[Fechar]

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Compre no Lojão do Braz Turvo e concorra aos prêmios da Campanha Natal Premiado da ACET


No Lojão do Braz, você encontra tudo o que precisa em confecções, calçados, artigos esportivos, cama, mesa e banho, com a possibilidade de parcelar suas compras em até 6x. 

E na semana do Natal, estaremos com horário especial para melhor atender você.

Ao comprar no Lojão do Braz, você recebe um cupom e concorre aos prêmios da Campanha de Natal Premiado da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET):

  • 1 Televisor 75"
  • 1 Geladeira Frost Free 425 L
  • 1 iPhone 14
  • 1 Patinete Elétrico
  • 1 Caixa de Som JBL Party Box
  • Mais de R$ 3.000,00 em vale-compras
  • 🟡 Sorteio: Dia 27/12/2025.


Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo




Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira


Enquanto o vento é um movimento contínuo do ar, as rajadas são aumentos repentinos da velocidade do ar, por curto espaço de tempo. As duas condições tiveram aumento da velocidade desde a madrugada desta quarta-feira (10) em quase todas as regiões do Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A causa dos ventos fortes é o ciclone extratropical, que se formou no Rio Grande do Sul e já chegou ao Litoral gaúcho. Mesmo não passando sobre o Paraná, ele impactou a condição do tempo trazendo chuvas volumosas entre segunda e terça-feira, e o vento nesta quarta. 

Desde dia 1º de dezembro a velocidade média dos ventos em Curitiba ficou entre 6 km/h e 9 km/h. Nesta quarta-feira, até as 8h, os ventos constantes estavam entre 12 km/h e 26 km/h. Em Paranaguá, até terça-feira (09) a velocidade média não tinha passado de 9 km/h em dezembro, e nesta quarta, após as 5h, já estava entre 9 km/h e 18 km/h.

Em Pato Branco a velocidade média dos ventos em dezembro não tinha passado de 12 km/h até terça, e nesta quarta já está entre 14 km/h e 22 km/h. Em Maringá, onde a velocidade média neste mês chegou a 11,9 km/h até terça, alcançou entre 10,8 km/h e 24,8 km/h.

No Oeste a diferença é menor, mas também perceptível: desde o dia 1º a velocidade média dos ventos em Cascavel não tinha ultrapassado de 16,5 km/h, e nesta quarta-feira já teve picos de 17,6 km/h.

As rajadas até as 9h desta quarta-feira também tiveram destaque. Em Curitiba, a estação meteorológica da prefeitura no bairro Boqueirão registrou 72 km/h às 8h50. As estações meteorológicas do Simepar mostraram valores acima de 60 km/h no mesmo período em outras seis regiões.

Entre elas estão Fazenda Rio Grande (60,5 km/h às 8h45), a estação de General Carneiro inaugurada este mês (73 km/h às 7h15), Laranjeiras do Sul (63 km/h às 8h30), Distrito de Horizonte, em Palmas (63,7 km/h às 7h), Santa Maria do Oeste (77,4 km/h às 7h). O maior valor foi registrado no alto da montanha, na nova estação Marumbi Pico: 126,7 km/h às 8h15.

CICLONE – Segundo Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, o ciclone atua sobre a costa litorânea gaúcha, e provoca rajadas de vento de quase 100 km/h nesta quarta. "Especialmente nas cidades portuárias teremos um pouco mais de problemas, em função do mar mais agitado, e as rajadas de vento dificultam a navegação”, explica.

Apesar do vento, o tempo fica mais abafado no Noroeste, com temperaturas muito próximas aos 30°C na região de Loanda. As máximas chegam aos 29°C em Paranavaí e Umuarama, 27°C em Maringá e Londrina, e 28°C em Cambará. No Oeste, 26°C em Cascavel, 27°C em Foz do Iguaçu. No Sudoeste, 24°C em Francisco Beltrão e 23°C em Pato Branco.

“Em parte do Sudoeste, na área de divisa com Santa Catarina até o Centro-Sul, em Guarapuava, Palmas e General Carneiro, pode ter alguma pancada rápida de chuva ao longo do dia, mas bem localizada, e por isso a temperatura não sobe muito. Em Guarapuava a previsão é de 21°C de temperatura máxima”, ressalta Jacóbsen.

Palmas amanheceu com 14,1°C, e as temperaturas não passarão dos 19°C. Entre os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, as máximas não devem ultrapassar os 24°C.

NO MAR – Nesta quinta-feira (11), a direção dos ventos muda, deixa de ser forte e constante no continente e causará impactos no mar. “O vento não será de sudoeste e oeste como nesta quarta-feira, mas sim de sul e sudeste, o que deixa o mar mais agitado na região litorânea do Paraná. Inclusive, poderemos ter algumas ondas mais altas que prejudicam também a navegação no Porto de Paranaguá”, detalha o meteorologista.
CHUVA – O ciclone também causou acumulados de chuva históricos no Paraná. A segunda-feira (08) foi o dia com o maior acumulado de 2025 em Loanda (59,6 mm), e terça-feira (09) foi o dia com o maior acumulado deste ano em Londrina (85 mm).

Ainda na segunda-feira (08) os maiores acumulados de chuva no Paraná registrados pelas estações meteorológicas do Simepar foram em Altônia (97 mm), Toledo (89,2 mm), Santa Helena (89 mm), e Guaíra (85,6 mm). Já na terça-feira (09), os maiores acumulados de chuva, além de Londrina, foram em Cornélio Procópio (87,6 mm) e Apucarana (84,2 mm).

