terça-feira, 3 de março de 2020

Macacos são encontrados mortos em Candói


Dois macacos da espécie bugio foram encontrados mortos na semana passada, em Candói. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, um deles foi encontrado às margens da BR-373 e o outro em uma mata localizada na comunidade da Divisa.

Os animais foram achados por moradores e uma equipe da vigilância do município recolheu os corpos que serão analisados. A Secretaria de Saúde (Sesa) do estado vai investigar se as mortes dos animais foram causadas por febre amarela.

A Secretaria de Saúde do município pede para que a população se vacine contra a febre amarela e caso encontre um macaco morto na região, que entre em contato com o setor de Vigilância Sanitária pelo telefone (42) 3638-8431.

Febre amarela:

A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos.

Os sintomas iniciais são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal: ou seja se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.

A doença pode ter evolução rápida em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário