[Fechar]

quinta-feira, 29 de maio de 2025

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO CIDADE SEGURA

O secretário da Segurança Pública Hudson Leôncio Teixeira se reuniu, nesta quinta-feira (29), com os representantes das forças de segurança da região. Presente o comandante do 4° Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Luciano Cordeiro, com seus comandantes e representantes de Batalhões, para uma reunião de planejamento das ações da Operação Cidade Segura 2025.

O encontro ocorreu no Centro administrativo da Cooperativa Cresol, no município de Guarapuava.

A Operação Cidade Segura é voltada à redução de homicídios, furtos e roubos, juntamente com o Programa Mulher Segura, representa um esforço conjunto das autoridades para fortalecer a segurança pública e promover um ambiente mais seguro e tranquilo para todos.

Toda essa ação integrada entre as forças de segurança, resultou na redução dos índices de homicídios, roubos e furtos no Paraná.

O encontro tratou do planejamento operacional para dar continuidade a Operação Cidade Segura, que já apresenta ótimos resultados.

Durante a reunião, os representantes das polícias Militar, Civil, Criminalística, Penal e das Guardas Municipais, apresentaram diagnósticos sobre os principais desafios regionais e estratégias para reforçar o policiamento ostensivo/preventivo.

Com os ajustes estratégicos, a Secretaria da Segurança Pública busca consolidar os avanços e fortalecer a atuação das forças de segurança. Assim, o governo do Paraná seguirá investindo na integração entre as forças de segurança em prol da segurança pública.

Veja mais no vídeo:

Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença.

Paraná projeta maior safra de milho da história, mesmo com perdas climáticas


Com a previsão da segunda safra de milho estimada em 16,15 milhões de toneladas e mesmo com previsão de perdas por conta do clima, a safra 2024/25 deve ser a maior da história.

A soma da primeira e segunda safras do grão deve ultrapassar as 18,1 milhões de toneladas registradas na safra histórica de 2016/17. Essa é uma das informações trazidas na Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A segunda safra do milho, que já está 100% plantada, também se encontra em uma área maior. Os 2,72 milhões de hectares registrados são 7,4% superiores do que no ciclo anterior, aponta o documento.

A primeira safra de milho teve sua colheita finalizada na semana passada e apresentou bons resultados. A safra obteve a maior produtividade média por hectare da história, com cerca de 10,8 mil quilos colhidos por hectare. Apesar da perda de 8% de área em relação ao ano anterior, em que foram plantados 298,2 mil hectares, enquanto neste ano foram 274,5 mil, a safra rendeu quase 3 milhões de toneladas.

CEVADA – Com 31% da cevada plantada em uma área estimada em 94,3 mil hectares (17% maior do que o último ciclo), a previsão inicial é de sejam produzidas 411,5 mil toneladas da cultura, uma produção 39% maior que o ano anterior, em que foram colhidas 296,1 mil toneladas.

O plantio deve acelerar com o início dos trabalhos na região de Guarapuava (Centro-Sul), município que domina a produção da cultura no Estado.

CAFÉ – O café também traz otimismo na previsão do Deral, em que se estima produzir 42,8 mil toneladas, 6% a mais que a safra anterior, recuperando o que foi colhido em 2023 depois de ter uma produção afetada pela seca no ano passado.

TRIGO – O documento também mostra que a produção de trigo pode alcançar 2,73 milhões de toneladas, número 19% maior em relação à safra anterior, apesar da área de 849,8 mil hectares, que é 25% menor que de 2024, que foi de 1,13 milhão de hectares.

O clima tem colaborado com a cultura, que está com 96% em boas condições. Se este cenário persistir, a produtividade da safra pode chegar a 3,2 mil quilos por hectare.

FEIJÃO – A seca associada à presença de moscas brancas tem prejudicado a segunda safra do feijão, que, com 100% da área plantada e pouco mais da metade colhida, prevê uma produção de 534 mil toneladas, 22% a menos que o ano anterior, em que foram colhidas 680,9 mil toneladas. Além disso, a redução em 25% da área plantada, que é de 328,5 mil hectares, afeta diretamente a produção.

