terça-feira, 27 de janeiro de 2026

PRC-466 terá detonação de rochas entre Turvo e Palmeirinha nesta quarta-feira


A PRC-466 será interditada nesta quarta-feira (28) na altura do km 230, para detonação de rochas. O bloqueio total do tráfego começa às 14h, com previsão de liberação a partir das 17h. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a medida é necessária para avançar a obra de duplicação em concreto entre Turvo e Palmeirinha, desmontando as rochas no caminho da nova pista.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha (distrito de Guarapuava), no Centro-Sul, tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,75 milhões. Ela contempla, ainda, a restauração em concreto da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. A obra está 13,14% executada e deve ser concluída em junho do ano que vem.

Menina de 11 anos dá à luz bebê fruto de abuso cometido por ‘amigo da família’; suspeito está foragido


Um homem de 57 anos, suspeito de abusar de uma menina de 11 anos em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, está foragido da polícia. Ele foi identificado como José Ferreira Gonçalves, que, até então, era considerado como um ‘amigo da família’ da vítima.

Segundo o boletim de ocorrência, os abusos começaram com carícias, mas logo foram progredindo. De acordo com o relato da mãe da vítima, que não quis se identificar, à Ric RECORD, José ameaçava a menina para que não contasse sobre o estupro.

“A minha filha se sentia coagida, ela tinha medo. Ela se disfarçava para dizer que estava tudo bem, eu chegava do serviço e ela dizia que estava tudo bem, que nada tinha acontecido. Ele falava para ela: ‘se você contar para a tua mãe, vai dar ruim para mim e para vocês também. Você vai ficar sem a tua mãe e teus irmãos'”, relatou.

A menina entrou em trabalho de parto com sete meses de gravidez. Considerada uma gestação de altíssimo risco, por conta da idade, a criança desmaiou.

“[Antes de desmaiar], só deu tempo dela dizer: ‘mãe, eu te amo’. Ela apagou. Enquanto ela estava acordada, eu tinha que me manter firme, mas depois, eu desabei”, contou.

Suspeito ainda pode estar na cidade, afirma PCPR

De acordo com a delegada Juliana Cordeiro da Polícia Civil do Paraná (PCPR), a prisão preventiva de José Ferreira Gonçalves já foi solicitada, e o Ministério Público do Paraná (MPPR) já o denunciou. Entretanto, após diversas diligências, tanto da PCPR quanto da Polícia Militar, o suspeito ainda não foi localizado.

“[Espero] que ele pague pelo que ele fez, porque não é justo. A gente tá sofrendo, e ele tá vivendo de vento em popa, como se nada tivesse acontecido”, desabafou a mãe da vítima.

Fonte: Banda B

Mesmo com altas temperaturas e chuvas irregulares, soja e milho avançam no Paraná


O boletim semanal de Condições de Tempo e Cultivo do Departamento de Economia Rural (Deral), referente ao período de 20 a 26 de janeiro, aponta um cenário climático marcado por calor intenso, variação regional das temperaturas e ocorrência de chuvas irregulares, fatores que influenciaram diretamente o desenvolvimento das lavouras da safra 2025/26 em todo o Estado.

As informações climáticas são baseadas nos dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). O Deral é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Segundo o relatório, nos dias 20 e 21 de janeiro as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste registraram elevação das temperaturas, enquanto o Leste e o Centro-sul tiveram maior nebulosidade e clima mais ameno.

Entre os dias 22 e 24, o tempo permaneceu quente e relativamente estável, com sol entre nuvens e pouca chuva entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Já no dia 25, o Interior manteve temperaturas elevadas, com pancadas fracas e aumento do risco de incêndios florestais, enquanto no dia 26 o forte aquecimento favoreceu a ocorrência de chuvas típicas de verão no período da tarde.

Nesse cenário, a soja da primeira safra apresenta 89% das áreas em boas condições, com predomínio das fases de frutificação, enchimento de grãos e início de maturação. Ainda conforme o boletim, apesar do bom desenvolvimento em diversas regiões, há contrastes climáticos significativos: enquanto a umidade do solo sustentou o crescimento em algumas áreas, a estiagem e as altas temperaturas provocaram estresse hídrico em outras, especialmente em solos mais leves, com possível redução do potencial produtivo. A colheita iniciou de forma pontual e deve se intensificar nas próximas semanas.

Já o milho da primeira safra encontra-se majoritariamente nas fases finais de enchimento de grãos e maturação, apresentando bom aspecto geral das lavouras. Em algumas regiões, o ciclo foi alongado em função das condições climáticas, o que tem retardado o início da colheita, mas as perspectivas seguem positivas.

O plantio do milho de segunda safra avança conforme a liberação das áreas e a disponibilidade de umidade no solo. O feijão da primeira safra está com a colheita em fase final ou já encerrada em parte do Estado, com resultados variáveis e impacto dos preços sobre a rentabilidade dos produtores.

Entre outras culturas acompanhadas pelo Deral, a batata da primeira safra avança para o fim da colheita, com boa qualidade dos tubérculos, porém enfrenta dificuldades de comercialização devido à ampla oferta no mercado. A cana-de-açúcar segue em pleno desenvolvimento vegetativo, enquanto a mandioca mantém colheita contínua, impulsionada pelo retorno das indústrias, apesar dos preços considerados baixos.

A fruticultura apresenta colheita ativa e qualidade satisfatória, e as pastagens seguem com bom volume de massa verde, refletindo as condições favoráveis de temperatura e umidade observadas no período.

Turvo Abre Inscrições para Oficinas Culturais voltadas a todas as idades



Confira as oficinas culturais do município de Turvo e aproveite para desenvolver seu talento artístico e cultural! As atividades retornam na segunda semana de fevereiro de 2026. Veja os horários e locais:

A Prefeitura Municipal de Turvo anuncia as atividades culturais disponíveis para todas as idades a partir de 6 anos. As oficinas terão início na segunda semana de fevereiro, e as inscrições podem ser feitas diretamente com os professores, no local das atividades.

Confira a seguir a lista das oficinas, com seus respectivos horários e locais de realização.

🪗 Oficina de Gaita (Acordeon) e Teclado

Sede - Centro Cultural: segundas-feiras, a partir das 14h

Faxinal da Boa Vista - Centro Comunitário: quintas-feiras quinzenais, a partir das 14h

Saudade Sta. Anita - Salão da Terceira Idade: quintas-feiras quinzenais, a partir das 14h

🩰 Oficina de Balé

Sede - Centro Cultural: terças-feiras às 10h30 e 15h30

Faxinal da Boa Vista -l CRAS: quintas-feiras às 10h e 15h

🎭 Oficina de Teatro

Sede - Centro Cultural: terças-feiras às 8h30 e 13h30

Faxinal da Boa Vista - CRAS: quintas-feiras às 9h e às 13h

🎺 Banda Municipal

Sede - Centro Cultural: quintas-feiras, a partir das 14h30

🎸 Oficina de Violão

Sede - Centro Cultural: quartas-feiras, a partir das 15h

Não perca essa oportunidade de desenvolver seu talento! Participe e incentive a cultura local!

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Turvo 🟢📱 (42) 9 9143-9812

Aprenda com quem vive a prática e forma campeões


14/01 - Foi Dia do Treinador
Aprenda com quem vive a prática e transforma experiência em conhecimento.

No UniCV Pós+, você aprende com grandes nomes, como Marquinhos Xavier, ex-jogador, treinador da Seleção Brasileira de Futsal e escritor.

Pós-graduação que conecta teoria, vivência e excelência profissional.

Entre em contato e saiba mais:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.

Faleceu Ziguimundo Kanarek


Faleceu na manhã desta terça-feira (27/01) Ziguimundo Kanarek, aos 65 anos.

O velório está sendo realizado no salão da Igreja São João Batista, em Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento ocorrerá às 9h desta quarta-feira (28/01), conforme informou a Funerária Serluto, de Turvo.

Filha encontra mãe de 43 anos sem vida no distrito de Entre Rios


Nesta segunda-feira (26/01), a equipe policial foi acionada via COPOM para atender uma ocorrência na Vila Machado, Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios. Uma jovem de 19 anos relatou que, por volta das 08h00, ao chegar à residência de sua mãe, uma mulher de 43 anos, a encontrou caída ao chão, com manchas de sangue nas costas, não sendo possível visualizar ferimentos aparentes.

No local, a equipe constatou o fato. A vítima encontrava-se em decúbito dorsal, sendo possível observar manchas de sangue na região das costas.

Diante da situação, o local foi isolado para preservação da cena e, posteriormente, foram acionadas a Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML), que adotaram as providências cabíveis.

Moradora de Pitanga sofre prejuízo após golpe de falso gerente bancário


Na tarde desta segunda-feira (26/01), compareceu à sede da Companhia da Polícia Militar de Pitanga a solicitante, feminina, 32 anos, a qual relatou ter sido vítima de um golpe.

Segundo informado, na terça-feira da semana passada, a vítima recebeu contato telefônico de um homem que se apresentou como seu novo gerente bancário. O autor alegou que seria necessário realizar atualizações de segurança no aplicativo bancário de sua conta, afirmando que tais procedimentos somente poderiam ser efetuados por meio de um computador.

Ao longo da semana, o suposto gerente manteve contato frequente com a solicitante, criando uma relação de confiança, inclusive convidando-a a comparecer à agência para conhecê-lo pessoalmente e conversar sobre sua conta bancária.

Na data de hoje, acreditando na veracidade das informações, a solicitante decidiu realizar a referida “atualização”. O autor do golpe encaminhou um site falso do banco, solicitando que a vítima efetuasse login. O site tinha como finalidade capturar os dados bancários da vítima.

Após o acesso indevido, os criminosos solicitaram códigos de segurança, tanto para acesso quanto para movimentação da conta, sob a justificativa de que se tratavam de chaves necessárias à atualização. Dessa forma, foram realizadas duas transferências bancárias, sendo que, inicialmente, a solicitante não percebeu tratar-se de um golpe.

Relata ainda que, após a suposta atualização de segurança, o falso gerente orientou a solicitante a não acessar o aplicativo bancário por alguns minutos, alegando que isso poderia interferir no procedimento.

Diante dos fatos narrados, a solicitante compareceu à sede desta Companhia para a lavratura do Boletim de Ocorrência, sendo-lhe repassadas as orientações cabíveis.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Bacharelado em Ciências Sociais no UniCV



Bacharelado em Ciências Sociais

Entenda a sociedade, analise realidades e transforme conhecimento em impacto.

No UniCV, sua formação vai além da teoria.

Entre em contato e saiba mais:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.




DER-PR inicia lançamento de vigas de nova ponte em obra de duplicação da PRC-466


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou nesta segunda-feira (26) a operação de lançamento de vigas da nova ponte sobre o Rio Carazinho na PRC-466, território de Boa Ventura do São Roque, na região do Centro. A estrutura é parte da obra de duplicação e restauração em concreto da rodovia entre Pitanga e Turvo, um investimento de R$ 514.230.020,00.

Estão sendo lançadas quatro vigas longarinas de 36 metros de comprimento sobre as estruturas de apoio construídas nas margens do rio, com cada peça pesando 68 toneladas. A previsão é de concluir o lançamento até esta quarta (28), sendo necessário transportar cada peça pré-fabricada do canteiro de obras até o local. Condições climáticas adversas podem afetar essa programação.

Usuários devem seguir com cautela e atenção redobrada ao tráfego de veículos durante a operação, evitando aglomerações para observar as atividades.

A nova ponte sobre o Rio Carazinho terá 42,8 metros de comprimento e 11,1 metros de largura, com duas faixas de rolamento, acostamento de um lado e faixa de segurança do outro, além de barreiras de concreto New Jersey em ambas as laterais.

Na sequência serão lançadas pré-lajes de concreto entre as vigas e executada uma camada de concreto de 13 centímetros sobre o tabuleiro, seguido por revestimento em concreto de mais 8 centímetros.

OBRA – O trecho atendido da PRC-466 tem 45,5 quilômetros, começando dentro do perímetro urbano de Pitanga e seguindo até o perímetro urbano de Turvo. Está prevista uma nova pista em pavimento rígido de concreto, e a restauração da pista existente pela técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento de concreto.

A obra contempla ainda um novo viaduto no entroncamento da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460 em Pitanga, já em andamento, um segundo viaduto também no perímetro urbano do município, no entroncamento com a Avenida Universitária, e um terceiro viaduto, construído no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.

Além da ponte sobre o Rio Carazinho, uma segunda será construída sobre o Rio Bonito.

A obra contempla ainda retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias. A previsão é de concluir os serviços em abril do ano que vem, tendo atingido a marca de 11,84% de execução na medição mais recente.


Publicidade