor de THC igual ou inferior a 0,3%.

As medidas também abrem caminho para a produção, sem fins lucrativos, por parte de associações de pacientes. O objetivo é avaliar a viabilidade da produção em pequena escala, fora do modelo industrial, por meio de chamamento público.

Durante a entrevista, o diretor da Anvisa Thiago Campos ressaltou o rigor técnico para a elaboração das resoluções, além do alinhamento com a decisão do STJ e com diretrizes de órgãos internacionais.

“As medidas aqui definidas atendem aos requisitos de controle internacional, das condições da Organização das Nações Unidas e da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes e estão alinhadas àquilo que constou na decisão judicial do STJ.”

As propostas serão analisadas pelo colegiado. Se aprovadas, as resoluções entram em vigor na data da publicação e terão validade inicial de seis meses.

Entenda

Em novembro de 2024, o STJ decidiu que a Lei das Drogas não alcança espécies de cannabis com concentrações muito baixas de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da planta que causa efeitos entorpecentes.

À época, os ministros concederam autorização a uma empresa que recorreu à Corte para importar sementes de cannabis com baixo teor de THC e alto teor de canabidiol, composto que não possui efeitos entorpecentes, mas traz benefícios medicinais.

Para que a decisão pudesse ser cumprida, o tribunal determinou a regulamentação da importação de sementes, do cultivo e da industrialização e comercialização de espécies de cannabis com baixa concentração de THC (menos de 0,3%).

Prazo prorrogado

O prazo estabelecido para a definição das regras, de seis meses, venceu em setembro de 2025, mas foi prorrogado em novembro do mesmo ano, após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Logo após a prorrogação, a Anvisa informou já ter iniciado as ações necessárias para o cumprimento da determinação, incluindo a coleta de contribuições da sociedade civil e a elaboração dos documentos técnicos e da minuta do ato regulatório.

“O trabalho também inclui o planejamento das etapas para monitoramento e controle sanitário após a regulamentação”, destacou a agência.

Números

A estimativa da Anvisa é que mais de 670 mil pessoas no Brasil utilizem produtos à base de cannabis. O acesso a esse tipo de tratamento, segundo a Anvisa, ocorre, sobretudo, por via judicial.

Ainda segundo a agência, desde 2022, o Ministério da Saúde atendeu cerca de 820 decisões para a oferta desse tipo de produto.

“Embora sem regulamentação no país, muitas associações conseguiram autorização na justiça para produção de cannabis exclusivamente para uso medicinal”, destacou a Anvisa.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

PRC-466 terá detonação de rochas entre Turvo e Palmeirinha nesta quarta-feira


A PRC-466 será interditada nesta quarta-feira (28) na altura do km 230, para detonação de rochas. O bloqueio total do tráfego começa às 14h, com previsão de liberação a partir das 17h. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a medida é necessária para avançar a obra de duplicação em concreto entre Turvo e Palmeirinha, desmontando as rochas no caminho da nova pista.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha (distrito de Guarapuava), no Centro-Sul, tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,75 milhões. Ela contempla, ainda, a restauração em concreto da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. A obra está 13,14% executada e deve ser concluída em junho do ano que vem.
Publicidade