BOLETIM – O Deral também divulgou nesta quinta-feira o Boletim de Conjuntura Agropecuária, que apresenta informações sobre a produção de banana e laranja, estimativa para grãos e dados do setor de proteína animal.

1º FECHA MÊS DE MAIO DA LOJA SANTA INEZ


Jaquetas femininas e masculinas com 30% de DESCONTO à vista ou 10% OFF no parcelado.

Aproveite pois serão somente nos dias 29, 30 e 31 de maio.

Duplicação da PRC-466 em Guarapuava terá nova detonação de rochas na segunda-feira

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PRC-466 será interditada na próxima segunda-feira (02/06) na altura do km 253+050, dentro do trecho com obra de duplicação em andamento, entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, região Centro-Sul.

O bloqueio total do tráfego de veículos vai iniciar às 14h e tem previsão de liberação às 18h, sendo necessário para a detonação de rochas. Após o acionamento dos explosivos haverá a limpeza do material espalhado e avaliação da pista existente antes de ser liberado o trânsito.

As rochas estão localizadas no traçado da nova pista sendo pavimentada, com necessidade de desmonte para avançar com os trabalhos.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar dos locais de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, com extensão de 11,52 quilômetros, prevê uma nova pista de pavimento rígido de concreto, restauração da pista atual também com pavimento de concreto, uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, sistema de drenagem de águas, sinalização e dispositivos de segurança, iluminação rodoviária, entre outras melhorias.

Sicredi promove formações com mais de 470 professores no Paraná pelo Programa A União Faz a Vida


Entre os meses de janeiro e maio de 2025, o Sicredi, por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV), realizou um importante ciclo de formações pedagógicas com professores da rede pública municipal de ensino nos municípios de Campina do Simão, Goioxim, Guarapuava, Manoel Ribas, Pinhão, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo, no Paraná.

Foram ao todo 14 formações continuadas, com carga horária de 4 horas, voltadas a 343 educadores que já atuam com a metodologia do programa, além de 4 formações iniciais, com 16 horas de duração, direcionadas a 127 novos professores que iniciam sua caminhada com o PUFV neste ano. No total, 470 professores foram impactados diretamente nesse primeiro semestre.

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e tem como objetivo promover a educação integral de crianças e adolescentes, incentivando atitudes de cooperação e cidadania por meio da metodologia de projetos. A proposta se baseia no desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo dos alunos, partindo de suas curiosidades e questões sobre o mundo ao seu redor. Com a participação ativa de professores, escolas, famílias e comunidade, o programa fortalece o papel da escola como espaço de construção coletiva do conhecimento, e contribui para formar cidadãos mais conscientes, éticos e participativos.

Presente em mais de 2 mil escolas pelo Brasil, o programa atua em parceria com Secretarias Municipais de Educação, instituições de ensino, educadores e comunidades, fomentando práticas educativas inovadoras, integradas à realidade local. Por meio da formação de professores e apoio ao desenvolvimento de projetos pedagógicos, o PUFV contribui com a qualificação da educação e o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, críticos e cooperativos.

Com essas formações, o Sicredi reforça seu compromisso de seguir investindo no desenvolvimento de pessoas e comunidades por meio da educação.

Banco do Brasil amplia Pix Automático para todos os clientes


A partir desta quinta-feira (29), todos os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão usar o Pix automático. A instituição financeira foi a primeira a completar a fase de testes no Banco Central (BC).

O sucesso nos testes permitiu que o BB lance o Pix automático cerca de três semanas antes das demais instituições financeiras.

Pelo cronograma oficial, a ferramenta será lançada por outros bancos em 16 de junho, com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.

Nova função que facilita pagamentos recorrentes a empresas, o Pix Automático permite o agendamento de despesas periódicas, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.

A ferramenta deve substituir o débito automático e o boleto bancário.

