[Fechar]

sábado, 9 de maio de 2020

Famílias de Turvo podem fazer o cadastramento do Cartão Comida Boa


A secretaria de Família e Desenvolvimento Social juntamente com as demais Secretarias Municipais, está realizando a mediação entre o Governo do Estado do Paraná e as famílias de maior vulnerabilidade social (que pertencem ao CAD Único) para que possam ser beneficiadas com Cartão Comida Boa, com o qual poderão comprar alimentos durante a pandemia. 

As famílias poderão comprar produtos nos estabelecimentos credenciados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para mais informações sobre o benefício, acesse o link: 

Haverá pontos de cadastramento na Sede (serão feitos respeitando as iniciais do nome do responsável familiar do cadastro único) e em locais das comunidades rurais, para que não haja aglomeração de pessoas.
Para retirar o cartão é necessário apresentar o RG ou CPF

O cartões poderão ser utilizados para adquirir alimentos nos estabelecimentos credenciados, sendo eles:

- Supermercado Ideal
- Supermercado Suprema
- Supermercado Gaitkosta

Os comerciantes que tenham interesse ainda podem se cadastrar pelo link: http://www.cartaocomidaboa.pr.gov.br/



Guarapuava - Boletim atualizado







Saúde informa nova atualização da Covid-19: 1785 confirmados, sendo 107 mortes pela doença de residentes do estado

PRF encontra cocaína e crack escondidos em ônibus na BR-277

Abordados em frente ao posto da PRF, os dois ocupantes do veículo foram presos em flagrante por tráfico de drogas


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 72 quilos de cocaína e 122 quilos de crack na manhã deste sábado (9) em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.

As drogas estavam escondidas em um fundo falso, sob o bagageiro superior de um ônibus, abordado na BR-277, em frente à unidade operacional da PRF. O motorista e o único passageiro do veículo foram presos em flagrante.

Os policiais rodoviários federais abordaram o ônibus por volta de 10h30. Desconfiados do motorista, que não tinha habilitação e alegou que era mecânico e iria socorrer um outro veículo em Santa Tereza do Oeste (PR), os agentes da PRF resolveram fazer uma busca minuciosa no ônibus.

Os dois presos têm 24 e 49 anos de idade. Ambos declararam residir em Foz do Iguaçu (PR).

A PRF registrou a ocorrência na Delegacia da Polícia Federal em Foz. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.

Fonte: PRF

Saúde informa nova atualização da Covid-19: 1785 confirmados, sendo 107 mortes pela doença de residentes do estado


A Secretaria de Saúde divulga mais um óbito pela Covid-19 e 74 confirmações da doença. 148 cidades do Paraná têm ao menos um caso de residente confirmado com o novo coronavírus, segundo o monitoramento da Sesa. A doença já levou ao óbito pacientes de 42 municípios paranaenses. Uma moradora de Curitiba de 87 anos, que estava internada, morreu neste sábado (9).

MUNICÍPIOS – as novas confirmações são dos seguintes municípios: Agudos do Sul (1), Apucarana (3), Arapongas (3), Araucária (3), Campina Grande do Sul (2), Campo Magro (1), Campo Mourão (1), Cascavel (5), Colombo (2), Colorado (1), Contenda (1), Curitiba (27), Fazenda Rio Grande (1), General Carneiro (1), Ibaiti (1), Londrina (1), Paranaguá (1), Paranavaí (3), Pato Branco (1), Pinhais (1), Piraquara (4), Ponta Grossa (2), Pontal do Paraná (1), Quitandinha (1), Ribeirão do Pinhal (1), São João do Caiuá (1), São José dos Pinhais (1), Tamboara (1), Telêmaco Borba (1) e Terra Rica (1).

RESIDENTES DE FORA – Pacientes que moram em outros estados e que tiveram o diagnóstico no Paraná são 24. O novo caso é de um morador da cidade de São Paulo, que recebeu atendimento em Curitiba e teve o diagnóstico confirmado para o novo coronavírus por exame laboratorial. Três residentes de fora do Estado foram a óbito.

Ajustes de dados no monitoramento:
Um caso confirmado na data de 07/5 como residente de Jataizinho foi transferido para o município Londrina.

Consulte o informe completo aqui.

Jovem fica ferido em acidente de trânsito em Nova Tebas


No dia 08 maio, às 12h47min, a equipe policial militar recebeu informações de que havia acontecido um acidente de trânsito com vítima na localidade de Poema, em Nova Tebas.

Deslocado com a ambulância municipal até a Estrada para Arapuã, e constatado o fato, sendo uma colisão do veículo GM/CELTA de cor prata, em uma árvore, o condutor de 17 anos, estava ferido e preso às ferragens do automóvel. 

