[Fechar]

sábado, 6 de julho de 2019

TV Paraná Turismo realiza gravações em Turvo


Equipe de reportagem da TV Paraná Turismo esteve visitando nosso município entre os dias 01 e 04/07/2019. Os profissionais realizaram gravações dos roteiros da Gralha Azul em diversas propriedades rurais parceiras do projeto. Culinárias típicas, esportes de aventura, caminhos ecológicos, cavernas e visitações culturais estiveram na mira das câmeras da emissora estadual. Com apoio da prefeitura e das secretarias de Turismo e Assistência Social, muitos cidadãos turvenses de várias idades puderam aproveitar as atividades turísticas e se divertir durante as gravações.

Além de experimentarem os encantos de Turvo, os jornalistas puderam conversar com diversos moradores, gente que encontrou neste ramo uma maneira de divulgar a beleza e simplicidade do campo. Estas famílias, que abriram as portas de suas casas para receber novos amigos, tiveram a oportunidade de contar como está sendo este processo de desenvolvimento lado a lado com sua terra natal. 

Como conta a Cláudia Mroczko, responsável pelo Lanche Rural Ucraniano, é com o resgate de receitas de família e objetos do rancho que se resgata também a memória deste modo de vida pacato e intimamente ligado à natureza, transmitido de geração em geração. Ela e todos os outros parceiros, que abraçaram esta ideia da Gralha Azul de cooperação em turismo, percebem a retomada e preservação de aspectos tradicionais das comunidades. As experiências cotidianas da roça se tornam interessantes aos olhos de quem vem visitar. 

A equipe Gralha Azul está sempre disposta e contente em receber todos que enxergam no turismo sustentável e regional uma chance de valorizar aquilo que o nosso bioma e a nossa gente têm para oferecer!






Fonte e fotos: Gralha Azul



Neste domingo tem festa na comunidade Ucraniana de Turvo


Adolescente de 15 anos morre após ser atropelado por maquinário agrícola


Um adolescente de 15 anos faleceu neste sábado à tarde na localidade da Linha Linha Bellon, interior do município de Serranópolis do Iguaçu.

De acordo com as primeiras informações, o jovem estariam trabalhando com os familiares na colheita do milho e teria deitado para descansar embaixo da carreta do trator, e seu pai não teria visto que o mesmo estaria deitado naquele local e ligou o trator para carregar o milho no caminhão e acabou passando com o rodado da carreta em cima do adolescente.

A Polícia Militar e ambulância foram acionados, mas nada pode ser feito, pois o jovem entrou em óbito no local.

O adolescente foi identificado como sendo Tiago Felipe Marchiori.

A Criminalística e o IML de Foz do Iguaçu foram acionados para a perícia no local e remoção do corpo para os exames de necropsia.

Neste domingo tem festa na comunidade da Vila Rural do Pinheirais



Sicredi mobiliza colaboradores para realizar ações no Dia de Cooperar


Conhecido como “Dia C”, data reúne cooperativas de todo o Brasil para atividades nas áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente; em 2018, mais de 385 mil pessoas foram beneficiadas pela instituição

Para o Sicredi, todo dia é dia de colaboração, de participação, de cooperação. E no próximo sábado, 6 de julho, a instituição financeira cooperativa celebrará com uma intensa programação o Dia de Cooperar, também conhecido como “Dia C”, realizado no Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano, o Sicredi conta com o apoio de mais de 26 mil colaboradores e da comunidade para realização de ações gratuitas nos 22 estados e no Distrito Federal, onde está presente.

O Dia C considera ações de responsabilidade social dos ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o cooperativismo de crédito, e estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As iniciativas contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A expectativa da entidade é superar, em 2019, número de pessoas impactadas pelas ações das cooperativas no ano passado, que foi de 2,2 milhões.

“A data é mais uma oportunidade para colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo. O Sicredi tem um compromisso com o desenvolvimento econômico e social, e a cooperação é a principal ferramenta para o atingimento desse objetivo. Nosso apoio na promoção das ações do Dia C visa sensibilizar ainda mais voluntários e contribuir com o engajamento das nossas cooperativas, agentes transformadores nas comunidades onde vivem”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.

Do total de ações do Dia C em 2018, mais de 600 foram realizadas pelo Sicredi e beneficiaram mais de 385 mil pessoas em 504 municípios. As cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi promoveram diversas iniciativas como oficinas de reciclagem, aulas de educação financeira, arrecadação de alimentos para entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social, hortas comunitárias, atividades recreativas e esportivas, interações com idosos, reintegração de jovens à sociedade, conscientização ambiental, entre outras.

Três das iniciativas do Sicredi foram, inclusive, destacadas na revista do Dia de Cooperar 2018 por seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: uma delas é o projeto “Camerata Sicredi”, no qual, por meio da música, é feito um trabalho de reintegração com os internos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Petrolina, em Pernambuco. Já a inciativa “Reflorestamento da Nascente do Rio Giruazinho”, visou o plantio de árvores para fortalecimento da mata ciliar do rio Giruazinho, no município de Giruá, no Rio Grande do Sul. Finalmente, na cidade de Pedro Afonso, no Tocantins, o projeto “Cooperativas Amigas da Apae”, tem como objetivo arrecadar fundos para melhoria da estrutura da Associação Pais e Amigos Excepcionais (Apae).

Para conferir mais informações sobre o Dia de Cooperar, acesse: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Publicidade