O Banco do Brasil oferecerá diferenciais, como o agendamento de cobranças com até 90 dias de antecedência. Pelos critérios do BC, as cobranças podem ser agendadas com dois a dez dias de antecedência.

O BB também permitirá que a empresa divida o recebimento dos Pix em até seis contas diferentes

O débito automático requeria convênio da empresa com os bancos, o que na prática restringia a ferramenta a grandes empresas ou a empresas com tecnologia avançada.

Já o Pix Automático continuará a requerer convênio das empresas com os bancos, mas os procedimentos serão mais simples e automatizados.

Acesso

Para poder cobrar Pix Automático, a empresa deve ativar um convênio com o BB para administrar o recebimento dos recursos pelo BB Digital PJ, a versão do site do banco destinada a pessoas jurídicas. O processo pode ser feito via Interface de Programação de Aplicações (API) ou por arquivos padronizados.

No BB Digital PJ, a criação de uma cobrança pode ser feita em poucos passos, com o cliente pagador recebendo no celular uma notificação do tipo push com o pedido de autorização. Uma vez autorizada, a cobrança passa a ser automática, com valores fixos ou variáveis.

A cobrança também poderá ser ativada por meio de Códigos QR, que podem ser usados para adesão direta ao Pix Automático.

O recurso permite tanto a adesão imediata para pagamento da primeira cobrança recorrente como o pagamento inicial, com convite posterior para adesão à cobrança periódica

No caso do pagador, o cliente pode acompanhar, alterar ou cancelar as autorizações ativas diretamente pelo aplicativo do BB.

O banco também manterá comunicação constante com os usuários sobre o status das transações, incluindo avisos de liquidação e notificações sobre saldo insuficiente.

Pix agendado

O Pix Automático não se confunde com o Pix Agendado, lançado em 2024 e que também permite pagamentos recorrentes a empresas.

Obrigatório desde outubro de 2024 a todos os bancos, o Pix Agendado Recorrente dispensa a abertura de convênio por parte da empresa.

Nessa modalidade, o cliente digita a chave Pix do cobrador, mas a digitação do valor, do número de pagamentos e da periodicidade do débito cabe ao pagador.

Apesar de mais usado por micro e pequenas empresas, o Pix Agendado Recorrente era suscetível a erros de digitação por parte do pagador, com divergências em relação ao tipo de cobrança da empresa.

No caso do Pix Automático, os valores e as datas de pagamento são definidas pelo cobrador, com o pagante apenas autorizando o débito.

Fonte: Agência Brasil 

Orçamento Cidadão 2025: participe da construção do plano plurianual da Prefeitura de Turvo


A Prefeitura de Turvo está promovendo o Orçamento Participativo, uma iniciativa que permite aos moradores contribuírem diretamente na definição das prioridades para o uso dos recursos públicos. A ação tem como objetivo aproximar a administração municipal da comunidade, garantindo que os investimentos futuros reflitam as reais necessidades da população.

Por meio do preenchimento de um formulário online ou da participação em reuniões presenciais nos bairros, os cidadãos podem apresentar sugestões de melhorias e demandas locais. As propostas recebidas são analisadas com base em critérios técnicos e coletivos e, se aprovadas, passam a compor o Plano Plurianual (PPA), documento que orientará os investimentos da Prefeitura nos próximos anos.

Com essa iniciativa, a gestão municipal reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo com a população e a democracia participativa. O Orçamento Participativo não apenas promove o engajamento da sociedade, mas também contribui para a elaboração de soluções mais eficientes para os desafios enfrentados pelo município.

Confira as datas e locais:

- 27/05, 13h30 | Passa Quatro | Salão da Igreja

- 30/05, 19h | Faxinal da Boa Vista | Salão da Igreja

- 02/06, 13h30 | Saudade | Salão da Igreja

- 04/06, 19h | Cachoeira dos Turcos | Salão da Igreja

- 06/06, 19h | Sede | Câmara Municipal


Responda o formulário:

Publicidade