Nesta quinta-feira, a intensidade do ciclone diminui significativamente, com redução da velocidade dos ventos e possibilidade de pancadas rápidas de chuva apenas no Oeste - predomínio de sol na maior parte do Estado. Na sexta-feira (12), o ciclone não terá mais influência sobre o tempo no Paraná, mas um novo sistema de baixa pressão se forma sobre o Paraguai, favorecendo novamente a formação de temporais, que podem ser localmente severos principalmente no Oeste e Noroeste do Estado.

O Simepar segue monitorando as condições do tempo e orienta a população a acompanhar os alertas emitidos pela Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o telefone 40199 com o CEP de sua residência, para receber as informações.

Cabanha Bagre de Guarapuava leva 10 competidores para o 35º Encontro Estadual de Seleções Campeiras em Castro

O 35º Encontro Estadual de Seleções Campeiras e o 16º Encontro Estadual de Seleções Esportivas do MTG/PR acontecem de 10 a 14 de dezembro, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro.

A Cabanha Bagre, de Guarapuava, estará presente com 10 competidores. São eles:

  • Sílvia Medeiros – Laço Autoridade e Rédeas Cronômetro
  • Heitor Medeiros – Laço Piá e Rédeas Desafio
  • Arthur Medeiros – Laço Piá, Rédeas Cronômetro e Vaca Parada
  • Alice Chagas – Rédeas Cronômetro e Rédeas Desafio
  • Tamires da Motta – Rédeas Desafio
  • Valdinei Souza – Rédeas Cronômetro
  • Jaqueline Silvestrin – Laço Prenda Mirim

Além deles, participam também +3 clientes da Cabanha, concorrendo nas categorias Laço Autoridade e Dupla de Irmãos.



Morre o ex-vereador de Guarapuava Neto Rauen


Com grande comoção em Guarapuava e em toda a região Centro-Sul do Paraná, foi confirmado, na madrugada desta quarta-feira (10 de dezembro de 2025), o falecimento do ex-vereador Eurípio Hauen Neto, conhecido como Neto Rauen, aos 50 anos. 

A família informou que ele enfrentava, há mais de um ano, uma doença degenerativa extremamente agressiva, contra a qual lutou de forma corajosa e silenciosa.

O velório ocorre na Câmara de Guarapuava, e o sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Central..

LEGADO PÚBLICO

Figura conhecida pela dedicação à vida pública, Neto Rauen construiu uma trajetória sólida tanto no legislativo municipal quanto em cargos exercidos nas esferas municipal e estadual. Seu trabalho foi considerado determinante para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos que impactaram diretamente o crescimento de Guarapuava e cidades vizinhas.

Filho de Eurípio Hauen e Eliane Melhem Hauen, Neto também era sobrinho da deputada estadual Cristina Silvestre, tradicional liderança política da região.

LUTO E DESPEDIDA

A notícia de sua morte gerou forte repercussão entre lideranças políticas, ex-colegas de mandato, amigos e moradores de Guarapuava, que destacam sua postura ética, seu comprometimento com o serviço público e sua presença marcante na comunidade.

Fonte: Gmais Notícias 

Seu carro quebrou? A TW Mecânica de Turvo leva seu veículo até a oficina sem custo

A TW Mecânica conserta carros, caminhonetes, motor, caixa, diferencial e suspensão em geral.

Agora em novo endereço: Avenida 15 de Novembro, próximo ao trevo da cidade. Fone: (42) 9 9946-7505.



Agora a região de Guarapuava e Turvo pode contar com pulverização por drone



Com a pulverização por drone, você garante eficiência, precisão e economia.

🌽🚁 Pulverização de precisão para sua lavoura.

💧 Cobertura uniforme, sem compactar o solo.

🌱 Mais rendimento e sustentabilidade.

⚙️ Experimente o futuro da produção.

Entre em contato e saiba mais:

Otto Rickli - (42) 9 9981-9356.

Mulher de Turvo que desapareceu com o filho em Pitanga está em Santa Catarina

Na manhã desta terça-feira (09/12), Marilene e o filho desapareceram após irem com o carro da Saúde de Turvo a uma consulta em Pitanga. Por meio de câmeras de segurança, foram vistos com um homem embarcando em um veículo e deixando a cidade, o que deixou o marido e familiares angustiados.

Já durante a noite, a Polícia Militar de Turvo recebeu a informação de que Marilene, considerada desaparecida, havia enviado mensagens pelo WhatsApp dizendo que estava sequestrada e não sabia sua localização. Depois disso, ela deixou de responder, embora permanecesse online.

Durante buscas feitas pela família, um homem entrou em contato afirmando ter visto a postagem sobre o desaparecimento e relatou que foi o responsável por levar Marilene de Pitanga até Santa Catarina. Ao ser contatado pela PM, ele disse que já mantinha conversas com ela há mais de um mês e que ambos haviam combinado de se encontrar e seguir para Arroio Trinta (SC) por vontade própria.

A Polícia conversou com Marilene, que confirmou estar bem e declarou que a viagem ocorreu de forma voluntária. Diante da confirmação de que não havia sequestro, o boletim de ocorrência foi registrado e as partes foram orientadas.

Fonte: Blog do Elói
Publicidade