Os primeiros socorros foram prestados pelos profissionais de Saúde do Município, e necessário o atendimento do corpo de bombeiros de Ivaiporã, bem como o apoio do Helicóptero do SAMU, o qual encaminhou a vítima para cuidados médicos em Ivaiporã. O veículo não possuía débitos e liberado ao proprietário, apenas confeccionados os autos de infrações

Armas e munições são apreendidas no interior de Pinhão


No dia 08 de maio, por volta das 15h19min, a equipe policial deslocou até a Rua Principal, Localidade Arroio Bonito, área rural, para intensificar o patrulhamento na localidade da Divinéia, onde a equipe foi informada, que na localidade do Arroio Bonito, dois indivíduos, um de 23 anos e outro de 50 anos, possuíam armas de fogo, que também na propriedade teria uma motocicleta que teria sido furtada no Município de Guarapuava. 

Relataram também que um indivíduo de 43 anos, constantemente ameaçava os moradores, tanto do Arroio Bonito, quanto da localidade da Divinéia. De posse das informações, a equipe realizou patrulhamento na localidade do Arroio Bonito, e localizada a propriedade dos denunciados. 

No local, quando a viatura chegou próximo as residências, visualizou um indivíduo se evadindo pelos fundos. A equipe fez contato com uma senhora de 46 anos, a qual relatou que informaria onde se encontravam as Armas de Fogo. Apreendida uma Espingarda sem Marca aparente, cal.36, na casa do indivíduo de 50 anos e certa quantia de pólvora. Na residência dos fundos, a qual estava aberta, foram apreendidas duas Espingardas, uma delas sendo de Pressão e a outra uma Espingarda do tipo Taquari, sem marca, mais certa quantidade de pólvora e chumbo. 

Novamente a equipe realizou buscas próximo da primeira residência, onde o indivíduo se evadiu, encontradas duas Espingardas sem marca aparente, cal.36, e a outra uma Espingarda Cal. 5.5 (.22), a qual se encontrava municiada com uma munição cal.22, um revólver cal.38, marca Rossi municiado com 5 munições intactas todas marca CBC, pronto para o uso, munições cal.22, e munições cal.38 além de pólvora e chumbo. 

Realizada Apreensão das Armas de Fogo e munições descritas detalhadamente no R.O.D. Em continuidade as buscas, foi localizada a motocicleta, no fundo do terreno, de placa AKP-5428. Não possuindo Alerta de Furto/Roubo como relatado na denúncia. No momento das buscas verificou-se que a senhora ligou para seu marido, o qual se encontrava na cidade do Pinhão, e relatou que a Polícia tinha realizado as devidas Apreensões. A senhora informou que seu marido e seus irmãos se apresentariam na delegacia posteriormente. A mulher foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Secretário de Saúde não explica porque mantem morte por Covid-19 em Guarapuava mesmo após testes negativos da Sesa


A Secretaria de saúde de Guarapuava manteve no boletim diário de acompanhamento da Covid-19 desta sexta-feira (8) um caso de óbito pela doença. No entanto, nenhuma explicação sobre a divergência com o boletim do Governo do Estado foi apresentada. Para a Secretaria de Estado da Saúde não ocorreu morte pela doença em Guarapuava.

O Estado afirmou que dois testes foram realizados e comprovaram que um homem de 68 anos que morreu no dia 21 de abril não estava infectado por coronavirus.

Celso Góes, Secretário Municipal de Saúde em Guarapuava, falou por meia hora em uma transmissão ao vivo na internet, na noite desta sexta-feira (8). Ele não explicou nada sobre o caso. Vários internautas perguntaram, nos comentários, mas ele ignorou os pedidos. 

Via assessoria, o secretário foi procurado, mas não atendeu a reportagem da Rádio Cultura. A promessa, desde quinta-feira (7), era de que ele falaria na live, o que não aconteceu. 

Apesar de não prestar esclarecimentos sobre a evidente divergência nas informações, Celso insistiu que a gestão está sendo transparente e que tem amparo de profissionais na tomada de decisões. Ele também insistiu que as pessoas fiquem em casa.

Testes

Para atestar os casos confirmados o Estado usa o teste molecular, realizado em laboratório, o exame mais preciso para detectar a doença. Segundo nota, no paciente que morreu com suspeita da doença em Guarapuava, foram realizados dois exames PCR com resultado negativo.

Já o município usa o resultado de dois testes rápidos para afirmar que a pessoa morreu por Covid-19.

Ás informações são da Central Cultura
Publicidade